O Manchetômetro é um site de acompanhamento da cobertura da grande mídia sobre temas de economia e política produzido pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP). O LEMEP tem registro no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e é sediado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O Manchetômetro não tem filiação com partidos ou grupos econômicos.

Parceria

DONI # 2 – 8 a 14 de abril de 2023

No DONI são computadas todas as manchetes, chamadas, artigos de opinião, colunas e editoriais que citaram o Governo Federal, o presidente, ou algum personagem ou Instituição do Governo Federal. Essa semana foram analisados 163 textos.

Gráfico 1. Cobertura do Governo Federal por jornal

Durante a segunda semana de abril, os jornais mantiveram uma cobertura predominantemente negativa em relação ao Governo Federal, com pouquíssimos textos favoráveis. O Estadão aumentou o número de textos ambivalentes e contrários, a Folha reduziu o número de textos contrários e aumentou os neutros e O Globo trouxe menos textos ambivalentes e mais neutros.

Calculando o Índice de Viés (IV) como , no qual F é o n° de favoráveis, C o n° de contrárias, A o n° de ambivalentes e N o n° de neutras, temos o Estadão liderando em negatividade com IV de -0,82, seguido pelo Globo com –0,52 e a Folha com -0,44. 

Gráfico 2. Cinco temas mais presentes na cobertura do Governo Federal

As valências no gráfico estão associadas às posições e ações tomadas pelo Presidente Lula ou pelo Governo Federal em relação aos temas. Por exemplo, em um texto sobre Economia com valência Negativa para o Governo Federal, significa que o texto versa sobre economia e que a maneira como o Governo ou algum membro do mesmo é tratado nesse assunto é negativa. Se levarmos em conta o fato de a o Arcabouço Fiscal e a Taxação de Ecommerce também são assuntos relativos à economia, constatamos que esse tema foi de longe o mais importante da semana. No entanto, cabe destacar o alto índice de textos com o rótulo “Governo Federal”, que aqui correspondem aos textos com comentários relativos ao funcionamento geral.

Gráfico 3. Cobertura do Governo Federal por tipo de texto

Aqui vemos mais claramente o posicionamento dos jornais, em seus editoriais e na opinião que representam em suas páginas, por meio de colunistas e artigos de convidados. Notamos três estratégias distintas nessa semana: o Estadão foca os textos contrários em Chamadas e Editoriais, a Folha em Chamadas e Colunas e o Globo em Colunas e Editoriais. O Estadão também é o único jornal que não traz um Editorial favorável nessa semana.

Gráfico 4. Enquadramentos mais presentes na cobertura do Governo Federal

Os enquadramentos dizem respeito ao modo como a mídia trata os diversos temas apresentados, associando a eles argumentos e narrativas, para além da pura negatividade ou positividade capturada pelas valências. Notamos que três dos quatro enquadramentos mais recorrentes são extremamente negativos em relação ao Governo Federal, apresentando-o como incompetente e ultrapassado. Apenas um enquadramento diz respeito a um personagem externo, o Twitter, criticado por seu posicionamento no encontro com o Governo.

Gráfico 5. Cobertura do Presidente Lula por jornal

Calculando o Índice de Viés como , no qual F é o n° de favoráveis, C o n° de contrárias, A o n° de ambivalentes e N o n° de neutras, temos a Folha liderando a negatividade essa semana com -1,36, seguida pelo Estadão com IV de -0,92 e o Globo com -0,61. A comparação com os IVs do Governo Federal mostra que o presidente é tratado de forma ainda mais adversa.

Gráfico 6. Cinco temas mais presentes na cobertura do Presidente Lula

Durante a semana o presidente Lula bastante associado a problemas do Governo Federal, dado que os temas “100 dias” e “Congresso” se encaixam nessa categoria mais geral. O segundo tema, por sua vez, é de Política Externa. Nota-se aqui a ausência de valências contrárias, ou seja, os meios por enquanto não estão se posicionando em relação à atuação de Lula no tema.

