O Manchetômetro é um site de acompanhamento da cobertura da grande mídia sobre temas de economia e política produzido pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP). O LEMEP tem registro no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e é sediado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O Manchetômetro não tem filiação com partidos ou grupos econômicos.

Parceria

M Instagram: De 16 a 30 de junho de 2022

Presidência da República

Nesta quinzena tivemos uma mudança nos gráficos dos rankings dos presidenciáveis: Ciro Gomes ultrapassou Jair Bolsonaro no ranking de Total de Visualizações, com mais de 2,3 milhões de visualizações. No ranking de variação de seguidores, Jair Bolsonaro continua liderando, conquistando mais de 100 mil novos seguidores, seguido de perto por Lula com 97 mil novos seguidores.

Amazonas

No Estado do Amazonas, Wilson Lima (UNIÃO) lidera nas categorias total de interações, número de seguidores e variação de seguidores. O candidato Eduardo Braga (MDB) lidera no índice de visualizações e Ricardo Nicolau (SOLIDARIEDADE) no total de visualizações de postagens do perfil.

Pará

No Estado do Pará Helder Barbalho (MDB) segue absoluto na rede Instagram apresentando liderança em todos os índices abordados.

Roraima

No Estado de Roraima, Antônio Denarium (PP) que lidera nas categorias Total de Interações, Total de postagens e Variação de Seguidores assumiu a liderança de mais uma categoria, o Total de Visualizações.

Amapá

No Estado do Amapá, o professor Clécio Luís (SOLIDARIEDADE) lidera nos índices de total de interações, total de visualizações e total de seguidores e o vice-governador. Por sua vez, o vice-governador Jaime Nunes (PSD) assume liderança no total de postagens e variação do número de seguidores.

Tocantins

No Estado de Tocantins, o atual presidente do partido Podemos, Ronaldo Dimas (PODEMOS), que liderava 4 das 5 categorias desta pesquisa perdeu a liderança nos índices de variação de seguidores para o deputado federal Osires Damaso (PL).

Rondônia

No Estado de Rondônia Marcos Rogério (PL) segue absoluto nas redes apresentando liderança em todos os índices abordados.

Acre

No Estado do Acre Gladson Cameli (PP) que liderava absoluto em todas as categorias de observação desta pesquisa. Na segunda quinzena perde seu posto para Sérgio Petecão (PSD) na categoria total de visualizações com 791 views a menos e também na categoria total de postagens apresentando valor inferior em 11 postagens.

Centro-Oeste

Mato Grosso

No estado do Mato Grosso, o atual governador Mauro Mendes (União Brasil) segue liderando em todas as frentes.

Mato Grosso do Sul

O quadro em Mato Grosso do Sul segue inalterado: Marquinhos Trad (PSD) lidera em nº de interações e total de seguidores; Rose Modesto (UNIÃO BRASIL) lidera em nº de visualizações e em nº de postagens; e Eduardo Riedel (PSDB) é o líder em crescimento de seguidores.

Distrito Federal

No Distrito Federal, a grande novidade dessa segunda quinzena de junho fica com José Antônio Reguffe (UNIÃO BRASIL), atual senador pelo DF. Nesta semana que ele assumiu a frente no aumento no nº de seguidores e visualizações ao seu perfil. Ibaneis Rocha (MDB), candidato à reeleição, segue com bastante folga e está na frente em nº de seguidores e Rafael Parente (PSB) segue liderando em nº de interações e em nº de postagens.

Goiás

Nessa quinzena, o atual governador Ronaldo Caiado (UNIÃO BRASIL) conseguiu tomar a liderança em todos os rankings, exceto no total de postagens em que o Major Vitor Hugo (PL), segue na frente.

Sudeste

Espírito Santo

No estado do Espírito Santo, o senador Fabiano Contarato (PT) segue liderando em todas as categorias da pesquisa, exceto no aumento no nº de seguidores em que Carlos Manato (PSL) ficou na frente nessa quinzena.

Rio de Janeiro

Temos apenas uma mudança nessa 2ª quinzena de junho no Rio de Janeiro: o deputado federal Paulo Ganime (NOVO) aparece como líder no nº de visualizações ao seu perfil nessa quinzena, que na quinzena passada era liderado por Freixo.

