DONI # 5 – 29 de abril a 5 de maio de 2023
No DONI semanal são computadas todas as manchetes, chamadas, artigos de opinião, colunas e editoriais que citaram o Governo Federal, o presidente, ou algum personagem ou Instituição do Governo Federal, nas capas e páginas 2 e 3 dos jornais Folha de S. Paulo, O Globo e Estado de S. Paulo. Esta semana foram analisados 128 textos.
Gráfico 1. Cobertura do Governo Federal por jornal
Essa semana, os três jornais continuaram reduzindo a cobertura sobre o Governo Federal. Os três jornais apresentaram pelo menos um texto favorável ao governo e somento o Globo aumentou sua cobertura negativa.
Calculando o Índice de Viés (IV) segundo a fórmula (F-C)/(A+N), na qual F é o n° de favoráveis, C o n° de contrárias, A o n° de ambivalentes e N o n° de neutras, temos Folha e O Globo empatados com –0,70 e seguidos pelo Estadão com -0,43.
Gráfico 2. Temas mais presentes na cobertura do Governo Federal
As valências no gráfico estão associadas às posições e ações tomadas pelo presidente ou pelo Governo Federal em relação aos temas. Por exemplo, um texto sobre economia com valência negativa para Lula significa que o texto versa sobre economia e que a maneira como o presidente nele é tratado é negativa ou desfavorável. As discussões sobre o PL das Fake News foram o principal assunto da cobertura da mídia, seguido pelo Arcabouço Fiscal e pelas discussões sobre o próprio governo e seus problemas internos de articulação e organização.
Gráfico 3. Cobertura do Governo Federal por tipo de texto
Neste gráfico vemos mais claramente o posicionamento dos jornais, em seus editoriais e na opinião que representam em suas páginas, por meio de colunistas e artigos de convidados. Para nossa surpresa, o Estadão trouxe um editorial elogioso ao governo, favorável à atuação do Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. A Folha, por sua vez, trouxe dois artigos de opinião favoráveis, além de uma chamada e um editorial que elogiam o governo, este último sobre a retomada do processo de demarcação de terras. Finalmente O Globo trouxe apenas um artigo de opinião e uma manchete favoráveis ao governo.
Gráfico 4. Enquadramentos mais presentes na cobertura do Governo Federal
Os enquadramentos dizem respeito ao modo como a mídia trata os diversos temas apresentados, associando a eles argumentos e narrativas, para além da pura negatividade ou positividade capturada pelas valências. Em dois dos quatro enquadramentos, há críticas à articulação do governo, considerada inábil ou insatisfatória. Novamente temos o enquadramento que criticava a proposta de Arcabouço Fiscal, considerando-a insuficiente para resolver os problemas do país. Também temos uma crítica à proposta de ajuda à Argentina, questionada por ser mais ideológica do que estratégica.
Gráfico 5. Cobertura do Presidente Lula por jornal
Calculando o Índice de Viés segundo a fórmula (F-C)/(A+N), na qual F é o n° de favoráveis, C o n° de contrárias, A o n° de ambivalentes e N o n° de neutras, temos o Globo retomando a liderança em negatividade com – 0,92, seguido pelo Estadão com -0,75 e a Folha com -0,43. Também é importante destacar que, tal qual a cobertura do governo, a cobertura de Lula também foi menor esta semana.
Gráfico 6. Temas mais presentes na cobertura do Presidente Lula
Durante a semana, Lula continuou bastante associado a discussões sobre os problemas na articulação do governo, principalmente com o Legislativo. A pauta sobre o encontro com Alberto Fernández também teve espaço, citando o presidente nas discussões sobre as possibilidades de apoio do Brasil ao vizinho, principalmente a partir de acordos que envolvessem o BNDES.
Gráfico 7. Cobertura do Presidente Lula por tipo de texto
Essa semana apenas a Folha publicou texto positivo ao presidente, o editorial que elogia a demarcação de terras indígenas. Notamos uma redução da presença do presidente nas Manchetes: apenas uma manchete no Estadão, duas na Folha e três no Globo.
Gráfico 8. Enquadramentos mais presentes na cobertura do Presidente Lula
Os quatro enquadramentos associados ao presidente Lula trazem críticas a sua forma de governar. O enquadramento com maior número de textos cita Lula como inábil na articulação política de seu governo e tem o apoio de outro enquadramento que apresenta a atuaçao do governo como insatisfatória. Além disso, temos o enquadramento que questiona o apoio do Brasil à Argentina como um apoio pautado afinidade ideológica e não no interesse nacional. Finalmente, há o enquadramento que cita o discurso de Lula no 1º de maio como uma representação de quais as prioridades do governo no momento: aumentar o salário mínimo, modificar a tabela de isenção do IR e criticar o BC.
Análise da Semana
Nesta semana, a cobertura dedicada ao Governo Federal e ao presidente foram menores. A Operação Venire, que investiga o ex-presidente Bolsonaro e as discussões envolvendo o PL das Fake News dominaram boa parte dos textos de capas nos últimos dias, o que ajuda a explicar o relativo e súbito desinteresse no governo. Sobre o governo podemos perceber dois temas principais. O primeiro deles é sua atuação política, mormente em relação ao Congresso. Essa crítica é antiga, porém foi potencializada com as discussões envolvendo o PL das Fake News e a derrubada de pontos do decreto de Lula sobre o Marco do Saneamento. O presidente foi o principal alvo das críticas por inabilidade, sendo inclusive taxado de ultrapassado.
O segundo tema principal foi a visita de Alberto Fernández, presidente da Argentina, e o anúncio do acordo de apoio ao país vizinho. Apesar de acenar com possíveis acordos comerciais positivos para a economia do Brasil, surgiram questionamentos quanto a Lula estar sendo excessivamente bondoso com o país vizinho. Os jornais questionaram se o presidente teria o mesmo tipo de ação se o governo argentino não fosse de esquerda.
DONI
O De Olho Na Imprensa! (DONI) é um relatório semanal produzido pela equipe do Manchetômetro, que é um projeto do Laboratório de Estudos da Mídia e Esfera Pública (LEMEP), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP), da UERJ.
Utilizamos as metodologias da Análise de Valências e Análise de Enquadramentos para avaliar o posicionamento dos jornais.