O Manchetômetro é um site de acompanhamento da cobertura da grande mídia sobre temas de economia e política produzido pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP). O LEMEP tem registro no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e é sediado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O Manchetômetro não tem filiação com partidos ou grupos econômicos.

Parceria

DONI # 12 – 17 a 23 de junho de 2023

No DONI semanal são computadas todas as manchetes, chamadas, artigos de opinião, colunas e editoriais que citaram o Governo Federal, o presidente, ou algum personagem ou Instituição do Governo Federal, nas capas e páginas 2 e 3 dos jornais Folha de S. Paulo, O Globo e Estado de S. Paulo. Esta semana foram analisados 98 textos.

Gráfico 1. Cobertura do Governo Federal por jornal

Essa semana, os três jornais apresentaram novamente uma cobertura sobre o Governo Federal menor e menos negativa do que vimos nas semanas anteriores.

Calculando o Índice de Viés (IV) segundo a fórmula (F-C)/(A+N), na qual F é o n° de favoráveis, C o n° de contrárias, A o n° de ambivalentes e N o n° de neutras, o Globo lidera o IV com –0,33, seguido pelo Estadão com o IV de -0,14, e a Folha com IV de -0,11. 

Gráfico 2. Temas mais presentes na cobertura do Governo Federal

As valências no gráfico estão associadas às posições e ações tomadas pelo presidente ou pelo Governo Federal em relação aos temas. Por exemplo, um texto sobre economia com valência Negativa para Lula significa que o texto versa sobre economia e que a maneira como o presidente nele é tratado é negativa ou desfavorável.

A temática econômica ganhou destaque na cobertura do governo federal esta semana, principalmente o debate sobre a manutenção da taxa de juros pelo Banco Central. A já conhecida posição crítica do governo em relação à alta taxa de juros no país recebeu o apoio do empresariado, que criticou o presidente do BC, Roberto Campos Neto, por sua decisão de não mexer na taxa. As relações entre o Executivo e o Legislativo foram um tema quente ao longo da semana, especialmente devido às indefinições sobre a substituição da ministra do Turismo e o interesse do Centrão na pasta da Saúde. Por fim, a aprovação do novo arcabouço fiscal também voltou aos jornais, com críticas ao governo e a Lula por não demonstrarem preocupação com a sobrevivência do arcabouço no futuro.

 Gráfico 3. Cobertura do Governo Federal por tipo de texto

Neste gráfico vemos mais claramente o posicionamento dos jornais, em seus editoriais e na opinião que representam em suas páginas, por meio de colunistas e artigos de convidados.

No Estadão e na Folha, os editoriais foram o principal tipo de texto utilizado para referir-se ao governo federal; enquanto no Globo, tivemos chamadas e colunas desempenhando essa função. No Estadão e no Globo, foram publicados apenas textos opinativos favoráveis ao governo. Na Folha, encontramos um artigo de opinião e uma chamada que expressaram apoio ao governo. Nos três jornais, os editoriais concentraram a maior quantidade de textos contrários ao Executivo.

Gráfico 4. Enquadramentos mais presentes na cobertura do Governo Federal

Os enquadramentos dizem respeito ao modo como a mídia trata os diversos temas apresentados, associando a eles argumentos e narrativas, para além da pura negatividade ou positividade capturada pelas valências.

Em dois dos três enquadramentos abordados, a temática econômica é retomada. No principal enquadramento da semana, os jornais destacaram o apoio do empresariado brasileiro à posição crítica do governo em relação à alta taxa de juros praticada pelo Banco Central. Os textos ressaltaram a expectativa do empresariado por uma resposta do BC, considerando os resultados positivos apresentados pelo governo. Diante da recusa do BC em realizar alterações, tanto o governo quanto os empresários mostraram-se pessimistas em relação a possíveis mudanças em agosto. O segundo enquadramento refere-se à aprovação do arcabouço fiscal no Congresso. Apesar da celebração pela aprovação da nova regra fiscal, os jornais criticaram o governo e, especialmente, Lula, por não demonstrarem preocupação com a sustentabilidade do arcabouço e estarem focados apenas em gastos. Por fim, o último enquadramento aborda a sabatina do novo ministro do STF, Cristiano Zanin. Em relação à postura do governo, os jornais elogiaram sua articulação para garantir a aprovação do candidato indicado por Lula. No entanto, como veremos adiante, o presidente não recebeu cobertura favorável nesse caso.

