O Manchetômetro é um site de acompanhamento da cobertura da grande mídia sobre temas de economia e política produzido pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP). O LEMEP tem registro no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e é sediado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O Manchetômetro não tem filiação com partidos ou grupos econômicos.

Parceria

Vaza Jato nos jornais – 1 de agosto

Por Eduardo Barbabela, Juliana Gagliardi, Natasha Bachini e João Feres Jr.

Valter Campanato/Agência Brasil
Valter Campanato/Agência Brasil

dia53

O 53° dia de cobertura manteve a queda de interesse dos jornais pela Vaza Jato. As edições diárias apresentaram apenas 10 textos. O principal assunto relacionado ao escândalo foi a divulgação de novas mensagens vazadas pela Folha de São Paulo.

O GLOBO

glb

O Globo manteve a tímida cobertura, com apenas três textos. Em sua coluna, Merval Pereira defende que a Lava Jato demonstrou força com as ações realizadas após a publicação dos diálogos entre Moro e Dallagnol. Segundo ele, a operação manteve seu modus operandi de não se intimidar, mesmo diante de retrocessos realizados pelo STF. Em reportagem, o diário também cita a investigação do MPF contra Moro pelo projeto de deportação sumária.

ESTADÃO

esp

O Estadão também continua com sua tímida cobertura, com dois textos. Em artigo de opinião, Eugênio Bucci critica o presidente Jair Bolsonaro por atacar Glenn Greenwald e a série de reportagens do Intercept. Em reportagem sobre alvos dos hackers, o diário cita áudios de Walter Delgatti, um dos suspeitos, para lembrar seu interesse em vender o material hackeado ao PT.

FOLHA

fsp

A Folha também apresenta uma cobertura limitada, com apenas cinco textos. O diário traz novas informações de que Dallagnol teria incentivado seus colegas a investigarem o ministro Dias Toffoli, do STF, que seria contrário a Lava Jato. Em outra reportagem, o jornal critica o presidente Jair Bolsonaro por comparar a divulgação dos diálogos da Lava Jato com o crime de receptação.

JORNAL NACIONAL

Não houve matérias referentes à temática na edição de ontem (31/7) do Jornal Nacional.

 

FACEBOOK

 

CONCLUSÃO

Apesar da divulgação de novas mensagens pela Folha de São Paulo, a Vaza Jato não conseguiu muito espaço nos jornais hoje. Amanhã poderemos avaliar se o interesse pelo escândalo continuará, ou se apenas o hacking importa para os outros diários que não estão divulgando os vazamentos.

Apoie o Manchetômetro

Criado em 2014, o Manchetômetro (IESP-UERJ) é o único site de monitoramento contínuo da grande mídia brasileira. As pesquisas do Manchetômetro são realizadas por uma equipe com alto grau de treinamento acadêmico e profissional.

Para cumprirmos nossa missão, é fundamental que continuemos funcionando com autonomia e independência. Daí procurarmos fontes coletivas de financiamento.

Conheça mais o projeto e colabore: https://benfeitoria.com/manchetometro

Compartilhe nossas postagens e o link da campanha nas suas redes sociais.

Seu apoio conta muito!