M Facebook – Especial Eleições n° 2
M Facebook – Especial Eleições n° 2

Por Keila Rosa, Andressa Liegi, Robson Nunes, Natasha Bachini, Eduardo Barbabela e João Feres Júnior
26/10/2020 -

Na segunda semana das campanhas na re­de, as 319 páginas dos candidatos e can­didatas às prefeituras das capitais brasilei­ras pu­­blicaram 6.982 posts que pro­vocaram 488.015 compartilhamentos, 420.527 co­men­tá­rios e 3.973.200 reações (somatório das ações dos botões: curtir, a­do­ro, cora­gem, riso, surpresa, tristeza e ira). Os recursos utilizados nos posts foram fo­tos (60%), vídeos (35%), links (4%) e so­men­te texto (2%).  Esta semana, além do ran­­king (geral) das interações consideran­do os candidatos das 26 capitais, apresenta­re­­mos em destaque os dados de seis capi­tais: 1) Rio de Janeiro, 2) São Paulo, 3) Belo Horizonte, 4) Curitiba, 5) Palmas e 6) Recife.

Guilherme Boulos (PSOL-SP), candidato à prefeitura de São Paulo e terceiro colocado nas pesquisas de intenção de voto[1], tem mais de 831 mil seguidores na rede e se des­taca novamente em nosso ranking pela autoria de onze dos vinte posts mais com­partilhados da semana. Em seu post de ma­ior repercussão, o candidato do PSOL cri­tica o atual governador de São Paulo, João Dó­ria, ao divulgar um vídeo em que policiais mili­tares agridem uma mulher na rua. Suas de­mais publicações se dividem entre críti­cas aos adversários, divulgação da agenda de campanha, divulgação das pesquisas de in­tenção de voto e chamadas de apoio à sua campanha.

Outros dois candidatos de São Paulo também aparecem neste ranking ge­ral, Arthur do Val (PATRIOTA-SP) e Joice Ha­ssel­mann (PSL-SP), com dois posts cada. O can­didato do PATRIOTA aparece nas 5ª e 20ª posição do ranking. No primeiro post, do Val acusa seus opositores de tecerem ali­an­ças política com o intuito de aumentar seu tempo de TV. Com pouco espaço no HG­PE, do Val afirma ainda que sua cam­panha se concentrará nas redes sociais e pede para seus seguidores compartilharem o­ conteúdo de suas postagens. No outro post­, o candidato aparece em uma foto com um­ grupo de jovens fantasiados se colocan­do como o “futuro Kage”, em referência ao per­so­na­gem de um dos jogos eletrônicos mais populares do mundo, o Street Fighter. Já Hasselmann usou o Facebook para criti­car a atuação do STF na soltura do membro do PCC, André do Rap.

Candidata à prefeitura de Porto Alegre e lí­der nas pesquisas de intenção de voto, Ma­nu­ela d’Ávila (PCdoB-RS) aparece nas 7ª e 19ª posições do ranking ao reproduzir, pri­meiramente, a montagem de uma foto do Pa­pa com o padre Júlio Lancellotti, res­saltando que ambos são símbolos de soli­dariedade. Em seguida, no outro post, Ma­nuela apresenta o resultado da última pes­quisa de intenção de voto e agradece pela liderança.

Os próximos candidatos constam no ranking co­m um post cada. Juliana Brizola (PDT-RS), tam­bém candidata à prefeitura de Porto Ale­gre, cita seu falecido avô, Leonel Brizola, em uma propaganda cujo foco é a educação. Bre­no Mendes (AVANTE-RO), candidato em Porto Ve­lho, reproduz a live do lançamento oficial de sua candidatura, feita em seu bairro de ori­gem, na qual conversa com moradores e conhe­cidos e fala de sua trajetória. O candida­to pede também diversas vezes para que seus se­guidores ajudem na campanha comparti­lhan­do seu conteúdo nas redes. Marcelo Cri­vella (Republicanos), atual prefeito da cidade do Rio de Janeiro e segundo colocado nas pesquisas de inten­ção de voto da capital fluminense, se destacou com um post que exibe sua foto junto ao pre­si­dente Jair Bolsonaro (sem partido) e critica a ges­tão do seu adversário Eduardo Paes (DEM).

Engajamento representa a soma de todas as interações na página (comentários, compartilhamentos e reações)

 

SÃO PAULO

Em São Paulo foram observados 639 posts produzidos pelas páginas dos 14 candidatos à Prefeitura, uma média de 91,29 posts por dia, que no total geraram 191.158 compartilhamentos, 152.703 comentários e 1.648.220 reações. Os principais recursos utilizados nos posts foram fotos (52%), vídeos (37%), links (9%) e somente texto (2%).

