M Facebook – Especial Eleições n° 5
Faltando menos de duas semanas para as eleições municipais de 2020, chegamos à quinta semana do período eleitoral. Com a proximidade do primeiro turno da eleição e a divulgação de novas pesquisas de intenção de votos, a disputa começa a se acirrar no Facebook. Nessa semana, destacaram-se dois temas na rede. Em espectros distintos, geraram oposição, por parte de candidatos da esquerda a proposta de Bolsonaro de privatização de unidades do Sistema Único de Saúde[1] (SUS) e, por parte de candidatos da direita (centralmente setores bolsonaristas) a ADI 5668, apresentada pelo PSOL, a ser julgada no Supremo Tribunal Federal (STF), em 11 de novembro, que visa coibir discriminações por gênero nas escolas[2] .
O relatório dessa semana compreende o período entre 26 de outubro a 1º de novembro de 2020. Além de nossa amostra geral semanal, com os candidatos das 26 capitais brasileiras, esta semana iremos também observar a disputa eleitoral em seis cidades específicas: Rio de Janeiro, São Paulo, Belém, João Pessoa, Macapá e São Luís.
Nessa semana foram observadas 8.906 publicações nas 319 páginas da amostra geral, que geraram 667.146 compartilhamentos, 550.988 comentários e 4.787.916 reações. Os principais recursos utilizados nos posts foram fotos (54%), vídeos (42%), links (3%) e somente texto (1%).
Dentre os 20 posts mais compartilhados na semana, Arthur do Val (PATRI/SP) emplaca na liderança com uma publicação em que critica a oponente Joice Hasselmann (PSL/SP) pelo uso de recursos do Fundo Eleitoral. O candidato também aparece na 4ª posição, com um vídeo de entrevista ao SBT, em que critica a emissora por não haver debate entre os candidatos. Na 2ª posição e com mais seis posts no ranking, aparece Guilherme Boulos (PSOL/SP). O candidato denuncia fake news divulgadas sobre si e seu partido, além de em tom mais informal, e mesmo humorístico, divulgar um vídeo com rimas criticando Russomanno, seu programa “Fala na Lata”, que consiste em perguntas a pessoas na rua sobre ele e suas respostas aos comentários negativos, e memes que brincam com seu nome e a palavra “bolos”.
A novidade desta semana foi Juliana Brizola (PDT/RS) que aparece com quatro posts no ranking, com uma citação de seu avô, Leonel Brizola, a favor do SUS e da vacinação, criticando a privatização de unidades do SUS e a irresponsabilidade econômica. Marcelo Crivella (Republicanos/RJ) aparece com três postagens, divulgando o registro de sua candidatura pelo TRE, em uma foto tomando café da manhã com Bolsonaro e em um vídeo com o presidente apoiando sua campanha. Manuela D´Ávila (PCdoB/RS) aparece com duas publicações, ambas em defesa do SUS e comemorando a revogação da medida de privatização de unidades do SUS por Bolsonaro. Por fim, Capitão Wagner (PROS/CE) aparece com uma publicação se defendendo da propaganda eleitoral de José Sarto[3] (PDT/CE) que acusava Wagner de haver participado no motim da Polícia Militar este ano. Por fim, Jilmar Tatto (PT/SP) aparece com um post de homenagem à Lula no aniversário do ex-Presidente.
Na capital paulista foram observadas 850 publicações nas 14 páginas da amostra, que geraram 209.563 compartilhamentos, 196.925 comentários e 1.989.722 reações. Os principais recursos utilizados nos posts foram fotos (50%), vídeos (43%), links (6%) e somente texto (1%).
