O Manchetômetro é um site de acompanhamento da cobertura da grande mídia sobre temas de economia e política produzido pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP). O LEMEP tem registro no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e é sediado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O Manchetômetro não tem filiação com partidos ou grupos econômicos.

Parceria

De 16 a 31 de março de 2022

Durante a quinzena do dia 16 a 31 de março, os dias que possuíram a maior média de postagens analisadas foram 22, 23 e 30 de março. O principal assunto que mobilizou as publicações e comentários foram as denúncias de corrupção no MEC, que resultaram na saída do então ministro da educação Milton Ribeiro. O segundo tema mais citado foram os intensos bombardeios na Ucrânia, assim como os saques dos dinheiros esquecidos nos bancos. Por fim, o início da ação de improbidade, pelo Ministério Público Federal contra o presidente Jair Bolsonaro e sua ex- assessora Walderice Santos da Conceição, a Wal do Açaí, suspeita de ter sido funcionária – fantasma.

Nesta quinzena, 735 páginas monitoradas publicaram um pouco mais de 54 mil posts , que resultaram em mais de 79 milhões reações, 9 milhões de compartilhamentos, 12 milhões de comentários e 57 milhões de reações. Tais números representam um grande aumento nos números de mobilizações das postagens em comparação à primeira quinzena do mês.

Sobre os tipos de recursos utilizados pelas páginas, destaca-se o uso de links que representam quase 44% das publicações, seguido por fotos com 34% e vídeos, com 20%. Dentre os vídeos, destacaram – se os vídeos próprios das páginas que representaram 19% do total de 20,4%.

Quando avaliamos a taxa de interação das páginas de governadores em exercício, o governador de São Paulo e pré-candidato à Presidência João Dória (PSDB/SP) mantém sua liderança pela quarta semana consecutiva, com 149.995 interações totais. Dória é seguido de perto pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO/MG), que estava em quarto no relatório passado, e agora aparece com 122.868 interações. Em terceiro lugar aparece Rui Costa (PT/BA), governador da Bahia – que caiu da segunda posição na quinzena anterior. Em comparação, Antônio Denarium (PP/RO), governador de Roraima, retorna ao Top 10, enquanto, Ronaldo Caiado (UNIÃO/GO), governador de Goiás perde posições e acaba saindo do ranking.

Na variação de seguidores a liderança fica com o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB/PA) com 1.632 novos seguidores. Em segundo lugar vem o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL/RJ), que manteve posição com 950 novos seguidores.

Oito nomes se repetem em ambos os gráficos: Flávio Dino (PSB/MA), Ratinho Junior (PSD/PR) Romeu Zema, Helder Barbalho, Wilson Lima (PSC/AM), Eduardo Leite (PSDB/RS), Antônio Denarium e Reinaldo Azambuja (PSDB). Destes, somente Dino e Azambuja está em segundo mandato e não estará apto para concorrer a reeleição em 2022, enquanto Eduardo Leite se movimenta para concorrer a Presidência pelo PSDB em 2022. Comparando com os demais relatórios, a rotatividade se manteve baixa. 9 dos 10 presentes no gráfico de interações se mantiveram nele e 8 dos 10 governadores no gráfico de seguidores apareceram em gráficos anteriores, demonstrando uma constante baixa de rotatividade nesses primeiros relatórios do ano.

Pela primeira vez no ano Carla Zambelli (PL/SP) perde a liderança nos dois gráficos analisados. E também pela primeira vez um representante da esquerda assume o topo do gráfico de taxa de interações. Humberto Costa (PT/PE) assumiu a liderança na última quinzena com 6.295.103 interações totais, seguido por Zambelli com 5.822.974 interações. Humberto Costa é, inclusive, o único congressista de esquerda e do Nordeste neste gráfico. Não há congressistas da região Norte neste gráfico e apenas duas mulheres alcançam o ranking, as bolsonaristas Carla Zambelli e Bia Kicis.

O ranking de seguidores desta quinzena apresenta uma grande rotatividade de presença em relação ao último relatório. Somente Carla Zambelli (PL/SP), Bibo Nunes (PL/RS) e Carlos Jordy (PL/RJ) aparece em ambos os relatórios. A liderança nesta quinzena foi de André Janones (AVANTE/MG) que ganhou mais de 31 mil novos seguidores. No gráfico de Variação de seguidores, não tivemos a presença de nenhum congressista da região Centro-Oeste e apenas uma mulher, Carla Zambelli.

O Partido Liberal segue dominando o ranking de seguidores, impulsionado pela migração de congressistas bolsonaristas do UNIÃO BRASIL para o PL. O PL possui 7 parlamentares no ranking de seguidores. A esquerda consegue ao colocar o senador Humberto Costa (PT/PE) em sexto e o deputado federal Milton Coelho (PSB/PE) em nono.

