M Facebook – Especial Eleições n° 6
M Facebook – Especial Eleições n° 6

Por Keila Rosa, Andressa Liegi, Robson Nunes, Natasha Bachini, Eduardo Barbabela e João Feres Júnior
20/11/2020 -

A reta final do primeiro turno das eleições municipais movimentou bastante as redes sociais, com um aumento de 27% da média diária de publicações desde a primeira se­ma­­na de cam­panha. Nesta semana de 2 a 8 de no­vem­bro, as 319 páginas moni­to­ra­das, de can­didatos e candidatas às prefei­tu­ras das 26 capitais brasileiras, publicaram 8.931 posts que provocaram 794.699 com­par­ti­lha­mentos, 535.128 comentários e 4.875.432 reações (soma­tó­rio das ações dos bo­­­tões: curtir, adoro, co­ra­gem, riso, sur­pre­sa, tristeza e ira). Em com­paração ao início da cam­panha tam­bém cresceu a utilização de lives como re­cur­so midiático. Na pri­mei­ra semana, este formato representava 32% dos posts mo­­nitora­dos e atual­men­te cor­responde à 42%. Os demais recursos aplicados fo­­ram fo­­tos (54%), links (3%) e somente tex­to (1%).  Nesta semana, trazemos os dados do ranking geral e de seis capitais: 1) São Paulo, 2) Rio de Janeiro, 3) Teresina, 4) Aracajú, 5) Natal e 6) Boa Vista.

Além de assuntos per­ti­nen­tes à campanha eleitoral, o caso de Mariana Fer­rer – em que um juiz sentenciou um cri­me co­mo ‘estupro culposo’ – e as eleições pre­si­den­­ciais dos Estados Unidos, foram os te­mas abor­dados pelos candidatos que ganha­ram no­to­ri­eda­de na rede durante essa semana.

No ranking das 20 postagens mais compar­ti­­lhadas da semana, a página de Manuela D’Á­vila (PC do B-PORTO ALEGRE/RS) ficou em primeiro lugar ao reproduzir uma ima­gem com a expressão “não existe estupro cul­­poso”, mensagem em solidariedade à Ma­­ria­na Ferrer, vítima de estupro. Além des­­te post, a candidata ocupou mais três po­­si­ções no ranking com conteúdos re­la­cio­­­nados à vitória de Joe Bi­­den nas eleições estadunidenses, evidenciando em um dos posts, a vice Kamala Harris, primeira mu­lher ne­gra a ocupar o car­go nos Es­tados Uni­dos. Guilherme Bou­los (PSOL-SP) foi outro des­taque no ran­king, res­ponsável por cinco colocações, qua­tro uti­li­zan­do foto/imagem e um link de no­tícia co­mo recurso para construção da men­­sagem. No conteúdo postado, o candi­da­to de­mons­­trou apoio à Mariana Ferrer; cri­ticou seu adversário Celso Russomanno (RE­PU­­BLI­­CANOS-SP) por retirar verba da edu­­­ca­ção e por publicar fake news a seu res­peito, e ain­da comemorou uma decisão do TSE para realização de um show on­li­ne com o propósito de arrecadar verba para a sua cam­panha.

Juliana Brizola (PDT-PORTO A­LE­GRE/RS) ocupou três posições no ranking ao se denunciar que ‘estupro culposo’ não e­xis­te e observar que (referente às eleições nos EUA) “não é sobre a vitória de Biden, e sim sobre a importância da derrota do fascismo”, e que o mundo siga o exemplo. Ou­tra can­di­data de esquerda que compõe o ranking é Fernanda Mel­chi­on­na (PSOL-PORTO ALEGRE/RS). Em dois de seus posts, Melchionna também trata do ca­so Ma­ri­ana Ferrer condenando a fala do jor­nalista Ro­drigo Constantino, em que ele insi­nua ser cul­pa da vítima o estupro (o jor­na­lista foi de­mitido de três veículos de co­mu­nicação por causa deste episódio) e di­vul­gando  ima­gens da audiência do caso de Ma­riana Fer­rer para demonstrar como as ví­ti­mas de es­tupro sofrem também de vio­lên­cia ins­ti­tu­cional. Além disso, a candidata do PSOL-RS ressalta a vitória de Biden sobre Donald Trump.

