O Manchetômetro é um site de acompanhamento da cobertura da grande mídia sobre temas de economia e política produzido pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP). O LEMEP tem registro no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e é sediado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O Manchetômetro não tem filiação com partidos ou grupos econômicos.

Parceria

De 8 a 14 de junho de 2020

Na semana de 8 a 14 de junho de 2020 foram observados 14.325 posts nas 719 páginas de nossa amostra, que geraram 9.282.709 compartilhamentos. Os principais recursos utilizados nos posts foram fotos (40%), links (38%), vídeos (21%) e  somente texto (1%).

Os posts dos aliados do governo seguem liderando o debate na rede, destacando-se nesse quesito os perfis dos deputados André Janones (AVANTE-MG) e Carla Zambelli (PSL-SP), que juntos alcançaram quase 1.5 milhões de compartilhamentos. Marcaram presença no ranking também o presidente e dois de seus filhos, Eduardo (PSL-SP) e Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ).

Observa-se um alinhamento discursivo entre esses perfis, que promovem um enquadramento conspiratório, como se o governo Bolsonaro fosse alvo de diferentes ataques simultâneos, da esquerda, da imprensa, das instituições e da OMS.

Nesta semana, os políticos citados a-poiaram as posições de Jair Bolsonaro frente à pandemia – particularmente quando se opõe às orientações da OMS – , e à redução do auxílio emergencial.

Nos três posts mais compartilhados da semana, o deputado Janones (AVANTE-MG) pauta a questão do auxílio emergencial a partir de lives com notícias “em primeira mão”, comemorando a sua prorrogação, defendendo seu aumento e declarando que era o Congresso e não o Governo Federal que se opunha ao aumento. Ainda sobre esses repasses, a Caixa é acusada por Janones de “roubar dinheiro do povo” ao não liberar o saque físico.

Já a deputada Zambelli (PSL-SP), Bolsonaro (sem partido) e os filhos do presidente concentraram-se em relativizar o número de casos e mortes decorrentes da Covid-19 no Brasil (o país ocupa a segunda posição mundial em casos confirmados e a ter-ceira em mortes) a  partir de uma matéria do Jornal da Band que estima esses números por milhão de habitantes e coloca o país respectivamente nas 32º e 19ª posições. A mesma matéria ainda destaca o Brasil em segundo lugar no número de recuperados, perdendo apenas para os EUA.

Esses perfis investiram também em desacreditar as recomendações da OMS sobre a transmissão por assintomáticos e fizeram campanha pelo uso da hidroxicloroquina e da azitromicina. Os programas do apresentador Sikera Junior foram frequentemente mobilizados para endossar essa argumentação.

Trata-se de veiculação de fake news nos dois casos, visto que a agência nunca afirmou que assintomáticos não transmitem e tampouco recomendou o uso de tais substâncias no tratamento dos doentes.

Na tentativa de blindar o presidente e seus apoiadores das acusações de crimes e improbidades que os cercam, os posts desses aliados de Bolsonaro atacam o Congresso, a mídia e os governadores, especialmente João Dória (PSDB-SP), responsabilizando-os pelo desemprego e pela recessão econômica no país. Além disso, estas páginas, mais uma vez, inverteram os fatos e acusaram o movimento “Somos 70%” de ser “antidemocrático”, “um requentado do PT”, que na sua visão, não aceita o resultado das urnas.

Para baixar nosso relatório, clique aqui.

Por Natasha Bachini, Eduardo Barbabela, Douglas Moura, Keila Rosa, Andressa Liegi Costa, Monique Sousa, Bruna Medina, Ana Beatriz Getirana, Robson Nunes e João Feres Jr

Apoie o Manchetômetro

Criado em 2014, o Manchetômetro (IESP-UERJ) é o único site de monitoramento contínuo da grande mídia brasileira. As pesquisas do Manchetômetro são realizadas por uma equipe com alto grau de treinamento acadêmico e profissional.

Para cumprirmos nossa missão, é fundamental que continuemos funcionando com autonomia e independência. Daí procurarmos fontes coletivas de financiamento.

Conheça mais o projeto e colabore: https://benfeitoria.com/manchetometro

Compartilhe nossas postagens e o link da campanha nas suas redes sociais.

Seu apoio conta muito!