Dentre os 10 posts mais compartilhados, Arthur do Val (PATRI) emplacou a primeira a terceira posição, com um vídeo em debate com Joice Hasselmann (PSL) a criticando por utilizar recursos do Fundão, e outro de entrevista ao SBT em que critica a emissora por não realizar debates entre os candidatos no primeiro turno das eleições. Como já temos observados nas últimas semanas, Guilherme Boulos (PSOL) domina o ranking com sete publicações. Primeiramente, o candidato divulga seu programa “Fala na Lata” em que pessoas são entrevistadas na rua acerca de sua opinião sobre o candidato, o qual ouve tudo de longe e encontra com os eleitores para rebater os comentários negativos. Aparecem também duas publicações denunciando fake news, uma divulgada pela rede bolsonarista alegando que Boulos teria uma campanha mais cara do que a de Jair Bolsonaro em 2018, e outra compartilhando uma nota do PSOL em resposta às fake news divulgadas por Sikera Jr. de que o partido tentaria obrigar a “ideologia de gênero” nas escolas e de que seriam um “bando de pedófilos”. Em outros posts, se posiciona contra a privatização de unidades de saúde do SUS, e divulga um vídeo de campanha com rimas criticando o oponente Celso Russomanno (Republicanos).
Por fim, Boulos também publicou dois memes, os dois fazendo humor com seu nome, com as frases “o boulos tá crescendo” e “massa de boulos, quanto mais bate, mais cresce”. Por fim, Jilmar Tatto (PT) aparece com um vídeo de homenagem ao ex-Presidente Lula por seu aniversário.
No Rio de Janeiro, foram observadas 606 publicações nas 13 páginas da amostra, que geraram 78.956 compartilhamentos, 66.262 comentários e 436.996 reações. Os principais recursos utilizados nos posts foram fotos (50%), vídeos (42%), links (5%) e somente texto (3%).
Dentre os 10 posts mais compartilhados, todos são de Marcelo Crivella (Republicanos). Em suas publicações divulga sua campanha, e, como de costume, mostra sua ligação com Bolsonaro, com uma foto tomando café da manhã com ele e em um vídeo junto ao presidente que apoia e pede votos para Crivella, divulga o registro de sua candidatura pelo TRE, e se apresenta como o candidato com maturidade para governar com responsabilidade. O candidato também compartilha um vídeo com um debate, realizado na Rádio Melodia, sobre o papel de evangélicos, em que o pastor Pedrão (do Canal Pense, no YouTube) defende Crivella pela construção do Hospital de Campanha Riocentro e por não haver denúncias de corrupção em seu governo. Utiliza-se da temática da corrupção também para atacar seu oponente, Eduardo Paes (DEM), a quem relaciona com desvios em obras públicas em seu governo. Crivella também ataca o PSOL, com críticas por o partido ter levado o assunto que chama de “ideologia de gênero” nas escolas ao STF. Além disso, em uma aparente tentativa de se aproximar e aumentar sua visibilidade entre o eleitorado bolsonarista na rede, faz uma live em que conversa com a Deputada Federal Carla Zambelli (PSL).
BELÉM
Na capital paraense foram observadas 286 publicações nas 9 páginas da amostra, que geraram 22.167 compartilhamentos, 13.547 comentários e 90.649 reações. Os principais recursos utilizados nos posts foram vídeos (51%), fotos (46%), somente texto (2%) e links (1%).
Dentre os 10 posts mais compartilhados, vemos um ranking dominado pelos candidatos Vavá Martins (Republicanos) com cinco publicações, e Delegado Federal Eguchi (PATRI) com quatro. Vavá, que divide sua foto de perfil com a imagem de Bolsonaro, além de publicar um vídeo de campanha e uma foto em que se afirma como Ficha Limpa, utiliza-se muito de vídeos em que fala com seus seguidores. Nesses, pede apoio dos seguidores para divulgar sua campanha nas redes sociais, uma vez que não tem tempo de televisão, promete resolver o problema do ar condicionado nos ônibus da capital em cem dias, se eleito, e critica o que se refere como um pedido de “implementação de ideologia de gênero nas escolas” pelo PSOL no STF, o que chama de “ideologia esquerdista que visa destruir as famílias”. Eguchi faz uma live em que debate suas propostas com diversos candidatos a vereador na cidade, além de divulgar sua campanha e propostas para áreas como saúde e saneamento básico. A marca da campanha do candidato, que aparece em todos seus vídeos, é seu lema de que para a transformação da cidade é preciso primeiro acabar com a corrupção. Por fim, Thiago Araújo (CIDADANIA) aparece com um post em que apresenta propostas para áreas como mobilidade urbana e saneamento básico em entrevista à TV Record.
