O Manchetômetro é um site de acompanhamento da cobertura da grande mídia sobre temas de economia e política produzido pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP). O LEMEP tem registro no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e é sediado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O Manchetômetro não tem filiação com partidos ou grupos econômicos.

Parceria

M Facebook – Especial Eleições n° 3

Chegamos à terceira semana das cam­panhas eleitorais para as eleições muni­­­­ci­pais de 2020. A equipe do Manchetômetro te­m monitorado as campanhas no Face­book dos candidatos às prefeituras das ca­pi­­tais brasileiras. Nessa semana verifica­mos, mais uma vez, a influência da pan­de­mia da Covid-19 no cenário eleitoral.

Além do tópico estar presente em muitas das publicações, observamos que nas cam­panhas de rua a maioria dos can­didatos se pre­o­cupa em utilizar máscara, manter o dis­­tan­ciamento em conversas com os elei­to­res, e que as passeatas apre­sentam um nú­mero reduzido de apoiadores. Até mês­mo nas lives al­guns candidatos optam por uti­lizar más­caras e dispor álcool em gel.

O relatório dessa semana compreende o pe­­­río­do de 12 a 18 de outubro de 2020. Além de nossa amostra geral, com os can­di­datos das 26 capitais brasileiras, esta se­ma­na também iremos observar a disputa e­lei­­toral em seis cidades específicas: Rio de Ja­n­eiro, São Paulo, Cuiabá, Fortaleza, Porto Ve­lho e Vitória.

Nes­sa semana foram observadas 7.871 pu­bli­­cações nas 319 páginas da amostra geral, que geraram 533.982 compartilha­men­tos, 414.006 comentários e 4.165.682 reações. Os principais recursos utilizados nos posts fo­­ram fotos (56%), vídeos (40%), links (3%) e somente texto (2%).

Dentre os 20 posts mais compartilhados du­ran­­­te o período, a liderança ficou com Ma­nue­la d’Ávila (PCdoB/RS), que reproduziu um vídeo de Wal­ter Casagrande cri­ti­cando a contratação de Robinho pelo San­tos após o jogador ter si­do condenado por es­tu­pro na Itália. Em se­gui­da, temos um post de Ar­thur do Val (Pa­t­riota/SP) desapro­van­do a sol­tura de um homem preso por agre­dir uma mulher devido à falta de fla­grante.

Em terceiro, aparece Guilherme Boulos (PSOL/SP) utilizando-se de uma sátira ao go­­verno do PSDB para desejar feliz dia dos pro­­fessores. O candidato consta ainda em mais dez posições do ranking, divulgando sua cam­panha, as ações de sua vice Luiza Erun­dina – quando foi pre­feita da cidade -, criti­cando Celso Russoman­no (Repu­bli­ca­nos/SP) e ressaltando que não deve haver ri­­validade entre as forças de esquerda. Tam­­bém se destaca no ranking Marcelo Cri­vel­la (Republicanos/RJ) com três posts.

Em um deles Crivella celebra a suspensão da decisão do TRE que o tornou elegível e di­­­vul­ga sua campanha. Joice Hasselmann (PSL/SP) emplacou dois posts no ranking, am­­bos critican­do o Ministro Marco Aurélio pe­­la soltura de di­ver­sos presos, com foco no caso de André do Rap.

O candidato Amazonino Mendes (PODE/AM) compõe o ranking com um ví­deo de divul­gação de sua campanha, de tom informal e que faz referência ao fa­mo­so jogo online Free Fire. Por fim, Fernanda Mel­chionna (PSOL/RS) aparece com uma pu­blicação cri­ti­cando o governo Bolsonaro a partir do caso do senador e vice-líder do go­­verno, Chico Rodrigues (DEM/RR), que foi pe­go pela Polícia Federal com dinheiro na cueca.

SÃO PAULO

No pleito da capital paulista foram ob­ser­v­a­das 684 publicações nas 14 páginas da amos­tra, que geraram 188.715 comparti­lha­mentos, 125.555 comentários e 1.774.103 reações. Os principais recursos uti­li­zados nos posts foram fotos (52%), ví­deos (41%), links (5%) e somente texto (1%).