Gráfico 7. Cobertura do Presidente Lula por tipo de texto

Essa semana uma mudança na cobertura de Lula nos jornais: o Estadão, que tinha focado na semana anterior nas chamadas nas capas, direcionou suas críticas a Lula principalmente em seus editoriais; a Folha, que havia feito uma cobertura negativa equilibrada entre os tipos de texto, esta semana carregou na negatividade em chamadas e colunas; e o Globo, que semana passada abrira espaço em colunas para críticas ao presidente, esta semana trouxe uma cobertura negativa mais dividida entre chamadas, colunas e editoriais.

Gráfico 8. Enquadramentos mais presentes na cobertura do Presidente Lula

Os cinco enquadramentos associados ao presidente Lula trazem críticas a sua forma de governar, descrevendo-o como perdido ou ultrapassado.

Análise da Semana

Nessa segunda semana de abril, a cobertura dos jornais teve quatro grandes temas principais. O primeiro tema foram críticas ao Governo e às propostas do mesmo para o país. Dado o marco dos 100 dias de governo, foram publicados muitos textos críticos à proposta do Governo Lula de retomar projetos antigos e também críticas à forma do presidente de governar. Em suma, a cobertura dos 100 dias foi extremamente negativa para o Governo, com foco especial na figura do presidente, descrito muitas vezes de maneira pejorativa.

Com a viagem de Lula à China, o tema da política externa se fortaleceu bastante na mídia, que discutiu exaustivamente os benefícios do governo se aproximar daquele país asiático. Também tivemos textos criticando a fala de Lula sobre a Crimeia e sua falta de posicionamento quanto à Nicarágua e Venezuela, um bordão que a grande imprensa frequentemente utiliza contra o petista.

O terceiro tema foi a regulação das Redes. Os seguidos casos de violência em escolas trouxeram o debate sobre a importância das plataformas digitais para a disseminação de discursos de ódio. A crítica aqui não se dirigiu ao governo ou a Lula, mas ao Twitter, pela maneira como respondeu aos questionamentos, considerada absurda pela imprensa. As medidas do Ministério da Segurança Pública e Justiça foram consideradas positivas para tentar coibir os discursos, mesmo que necessitem de alguns ajustes.

Por fim, a Economia foi o quarto tema mais importante nessa semana. o Arcabouço Fiscal do ministro Fernando Haddad continuou presente na cobertura, porém dividiu as atenções com outro tema da taxação do ecommerce. A proposta de  taxar o ecommerce foi analisada na mídia a partir de duas críticas: primeiro, de que a comunicação do governo não fora adequada e que, mesmo com o apoio de influenciadores digitais, a divulgação da medida não havia sido feita de forma correta; e segundo, que a taxação era um tiro no pé de Lula, afinal estaria retirando de seu reduto eleitoral, as classes mais baixas, poder de compra. Apesar disso, a proposta é analisada como positiva, por coibir a sonegação de impostos.

Em suma, na semana dos 100 dias a imprensa dá mostras abundantes de não ter dado a Lula o privilégio de uma verdadeira Lua de Mel. O diagnóstico de que as ações do governo não são suficientes para responder aos desafios do país é disseminada na cobertura jornalística, principalmente nos textos opinativos, que são numericamente dominantes em nossa amostra.

DONI

O De Olho Na Imprensa! (DONI) é um relatório semanal produzido pela equipe do Manchetômetro que analisa a cobertura dos jornais Folha de S. Paulo, O Globo e Estado de S. Paulo. Utilizamos as metodologias da Análise de Valências e Análise de Enquadramentos para avaliar o posicionamento dos jornais em relação ao Governo Federal e à Presidência da República.

Você pode baixar o relatório, clicando aqui.

Apoie o Manchetômetro

Criado em 2014, o Manchetômetro (IESP-UERJ) é o único site de monitoramento contínuo da grande mídia brasileira. As pesquisas do Manchetômetro são realizadas por uma equipe com alto grau de treinamento acadêmico e profissional.

Para cumprirmos nossa missão, é fundamental que continuemos funcionando com autonomia e independência. Daí procurarmos fontes coletivas de financiamento.

Conheça mais o projeto e colabore: https://benfeitoria.com/manchetometro

Compartilhe nossas postagens e o link da campanha nas suas redes sociais.

Seu apoio conta muito!