O Manchetômetro é um site de acompanhamento da cobertura da grande mídia sobre temas de economia e política produzido pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP). O LEMEP tem registro no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e é sediado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O Manchetômetro não tem filiação com partidos ou grupos econômicos.

Parceria

Vera Chaia

Por Natasha Bachini e João Feres Jr.

Vera Lucia Michalany Chaia é doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), professora do Programa de Estudos Pós-graduados em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), e coordenadora do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política (NEAMP), que completou 20 anos em 2017. Fundou, em 1998, com Marcos Figueiredo, Fernando Azevedo, Venicio Artur de Lima e outros, o GT MídiaOpinião Pública e Eleições da ANPOCS, sendo uma das responsáveis pela institucionalização da Comunicação Política no Brasil. Possui uma vasta produção, entre artigos publicados em periódicos e livros, sobre comportamento político, campanhas eleitorais, jornalismo e escândalos políticos. Atualmente, Vera coordena o projeto de pesquisa Lideranças Políticas Brasileiras: características e questões institucionais, financiado pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Nesta entrevista, conversamos sobre a consolidação da Comunicação Política no Brasil, os principais resultados de suas pesquisas, a atual conjuntura política e as expectativas para as eleições de 2018. Confira no vídeo.

Apoie o Manchetômetro

Criado em 2014, o Manchetômetro (IESP-UERJ) é o único site de monitoramento contínuo da grande mídia brasileira. As pesquisas do Manchetômetro são realizadas por uma equipe com alto grau de treinamento acadêmico e profissional.

Para cumprirmos nossa missão, é fundamental que continuemos funcionando com autonomia e independência. Daí procurarmos fontes coletivas de financiamento.

Conheça mais o projeto e colabore: https://benfeitoria.com/manchetometro

Compartilhe nossas postagens e o link da campanha nas suas redes sociais.

Seu apoio conta muito!