O Manchetômetro é um site de acompanhamento da cobertura da grande mídia sobre temas de economia e política produzido pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP). O LEMEP tem registro no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e é sediado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O Manchetômetro não tem filiação com partidos ou grupos econômicos.

Parceria

Vaza Jato nos jornais – 19 de junho

Por Eduardo Barbabela, Juliana Gagliardi e João Feres Jr.

Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Marcelo Camargo/ Agência Brasil

dia_10

Número de textos publicados desde o primeiro dia da cobertura do escândalo (10/06/19)

Apesar da divulgação de um novo conjunto de mensagens envolvendo Moro, Dallagnol e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e de ser a data em que Moro foi ao Senado Federal, o dia 19 de junho trouxe poucos textos sobre a Vaza Jato. O décimo dia da cobertura do escândalo apresenta a segunda menor quantidade de textos da série, 16 textos no total. Além disso, o Jornal Nacional ficou silente sobre o assunto.

Estadão

est

Número de textos publicados desde o primeiro dia da cobertura do escândalo (10/06/19)

Dentre os três jornais, o Estadão foi aquele com maior número de textos, 6 no total, dentre os quais 3 contrários a Moro. O destaque recai na ida de Sérgio Moro ao Senado, que pauta o debate sobre abuso de autoridade. O jornal apresenta o esforço do ministro para se proteger das acusações, embora não as reconheça, e os reflexos do vazamento nas articulações entre Senado e STF, que já considera Moro um “ministro fantasma”.

Folha

fsp

Número de textos publicados desde o primeiro dia da cobertura do escândalo (10/06/19)

A Folha de São Paulo tem cinco textos sobre a Vaza Jato em sua edição de 19 de junho. Assim como o Estadão, a Folha apresenta uma cobertura mais crítica a Moro, com três enfoques: apresenta as revelações do The Intercept em uma coluna, reforça a defesa da Lava Jato com a realização de uma entrevista e discute a fragilização do governo com a audiência de Moro no Senado em reportagem.

Globo

glb

Número de textos publicados desde o primeiro dia da cobertura do escândalo (10/06/19)

O Globo também tem cobertura tímida no dia 19 de junho, com apenas cinco textos, três deles contrários a Moro. O jornal carioca, não traz hoje nenhum texto exclusivamente crítico ao Intercept, uma novidade em sua cobertura. O Globo publica o vazamento do The Intercept com algum destaque em sua capa e páginas de miolo, além de citar a audiência no Senado. A coluna de Zuenir Ventura critica a atitude de Moro e Dallagnol ao passo que defende a credibilidade da Lava Jato, que seria “maior que Moro, Dallagnol e Lula”.

Jornal Nacional

O Intercept lançou ontem (18/6) novo capítulo da Lava Jato cerca de 40 minutos antes do Jornal Nacional ir ao ar. Contudo, a edição não trouxe menção alguma ao novo vazamento.

Conclusão

Tanto o novo vazamento, envolvendo investigações sobre o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, quanto a ida de Sérgio Moro ao Senado Federal foram temas de textos no dia de hoje. Houve uma cobertura bastante crítica ao ex-ministro, porém enxuta. A cobertura do dia 20 promete ser agitada com os desdobramentos da audiência pública e das novas revelações. Cabe aguardar o desenrolar desse novo capítulo.

Apoie o Manchetômetro

Criado em 2014, o Manchetômetro (IESP-UERJ) é o único site de monitoramento contínuo da grande mídia brasileira. As pesquisas do Manchetômetro são realizadas por uma equipe com alto grau de treinamento acadêmico e profissional.

Para cumprirmos nossa missão, é fundamental que continuemos funcionando com autonomia e independência. Daí procurarmos fontes coletivas de financiamento.

Conheça mais o projeto e colabore: https://benfeitoria.com/manchetometro

Compartilhe nossas postagens e o link da campanha nas suas redes sociais.

Seu apoio conta muito!