O Manchetômetro é um site de acompanhamento da cobertura da grande mídia sobre temas de economia e política produzido pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP). O LEMEP tem registro no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e é sediado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O Manchetômetro não tem filiação com partidos ou grupos econômicos.

Parceria

M Instagram: De 1 a 15 de maio de 2022

Brasil
Nos gráficos sobre os candidatos à presidência da República, a polarização entre Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT), presente nas pesquisas de intenção de voto, se repete. No gráfico de total de Interações, Bolsonaro aparece na primeira posição, com quase 4,7 milhões de interações, contra 4 milhões do petista. Bolsonaro também possui mais seguidores do que Lula no momento: 19,8 milhões contra 5 milhões. Lula, no entanto, é o candidato que viu seu perfil mais crescer em números absolutos: o petista conquistou quase 185 mil novos seguidores, enquanto o atual presidente conquistou 78 mil. Os perfis dos demais candidatos não conseguem acompanhar Lula e Bolsonaro: somados seus números, sequer se aproximam do segundo lugar em qualquer dos três rankings, seja de Lula, nos gráficos de interações e seguidores, seja de Bolsonaro no gráfico de crescimento de seguidores.

Região Norte

Amazonas
Wilson Lima, atual governador do Amazonas e candidato à reeleição, lidera em todos os rankings. No ranking de seguidores, Lima aparece com aproximadamente 300 mil pessoas, total quase seis vezes maior que o segundo e terceiro lugares, Amazonino Mendes (CIDADANIA-AM) e Eduardo Braga (MDB-AM), ambos ex-governadores do Estado. A vantagem expressiva no número de seguidores de Wilson na rede social pode ser explicada por seu passado como apresentador de programa televisivo. No ranking de crescimento de seguidores cabe destacar a presença da candidata do PDT, Carol Braz, em segunda lugar, conquistando 922 novos seguidores, sendo superada apenas por Wilson Lima que conseguiu 1245 novos seguidores.

Roraima
Em Roraima, a liderança em quase todos os rankings é do atual governador Antonio Denarium (PP) . Denarium lidera o total de interações com mais de 60 mil e crescimento do número de seguidores ganhando mais de 770 novos seguidores. Por sua vez, a candidata do MDB, Teresa Surita é que lidera no ranking de seguidores. Surita construiu sua presença na política de Roraima estabelecendo-se como a dama das comunicações no Norte. A emedebista possui 158 mil seguidores nas redes, quantidade superior aos 42 mil seguidores de Denarium, segundo lugar no ranking.

Amapá
Liderando o ranking do Amapá está Clésio Luis (Solidariedade), ex-vereador e ex-prefeito por Macapá por 2 vezes, com 50 mil seguidores, seguido pelo atual vice-governador do Estado Jaime Nunes (PSD), que possui metade do número de seguidores de Clésio. No gráfico de crescimento no número de seguidores, a liderança é da candidata Piedade Videira (PSB), educadora por profissão e defensora da cultura e expressão afro-brasileira, que chega aos 882 inscritos. Esse número é superior a todo crescimento dos outros candidatos, que não somam nem metade deste valor conquistado pela docente. Uma possível explicação é a agenda de pré-campanha de Piedade, que investiu nos últimos 15 dias em entrevistas em programas de rádio e TV, além da utilização de reels e vídeos para marcar a presença da campanha nas regiões do Estado.

Pará
Na liderança dos três gráficos temos Helder Barbalho (MDB), atual governador do Pará, com 522 mil seguidores. A diferença para os adversários é esmagadora: o segundo lugar é de Zequinha Marinho (PL) com 22 mil seguidores e o terceiro lugar do vereador Fernando Carneiro (PSOL), em seu terceiro mandato na cidade de Belém, com 11,5 mil seguidores.

Tocantins
Encabeçando o ranking de seguidores no Estado do Tocantins temos o deputado federal Laurez Moreira (PDT) com mais de 23 mil seguidores, seguido por Ronaldo Dimas (PODE), com 20 mil. Nos gráficos de interações e de crescimento no número de seguidores, porém, Dimas é quem lidera com mais de 12 mil interações e com 606 novos seguidores, na primeira quinzena de maio. 