Entre os 10 posts mais compartilhados des­sa semana, Arthur do Val (Patriotas/SP), tam­bém conhecido como Mamãe Falei por seu Canal no Youtube, lidera com o post men­cionado anteriormente, no qual critica a soltura de um homem agressor por falta de flagrante. Em seguida vem Guilherme Bou­los (PSOL/SP), com oito das dez pos­tagens mais compartilhadas. O candidato de­nun­cia através do humor o governo do PSDB por usar a polícia para reprimir pro­tes­tos passados dos professores e homena­geia estes profissionais pelo seu dia.

Boulos também indica como fazer doação pa­ra sua campanha; critica Bolsonaro, Celso Russomanno (Republicanos/SP) e o can­ce­la­­mento dos debates na televisão; a­pre­senta suas propostas para superação da cri­se pandêmica; e destaca o aumento de três pontos percentuais de sua candidatura (de 9 para 12%) na última pesquisa Data­folha[1]. O candidato do PSOL ainda ressalta o envolvimento de Russomanno na inves­ti­ga­ção da Máfia da Merenda, em 2016, e cri­tica a fala do concorrente sobre a situação das pessoas de rua com a Covid-19.

Na 9ª e 10ª posição temos um post em que fa­mosos manifestam seu apoio a Boulos e sua entrevista ao Estadão, na qual após ser per­guntado por Eliane Castanhêde sobre a ne­cessidade de o PSOL tomar uma posição dian­teira em relação ao PT, o candidato res­pon­de que o adversário não é o PT e nem a es­querda. Por fim, temos Joice Hasselmann (PSL) na quinta colocação no ranking, em post crítico ao Ministro Marco Aurélio, por ter concedido habeas corpus a diversos pre­sos, especialmente André do Rap, en­fa­ti­zando o prejuízo financeiro de São Paulo na busca do mesmo.


RIO DE JANEIRO

Na disputa eleitoral do Rio de Janeiro foram ob­­­­­ser­­va­das 445 publicações nas 13 páginas da amostra, que geraram 52.638 compartilha­­­­­­men­tos, 47.786 comentários e 451.136 re­a­­­ções. Os principais recursos u­tilizados nos posts foram fotos (54%), vídeos (39%), links (5%) e somente texto (2%).

Os 10 posts mais compartilhados do pe­río­do pertencem a Marcelo Crivella (Republi­ca­nos), can­­didato à reeleição na cidade, que na pesquisa do Datafolha de 22 de ou­tubro de 2020 apresentava 13% das in­­ten­­ções de voto. Em suas postagens, o candidato divul­ga os feitos de seu governo; come­­mora a suspensão da decisão do TRE pe­lo TSE que torna possível sua reeleição; faz pro­­paganda dos investimentos em saú­de de seu governo e da implemen­tação de aulas aos sábados (antes da pan­­demia) em escol­­as de bairros com maior vul­nerabilidade so­cial; critica uma po­s­­sível vol­ta do pedágio na linha amarela; e faz uma live com os verea­dores Dr. Jairinho (Solidariedade/RJ) e Fe­lipe Michel (PP/RJ) pa­ra falar sobre perspec­tivas para a ci­­dade, co­mo em relação à cri­­se causada pe­­la pandemia da Covid-19.

É interessante ressaltar que, além do fenô­me­­no observado nas últimas semanas de ten­­­­­­­ta­­tiva por parte do candidato de as­sociar sua imagem à de Bolsonaro, as pos­ta­gens de Crivella fre­­quen­temente a­pre­sen­tam um apelo religioso, seja com hashtags co­mo #ComDeus­PelaFamíliaPeloRio, ou com o uso de passagens bíblicas. No­mea­da­­mente, a passagem de João 8:32 (“Conhe­­­ceis a verdade, e a verdade vos liber­tará”) é utilizada em grande par­­te dos posts, em um estilo bolsonarista de se opor às informações trazidas pela mídia tradicional. Também é curioso o fato de apesar de ser o líder em engajamento na rede en­­tre os candidatos da cidade, Crivella, nes­sa sema­­na, publicou menos do que onze de seus con­­correntes, com o total de 22 posts.

CUIABÁ

Na disputa pela capital matogrossense fo­ram observadas 107 publicações nas 6 pá­gi­nas da amostra, que geraram 2.166 com­par­­tilha­­­mentos, 3.922 comentários e 14.143 rea­­­ções. Os principais recursos utilizados nos posts foram fotos (63%), vídeos (26%) e links (11%).

