O Manchetômetro é um site de acompanhamento da cobertura da grande mídia sobre temas de economia e política produzido pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP). O LEMEP tem registro no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e é sediado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O Manchetômetro não tem filiação com partidos ou grupos econômicos.

Parceria

Metodologia – Relatório Mensal

primeira etapa da pesquisa do M Facebook corresponde ao ranqueamento mensal das páginas com maior número de fãs nas categorias temáticas Política, Políticos, Mídia e Governo. Já a segunda etapa consiste no monitoramento semanal dos posts com maior número de compartilhamentos das dez páginas com maior número de fãs nas categorias selecionadas na primeira etapa. A coleta desses posts é feita por meio do software Facepager.

Considerando que a quantificação dos compartilhamentos é o dado que nos permite inferir com mais segurança o alcance de um post, criamos um ranking com os dez posts mais compartilhados da semana dessa lista de 40 páginas com mais fãs[1]. Esse monitoramento nos permitirá, em estudos futuros, comparar os agendamentos das mídias tradicionais e das mídias digitais e suas relações, e nos fornecer mais pistas sobre a conformação da opinião pública em nosso país.

Atualmente, monitoramos as seguintes páginas:

paginas mface2

 

[1] Incluímos recentemente a página da Mídia Ninja em nosso rol. Essa decisão baseou-se no fato de que, a despeito do seu caráter e quantidade de fãs, a página se classifica como “organização sem fins lucrativos”, o que a excluiu do levantamento das páginas. Estamos investigando se há outras páginas que também se relacionem aos nosso propósitos que por motivo semelhante se encontram fora do nosso monitoramento.

[2] Observamos um erro no relatório de janeiro/2018 que corrigimos aqui. Desde o início do projeto, em novembro/2017, tivemos a mudança de apenas duas páginas na lista do monitoramento semanal. A página Fora Corrupção foi substituída pela página de Kim Kataguiri, que a ultrapassou em número de fãs no ranking Política. Já a página da Folha de S.Paulo, que decidiu parar de postar no Facebook em 8 de fevereiro de 2018, foi substituída pela página subsequente em número de fãs na lista de Mídia, a do jornal O Globo.

Apoie o Manchetômetro

Criado em 2014, o Manchetômetro (IESP-UERJ) é o único site de monitoramento contínuo da grande mídia brasileira. As pesquisas do Manchetômetro são realizadas por uma equipe com alto grau de treinamento acadêmico e profissional.

Para cumprirmos nossa missão, é fundamental que continuemos funcionando com autonomia e independência. Daí procurarmos fontes coletivas de financiamento.

Conheça mais o projeto e colabore: https://benfeitoria.com/manchetometro

Compartilhe nossas postagens e o link da campanha nas suas redes sociais.

Seu apoio conta muito!