As páginas de três candidatos no pleito da capital paulista se destacaram na rede. Guilherme Boulos 50 (PSOL), em primeiro lugar, trouxe posts que reproduzem suas peças publicitárias e usa o espaço para criticar e questionar seus concorrentes, principalmente, Russomano (Republicanos) e Bruno Covas (PSDB). A página da candidata Joice Hasselmann (PSL) concentrou-se em atacar o Supremo Tribunal Federal (STF), conforme mencionado. A candidata, atualmente, é a que tem o maior número de fãs no Facebook (1.830.416 em 12/out) entre os candidatos da capital paulista. Arthur do Val (PATRIOTA) tem o segundo maior número de fãs (1.314.283 em 12/out), entretanto, essa liderança de ambos não está se refletindo nas pesquisas de intenção de votos.

RIO DE JANEIRO

Na rede da cidade do Rio de Janeiro foram observados 410 posts produzidos pelas pá­ginas dos 13 candidatos. Em média, foram pro­­duzidos 58,57 posts por dia que, no to­tal, geraram 46.098 compartilhamentos, 52.093 comentários e 319.035 reações. Os prin­cipais recursos utilizados nos posts fo­ram fotos (57%), vídeos (33%), links (6%) e so­mente texto (3%).

No Rio, apenas dois candidatos respondem pe­los 10 posts mais compartilhados do pe­rí­o­do. Marcelo Crivella (Republicanos) o­cu­pa 8 posições no ranking. Crivella tem re­a­lizado uma campanha no Facebook com tom semelhante ao de culto religioso e sem­pre apela à figura do atual Presidente da República, Jair Bolsonaro. Embora se promova a partir do antipetismo, Crivella não faz referências diretas à candidata do PT, Benedita da Silva, mas dirige ataques ao partido e a Lula. Sobressaem no ran­king também os posts de Benedita da Silva, que tem 94.507 fãs, número bem me­nor ao do que Crivella (2.112.337 em 12/out). A candidata do PT ressaltou o apoi­o recebido pelo ex-presidente Lula e repro­du­ziu a sua participação em uma live, na qual de­bateu com especialistas e políticos questões referentes à gestão da sa­ú­de pública na cidade do Rio de Janeiro.

BELO HORIZONTE

Os 13 candidatos à prefeitura de BH publicaram 300 posts nessa semana. Em média, foram produzidos 42,86 posts por dia que no total geraram 8.227 compartilha­men­tos, 4.399 comentários e 58.462 rea­ções. Os principais recursos utilizados nos pos­ts foram fotos (60%), vídeos (33%), links (6%) e somente texto (2%).

Nesta capital, também dois candidatos, Bruno Engler (PRTB) e Rodrigo Paiva (NOVO), respondem pelos 10 posts mais compartilhados do período. Apesar de nenhum deles estar entre os favoritos nas pes­quisas de intenção de voto, na rede, eles se destacam frente a seus adversários. O can­didato Bruno Engler, que possui 56.022 fãs na rede, ocupa as 9 primeiras posições no ranking. A maioria dos seus posts re­produz peças de sua campanha eleitoral e pro­cura associá-lo ao presidente Jair Bolsonaro. Em todas as suas peças, Egler enfatiza o apoio recebido pelo atual presidente, afirma que a “direita vive”, e se utiliza das hashtags #Bolsonaro2018, #Bolsonaro, #GoBolsonaro, #Bolsonaro­2022, #bolsonaro2018, #EduardoBolsonaro e #BolsonaroPresidente.

O décimo coloca­do, Rodrigo Paiva, tem 28.421 fãs na rede e ganhou visibilidade ao divulgar a foto de uma manifestação realizada por trabalha­do­res do setor da cultura, declarando seu a­poi­o a ele e criticando a atual gestão pela for­ma como tem conduzido as crises pro­vocadas pela pandemia.

 

CURITIBA

Os 15 candidatos à prefeitura de Curitiba produziram 498 posts durante esta semana, média de 71,14 posts por dia, que no total, geraram 22.218 compartilha­mentos, 23.344 comentários e 215.429 rea­ções. Os principais recursos utiliza­dos nos pos­ts foram fotos (52%), vídeos (37%), links (9%) e somente texto (3%).

