O Manchetômetro é um site de acompanhamento da cobertura da grande mídia sobre temas de economia e política produzido pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP). O LEMEP tem registro no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e é sediado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O Manchetômetro não tem filiação com partidos ou grupos econômicos.

Parceria

M Instagram: De 16 a 31 de Maio de 2022

Presidência

No ranking dos pré-candidatos à Presidência, Jair Bolsonaro (PL) continua liderando o ranking de interações e consegue também o primeiro lugar no ranking de visualizações nesta quinzena, superando Ciro Gomes (PDT) antigo líder. No ranking de crescimento no número de seguidores, a liderança continua sendo de Lula (PT): mais de 122 mil novos seguidores na última quinzena. Entretanto a diferença entre Lula e Bolsonaro nos números de seguidores ainda é muito grande: Bolsonaro está próximo de bater 20 milhões de seguidores, enquanto Lula possui “apenas” 5,1 milhões de seguidores no Instagram.

Região Nordeste

Maranhão

Carlos Brandão (PSB), atual governador, passou a frente e lidera no ranking de aumento de seguidores com 4.019 novos seguidores. Brandão também lidera o ranking de total de interações no período. No total de visualizações é Josimar Maranhãozinho (PL) quem aparece em 1º lugar com 186.671 visualizações.

Piauí

No estado do Piauí não há grandes mudanças no cenário desde a última análise: o pré-candidato do PT, Rafael Fonteles, continua na frente em número de seguidores, interações e no aumento de seguidores. No total de visualizações é Sílvio Mendes (UNIÃO) quem aparece em 1º com 168.483 visualizações.

Ceará

Adelita Monteiro (PSOL) continua liderando os rankings de interações e de crescimento no número de seguidores. No ranking de total de visualizações dos perfis dos candidatos, chama a atenção a quantidade de visualizações de Roberto Cláudio (PDT), com 91.957 visualizações, seguido por Mauro Filho (MDB) com 29.994 visualizações.

Rio Grande do Norte

No Rio Grande do Norte, a atual governadora Fátima Bezerra (PT) segue liderando o ranking de interações com 101.538 interações. Fábio Dantas (PMB) segue na frente no crescimento de seguidores com 2.179 novos. No total de visualizações do perfil dos candidatos, Clorisa Linhares (BRASIL 35) aparece liderando com 36.178 visualizações.

Pernambuco

Em Pernambuco, Jones Manoel (PCB) assumiu a liderança no total de interações com 165.145 e em 2º lugar está Marília Arraes (SOLIDARIEDADE) com 113.978, que na 1ª quinzena de maio liderava o gráfico. Jones também lidera o total de visualizações ao seu perfil, com 383.439 visualizações. No gráfico de crescimento de seguidores, Anderson Ferreira (PL) é quem lidera com 2.711 novos seguidores. No entanto, Arraes ainda é quem lidera o total de seguidores com quase 200 mil seguidores no Instagram.

Paraíba

Na Paraíba, o pré-candidato Pedro Cunha Lima (PSDB), continua na frente no número de interações com 52.392 e lidera também no total de visualizações, com 160.409 visualizações. João Azevêdo (CIDADANIA) foi o que conseguiu mais seguidores no período, com 2.168 novos seguidores.

Sergipe

Em Sergipe, o gráfico de interações continua sendo liderado por Rogério Carvalho (PT), que também apresenta o maior crescimento de seguidores no período, mais de 10 mil novos seguidores.  Já no gráfico de total de visualizações Alessandro Vieira (PSDB) lidera com 18.003 visualizações no período.

Alagoas

Em Alagoas, Paulo Dantas (MDB), atual governador, assumiu a liderança do ranking de total de interações nesta quinzena, com 113.017 interações. Dantas ainda lidera o ranking de crescimento no número de seguidores e de total de visualizações no período. Rodrigo Cunha (UNIÃO) ainda lidera o ranking de seguidores.

Bahia

No estado da Bahia, ACM Neto (UNIÃO), ex-prefeito de Salvador, segue na liderança em todos os rankings.

Região Norte

Amazonas

No estado do Amazonas temos três líderes distintos nos rankings: o candidato Wilson Lima (UNIÃO BRASIL) lidera no total de interações no período, com mais de 39 mil interações. Por sua vez, o candidato Amazonino Mendes (CIDADANIA) lidera no ranking de crescimento de seguidores, com um aumento de 1.824 no número de seguidores. Finalmente, no ranking de total de visualizações, a liderança é do senador Eduardo Braga (MDB).