Minas Gerais

Em Minas Gerais, o governador e candidato à reeleição Romeu Zema (NOVO) segue liderando com ampla margem em todos os rankings.

São Paulo

No estado de São Paulo, o candidato Tarcísio Gomes de Freitas (REPUBLICANOS) segue liderando os rankings de interações, visualizações e variação de seguidores e se aproxima cada vez mais de seu principal adversário, Fernando Haddad (PT), em nº total de seguidores: Haddad está com 1.814.180 e Freitas com 1.729.568.

Nordeste

Alagoas

Em Alagoas, o governador e candidato à reeleição Paulo Dantas (MDB) segue liderando com ampla margem em todos os rankings, exceto números de seguidores, este ranking segue sendo liderado por Fernando Collor (PTB).

Bahia

Nesta quinzena tivemos algumas mudanças nos rankings entre os candidatos de governadores da Bahia. A primeira mudança foi no ranking de Total de Visualizações, no qual ACM Neto (UNIÃO) tomou a liderança. A segunda mudança foi na Variação de seguidores que agora é liderada por Jerônimo Rodrigues (PT)

Ceará

No Ceará, tivemos apenas uma mudança nesta quinzena em relação ao relatório anterior: a candidata do PSOL, Adelita Monteiro conquistou a liderança no ranking de variação de seguidores, substituindo Mauro Benevides Filho (MDB).

Paraíba

Na campanha da Paraíba tivemos algumas mudanças nesta quinzena. No ranking de interações, Pedro Cunha Lima (PSDB) superou João Azevêdo Lins (CIDADANIA) e assumiu o primeiro lugar. Cunha Lima também lidera rankings de postagens e variação de seguidores. Por sua vez, Veneziano Vital (MDB) tomou a liderança do Total de Visualizações de Cunha Lima.

Pernambuco

Em Pernambuco, tivemos apenas uma alteração: Miguel Coelho do União Brasil foi o candidato com maior variação de seguidores, superando Esteves Jacinto antigo líder.

Rio Grande do Norte

Nesta quinzena, Fátima Bezerra lidera todos os rankings.

Piauí

No Piauí tivemos apenas uma mudança: Rafael Fonteles (PT) superou Silvio Mendes (UNIÃO) no ranking de Variação de Seguidores, conquistando a liderança.

Sergipe

Nesta quinzena, não tivemos mudanças nos rankings no Sergipe.

Maranhão

No Maranhão, tivemos apenas uma alteração em relação à quinzena anterior: Dr. Lahésio Bonfim (AGIR36) conquistou a liderança no ranking de variação de seguidores, ultrapassando Carlos Brandão (PSB), antigo líder do ranking.

Sul

Paraná

No Paraná, o deputado Filipe Barros (PL) segue liderando com ampla margem em todos os rankings.

Santa Catarina

Em Santa Catarina, tivemos apenas uma mudança: Jorginho Mello (PL) superou Antídio Lunelli (MDB) no ranking de variação de seguidores.

Rio Grande do Sul

Nesta quinzena, tivemos apenas uma mudança em relação à última quinzena: Onyx Lorenzoni retomou a liderança do ranking de Total de Interações, ultrapassando Eduardo Leite.

Você pode baixar nosso relatório, clicando aqui.

Por Emanuela Teixeira, Lívia Mendes, Suzane Mayer, Eduardo Barbabela e João Feres Jr

Apoie o Manchetômetro

Criado em 2014, o Manchetômetro (IESP-UERJ) é o único site de monitoramento contínuo da grande mídia brasileira. As pesquisas do Manchetômetro são realizadas por uma equipe com alto grau de treinamento acadêmico e profissional.

Para cumprirmos nossa missão, é fundamental que continuemos funcionando com autonomia e independência. Daí procurarmos fontes coletivas de financiamento.

Conheça mais o projeto e colabore: https://benfeitoria.com/manchetometro

Compartilhe nossas postagens e o link da campanha nas suas redes sociais.

Seu apoio conta muito!