Gráfico 5. Cobertura do Presidente Lula por jornal

Calculando o Índice de Viés segundo a fórmula (F-C)/(A+N), na qual F é o n° de favoráveis, C o n° de contrárias, A o n° de ambivalentes e N o n° de neutras, temos o  Estadão a Folha pela na liderança da negatividade, com – 0,47, seguido pela Folha com –0,23, e o Globo com -0,15. Também é importante destacar que, tal qual a cobertura do governo, a cobertura de Lula também diminuiu essa semana, principalmente a negativa.

Gráfico 6. Temas mais presentes na cobertura do Presidente Lula

Durante a semana, Lula recebeu muitas menções na cobertura relacionada à sabatina e subsequente aprovação de Cristiano Zanin como ministro do STF. A escolha foi criticada pelos jornais, que alegaram que a decisão de Lula foi baseada em critérios antirrepublicanos. Além disso, a tentativa de golpe por parte de bolsonaristas também foi amplamente mencionada, envolvendo o atual presidente. Por fim, Lula continuou sendo frequentemente associado a discussões sobre a articulação do governo com o Legislativo. Com a viagem do presidente para a Europa, os jornais demonstraram preocupação em relação à continuidade da articulação política do governo ao longo da semana.

Gráfico 7. Cobertura do Presidente Lula por tipo de texto

Esta semana, foram publicadas poucas manchetes mencionando o presidente, duas no Estadão e na Folha, e quatro no Globo, que se destacou dos demais jornais. O Estadão e a Folha apresentaram a maioria dos textos negativos em seus editoriais. Por outro lado, no Globo, a cobertura negativa ao presidente concentrou-se principalmente em suas colunas..

Gráfico 8. Enquadramentos mais presentes na cobertura do Presidente Lula

Entre os cinco enquadramentos relacionados a Lula, três estão ligados à escolha de Cristiano Zanin para o STF. A sabatina e posterior aprovação de Cristiano Zanin como ministro do STF pelo Senado foram os eventos que mais geraram críticas ao presidente durante a semana. Os jornais aproveitaram a visibilidade desse assunto para retomar todas as críticas à escolha, enfatizando sempre a proximidade do novo ministro com Lula. Além disso, os textos que abordaram o apoio do empresariado ao governo na luta contra as altas taxas de juros praticadas pelo Banco Central também mencionaram e destacaram a influência de Lula, reforçando sua pressão sobre Campos Neto para reduzir os juros.

Análise da Semana

Os jornais apresentaram uma cobertura reduzida e menos negativa nesta semana, com pequenas modificações na agenda dos assuntos. Continuaram em destaque as relações entre o governo e o Legislativo, bem como a indicação de Zanin para o STF. No entanto, é importante ressaltar a ampla cobertura da sabatina de Zanin, cuja escolha foi duramente criticada pela mídia.

Durante esta semana, observamos uma cobertura sobre os atos golpistas de indivíduos próximos ao presidente Jair Bolsonaro, que mencionaram tanto o atual governo quanto Lula. Também houve uma retomada da pauta econômica, especialmente com as discussões sobre a aprovação do novo arcabouço fiscal e a decisão do Banco Central em não alterar a taxa de juros. A cobertura deste último tema trouxe um novo enquadramento até então: se nos últimos meses houve uma cobertura que protegeu Campos Neto das críticas do governo e de Lula, com o apoio do empresariado à redução dos juros, essa proteção diminuiu e surgiram espaços para críticas ao BC.

DONI

O De Olho Na Imprensa! (DONI) é um relatório semanal produzido pela equipe do Manchetômetro, que é um projeto do Laboratório de Estudos da Mídia e Esfera Pública (LEMEP), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP), da UERJ.
Utilizamos as metodologias da Análise de Valências e Análise de Enquadramentos para avaliar o posicionamento dos jornais.

Você pode baixar nosso relatório aqui

Produção

Apoio

Apoie o Manchetômetro

Criado em 2014, o Manchetômetro (IESP-UERJ) é o único site de monitoramento contínuo da grande mídia brasileira. As pesquisas do Manchetômetro são realizadas por uma equipe com alto grau de treinamento acadêmico e profissional.

Para cumprirmos nossa missão, é fundamental que continuemos funcionando com autonomia e independência. Daí procurarmos fontes coletivas de financiamento.

Conheça mais o projeto e colabore: https://benfeitoria.com/manchetometro

Compartilhe nossas postagens e o link da campanha nas suas redes sociais.

Seu apoio conta muito!