Roraima

Em Roraima, Antonio Denarium (PP) lidera os três gráficos analisados (total de Interações, crescimento do número de seguidores e total de visualizações). Teresa Surita (MDB), no entanto, continua liderando o ranking de seguidores.

Amapá

No estado do Amapá Clécio Luis (SOLIDARIEDADE) domina os rankings de interações e visualizações. Já Jaime Nunes (PSD) lidera o ranking de aumento do número de seguidores, conquistando 1.046 no período.

Pará

No estado do Pará, o candidato Helder Barbalho (MDB) lidera em todos os rankings.

Tocantins

No estado do Tocantins a liderança em todos os rankings analisados é do candidato Ronaldo Dimas (PL). No ranking de seguidores, a liderança ainda é de Laurez Moreira (PDT) com 23.413 seguidores.

Rondônia

O senador Marcos Rogério (PL) lidera todos os rankings em Rondônia.

Acre

Gladson Cameli (PP) lidera todos os rankings em Acre.

Sudeste

São Paulo

Fernando Haddad (PT) continua liderando o ranking de total de visualizações com 406.091 visualizações, seguido por Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) com 77.636 visualizações. No gráfico de interações, as posições se invertem: Tarcísio ostenta o primeiro lugar com 750.809 interações e Haddad aparece em segundo com 523.243 interações. Tarcísio também lidera no crescimento no número de seguidores, conquistando mais de 21 mil no período. No entanto, Haddad ainda é quem lidera no total, com mais de 1,8 milhões de seguidores contra 1,6 de Tarcísio.

Rio de Janeiro

Na corrida para ocupar a cadeira no Palácio das Laranjeiras Marcelo Freixo (PSB) lidera os totais de interações, visualizações e seguidores. O atual governador do Estado, Cláudio Castro (PL), contudo, foi o candidato que mais cresceu no período: conquistou mais de 4 mil novos seguidores.

Espírito Santo

Em busca da posição de governador, Fabiano Contarato (PT) segue dominando em parâmetros como interações de seguidores e número de seguidores e total de visualizações. No crescimento no número de seguidores, a liderança é de Carlos Manato (PL) com 530 novos seguidores, seguido de perto por Contarato que conseguiu 510 no mesmo período.

Minas Gerais

O atual governador mineiro Romeu Zema (Novo) lidera todos os rankings.

Região Centro-Oeste

Mato Grosso

Em Mato Grosso, o atual governador do Estado, Mauro Mendes (UNIÃO) lidera em todos os rankings.

Mato Grosso do Sul

No Mato Grosso do Sul temos alternância de liderança nos rankings. Marquinhos Trad (PSD), ex-prefeito de Cuiabá lidera o ranking de interação. Já a deputada federal Rose Modesto (UNIÃO) aparece em primeiro lugar no total de visualizações.

Goiás

No Estado de Goiás o deputado federal Major Vitor (PL) lidera nos rankings de Visualizações e Interações. O candidato do PT, Wolmir Amado, contudo, é quem domina o ranking de crescimento de seguidores, conquistando mais de 6 mil novos seguidores no período.

Distrito Federal

No Distrito Federal o Ibaneis Rocha (MDB) lidera os rankings de Total de Visualizações e crescimento de seguidores. Já no ranking de total de Interações, a quem aparece na frente é Rafael Parente (PSB), líder com 144.351 interações.

Região Sul

Paraná

No Paraná, o candidato Filipe Barros (PL) lidera todos os rankings.

Santa Catarina

Em Santa Catarina o candidato Gean Loureiro (UNIÃO) lidera os rankings de Interações e Visualizações. No ranking de crescimento no número de seguidores, o candidato Carlos Moisés (REPUBLICANOS) apresenta o maior crescimento no período: 1.361 novos seguidores.

Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, o candidato Onyx Lorenzoni (PL) lidera todos os rankings.

Por Emanuela Teixeira, Lívia Mendes, Suzane Mayer, Eduardo Barbabela e João Feres Jr

Apoie o Manchetômetro

Criado em 2014, o Manchetômetro (IESP-UERJ) é o único site de monitoramento contínuo da grande mídia brasileira. As pesquisas do Manchetômetro são realizadas por uma equipe com alto grau de treinamento acadêmico e profissional.

Para cumprirmos nossa missão, é fundamental que continuemos funcionando com autonomia e independência. Daí procurarmos fontes coletivas de financiamento.

Conheça mais o projeto e colabore: https://benfeitoria.com/manchetometro

Compartilhe nossas postagens e o link da campanha nas suas redes sociais.

Seu apoio conta muito!