JOÃO PESSOA
Na capital da Paraíba foram observadas 363 publicações nas 10 páginas da amostra, que geraram 7.668 compartilhamentos, 8.095 comentários e 57.797 reações. Os principais recursos utilizados nos posts foram fotos (56%), vídeos (42%) e somente texto (2%).
Dentre os 10 posts mais compartilhados na semana, a liderança fica com Cícero Lucena (PP) que divulga o vídeo do hit, em ritmo funk, de sua campanha. Entretanto, quem domina o ranking é Ricardo Coutinho (PSB) com oito posts. O candidato divulga uma entrevista completa à Rádio Arapuan em que debate suas propostas, um vídeo em defesa do SUS e contra a privatização de suas unidades, pede que os eleitores se posicionem politicamente nas eleições para evitar a neutralidade observada nas eleições de 2018 devido à polarização, e realiza duas lives, uma falando sobre propostas e sobre seu governo quando foi prefeito da cidade e outra com uma plenária sobre a cultura realizada no Centro Histórico da cidade. Além disso, destaca-se a relação do candidato com Lula, com publicação de um vídeo do ex-Presidente apoiando sua candidatura, uma foto com ele em homenagem a seu aniversário e a divulgação de uma live a ocorrer com Lula. Na capital, há um candidato próprio pelo PT, Anísio Maia, escolhido pelo PT municipal para concorrer nas eleições, entretanto o PT Nacional apoia a candidatura de Ricardo Coutinho, o que gerou uma briga judicial[4]. Por fim, Wallber Virgolino (PATRI) aparece com um post no ranking, uma imagem de divulgação de suas propostas nas áreas de saneamento básico, saúde e mobilidade urbana.
Em Macapá foram observadas 261 publicações nas 9 páginas da amostra, que geraram 18.557 compartilhamentos, 14.190 comentários e 54.316 reações. Os principais recursos utilizados nos posts foram fotos (51%), vídeos (43%), somente texto (4%) e links (1%).
Dentro os 10 posts mais compartilhados, Dra. Patrícia Ferraz (PODE) aparece na liderança do ranking e com mais três publicações. As publicações da candidata incluem duas lives, em que fala sobre o decreto municipal que restringiu as atividades de campanha nas ruas (de modo a evitar aglomerações) e pede para que seus seguidores continuem a apoiando nas redes, um vídeo de campanha e outro de divulgação da propaganda eleitoral gratuita em promete concluir as obras inacabadas da cidade. Já Cirilo Fernandes (PRTB) aparece com cinco posts no ranking, todos lives, nas quais o candidato discute um tema específico e chama convidados, além de utilizar peças de campanha eleitoral no início de cada uma. As dessa semana incluíram um debate sobre transporte público, com Gastão Pereira, sobre saúde pública, em que discute a pandemia e as novas restrições na cidade, com Emanuel Pentes, sanitarista, uma sobre a família, com Pastor Geisel, em que falam que a esquerda quer acabar com o conceito bíblico de família tradicional, uma sobre cultura com seu candidato a vice-prefeito, Lindemberg, e uma sobre segurança pública com a Coronel Palmira.
Por fim, Josiel Alcolumbre (DEM) divulga seu crescimento nas pesquisas de intenção de votos, de 16% para 31%. O candidato aparece na liderança, na pesquisa IBOPE de 28 de outubro[5], seguido por Capiberibe (PSB) com 15%, Dr. Furlan (CIDADANIA) com 11%, Patrícia Ferraz (PODE) com 11%, Cirilo Fernandes (PRTB) com 7% e Guaracy (PSL) também com 7%. Apesar de aparecer com apenas um post no ranking dos mais compartilhados, Alcolumbre encontra-se em segundo lugar em engajamento, seguido apenas de Patrícia.
