O Manchetômetro é um site de acompanhamento da cobertura da grande mídia sobre temas de economia e política produzido pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP). O LEMEP tem registro no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e é sediado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O Manchetômetro não tem filiação com partidos ou grupos econômicos.

Parceria

De 19 a 25 de outubro de 2020

Entre os dias 19 e 25 de outubro, das 719 páginas analisadas, 623 publicaram algum conteúdo. No total da amostra semanal foram verificadas 17.905 publicações. Dentre elas, 7.759 (43%) fotos, 5.588 (31%) links, 4.333 (24%) vídeos e 225 (1%) status – ferramenta de compartilhamento de humor, sentimentos, pensamento ou atividade.

Esta semana os destaques novamente foram a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que emplacaram cada um sete publicações no ranking. Por sua vez, André Janones (AVANTE-MG) voltou a figurar em nosso ranking semanal com cinco postagens, todas entre as dez mais compartilhadas.

A postagem com mais compartilhamentos desta semana foi novamente de Zambelli que publicou um vídeo da entrevista do neurocirurgião Paulo Porto ao programa Pânico da Jovem Pan a respeito da eficácia da vacina da Covid-19. O médico afirma que a doença é recente e não se pode ter uma vacina eficaz pronta em tão pouco tempo e que a vacina da China tem 5% de chances de efeitos colaterais e coloca em risco a população brasileira. O médico ainda acusa a China de ter provocado a pandemia, afirmando que existem dados de que a China exportou mais EPI (equipamentos de produção individual) do que “a agricultura inteira brasileira”.

Ainda sobre a vacina, a deputada publicou um vídeo do Presidente falando à imprensa que não iria comprar a vacina chinesa, pois não existiria comprovação cientifica sobre sua eficácia. Bolsonaro ainda afirma que a compra de vacinas é um jogo político do governador de São Paulo, João Dória (PSDB), para reaver a sua popularidade, já que teria a perdido pelas ações durante a pandemia. O presidente ainda diz que não tem conversa com João Doria, pois o mesmo usou seu nome nas eleições e após ser eleito começou a atacá-lo, visando desgastá-lo para futuras eleições.

Os ataques a Dória continuam por parte da deputada Carla Zambelli e do próprio Bolsonaro que republicaram o mesmo vídeo do presidente sobre o governador de São Paulo em seus posts. Em vídeo, o presidente fala que Dória aumentou impostos durante a pandemia e que “essa foi a sua contribuição para ajudar a população”. Questionam o presidente se a vacina será obrigatória e ele responde, que a decisão é do Ministério da Saúde e o ministro já havia dito que não, porém garante que a vacina só seria distribuída à população brasileira caso seja aprovada pelo ministério da Saúde e pela ANVISA. Além disso, precisaria ter comprovação cientifica e que, antes de comprovada, o país que a produziu precisaria vacinar em massa sua população. Bolsonaro ainda aproveita para criticar Dória por declarar que a vacinação contra a Covid-19 será obrigatória para a população de São Paulo, causando terror e pânico.

Bolsonaro também emplacou em nosso ranking uma postagem com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, diagnosticado com a Covid-19. No vídeo, o presidente pergunta sobre o tratamento e o ministro responde que estava tomando Azitromicina, Hidroxicloroquina e Anita, medicações defendidas pelo presidente.

Para além do assunto de pandemia e auxílio emergencial, Bolsonaro publicou uma imagem mostrando uma mulher de máscara, dentro de uma igreja pegando fogo. Na legenda, ele diz que em seu discurso na ONU denunciou a existência da “cristofobia” e comenta sobre igrejas incendiadas na capital do Chile por grupos de “esquerda radical”.

Por fim, tivemos o retorno de André Janones ao nosso ranking, comentando a votação da MP 1000 e a manutenção do valor do auxílio emergencial em 600 reais. Em um de seus vídeos, Janones novamente garante que a grande maioria dos deputados quer o auxílio em 600 reais, mas alguns não querem pautar a MP porque votariam contra a volta do auxílio a 600 reais e isso os prejudicaria com o eleitorado.

Conclusões

Dando continuidade à tendência verificada nos últimos boletins, o núcleo bolsonarista continua a dominar a narrativa no Facebook. Nesta semana os ataques foram direcionados principalmente à vacina chinesa e ao governador de São Paulo, João Doria. Além disso, Bolsonaro aproveitou para defender a não obrigatoriedade da vacinação para a população. Nesta semana também tivemos um fator novo: a página do G1 foi líder nos engajamentos na rede, mesmo sem postagens entre as mais compartilhadas. E também Guilherme Boulos, que tem liderado nosso ranking eleitoral, finalmente surgiu no ranking de engajamento. Será que finalmente a esquerda descobriu como atuar no mundo virtual?

Por Natasha Bachini, Eduardo Barbabela, Douglas Moura, Keila Rosa, Andressa Liegi Costa, Lucas Loureiro, Mariana Soares, Bruna Medina, Ana Beatriz Getirana, Matheus Ribeiro, Robson Nunes, Victor Nobre e João Feres Jr

Apoie o Manchetômetro

Criado em 2014, o Manchetômetro (IESP-UERJ) é o único site de monitoramento contínuo da grande mídia brasileira. As pesquisas do Manchetômetro são realizadas por uma equipe com alto grau de treinamento acadêmico e profissional.

Para cumprirmos nossa missão, é fundamental que continuemos funcionando com autonomia e independência. Daí procurarmos fontes coletivas de financiamento.

Conheça mais o projeto e colabore: https://benfeitoria.com/manchetometro

Compartilhe nossas postagens e o link da campanha nas suas redes sociais.

Seu apoio conta muito!