De 24 a 30 de agosto de 2020
Entre os dias 24 e 30 de agosto de 2020, das 719 páginas monitoradas, em um total de 17.237 posts que geraram 9.142.029 compartilhamentos. Os recursos utilizados foram 7.295 (42%) fotos, 5.970 (35%) links, 3. 803 (22%) vídeos e 169 (1%) status – ferramenta de compartilhamento de humor, sentimentos, pensamento ou atividade.
Tal qual na semana passada, o principal destaque foram as publicações do deputado federal André Janones (AVANTE-MG) comentando sobre o auxílio emergencial. Janones emplacou quatorze postagens entre as vinte mais compartilhadas, dentre as quais as seis primeiras do nosso ranking.
Na postagem mais compartilhada da semana, o deputado publicou o “boletim de auxílio emergencial”, com o foco principal de informar a população sobre as tramitações do benefício na Câmara. Os demais vídeos de Janones analisados também defendem o auxílio emergencial e desconstroem argumentos para reduzir o valor ou mesmo extinguir o mesmo.
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) também conseguiram algum espaço no ranking dessa semana. Estes dois personagens do bolsonarismo nas redes postaram dois vídeos da emissora Record criticando a Rede Globo. No primeiro vídeo, a apresentadora Maju Coutinho comenta sobre o evento Brasil Vencendo a Covid, em que o presidente e apoiadores do governo federal estiveram presentes e afirma que não foram prestadas condolências aos mais de cem mil mortos da pandemia do coronavírus. O vídeo da Record corta para o final da cerimônia no qual uma médica solicita que todos façam 1 minuto de silêncio em respeito aos mortos na pandemia. Todos levantam e, após um minuto, batem palma. Ao retomar pro repórter principal, ele critica a TV Globo pela postura, afirmando que a emissora está divulgando fake News e que isso não se trataria de defender ou não o governo Bolsonaro, mas de honrar a profissão.
No segundo vídeo com ataques à Rede Globo o programa Domingo Legal, também da Record, discute a delação premiada do doleiro Dário Messer que cita a família Marinho. A reportagem apresenta o caminho do dinheiro vivo do doleiro, que chegaria ao Rio de Janeiro e logo seria repassado a um banco nos Estados Unidos pela família Marinho. Segundo um procurador da fazenda entrevistado, seriam dois os crimes cometidos nessa operação: evasão de divisas e sonegação fiscal.
Novamente esta semana a discussão sobre o auxílio emergencial confirmou sua importância e força nas redes, representando setenta por cento dos vinte posts de nosso ranking de posts mais compartilhados. A importância do auxílio emergencial e o debate sobre o valor do auxílio foram novamente bem explorados por André Janones que dominou o debate no Facebook sobre o assunto.
Além disso, a base bolsonarista demonstrou coordenação e atacou a Rede Globo, considerada pelo grupo uma das maiores opositoras do governo Bolsonaro. Nos ataques, acusam a emissora carioca de corrupta e de propagadora de fake News. Assim, o Facebook mantém sua discussão semanal polarizada entre o auxílio emergencial e a inversão de narrativas da extrema direita que a cada semana seleciona novas vítimas para ataques cibernéticos.
Para ler nosso relatório, clique aqui,