A tendência é que, com o fim da janela de transferências partidárias, o ranking de variação de seguidores se estabilize e seja finalmente possível perceber melhor as diferenças entre as estratégias de candidatos a reeleição e daqueles que buscarão novos ares no ano de 2022.

Entre as Instituições Brasileiras, a página do Exército Brasileiro se mantém como líder com mais de 110 mil interações. O Planalto que estava em décimo, alcançou o 5° lugar nesta quinzena. Todas as páginas deste ranking estavam presentes no relatório anterior. Destaques também para a página da Prefeitura do RJ que subiu do nono para o sétimo lugar e para a página do Ministério da Infraestrutura que caiu do quinto para o sexto lugar.

No gráfico de seguidores, por sua vez, notamos a liderança da página do Ministério da Cidadania  com 2.096 seguidores novos. O ministério é liderado por João Roma (PL/BA), pré-candidato ao governo da Bahia. Temos também a presença das páginas dos governos estaduais e das prefeituras de São Paulo e Rio de Janeiro. Comparado com o relatório anterior, os Ministérios das Comunicações, Economia, Infraestrutura apresentaram uma recuperação,  ganhando seguidores.

O ranking de interações das páginas de Movimentos Sociais não trouxe novidades em relação às sete primeiras posições em relação ao gráfico anterior, com a ampla liderança da página Somos Todos Bolsonaro, com o total de interações superando novamente a marca de 1,7 milhões, mais de treze vezes o total do MBL, que ocupa o segundo lugar.

Nesta quinzena a página Somos todos Bolsonaro retomou a liderança sobre a variação de seguidores, depois de perder para a Marcha Mundial das Mulheres na quinzena anterior. Enquanto que anteriormente 9 páginas no top 10 haviam perdido seguidores, neste período somente 4  apresentaram  queda. 

O gráfico de interações das páginas de Mídias mostra que a Rede Globo mantém a liderança no ranking, com a página do G1 na primeira posição e TV Globo na segunda. É a quarta quinzena consecutiva que a página do G1 aparece em primeiro colocado, com mais de 3,8 milhões de interações. A página da CNNBrasil conseguiu aumentar sua interação em relação à quinzena passada, ficando em terceira posição, ultrapassando o Portal R7.

Em relação à variação do número de seguidores, todas as páginas do top 10 de mídia tradicional tiveram uma variação positiva. Nesta quarta quinzena, a página da TV Globo lidera na primeira posição, com mais de 67 mil seguidores novos, seguida da página Record TV, que conseguiu conquistar mais de 58 mil seguidores. A página da CNN, que liderou nos relatórios anteriores, desta vez ficou em terceiro lugar, com 29 mil seguidores novos.

No ranking de interações das páginas de Mídias Alternativas, a página do Quebrando Tabu continua na liderança pela quarta quinzena consecutiva, com mais de 1,3 milhões de interações. Na segunda posição está a página do Mídia NINJA, com 941 mil interações. É possível observar que as páginas Quebrando Tabu e Mídia NINJA possuem taxas de interação comparáveis às interações de páginas do top 10 de mídias tradicionais.

No gráfico de variações no número de seguidores de Mídias Alternativas, as cinco primeiras tiveram uma variação positiva enquanto as outras cinco tiveram uma variação negativa. A página do Ranking dos Políticos foi a que mais se destacou, com mais de 11 mil seguidores novos..

No ranking de interações dos partidos políticos, as três primeiras posições são de partidos de esquerda. O PT mantém a liderança, com uma taxa de interação superior a cinco vezes as interações do PCdoB, que aparece na segunda posição, com 69 mil interações. Em terceiro lugar aparece o PSOL, com 30 mil interações. A esquerda ainda emplaca mais dois partidos no top 10: PSTU e PCB, nas nona e décima posições, respectivamente. Pela primeira vez o partido Republicanos aparece no top 10, com 13 mil interações, um primeiro reflexo da filiação de figuras como a ministra Damares Alves e o vice-presidente Hamilton Mourão

Em relação à variação do número de seguidores dos partidos políticos, o PT e o PCdoB também aparecem na liderança do ranking. O PT obteve mais do que o dobro de seguidores novos comparado ao PCdoB, que aparece em segundo lugar. A esquerda dominou nesta quinzena com seis partidos no top 10 de variação de seguidores;

No ranking de interações de prefeitos, o Eduardo Paes (PSD/RJ) mantém a liderança, com mais de 72 mil interações. Esta foi a maior taxa de interação entre os prefeitos desde o início da coleta do ano de 2022. Outro desta é a primeira aparição de Cinthia Ribeiro (PSDB/TO) no top 10, alcançando 14 mil interações.