Rondônia
Em Rondônia a liderança em todos os quesitos é do senador Marcos Rogério (PL), que domina em todos os quesitos. Com 558.700 seguidores, Marcos Rogério possui mais de dez vezes o número de seguidores de seus adversários. O deputado federal Léo Moraes (PODE) e o atual governador do Estado Cel. PM Marcos Rocha (UNIÃO) seguem em segundo e terceiro lugares, com 42.986 e 39.104 seguidores, respectivamente. Nas interações de seus posts, as discrepâncias são ainda mais expressivas: Marcos Rogério rompe a barreira de 100 mil interações, enquanto nenhum de seus adversários alcança 5 mil interações no período.

Acre
No Acre a liderança é do atual governador e candidato à reeleição Gladson Camelli (PP), com mais de 100 mil seguidores. Distante, com 30 mil seguidores, aparece o deputado estadual Dr. Jenilson (PSB), seguido pelo ex-governador Jorge Viana (PT), com 27 mil. No gráfico de interações a diferença é ainda maior: enquanto o atual governador rompe a barreira de 25 mil interações, seus adversários somados alcançam apenas 7 mil interações no período analisado. Somente no gráfico de crescimento de seguidores que temos alguma aproximação: Camelli lidera com 596 novos seguidores, enquanto Jorge Vianna apresenta um crescimento de 409 seguidores.

Região Centro-Oeste

Mato Grosso
No gráfico da primeira quinzena de maio, referente às eleições para governador de Mato Grosso, podemos observar que o atual governador Mauro Mendes (UNIÃO) lidera nossos rankings, no número de seus seguidores (91.492), no crescimento do número de seguidores (679) e nas interações com a página (6.556). O segundo colocado, Victório Galli (PTB), aparece distante, com apenas 4 mil seguidores, 948 interações e apenas 5 novos seguidores.

Mato Grosso do Sul
No gráfico da primeira quinzena de maio, referente às eleições para governador(a) de Mato Grosso do Sul, podemos observar que o ex-prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), lidera os gráficos de número de seguidores (83.406) e de taxa de interações (15.758). A deputada federal Rose Modesto aparece em segundo lugar nos dois rankings. Quando avaliamos o crescimento do número de seguidores, a liderança é de Eduardo Riedel (PSDB), com 678 novos seguidores, seguido por Rose Modesto com 585 e Marquinhos Trad com 212.

Goiás
No gráfico da primeira quinzena de maio, referente às eleições para governador de Goiás, podemos observar que o atual governador, Ronaldo Caiado (União Brasil), está em primeiro lugar em número de seguidores, com 458.481, seguido por Major Vitor Hugo (PL), com 225.080 seguidores. Já no quesito total de interações, o Major Vitor Hugo conseguiu 158.636 interações com seus seguidores enquanto Ronaldo Caiado ficou em segundo lugar, com 37.360 interações, diferença de mais de 4 vezes. Major Vitor Hugo também teve o maior aumento de seguidores no período (1.800).

Distrito Federal
No gráfico da primeira quinzena de maio, referente às eleições para governador do Distrito Federal, o atual governador Ibaneis Rocha (MDB) está em primeiro lugar em número de seguidores, com 122.925 pessoas e também no crescimento de seguidores, ganhando 1.189 novos seguidores no período analisado. Um importante destaque no gráfico do maior número de interações é Rafael Parente (PSB), com 59.998 interações , seguido por Ibaneis com 32.783 interações. Parente é somente o sexto em número de seguidores, com 21.816.                  

Região Sudeste

Espírito Santo
No gráfico da primeira quinzena de maio, referente às eleições para governador do Espírito Santo, podemos observar o senador Fabiano Contarato (PT) na frente no número de seguidores, com 353.702. Em segundo lugar está o deputado federal Felipe Rigoni (União Brasil), com 55.850 seguidores. No ranking de Taxa de Interações, Contarato também lidera, com 188.783 interações. A segunda posição, no entanto, é de Carlos Manato (Solidariedade), com 17.359 interações.

Rio de Janeiro
No gráfico da primeira quinzena de maio, o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) está na liderança com 1.188.493 de seguidores e 278.919 interações. O segundo lugar é do atual governador, Cláudio Castro, com 160.884 seguidores e 47.866 interações. No gráfico de crescimento de seguidores a situação se inverte: Castro é quem lidera, conquistando 1.513 seguidores, enquanto Freixo teve um aumento de 898 no período analisado.