Do outro lado, candidatos da direita e ex­tre­­ma-direita ocupam cinco po­­­sições do nosso ranking. Arthur do Val (PA­­TRIOTA-SP) se posicionou contra a vio­lên­­­cia e fez a promessa de for­ta­le­­­cer a Guar­­da Civil Municipal para pro­­­te­ger a po­pu­­­lação. Já Marcelo Crivella (RE­­PU­­BLI­CA­NOS-RJ) divulgou um vídeo de cam­­panha com a presença de Jair Bolso­na­ro (Sem Partido) em que rea­firmou seu o perfil ideológico con­­ser­va­dor, os valores pela família e a sua reli­­gio­si­da­de. Além disso, atacou seus opo­si­tores que, segundo ele, querem pintar o país de “ver­melho” e que são de uma “ideo­lo­­gia ne­fasta”. Em outro momento, Crivella agra­de­ce a Deus pelo STF ter retirado da pauta uma ação do PSOL que, em suas palavras, quer ‘ideologia de gênero nas escolas’ e re­pro­­­duz o link de uma notícia do site Gazeta do Povo. Com narrativa semelhante compõe no ran­king o can­didato à prefeitura de Fortaleza Capitão Wagner (PROS-CE). O candidato promoveu uma live para atacar o seu adversário, Sarto (PDT- CE), dizendo que se trata de uma figura política aliada aos Ferreira Go­mes (Cid Gomes e Ciro Gomes) e acusa-o de cor­rupto. Pede para comparti­lharem a live e se lança como candidato da verdade con­tra a mentira, dizendo: “De­us está vendo”.

 

SÃO PAULO

Na disputa pela cidade de São Paulo fo­ram observados 796 posts produzidos pelas pá­­ginas de 14 candidatos[1]. Em média foram pro­­duzidos 113,71 posts por dia que no to­tal geraram 221.073 compartilhamentos, 164.420 comentários e 1.840.479 reações. Os principais recursos utilizados nos posts fo­­­ram fotos (50%), vídeos (44%), links (5%) e somente texto (1%).

No ranking dos 10 posts mais com­par­ti­lha­dos, a página do candidato Gui­lhe­rme Bou­los (PSOL) divide as posições a­pe­nas com Arthur do Val (PATRIOTA). Foram oito posts contra dois, respectivamente. As du­as pá­ginas são também as que incitam mai­or en­ga­jamento do público, bem distantes do terceiro lugar, Joice Hasselmann (PSL-SP).  Arthur do Val produziu o post com maior nú­me­ro de compartilhamentos da semana (39.665), no qual reproduz a cena de violên­cia contra uma mulher em praça pública. O outro post do can­di­da­to ocupou o décimo lu­gar no ranking. Ape­nas com uma mani­fes­tação de ‘kkkkk’, o can­didato publicou uma imagem manipu­la­da com a foto de cin­co figuras políticas: o a­tual líder da Coreia do Norte dizen­do: “esses ame­ricanos… Elei­ção com mais de um candidato sempre dá pro­blema!” e logo a­bai­xo a foto de Boulos, Pu­tin, Maduro e Fi­del Castro, todos sor­rin­do.

Já o candidato com maior intenção de votos na capital paulista, Bruno Covas (PSDB), com uma propaganda eleitoral pautada em sua atual gestão, continua gerando pouca inte­ra­­ção na rede, 1.674 por post, contra 6.565 de Boulos e 33.476 engajamentos de Covas contra 938.843 de Boulos. A soma de seus posts re­pre­­senta 14% do total de Boulos, seu prin­cipal concorrente para o segundo tur­­no.

RIO DE JANEIRO

No pleito carioca foram observados 573 posts gerados pelas páginas de 13 can­di­da­tos. Em média foram produzidos 81,86 posts por dia que no total geraram 78.104 com­­partilhamentos, 71.098 comentários e 429.829 reações. Os principais recursos uti­li­­zados nos posts foram fotos (48%), vídeos (46%), links (3%) e somente texto (3%).

