O Manchetômetro é um site de acompanhamento da cobertura da grande mídia sobre temas de economia e política produzido pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP). O LEMEP tem registro no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e é sediado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O Manchetômetro não tem filiação com partidos ou grupos econômicos.

Parceria

DONI # 46 – 09 a 15 de março de 2024

No DONI semanal, são computadas todas as manchetes, chamadas, artigos de opinião, colunas e editoriais que citaram o Governo Federal, o presidente, ou algum personagem ou instituição do Executivo, nas capas e páginas 2 e 3 dos jornais Folha de S. Paulo, O Globo e Estado de S. Paulo. Esta semana foram analisados 121 textos.

Gráfico 1. Cobertura do Governo Federal por jornal (valências)[1]

A partir desta semana, o DONI apresenta um novo gráfico de Índice de Viés[2], com dados agregados desde janeiro de 2023, até o atual momento, para melhor visualização da cobertura. Além dos IVs dos três jornais para cada mês, temos também a curva do IV agregado do período.[3] Em março, o Estadão é o jornal mais negativo, com IV – 1,35, seguido pelo Globo, com – 1,03, e a Folha com IV de – 0,54. O IV da cobertura do governo é de – 0,94.


[1] As valências no gráfico estão associadas às posições e ações tomadas pelo presidente ou pelo Governo Federal em diferentes áreas. Por exemplo, um texto sobre economia com valência negativa para Lula significa que o texto versa sobre economia e que a maneira como o presidente nele é retratado é negativa ou desfavorável.

[2] O Índice de Viés (IV) é calculado pela fórmula , na qual “F” é o n° de favoráveis, “C”, o n° de contrárias, “A”, o n° de ambivalentes e “N”, o n° de neutras.

[3] O IV agregado é calculado aplicando a mesma fórmula ao conjunto dos textos, sem distinção de jornal.

Gráfico 2. Temas mais presentes na cobertura do Governo Federal

Também, a partir desta semana, trazemos o gráfico unificado de cobertura de temas, para melhorar a visualização. Analisaremos os temas que mais surgiram na cobertura dos dois principais personagens políticos, Governo Federal e presidente Lula. Como mostra o gráfico, essa semana mais uma vez a cobertura do presidente foi mais negativa do que a do governo.

 O destaque da semana é a suposta tentativa do governo de interferir em empresas e em estatais. Os jornais apresentam preocupação ingerência em grandes companhias, como a Vale e a Petrobras, o que poderia influenciar sua governança. Lula chega a ser comparado ao presidente venezuelano Nicolás Maduro, em referência ao tratamento que deu à petroleira PDVSA, principalmente após declarar que enxergava a Petrobras como um instrumento de política pública, o que para os jornalistas colocaria em risco a Lei das Estatais.

O segundo e o terceiro temas abordados são a própria Petrobras e o debate sobre a divisão dos dividendos da empresa. Quanto às discussões sobre a estatal, os textos jornalísticos argumentam contra o uso da Petrobras pelo governo como uma estratégia para implementar políticas públicas. Já as publicações sobre a distribuição dos dividendos criticam a interferência na empresa e a decisão de não dividir os dividendos extraordinários com os acionistas. Os jornais acusam o governo de influenciar a decisão da estatal por interesses políticos.

Finalmente, o quarto tema é a popularidade do presidente. Os jornais discutem pesquisas de opinião que relatam uma queda nos índices de popularidade de Lula. Segundo os jornalistas, a rejeição reflete a mediocridade do atual governo e a dificuldade de entregar as promessas de campanha.

Gráfico 3. Cobertura do Governo Federal por tipo de texto[4]

Esta semana, a mídia continuou a criticar o Governo Federal. Os três jornais publicaram textos desfavoráveis em todas as seções. No Estadão, os editoriais concentraram o maior número de registros negativos. O destaque da semana fica para O Globo, que continua a publicar um farto número de colunas desfavoráveis ao Governo. A presença de 3 manchetes contrárias na semana e de 7 chamadas de capa também releva uma disposição editorial bastante adversária.

[4] Neste gráfico, vemos mais claramente o posicionamento dos jornais, em seus editoriais e na opinião que apresentam em suas páginas, por meio de colunistas e artigos de convidados.

Gráfico 4. Cobertura do Presidente Lula por jornal

Até o momento, em março, o Globo ficou na liderança do Índice, com um IV de –3,54, seguido pelo Estadão, com IV de –3,17, e a Folha com IV igual a –1,42. O IV total médio é de –2,36. A cobertura de Lula está caminhando para atingir níveis recordes de negatividade, quase se igualando ao pico negativo de março de 2023.

Gráfico 5. Cobertura do Presidente Lula por tipo de texto

A cobertura de Lula é tão homogeneamente negativa que só nos resta diferenciar a disposição de O Globo escalar colunistas contrários ao presidente. Salta aos olhos também a disposição dos 3 jornais de produzirem chamadas de capa desfavoráveis ao petista. Com 10 editoriais negativos na semana, o Estadão está ultrapassando a marca de dedicar um terço dos textos desse formato que publica a desancar Lula. A cobertura dos grandes jornais está mostrando claros sinais de retornar a padrões de alta politização da imprensa, observados ao longo dos anos da Lava Jato, ou mesmo na cobertura do chamado Mensalão.

Para baixar o nosso relatório, clique aqui.

DONI

O De Olho Na Imprensa! (DONI) é um relatório semanal produzido pela equipe do Manchetômetro, que é um projeto do Laboratório de Estudos da Mídia e Esfera Pública (LEMEP), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP), da UERJ.

Utilizamos as metodologias da Análise de Valências e Análise de Enquadramentos para avaliar o posicionamento dos jornais.

Produção

Apoio


[1] As valências no gráfico estão associadas às posições e ações tomadas pelo presidente ou pelo Governo Federal em relação aos temas. Por exemplo, um texto sobre economia com valência Negativa para Lula significa que o texto versa sobre economia e que a maneira como o presidente nele é tratado é negativa ou desfavorável.

[2] O Índice de Viés (IV) é calculado pela fórmula , na qual F é o n° de favoráveis, C o n° de contrárias, A o n° de ambivalentes e N o n° de neutras.

[3] Neste gráfico vemos mais claramente o posicionamento dos jornais, em seus editoriais e na opinião que representam em suas páginas, por meio de colunistas e artigos de convidados.

Apoie o Manchetômetro

Criado em 2014, o Manchetômetro (IESP-UERJ) é o único site de monitoramento contínuo da grande mídia brasileira. As pesquisas do Manchetômetro são realizadas por uma equipe com alto grau de treinamento acadêmico e profissional.

Para cumprirmos nossa missão, é fundamental que continuemos funcionando com autonomia e independência. Daí procurarmos fontes coletivas de financiamento.

Conheça mais o projeto e colabore: https://benfeitoria.com/manchetometro

Compartilhe nossas postagens e o link da campanha nas suas redes sociais.

Seu apoio conta muito!