Vaza Jato nos jornais – 20 e 21 de julho
Por Eduardo Barbabela, Juliana Gagliardi, Natasha Bachini e João Feres Jr.
Os dias 20 e 21 de julho apresentaram as duas menores coberturas da Vaza Jato, com apenas 1 texto em cada dia, ambos publicados pela Folha de São Paulo. O Globo, Estadão e Jornal Nacional ficaram silentes sobre o caso nos últimos dias.
O GLOBO
Não houve menção à Vaza Jato nas edições dos dias 20 e 21 de julho.
ESTADÃO
Não houve menção à Vaza Jato nas edições dos dias 20 e 21 de julho.
FOLHA DE S. PAULO
Em artigo de opinião publicado no dia 20 de julho, Fernando Haddad destaca que as mensagens entre Sérgio Moro e Deltan Dallagnol sobre Fernando Henrique Cardoso apontam para uma atuação ilegal de Moro dentro da Lava Jato. No dia 21 é a vez de Jânio de Freitas citar outras mensagens publicadas pelo Intercept e apontar as transgressões de Moro. O jornalista também relembra que os processos contra ex-juiz estão parados há mais de dois anos, no CNJ.
JORNAL NACIONAL
Não houve menção à Vaza Jato nas edições dos dias 19 e 20 de julho.
No dia 19 de julho, não tivemos posts no ranking dos mais compartilhados tratando da Vaza Jato. A maioria das publicações nessa data criticou a declaração do presidente Bolsonaro de que não há pessoas passando fome no Brasil. No dia 20 de julho, nenhum dos posts da lista referiu-se ao escândalo da Vaza Jato. O assunto predominante entre os posts foi outro vazamento, de um comentário xenófobo do presidente Bolsonaro com o ministro Lorenzoni: ‘Daqueles governadores de ‘Paraíba’, o pior é o do Maranhão’. Esta declaração foi largamente criticada pelas páginas da imprensa e da esquerda na data.
CONCLUSÃO
Conforme temos destacado, a presença da Vaza Jato nos jornais está associada diretamente a novas denúncias do Intercept. Vejamos se os vazamentos deste domingo (21/07) que envolvem Moro, Dallagnol e Flávio Bolsonaro terão impacto na cobertura dos próximos dias.