Nesta semana, a página do candidato Mar­celo Crivella (REPUBLICANOS) mais uma vez ocu­pou sozinha as 10 posições do nosso ran­­king. Ape­sar do seu partido ser considera­do pela gran­de mídia de centro, o candida­to alinha sua campanha aos posicionamen­to e à imagem do presidente Jair Bol­so­­naro, que ope­ra como a extrema-direita. Co­mo ins­tru­mento de propaganda, Crivella ado­ta a narrativa polarizada do “nós” contra “e­les”, com a participação de Bolsonaro se re­­fe­rindo aos candidatos opositores de es­querda e condenando suas ações. O atual prefeito carioca também se apoia na cren­ça re­li­giosa para se comunicar com os eleitores sob o slogan “Com Deus, pela famí­lia, pelo Rio”. Em alguns dos seus posts, na maioria com vídeos, Cri­vel­la divulgou a­ções da agenda de cam­panha em que visita lu­gares públicos, sem­pre acompanhado de uma pequena comi­ti­va; e contou com o apoio do vice-presidente em vídeo com a candida­ta à vice de sua cha­pa, Andréa Firmo, que fez carreira no Exér­ci­to. Além disso, assim co­mo os candidatos de ou­tras capitais, fez uma declaração de apo­io à Mariana Ferrer, no caso do ‘estupro cul­po­so’.

TERESINA

Teresina, com pouco mais de meio mi­lhão de votantes, se apresenta como uma ca­­pital com baixa interação na rede do Fa­cebook em comparação às outras. Com relação às 12 páginas dos can­di­­da­tos da capital piauiense, foram obser­­va­dos 220 posts. Em média foram pro­du­zi­dos 31,43 posts por dia, que no total ge­ra­ram 4.481 compartilhamentos, 3.791 co­­men­­tários e 25.541 reações. Os prin­­ci­pais recursos utilizados nos posts fo­ram fo­tos (54%), vídeos (46%), links (0%) e somente texto (0%).

Nesta capital, apenas duas páginas de can­­didatos à prefeitura despontaram em nos­so ranking da semana, Major Diego Me­lo 51 (PATRIOTA) e Kleber Montezuma (PSDB), com seis e quatro posts cada um, res­pectivamente. O candidato com maior in­­tenção de votos neste momento, Dr. Pes­soa (MDB), tem também a página com maior engajamento, porém consta entre os dez posts mais compar­ti­lha­dos.

Os conteúdos que se destacaram na página de Ma­jor Diego Melo são todos no formato de vídeos/lives. Neles, o candidato reforça o seu posicionamento religio­so e conser­vador, adotando uma narrativa po­larizada pa­ra criticar seus adversários, além de fazer pro­mes­sas de campanha. Além disso, em um de seus posts publi­cou uma entrevista em que se explica diante de uma denúncia de atos irregulares co­me­tidos por ele enquanto integran­te da Po­lí­cia Militar. Já Kleber Montezuma, se­­gundo colocado nas pesquisas de inten­­ção de voto, obteve mais compartilha­men­­tos com mensagens sobre propostas de governo, marcadamente nas áreas da e­du­­­cação e transporte público. O candi­da­­to do PSDB sustenta uma narrativa de afe­to para com a cidade para angariar elei­­tores.

 


ARACAJU

Em Aracaju, capital com pouco mais de 404 mil eleitores, foram observados 187 posts produzidos pelas páginas de seis can­­di­datos à prefeitura. Em média foram pro­­duzidos 26,71 posts por dia que no to­tal geraram 1.782 compartilhamentos, 2.705 comentários e 27.397 reações. Os prin­­cipais recursos utilizados nos posts fo­­ram fotos (45%), vídeos (52%), links (2%) e somente texto (1%).

Nessa capital, das seis páginas moni­to­radas, somente uma, a página do can­di­da­­to Rodrigo Valadares (PTB), ocupou as 10 posições do ranking. Valadares está atual­­men­te em terceiro lugar nas pes­qui­sas de in­ten­ção de voto. Com o slogan de cam­­panha “direita, conservador, cristão”, o can­didato desenvolve sua propaganda e­­lei­­toral pautado principalmente na ideia ‘da velha’ política contra o ‘novo’. Sempre com as cores verde e amarelo em suas peças de campanha, é também um dos can­di­da­tos que reproduz a imagem sim­bólica da “arminha” feita com as mãos inspi­rada em Bolsonaro.

Um dos posts de Valadares que obteve lugar no ranking foi retirado do ar pela plata­for­ma por infringir as Políticas de Publi­ci­da­de do Face­book e outro se trata de uma pro­pa­gan­da de seu adversário, Ed­val­­do No­guei­ra (PDT), postada em sua pá­gi­na co­mo direito de resposta conce­dido pela Jus­tiça Eleitoral.

 

NATAL

Com relação à disputa da capital do Rio Grande do Norte, foram observados 346 posts produzidos pelas páginas de 11 can­didatos. Em média foram produzidos 49,43 posts por dia que no total geraram 5.412 compartilhamentos, 4.638 co­men­tá­rios e 35.453 reações. Os principais re­cur­­sos utilizados nos posts foram fotos (62%), vídeos (37%), links (1%) e somente tex­to (1%).

