Partidos
Partidos

Nesta página encontram-se os gráficos que representam a cobertura agregada dos três jornais estudados (Folha de S. Paulo, O Globo e Estado de S. Paulo) no que toca os principais partidos das corridas presidenciais de 1998 –  PSDB, PT e PPS – e 2014 – PT, PSDB e PSB. Primeiro, apresentamos o dado bruto que corresponde ao somatório de matérias e chamadas de capa de todos os jornais de acordo com sua valência para cada um dos partidos. Em seguida, apresentamos a cobertura de cada um dos jornais individualmente.

O período analisado vai de 6 de julho a 5 de outubro em ambos os pleitos: no caso de 1998, do primeiro dia oficial de campanha até o dia seguinte ao primeiro turno, quando foram divulgados os resultados parciais da apuração dos resultados, e, no caso de 2014, do primeiro dia oficial de campanha ao dia da votação do primeiro turno.

Cobertura agregada

No gráfico abaixo temos o número agregado das manchetes e chamadas de capa favoráveis, contrárias e neutras a cada partido.

1998

2014

Estado de S. Paulo

1998

2014

Folha de S. Paulo

1998

2014

O Globo

1998

2014

Apoie o Manchetômetro

Criado em 2014, o Manchetômetro (IESP-UERJ) é o único site de monitoramento contínuo da grande mídia brasileira. As pesquisas do Manchetômetro são realizadas por uma equipe com alto grau de treinamento acadêmico e profissional.

Para cumprirmos nossa missão, é fundamental que continuemos funcionando com autonomia e independência. Daí procurarmos fontes coletivas de financiamento.

Conheça mais o projeto e colabore: https://benfeitoria.com/manchetometro

Compartilhe nossas postagens e o link da campanha nas suas redes sociais.

Seu apoio conta muito!

Próxima publicação

03/09/2014 - O estudo de valência das notícias de 2014 relativas ao tema política mostram uma abundância de notícias negativas sobre as instituições políticas brasileiras (partidos, Congresso, governos, etc.), agências, empresas e políticas ...