Já no gráfico de variação do número de seguidores dos prefeitos, o Dr. Furlan (CIDADANIA/AP) aparece na primeira posição, com mais de 1,5 mil seguidores novos, seguido de Eduardo Paes (PSD/RJ), que conquistou 1,2 mil seguidores. A prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro também alcançou o top 10 de seguidores, com a terceira posição, conquistando mais 277 seguidores. Finalmente, Edmilson Rodrigues (PSOL/PA) é o único prefeito de esquerda que aparece nos dois rankings..

A publicação com maior destaque no período analisado foi do deputado federal Marx Beltrão (MDB/AL). No vídeo publicado, o deputado está discursa no Congresso e critica o aumento do salário do presidente da Petrobras junto a bonificação de 13 milhões de reais que os diretores irão receber devido ao sucesso de performance. Segundo o deputado essa conquista da empresa é resultado da exploração do motorista, do caminhoneiro, do mototaxista e das donas de casa que compram bujão de cozinha por 150 reais. O deputado ainda ressalta em tom crítico a decepção com o presidente Bolsonaro.

Na segunda posição aparece uma publicação da deputada federal Alice Portugal (PCdoB/BA) destacando as vaias e gritos que receberam o presidente Bolsonaro (PL) em Salvador.

Em terceiro lugar temos uma publicação da página da CUT Brasil com um vídeo da cantora Pabllo Vittar no festival Lollapalooza, que gritou “Fora Bolsonaro”.

A quarta posição fica para o deputado federal Pedro Uczai (PT/SC), com sua resposta às ameaças feitas ao ex-presidente Lula pelo senador Jorginho Mello (PL/SC), depois do ex-presidente pedir para que a população “ficasse de olho” nos seus representantes.

Por fim, no quinto lugar temos o post do deputado federal Major Vitor Hugo (União/GO). O deputado traz um vídeo do ex-presidente Lula criticando as falas de Bolsonaro sobre a transposição do Rio São Francisco. Ao final do vídeo, Vitor Hugo traz a fala de assessores do Presidente Bolsonaro relatando vários casos onde os governos do PT foram negligentes com orçamento das obras públicas.

O vídeo com maior taxa de interação é de André Janones (AVANTE/MG) com 434.634 que versa sobre a anunciação do programa SIM Digital que fornecerá crédito aos empreendedores populares. O deputado frisa que este programa é resultado da luta de Deus, de seu mandato e do povo, pois o auxílio emergencial e o auxílio Brasil não resolveram os problemas financeiros da pandemia.

O segundo lugar pertence a Carla Zambelli (PL/SP) com 339.661 interações. Na publicação, a deputada fez uma transmissão ao vivo dos bastidores do pronunciamento de Daniel Silveira a respeito da determinação do Ministro Alexandre de Moraes sobre o uso tornozeleira eletrônica.

O terceiro vídeo com maior taxa de interação é de Lula (PT) com 244.176. O vídeo trata do evento de filiação ao PT de Roberto Requião. Lula ressaltou a experiência política e o comprometimento de Requião com as causas populares e reiterando o comprometimento com o povo e a necessidade de conciliação no momento atual do país.

O vídeo do deputado federal Filipe Barros (PL/PR) está em quarta posição na taxa de interação com 243.278 interações. O deputado reproduz uma matéria do jornal ‘Primeira Hora’ de um “comício da candidatura de Lula”. A reportagem destaca as manifestações contra Lula, frisa a presença massiva do MST, questiona a base apoiadora de Lula e as pesquisas de intenção de voto favoráveis ao petista.

Em quinto lugar está outro vídeo de Zambelli  com 190.949 interações. Neste vídeo, o jornalista Luís Ernesto Lacombe fala sobre Lula, construindo intencionalmente  uma polarização entre Lula e Jair Bolsonaro.

Você pode baixar nosso relatório, clicando aqui.

Por Ana Paula Lima, Andressa Liegi Costa, Bruna de Figueiredo, Bruna Medina, Elisa Nascimento, Erick Montezano, Igor Farias, João Pedro Fevereiro, João Roberto Souza, Juliana Leitão, Lucas Loureiro, Manuela Guedes, Maria Clara Cardoso, Mariana Guerreiro, Mariana Soares, Robson Nunes, Rodrigo Ananias, Eduardo Barbabela e João Feres Jr

Apoie o Manchetômetro

Criado em 2014, o Manchetômetro (IESP-UERJ) é o único site de monitoramento contínuo da grande mídia brasileira. As pesquisas do Manchetômetro são realizadas por uma equipe com alto grau de treinamento acadêmico e profissional.

Para cumprirmos nossa missão, é fundamental que continuemos funcionando com autonomia e independência. Daí procurarmos fontes coletivas de financiamento.

Conheça mais o projeto e colabore: https://benfeitoria.com/manchetometro

Compartilhe nossas postagens e o link da campanha nas suas redes sociais.

Seu apoio conta muito!