 

Natal tem pouco mais 560 mil eleitores. Na capital potiguar, as pá­gi­nas dos candidatos que apareceram no ran­­king dos dez posts mais compar­ti­lha­dos fo­­ram: Coronel Hélio Oliveira RN (PRTB); Se­­na­dor Jean (PT); Álvaro Dias (PSDB); Kelps Lima (SOLIDARIEDADE) e De­legado Sér­gio Leocádio (PSL).  O post com mais com­partilhamentos (447) foi um vídeo pro­duzido pelo Coronel Hélio Oli­veira, em que o candidato aparece com uma cami­se­ta estampada com a fra­se “pátria livre, sem PT” levantando um bo­neco gigante in­flável do ex-presidente Lula carac­te­ri­za­do de presidiário, dizendo que o PT é o par­­tido mais corrupto da na­ção. Na sua fa­la, o candidato, segue ainda con­de­nan­do seus adversários do PT e PSDB, Jean e Ál­­varo Dias, como ‘todos fa­rinha do mes­mo saco’ e se dirige aos e­leitores cris­tãos co­­mo apoiador do Bol­so­naro.

O segundo lugar no ranking foi do Se­na­dor Jean (PT), com um vídeo de pro­pa­gan­da eleitoral que traz o ex-pre­si­­­dente Lula apoiando sua candidatura e fa­­­lan­do de suas propostas de governo. O can­­­didato ainda obteve outra posição no ran­king (10ª), em que ele propõe a mu­­dança da sede da prefeitura e aparece nu­ma imagem que traz sua foto e ao fun­do uma ponte (Zona Norte)[i]. Álvaro Dias (PSDB), candidato preferido dos eleitores até então, destacou em seus dois posts no ranking sua agenda eleitoral, uma vi­si­­ta à Confecções Guararapes (vídeo), um gran­­­de galpão com centenas de trabalha­do­­res e uma visita às obras de pa­vi­men­ta­ção do bairro Planalto (foto). Kelps Li­ma (SOLIDARIEDADE) participa do ranking com dois posts, ambos com con­­teúdo contra o fundo eleitoral. No en­tan­­to, o candidato ainda se destaca com ou­tros dois posts, primeiro um vídeo do can­­didato fazendo promessa de cam­pa­nha com propostas para melhorar o trans­­­porte público, e em outro com uma ima­­­gem em se que comprara a seus ad­ver­­­­sários nos quesitos: uso do fundo elei­to­­ral, processo na justiça, formação em ges­­tão pública, natural da cidade e ne­po­tis­mo. Por fim, o candidato do PSL, De­le­ga­­do Sérgio Leocádio, divulga uma peça de campanha que traz a informação de que a justiça “proíbe Álvaro Dias [seu ad­ver­­­sário e atual prefeito] de manter vei­cu­­­lação de fake news” contra o candidato. Na peça, destacam-se as cores verde e a­ma­­relo e a foto do candidato fazendo “ar­mi­nha” com as mãos, imitando Bolsonaro.

 

BOA VISTA

Boa Vista é uma das capitais brasileiras com menor número de eleitores, 217.477, ficando na frente apenas de Palmas-TO. Com relação aos candidatos desta cidade, foram observados 268 posts produzidos pelas páginas de dez can­didatos. Em média foram produzidos 38,29 posts por dia que no total geraram 11.592 compartilhamentos, 6.857 comen­tá­rios e 54.314 reações. Os re­cur­sos u­ti­li­za­dos nos posts foram fotos (54%), vídeos (45%), links (0%) e somente texto (0%).

 