Entre os 10 posts mais compartilhados, Gi­se­­la Simona (PROS) aparece na liderança com uma publicação em resposta ao co­men­­tário de seu adversário, Abílio Júnior (PODE), em um debate da Record, em que diz que Simona é uma excelente candidata “mes­­mo sendo mulher”. No vídeo de res­pos­ta, diversas mulheres aparecem falando o que fazem, ironizando a sentença pro­fe­ri­da pelo adversário. A candidata também a­pa­re­ce na terceira posição, divulgando nova­­mente o acontecido, defendendo as mu­­lheres e divulgando seu plano de po­líti­cas públicas para esse grupo. As outras oito po­sições do ranking ficam com Ema­nuel Pi­n­he­iro (MDB). O candidato ressalta a sua li­de­rança, com 38,7%, na pesquisa de in­ten­ção de votos do Instituto Olhar Dados (10 a 12 de outubro), se compromete com a e­du­ca­ção e a valorização dos professores, di­vul­­ga seus canais de comunicação, espe­cial­­­mente o WhatsApp, suas ações para as cri­an­­ças e idosos (com os Centros de Con­vivên­cia de Idosos – CCI) e sua vida pessoal, e apoia a participação das mulheres na po­lí­­tica e o movimento de mulheres de seu par­­tido com a hashtag #MovimentoMu­lher15. Embora seja o candidato com a me­nor quantidade de publicações (11), Ema­nu­el Pinheiro consegue o maior número de com­­partilhamentos com essas, totalizando 926. Contudo, a pesquisa Datafolha[2] divul­ga­da pelo can­didato, de 16 de outubro, in­di­ca Abílio Júnior na liderança, com 26% das in­tenções de voto, Pinhei­ro em segundo lu­gar, com 20%, e Simona em terceiro lugar, com 11%.

FORTALEZA

No pleito da cidade de Fortaleza foram obser­va­das 338 publicações nas 10 páginas da amos­tra, que geraram 20.011 com­partilha­men­tos, 21.752 comentários e 170.971 rea­ções. Os principais recursos ut­ili­za­dos nos posts foram fotos (61%), vídeos (37%), links (1%) e somente texto (1%).

Entre os 10 posts mais compartilhados, Ca­pitão Wagner (PROS) assume a liderança com a divulgação pelo Jornal da Band de pes­­quisa de em que seu nome aparece em pri­­meiro lugar, com 35% das intenções de vo­to, de acordo com a Paraná Pesquisas. O can­­didato emplacou mais cinco posts no ran­­king. Divulgou a pesquisa do Datafolha, em que apresentava 33% das intenções de vo­­to. Além disso, fez uma live, em tom de con­­versa mais informal, com Kaio Cardoso, fi­lho de 13 anos da sua candidata à vice-pre­fei­ta, Karla Cardoso (PODE), que possui de­fi­­ciência física e participou de uma cam­panha para receber uma doação de medula ós­sea. Wagner manifestou também apoio ao Senador Eduardo Girão (PODE/CE), em sua publicação a favor da operação da Polícia Federal no Ceará de cumprimento de man­­­­dados da Lava Jato. A candidata Luizianne Lins (PT) responde por três posts no ran­­king. Nestes divulga o se­gundo lugar na pes­­­quisa Ibope, com 23% das intenções de vo­­­to, promove o jingle de sua campanha e pe­­­de apoio nas redes so­ciais. Por fim, o candi­­dato José Sarto (PDT) aparece com uma pu­­blicação tam­bém divulgando a pesquisa Ibo­­pe, com 16% das intenções de voto, e seu crescimento nas pesquisas desde o dia 25 de setembro, quando tinha 5,1%, de a­cor­do com o Instituto Zay­tec. Apesar de pequenas divergências entre as pesquisas men­cionadas, em todas Capitão Wagner a­pa­­rece em primeiro (entre 28% e 35%), Luizi­anne Lins em segundo (entre 15% e 24%) e Sarto em terceiro (entre 15% e 16%).

PORTO VELHO

Na disputa eleitoral de Porto Velho foram ob­­­ser­vadas 15 páginas, que geraram 15.155 com­­partilhamentos, 12.842 comentários e 45.909 reações. Os principais recursos u­tili­za­dos nos posts foram fotos (58%), vídeos (35%), links (3%) e somente texto (3%).

