O Manchetômetro é um site de acompanhamento da cobertura da grande mídia sobre temas de economia e política produzido pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP). O LEMEP tem registro no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e é sediado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O Manchetômetro não tem filiação com partidos ou grupos econômicos.

Parceria

Vaza Jato nos jornais – 23 de julho

Por Eduardo Barbabela, Juliana Gagliardi, Natasha Bachini e João Feres Jr.

Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, participa da palestra “A Construção do Brasil, da Independência à República”, no STF.

dia44

A cobertura do dia 23 de julho trouxe apenas 3 textos sobre a Vaza Jato. Sem novas mensagens divulgadas, o escândalo perdeu força. O Estadão e o Jornal Nacional sequer lhe fizeram menção.

O GLOBO

glb

O Globo manteve sua tímida cobertura,  com apenas um texto. Em artigo de opinião, Carlos Andreazza cita os vazamentos para afirmar que a Operação é atacada diariamente.

ESTADÃO

esp

Não houve menção à Vaza Jato na edição de hoje (23/07)

FOLHA

fsp

A Folha apresenta uma cobertura pequena, com apenas dois textos sobre o escândalo. Na coluna Painel, Daniela Lima discute   julgamento pelo STF de duas ações que questionam a atuação de Moro e que devem ser avaliadas sob o impacto das revelações do Intercept. Em reportagem sobre a participação de Rosangela Moro, esposa o ex-juiz, em evento em São Paulo, o jornal relembra a série de matérias do Intercept sobre os vazamentos.

JORNAL NACIONAL

Não houve menção à Vaza Jato na edição de ontem (22/07).

FACEBOOK

No dia 22 de julho, observarmos a repercussão da última reportagem do Intercept Brasil (de 14 e julho) sobre a Vaza Jato. As páginas de Lula (PT) e Guilherme Boulos (PSOL) compartilharam matérias do site De olho nos ruralistas e da revista Carta Capital que destacam o envolvimento da família Dallagnol em conflitos de terra, desmatamento, loteamentos ilegais e no pagamento de indenizações milionárias no Estado do Mato Grosso. Ao tratarem do caso, ambas reportagens mencionaram as conversas no Telegram em que o procurador Deltan Dallagnol, revela seu plano para aproveitar a visibilidade obtida através Operação Lava Jato e lucrar a partir de eventos e palestras organizados por empresas-laranja pertencentes a seus familiares.

CONCLUSÃO

Sem novas denúncias, a Vaza Jato perdeu espaço nos jornais. É possível que os bastidores do Supremo, noticiados pela Folha, continuem a render algum noticiário, uma vez que ministros do Supremo foram envolvidos nos vazamentos, e, é claro, as futuras revelações do Intercept.

Apoie o Manchetômetro

Criado em 2014, o Manchetômetro (IESP-UERJ) é o único site de monitoramento contínuo da grande mídia brasileira. As pesquisas do Manchetômetro são realizadas por uma equipe com alto grau de treinamento acadêmico e profissional.

Para cumprirmos nossa missão, é fundamental que continuemos funcionando com autonomia e independência. Daí procurarmos fontes coletivas de financiamento.

Conheça mais o projeto e colabore: https://benfeitoria.com/manchetometro

Compartilhe nossas postagens e o link da campanha nas suas redes sociais.

Seu apoio conta muito!