Nesta cidade, quatro páginas dividem as dez posições no ranking.  Arthur Hen­ri­que (MDB) aparece com 5 posts. O con­teú­­do foi desenvolvido com foco nas pro­pos­­tas de governo e na divulgação do can­­­didato em primeiro lugar nas pes­qu­isas de intenção de voto com o apoio da a­tual prefeita.  Já o Deputado Federal Ni­co­le­tti (PSL), com um post no ranking, re­pro­­duziu uma live em que ele é entrevis­ta­­do na rádio local Damurida. Na ocasião fo­ram colocados em pauta suas pro­pos­tas de governo e sua posição diante dos pro­­blemas da capital a partir de um viés con­servador característico do seu par­ti­do. Pastor Isamar (PODEMOS) se des­ta­cou com três posts em formato de live. Um deles foi a transmissão de um comí­cio feito em praça pública e outros dois, uma live dividida em dois mo­men­tos. Nela o candidato e seus convidados tra­ta­ram de diversos temas: acu­sa­vam seus adversários com ideia de ‘i­de­o­­logia de gênero’ nas escolas; de­fen­de­ram um modelo de ‘família padrão’; e ain­da criticaram os concorrentes por falta de po­sicionamento de espectro político. Além disso, discutiram questões e pro­pos­­tas sobre cultura, economia, trabalho, se­­gurança pública, educação etc. Em cer­to momento, o candidato diz ainda ter ex­pe­­riência de gestão de recursos e exem­pli­­­fica dizendo que construíram, com dí­zi­mos e ofertas, 443 templos em 22 anos no es­tado de Roraima.

O outro candidato presente no ranking foi Ottaci (SOLIDARIEDADE), com post em que promete  aumen­tar a quan­­tidade de Casas Mãe, insti­tuição pú­bli­ca que acolhe crianças en­quan­to os pais estão no trabalho.

 

CONCLUSÕES

Na última semana antes de primeiro turno, a polarização entre esquerda e direita fica mais evidente na rede, com os candidatos marcando posição perante seus adversários eleitorais. Os políticos de esquerda aproveitaram o período pa­ra se diferenciar dos da direita com discussões importantes sobre violência contra a mulher, além de apresentarem propostas para as áreas de saúde e educação. Por sua vez, os candidatos de direita reforçaram suas posições conservadoras, como a defesa da moral, buscando apoiar-se sempre que possível na figura do presidente Bolsonaro. Com a aproximação das eleições, observamos também que as campanhas de reeleição aumentaram o número de postagens sobre realizações durante seu primeiro mandato, para fortalecer uma imagem positiva de gestores públicos. Por outro lado, os adversários destacavam os problemas destas gestões e apresentavam suas alternativas para áreas como transporte, transparência pública e assistência social. Com o final do primeiro turno e o início do segundo, seguiremos acompanhando as cam­panhas digitais e verificando quais estra­té­gias se mostraram mais eficientes e como as campanhas se comportarão nessa nova etapa do processo eleitoral, em busca da vitória.

Você pode baixar nosso relatório, clicando aqui

[1] Filipe Tomazelli Sabará do partido NOVO teve a sua candidatura indeferida pelo TSE, divulgada em 25/10/2020. Situação disponível em: http://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/candidato/2020/2030402020/71072/250000693062

[i] Informação sobre o impulsionamento disponível em https://www.facebook.com/ads/library/?active_status=all&ad_type=all&country=BR&view_all_page_id=2159897224265064 Acesso em 16.11.20.

 

Apoie o Manchetômetro

Criado em 2014, o Manchetômetro (IESP-UERJ) é o único site de monitoramento contínuo da grande mídia brasileira. As pesquisas do Manchetômetro são realizadas por uma equipe com alto grau de treinamento acadêmico e profissional.

Para cumprirmos nossa missão, é fundamental que continuemos funcionando com autonomia e independência. Daí procurarmos fontes coletivas de financiamento.

Conheça mais o projeto e colabore: https://benfeitoria.com/manchetometro

Compartilhe nossas postagens e o link da campanha nas suas redes sociais.

Seu apoio conta muito!

Publicação anterior

Por Natasha Bachini, Eduardo Barbabela, Douglas Moura, Keila Rosa, Andressa Liegi Costa, Lucas Loureiro, Mariana Soares, Bruna Medina, Ana Beatriz Getirana, Matheus Ribeiro, Robson Nunes, Victor Nobre e João Feres Jr
20/11/2020 - Entre os dias 9 e 15 de novembro de 2020, das 719 páginas analisadas, 625 publicaram algum conteúdo. No total da amostra da semanal, foram verificadas 17.971 publicações. Dentre elas, ...
Próxima publicação

Por Natasha Bachini, Eduardo Barbabela, Douglas Moura, Keila Rosa, Andressa Liegi Costa, Lucas Loureiro, Mariana Soares, Bruna Medina, Ana Beatriz Getirana, Matheus Ribeiro, Robson Nunes, Victor Nobre e João Feres Jr
30/11/2020 -   Entre os dias 16 e 22 de novembro de 2020, das 719 páginas analisadas, 625 publicaram algum conteúdo. No total da amostra da semanal, foram verificadas 16.005 publicações. Dentre ...