Minas Gerais
No gráfico da primeira quinzena de maio, referente às eleições para governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), atual governador de Minas, domina os três rankings: número de seguidores (786.585), taxa de interações (150.357) e crescimento de seguidores (1.967). O ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), aparece em segundo lugar nos gráficos de seguidores e taxa de interações, com 255.110 seguidores e 7.883 interações, respectivamente. No entanto, no período analisado, Kalil perdeu 581 seguidores. Em terceiro lugar nos gráficos de seguidores e interação temos Carlos Viana (PL), com 82.238 seguidores e 5.957 interações. Viana é o segundo em crescimento de seguidores, conquistando 139 seguidores nesse período.

São Paulo
No gráfico da primeira quinzena de maio, referente às eleições para governador de São Paulo, podemos observar que o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), está em primeiro lugar no número de seguidores (1.802.376). Muito próximo a Haddad vem o ex-ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), com 1.659.684 seguidores. Em terceiro lugar no número de seguidores temos o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub (BRASIL 35) com 1.083.228 seguidores. Nos gráficos de total de interações e de crescimento de seguidores, Tarcísio Gomes de Freitas lidera com 583.573 interações e com 29.330 novos seguidores, respectivamente. Haddad aparece em segundo em ambos os rankings com 507.085 interações e 6.550 novos seguidores. Por fim, cabe destacar o fato de Weintraub, terceiro colocado em número de seguidores, ter perdido 9.461 seguidores neste mesmo período analisado.

Região Sul

Paraná
No Paraná, a ordem nos rankings é a mesma: Filipe Barros (PL) na liderança, o atual governador Ratinho Junior (PSD) em segundo e Cesar Silvestri Filho (PSDB) em terceiro. Barros, que também é deputado federal, domina o gráfico de interações com quase 17 vezes o número de interações de Ratinho Junior, são 972 mil contra 58 mil. Já no crescimento das páginas, Barros supera a barreira dos 7 mil novos seguidores, enquanto Ratinho Junior conquista apenas 402.

Santa Catarina
Em Santa Catarina, o candidato do PT, Décio Lima lidera o crescimento de seguidores e as interações. No gráfico de Interações, Lima possui 57 mil interações, contra 38 mil de Carlos Moisés (REPUBLICANOS) e 31 mil de Jorginho Melo (PL). Já no crescimento do número de seguidores, Lima ganhou quase o dobro do que o segundo lugar, Antídio Lunelli (MDB), 1431 contra 780. Cabe destacar também que Gean Loureiro (UNIÃ0) foi o único candidato que perdeu seguidores no período. Enquanto isso, no gráfico do total de seguidores, Carlos Moisés é o candidato vencedor, com mais de 216 mil, seguido por Gean Loureiro com 151 mil.

Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul, o ex-ministro do governo Bolsonaro Onyx Lorenzoni (PL) lidera em todos os rankings. No de interações, Lorenzoni atinge a marca de quase 108 mil, superando em mais de 8 vezes a quantidade do segundo lugar, Edegar Pretto (PT), com 13 mil. Em terceiro lugar aparece Luiz Carlos Heinze (PP), com 11 mil. No gráfico de seguidores, o total de Lorenzoni, 762.783, supera quase 7x o total de seguidores de todos os outros candidatos analisados. Finalmente, no gráfico de crescimento de seguidores, Lorenzoni também possui números muito superiores a seus adversários: enquanto o ex-ministro conquistou quase 4,2 mil novos seguidores no período, seus adversários somados conseguiram um pouco mais de 1606.

Região Nordeste

Maranhão
O pré-candidato Lahesio Bonfim (AGIR-26) lidera o ranking de interações com 19.378, seguido pelo governador Carlos Brandão (PSB), com 16 mil interações e Josimar de Maranhãozinho com 15.600 interações. Lahesio ainda lidera o ranking de crescimento de seguidores, com 2226 novos, seguido de perto por Carlos Brandão, com 2152. No ranking de total de seguidores, a liderança é de Weverton Rocha (PDT) com 104.875, seguido por Josimar do Maranhãozinho com 94.728 seguidores e Carlos Brandão, com 65.453.

Piauí
No estado do Piauí, o pré-candidato Rafael Fonteles (PT) apresenta um total de 60.398 interações, enquanto o pré-candidato Sílvio Mendes (UNIÃO) apresenta 44.908 interações. O cenário não muda tanto no gráfico de total de seguidores. Rafael Fonteles tem 34.576 e Mendes 23.254. Em terceiro aparece o Major Diego Melo (PL) com 22.565 seguidores. Fonteles também foi o que mais cresceu no período: 2203 seguidores novos contra 1774 de Mendes.