SÃO LUÍS
Em Macapá foram observadas 269 publicações nas 12 páginas da amostra[6], que geraram 8.168 compartilhamentos, 12.552 comentários e 67.281 reações. Os principais recursos utilizados nos posts foram vídeos (50%), fotos (48%), links (1%) e somente texto (1%).
Dentre os 10 posts mais compartilhados da semana, sete foram de Eduardo Braide (PODE). O candidato divulga sua campanha e apresenta propostas para a cidade, especialmente para geração de oportunidades de empregos para os jovens, como com o Programa Caminho para o Emprego de estágios remunerados pela prefeitura, e para mobilidade urbana e transporte público, além de salientar a sua atuação anterior como Deputado Federal. Entretanto, a liderança do ranking fica com a postagem de Bira (PSB) com um vídeo do Jornal Nacional sobre o incidente em que Jair Bolsonaro faz comentários homofóbicos ao visitar o Maranhão e experimentar o Guaraná Jesus, famoso localmente, em que o candidato critica o ocorrido. Neto Evangelista (DEM) fica com um post na segunda posição, em que divulga um vídeo de campanha. Rubens Júnior (PCdoB) também entra com uma publicação no ranking, em que comenta que após criticar o oponente Duarte Júnior (Republicanos) por ter se encontrado com Bolsonaro, Duarte respondeu com ofensas a si e sua família, com ênfase em seu pai que se encontra no hospital.
CONCLUSÕES
Nesta semana, os rankings foram dominados pela polarização política entre a direita e a esquerda que nacionalizaram as disputas. Os candidatos de esquerda aproveitaram o período para criticar a postura de Jair Bolsonaro, desmascarar notícias falsas publicadas por adversários e também parabenizar o ex-presidente Lula por seu aniversário. Os candidatos de direita, por sua vez, reforçaram posições conservadoras, como a defesa da família tradicional e a luta contra a ideia de “ideologia de gênero”. Com a aproximação das eleições, observamos que as campanhas têm buscado se diferenciar ou se aproximar mais dos dois grandes nomes nacionais da disputa, Jair Bolsonaro e Lula, com a clara tentativa de conquistar votos utilizando das representações desses políticos no imaginário popular. Seguimos acompanhando as campanhas digitais e verificando quais estratégias vem se mostrando mais eficientes para conquistar eleitores.
Você pode baixar nosso relatório, clicando aqui.
[1]https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/10/28/bolsonaro-anuncia-revogacao-de-decreto-sobre-privatizacao-de-postos-de-saude-do-sus.ghtml
[2] https://g1.globo.com/fato-ou-fake/noticia/2020/11/04/e-fake-que-acao-do-psol-no-stf-quer-obrigar-escolas-a-adotar-ideologia-de-genero-e-instituir-banheiros-unissex.ghtml
[3]https://www.opovo.com.br/noticias/politica/2020/10/25/justica-eleitoral-suspende-veiculacao-da-propaganda-de-sarto-que-diz-que-capitao-wagner-liderou-motim-da-pm.html
[4]https://g1.globo.com/ap/amapa/eleicoes/2020/noticia/2020/10/28/pesquisa-ibope-em-macapa-josiel-31percent-capi-15percent-dr-furlan-11percent-patricia-ferraz-11percent.ghtml
[5]https://g1.globo.com/ap/amapa/eleicoes/2020/noticia/2020/10/28/pesquisa-ibope-em-macapa-josiel-31percent-capi-15percent-dr-furlan-11percent-patricia-ferraz-11percent.ghtml
[6] O candidato Carlos Madeira ainda se encontra na amostra, porém desistiu da disputa eleitoral no início de outubro, por estar lutando contra sequelas pós-Covid. Entretanto, teve apenas uma postagem na semana. https://g1.globo.com/ma/maranhao/eleicoes/2020/noticia/2020/10/07/por-causa-da-sindrome-pos-covid-carlos-madeira-desiste-da-candidatura-a-prefeitura-de-sao-luis.ghtml