Nesta capital, dos 15 candidatos que partici­pam do pleito, somente três, Rafael Greca (DEM), Delegado Francischini (PSL) e Goura (PDT), figuram no ranking dos posts mais com­par­ti­lhados. Greca, atual prefeito e favori­to nas pesquisas de voto, lidera os comparti­lha­men­tos. Suas postagens, todas com fotos, procu­ram demonstrar, num tom carismático e hu­mil­de, o trabalho desenvolvido em sua ges­tão, destacando as belezas das áreas públicas da cidade como o Jardim Botânico, as praças e as avenidas. Além disso, Greca reproduz os da­­dos da pesquisa de intenção de voto em que aparece em primeiro lugar. Em outro post, ainda destacou a participação de um ci­da­dão curitibano selecionado para a Paris Fa­shion Week 2020.

O delegado Francischini, co­mo se apresenta, tem dois posts no ranking. No primeiro, ocupou-se do tema da seguran­ça, central em sua campanha, alegando ter ex­pe­riência na área para resolver suas deficiên­cias. Já em outro post, Francischini critica o atu­al prefeito e chama para si a responsabili­da­de de fazer uma cidade mais justa. Outro desta­que do ranking curitibano foi Goura, atual­mente terceiro colocado nas pesquisas. No post em que ganhou relevância, o candi­dato do PDT comemora a primeira posição entre os seus con­c­orrentes no Índice de Popularidade Digital – desenvolvido pelo jornal Folha de SP  –, e pede aos se­gui­dores apoio nas redes.

 

PALMAS

Os 11 candidatos à Prefeitura de Palmas pro­duziram 249 posts ao longo dessa se­mana, média de 35,57 posts por dia que, no total, geraram 3.486 comparti­lha­mentos, 3.849 comentários e 21.776 rea­ções. Os principais recursos utilizados nos posts foram fotos (56%), vídeos (36%), links (6%) e somente texto (2%).

Nesta capital, quatro candidatos ocupa­ram das 10 posições do ranking dos posts mais compartilhados. São eles Tiago Andri­no (PSB), Professor Júnior Geo (PROS), Gil Ba­ri­son (REPUBLICANOS) e Cinthia Ribeiro (PSDB). O post de maior repercussão foi o do candidato Tiago Andrino, com a publi­cação do vídeo de lançamento da sua cam­panha eleitoral em que destaca os temas tra­ba­lho, saúde e dignidade como focos de sua atuação. Andrino também ganhou vi­si­bilidade com a publicação de ví­deo da sua propaganda eleitoral em que faz re­ferência a figuras públicas de gestões an­te­riores enquanto seus apoiadores e refor­ça a promessa de trabalho e emprego no pe­ríodo pós-pandemia. Em outra posta­gem, este candidato fez referência a gestão de Amastha e diz que trabalhará na mesma linha, investindo na mobilidade e trans­porte público.

Já Cinthia Ribeiro, preferida dos eleitores segundo as pesquisas de opi­ni­ão, aparece em cinco posições com publi­ca­ções de peças de campanha. Seus posts se pautam nas realizações de sua gestão, di­vul­gam as pesquisas de intenção de voto e pedem apoio para a campanha digital. Além dela, Gil Barison, conseguiu destaque ao publicar um vídeo de narrativa hostil, em que acusa a classe política de ser “tudo fa­rinha do mesmo saco” e se coloca como ú­ni­co candidato de “direita de verdade”.

Por fim, o Professor Júnior Geo, segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, alcan­çou repercussão na rede com um vídeo em que ele aparece chamando a sociedade pa­ra construir juntamente as propostas de go­verno e ressaltando a importância da par­ticipação de todos em suas redes digi­tais. Entre estes candidatos, em termos de nú­mero de fãs no Facebook, a ordem de des­taque se altera: 1) Tiago Andrino (PSB) tem 20.684 fãs; 2) Professor Júnior Geo (PROS), 14.187; 3) Cinthia Ribeiro (PSDB), 10.718 e Gil Barison (REPUBLICANOS) ape­nas 1.645 fãs nesta plataforma.

 

RECIFE

Os 8 candidatos à prefeitura de Recife pro­­duziram 206 posts no pe­río­do analisado, média de 29,43 posts por dia que, no total, ge­­raram 19.050 compartilhamentos, 14.299 co­mentários e 135.695 reações. Os prin­cipais recursos utilizados nos posts foram fotos (66%), vídeos (31%), links (2%) e somente texto (1%).

