O Manchetômetro é um site de acompanhamento da cobertura da grande mídia sobre temas de economia e política produzido pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP). O LEMEP tem registro no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e é sediado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O Manchetômetro não tem filiação com partidos ou grupos econômicos.

Parceria

DONI # 23 – 2 a 8 de setembro

No DONI semanal são computadas todas as manchetes, chamadas, artigos de opinião, colunas e editoriais que citaram o Governo Federal, o presidente, ou algum personagem ou Instituição do Governo Federal, nas capas e páginas 2 e 3 dos jornais Folha de S. Paulo, O Globo e Estado de S. Paulo. Esta semana foram analisados 124 textos.

Gráfico 1. Cobertura do Governo Federal por jornal (valências)[1]

Esta semana, Estadão e Folha apresentaram redução na cobertura sobre o Governo Federal, enquanto o Globo teve ligeiro aumento.

O Globo foi o mais negativo, com IV[2] de – 0,64, seguido pelo Estadão com – 0,48 e a Folha com -0,30.  

Gráfico 2. Temas mais presentes na cobertura do Governo Federal

Dois dos cinco principais temas da semana estão relacionados às relações entre o Executivo e o Legislativo federais. O debate acerca da reforma ministerial manteve sua importância nesta semana, principalmente após a decisão do Planalto de acomodar o PP na pasta dos Esportes e Republicanos nos Portos e Aeroportos. Os jornais insistiram que a entrada do Centrão não será garantia de apoio e que a reforma terá que ser permanente para o governo garantir o apoio desejado, fato reforçado pela presença do enquadramento[3]  que destaca a eterna negociação entre governo e Lira. Os jornais também destacaram o incômodo da comunidade do esporte com o afastamento de Ana Moser da pasta.

Outro tema de grande relevância nesta semana foi novamente o Orçamento de 2024. Os textos sobre economia retomaram as críticas da semana anterior: a proposta do governo de ser frágil, por depender de 168 bilhões de reais de receitas adicionais para atingir a meta fiscal e o mercado estaria cético diante dessa necessidade de receitas.

Por fim, o Sete de Setembro foi tema importante. A realização da primeira cerimônia após o governo bolsonaro foi cercada de expectativas. Os jornais destacaram a preocupação com ações bolsonaristas e também alguma apreensão com a importância de ressignificar a data. Ao final, os jornais elogiaram o governo Lula por conseguir realizar uma cerimonia tranquila.

Gráfico 3. Cobertura do Governo Federal por tipo de texto[4]

Como os IVs dos jornais já anunciava, essa semana os jornais aumentaram a intensidade das críticas ao Governo. É notável a presença de editoriais, chamadas e colunas contrários. Esse efeito de arrasto que os editoriais têm sobre os outros formatos de texto denota a disposição dos editores de dar maior relevância às críticas.

Gráfico 4. Cobertura do Presidente Lula por jornal

Essa semana, o Estadão ficou na liderança de negatividade, com IV de –0,89, seguido pelo Globo com – 0,8 e a Folha com IV igual a –0,38.

Gráfico 5. Temas mais presentes na cobertura do Presidente Lula

Da mesma forma como ocorreu na cobertura do Governo Federal, o Sete de Setembro, a Reforma Ministerial e o Orçamento de 2024 ocuparam uma parte significativa das notícias relacionadas ao Presidente Lula. Entretanto, na cobertura do presidente, dois outros temas ganharam maior destaque: a fala de Lula sobre voto secreto no STF e a decisão de Dias Toffoli sobre a operação Lava Jato..

A fala de Lula sobre a possibilidade de o voto no STF ser secreto. A proposta surgiu após recorrentes críticas a Cristiano Zanin, ministro escolhido por Lula. A fala gerou repercussão negativa imediata e o presidente foi duramente criticado por sua sugestão e foi acusado de querer aparelhar a corte.

O segundo tema principal foi a Lava Jato. A decisão do ministro Dias Toffoli de rever a Lava Jato foi tratada pela mídia como uma tentativa do ministro de conseguir o perdão de Lula após erros do magistrado no passado.


Gráfico 6. Cobertura do Presidente Lula por tipo de texto

A cobertura em torno de Lula se mantém menor quando comparada àquela dedicada ao Governo Federal. Os editoriais e colunas assinadas pegaram pesado com o presidente essa semana, o mesmo podemos dizer das chamadas de O Globo e Estado, mais uma evidência da disposição dos editores, pois são eles que escolhem a hierarquia daquilo que é noticiado, ou seja, inclusive as chamadas.

_____________________________________________________________________________________________

DONI

O De Olho Na Imprensa! (DONI) é um relatório semanal produzido pela equipe do Manchetômetro, que é um projeto do Laboratório de Estudos da Mídia e Esfera Pública (LEMEP), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP), da UERJ.

Utilizamos as metodologias da Análise de Valências e Análise de Enquadramentos para avaliar o posicionamento dos jornais.

Produção

Apoio


[1] As valências no gráfico estão associadas às posições e ações tomadas pelo presidente ou pelo Governo Federal em relação aos temas. Por exemplo, um texto sobre economia com valência Negativa para Lula significa que o texto versa sobre economia e que a maneira como o presidente nele é tratado é negativa ou desfavorável.

[2] O Índice de Viés (IV) é calculado pela fórmula , na qual F é o n° de favoráveis, C o n° de contrárias, A o n° de ambivalentes e N o n° de neutras.

[3] Os enquadramentos dizem respeito ao modo como a mídia trata os diversos temas apresentados, associando a eles argumentos e narrativas, para além da pura negatividade ou positividade capturada pelas valências.

[4] Neste gráfico vemos mais claramente o posicionamento dos jornais, em seus editoriais e na opinião que representam em suas páginas, por meio de colunistas e artigos de convidados.

Apoie o Manchetômetro

Criado em 2014, o Manchetômetro (IESP-UERJ) é o único site de monitoramento contínuo da grande mídia brasileira. As pesquisas do Manchetômetro são realizadas por uma equipe com alto grau de treinamento acadêmico e profissional.

Para cumprirmos nossa missão, é fundamental que continuemos funcionando com autonomia e independência. Daí procurarmos fontes coletivas de financiamento.

Conheça mais o projeto e colabore: https://benfeitoria.com/manchetometro

Compartilhe nossas postagens e o link da campanha nas suas redes sociais.

Seu apoio conta muito!