Ceará
Adelita Monteiro (PSOL) lidera o ranking de interações com uma contagem de 70.067, seguida por Roberto Cláudio (PDT) com 31.452 interações. No gráfico de seguidores a situação se inverte, com Cláudio na frente com 211.033 enquanto Adelia Monteiro aparece em segundo lugar com 34.283. Adelita também lidera no crescimento de seguidores, com 1687 seguidores a mais no período, seguida por Mauro Filho (MDB) com 459 e Roberto Cláudio com 429.

Rio Grande do Norte
No estado do Rio Grande do Norte, a atual governadora Fátima Bezerra lidera o ranking de interações com 57.965 interações, seguida por Fabio Dantas (PMB) com 22.091 interações. No ranking de seguidores a distância é ainda maior: Fátima aparece na liderança com 203.485, quantidade mais de 11 vezes superior ao total de Dantas, com 18.093. Dantas, no entanto, lidera no ranking de crescimento: são 895 seguidores novos contra 435 de Fátima.

Pernambuco
Em Pernambuco Marilia Arraes (SOLIDARIEDADE) lidera o gráfico de interações, com mais de 115 mil, seguida por Jones Manoel (PCB), com mais de 98 mil. Arraes também lidera o ranking de seguidores, com 192.970, seguida de perto por Raquel Lyra (PSDB) com mais de 181 mil e Jones Manoel com 160 mil. No gráfico de crescimento de seguidores novamente Arraes é quem aparece na frente com mais de 3 mil novos, com Anderson Ferreira (PL) em segundo com 2565 e Lyra em terceiro com 2016.

Paraíba
Na Paraíba, o pré-candidato Pedro Cunha Lima, (PSDB), se mostra em vantagem com 52.597 interações em relação a João Azevedo (CIDADANIA), com 48.512. O candidato Veneziano Vital do Rêgo (MDB) apresenta um total de 36.918 interações.

Sergipe
No Sergipe, o gráfico de Interações é liderado por Rogério Carvalho (PT), com 43810, total superior a soma das interações de Fábio Mitidieri (PSD), 21399, e Alessandro Vieira (PSDB), 20839. Já no gráfico de seguidores, Vieira é quem lidera, com mais de 118 mil seguidores e também com mais seguidores do que a soma dos outros dois candidatos, Carvalho (60060) e Mitidieri (42053). Finalmente, no gráfico do crescimento de seguidores a liderança é de Mitidieri que conquistou 1120 novos, seguido por Carvalho com quase 600. Vieira, por sua vez, viu seus números caírem nesse quesito: perdeu 166 seguidores no período analisado.

Alagoas
Em Alagoas também temos alternância de lideranças nos gráficos. No gráfico de Interações, Paulo Dantas (MDB) lidera com 52919, seguido por Rodrigo Cunha (UNIÃO) com mais de 30 mil interações. Dantas também lidera o ranking de crescimento das páginas, conquistando mais de 5200 novos seguidores, quantidade superior à soma dos demais candidatos. Já no ranking de seguidores, temos Rodrigo Cunha na frente com quase 107 mil, seguido por Rui Palmeira (PSD), com 87 mil.

Bahia
No estado da Bahia, ACM NETO (UNIÃO), ex-prefeito de Salvador, é o líder em todos os rankings, sempre com ampla vantagem. ACM Neto aparece com mais de 210 mil interações, quantidade superior ao dobro do segundo lugar, Jerônimo Rodrigues (PT), que tem 85 mil. Possui mais de 922 mil seguidores, quase 10 vezes mais do que João Roma (PL), com 93 mil. E ainda foi o que mais cresceu no período, conquistando mais de 4,5 mil novos seguidores, seguido por Rodrigues, com 2845, e Roma, com 2326 .

Por Emanuela Teixeira, Lívia Mendes, Suzane Mayer, Eduardo Barbabela e João Feres Jr

Apoie o Manchetômetro

Criado em 2014, o Manchetômetro (IESP-UERJ) é o único site de monitoramento contínuo da grande mídia brasileira. As pesquisas do Manchetômetro são realizadas por uma equipe com alto grau de treinamento acadêmico e profissional.

Para cumprirmos nossa missão, é fundamental que continuemos funcionando com autonomia e independência. Daí procurarmos fontes coletivas de financiamento.

Conheça mais o projeto e colabore: https://benfeitoria.com/manchetometro

Compartilhe nossas postagens e o link da campanha nas suas redes sociais.

Seu apoio conta muito!