Nesta capital, três candidatos compõem o ran­king dos posts mais compartilha­dos. São eles Mendonça Filho (DEM), em cinco po­sições; Marília Arraes (PT), com três, e João Campos (PSB), com duas. O post de maior relevância é de Men­donça Filho. Trata-se de um ví­deo em que o candidato acusa o gover­no do PSB, seu principal adversário na dis­puta do car­go, de criar uma ‘indústria da multa’, sugere que um alto valor do di­nheiro ar­re­cadado com essas pena­lizações e pro­mete melhorar o trânsito e a mobilidade na cidade. Esta linha de des­moralização dos adversários é ado­ta­da por Mendonça Fi­lho em suas outras pu­blicações. Marília Ar­raes, por outro la­do, adota uma linha menos agressiva em suas postagens, ten­do como princi­pal mote de campanha o combate às de­si­gual­dades.

João Campos, lí­der nas pes­qui­sas de intenção de voto, tam­bém es­colheu fazer uma campanha mais amis­tosa em termos narrativos. Em seus posts, o candidato responde ques­tões po­líticas colocadas por seus segui­dores, ex­plica como participar efetiva­men­te da sua campanha os convoca a in­te­grar seu gru­po de campanha no WhatsApp.

 

CONCLUSÕES

Verificamos que algumas ten­dências observadas na semana anterior se repetem nessa: frequentes re­ferências a Jair Bolsonaro nos posts, sobretudo por par­te dos seus aliados, numa tentativa de se as­sociarem à imagem do presidente no imaginário popular, e recorrente em­prego de fotos e vídeos. No en­tan­to, mesmo que ainda seja cedo para se realizar in­ferências e as disputas muni­cipais tenham suas peculiaridades, ve­rificamos que, diferente de 2018, o al­to en­gajamento obtido nas mídias so­ciais não vem se refletindo na intenção de vo­to. Vejamos se até o primeiro turno es­sa hi­pótese se confirma.

 

[1] Fonte consultada para dados sobre pesquisa de intenção de votos: FOLHA DE SP. Veja as mais recentes pesquisas nas disputas pelas prefeituras das principais cidades do país. Jornal. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/poder/2020/10/veja-as-mais-recentes-pesquisas-nas-disputas-pelas-prefeituras-das-principais-cidades-do-pais.shtml>. Acesso em: 20 out. 2020 e G1. Pesquisa Ibope em Palmas: Cinthia, 28%; Júnior Geo, 12%; Lelis, 8%; Vanda, 8%; Eli, 7%; Andrino, 7% https://g1.globo.com/to/tocantins/eleicoes/2020/noticia/2020/10/02/pesquisa-ibope-em-palmas-cinthia-28percent-junior-geo-12percent-lelis-8percent-vanda-8percent-eli-7percent-andrino-7percent.ghtml Acesso em 20 out. 2020.

Apoie o Manchetômetro

Criado em 2014, o Manchetômetro (IESP-UERJ) é o único site de monitoramento contínuo da grande mídia brasileira. As pesquisas do Manchetômetro são realizadas por uma equipe com alto grau de treinamento acadêmico e profissional.

Para cumprirmos nossa missão, é fundamental que continuemos funcionando com autonomia e independência. Daí procurarmos fontes coletivas de financiamento.

Conheça mais o projeto e colabore: https://benfeitoria.com/manchetometro

Compartilhe nossas postagens e o link da campanha nas suas redes sociais.

Seu apoio conta muito!

Publicação anterior

Por Natasha Bachini, Eduardo Barbabela, Douglas Moura, Keila Rosa, Andressa Liegi Costa, Lucas Loureiro, Mariana Soares, Bruna Medina, Ana Beatriz Getirana, Matheus Ribeiro, Robson Nunes, Victor Nobre e João Feres Jr.
23/10/2020 - Entre os dias 28 de setembro e 4 de outubro das 719 páginas analisadas, 641 delas publicaram algum tipo de conteúdo durante o período analisado. No total da amostra da ...
Próxima publicação

Por Natasha Bachini, Eduardo Barbabela, Douglas Moura, Keila Rosa, Andressa Liegi Costa, Lucas Loureiro, Mariana Soares, Bruna Medina, Ana Beatriz Getirana, Matheus Ribeiro, Robson Nunes, Victor Nobre e João Feres Jr
29/10/2020 - Entre os dias 5 e 11 de outubro, das 719 páginas analisadas, 638 publicaram algum conteúdo. No total da amostra da semanal foram verificadas 16.728 publicações, entre elas 7.246 (43%) ...