Entre os 10 posts mais compartilhados da se­­­ma­na, Breno Mendes (AVANTE) leva a li­­de­­rança e metade das publicações do ran­­king. O primeiro colocado é um vídeo do can­­didato juntamente com seu vice, Pas­tor Jo­si­nelio (Patriotas), visitando um bair­ro na Zo­­na Leste da capital e mos­tran­do sua pre­ca­­riedade, enquanto todas as outras são de pas­­seatas ou even­tos com apoiadores. O can­­didato é co­nhecido como o Fiscal do Po­vo e utiliza-se desse termo em todas as suas pu­bli­ca­ções, que refletem exatamente es­sa ima­­gem, de uma figura próxima à po­pu­lação. Já o candidato e atual prefeito, Dr. Hil­­don (PSDB), tem quatro publicações no ran­­­king. Duas delas mostram as obras rea­­­li­za­das em sua gestão para revitalizar a Es­trada de Ferro Madeira Mamoré, um pa­tri­mô­nio da cidade. O candidato tam­bém apos­ta nas li­ves, realizando-as bis­se­ma­nal­mente (às ter­ças e quintas-feiras) pra deba­ter sobre as­sun­tos de interesse pú­blico. As des­sa se­ma­na trataram das o­bras de ilumi­nação re­a­liza­das, com a pre­sença do Dire­tor da Em­pre­sa Municipal de Desenvol­vimento Urba­no (EMDUR), e so­bre educa­ção, na qual o can­didato re­ce­be junto com sua esposa, a Pri­meira-Da­ma Ieda Chaves, o Secretário de Edu­ca­ção e a Secretária Ad­junta de Edu­ca­ção da cidade.

Por fim, o candidato Lindomar Garçon (Re­­pu­­blicanos) aparece com um post na 10ª po­­sição, com uma live, junto a sua vi­ce, a po­li­cial militar Milene Barreto (Re­pu­bli­ca­nos), na qual discutem o resumo da a­gen­da da semana, ações de campanha e su­as pro­pos­tas.

VITÓRIA

A disputa pela prefeitura de Vitória rendeu 191 publicações nas 8 páginas da a­mos­­tra, que geraram 3.037 compar­tilha­men­­­tos, 1.869 comentários e 16.589 rea­ções. Os principais recursos utilizados nos posts foram fotos (59%), vídeos (40%), links (1%) e somente texto (1%).

Entre os 10 posts mais compartilhados, oi­to pertencem ao Delegado Lorenzo Pa­zo­lini (Republica­nos), que adota como slo­gan de campanha o lema “Paz e Igual­da­de” (#PazeIgualdade), utilizado em qua­se to­das as postagens. Em suas publi­ca­ções, Pazolini divulga sua campanha, de­fen­de a volta do restaurante popular de Vitória, trata de políticas para as crian­ças e jovens e, es­pe­cial­mente, a questão da vio­lên­cia, trazendo vídeos com casos que o­correram na cidade. O candidato, que era delegado da Polícia Militar, faz um for­te apelo à segurança pública em sua cam­panha, inclusive com um post so­bre sua carreira na PM.

As outras duas po­sições do ranking fi­ca­ram com Fabrício Gan­dini (Cidadania), com posts em que di­vul­ga sua campanha e seu plano de go­verno, ambos com um fo­co no diálogo com a população.

CONCLUSÕES

Observamos esta semana que os posts mais compartilhados se afastaram dos temas na­cionais e começaram a discutir os resultados de pesquisas de opinião. Contudo, ainda se notar a presença de diversos temas que não são de competência municipal: discussões sobre a a­tua­­ção da Polícia Militar, a Operação Lava Jato e as decisões do STF. Embora seja cedo para rea­lizarmos in­ferências e dadas as peculiaridades locais das disputas muni­cipais, continua a se confirmar o descolamento relativo do en­gajamento obtido nas mídias so­ciais pelas cam­panhas dos candidatos e seu desempenho nas pesquisas de intenção de vo­to. Vejamos se até o primeiro turno es­sa hi­pótese se confirma.

Você pode baixar o relatório completo, clicando aqui.

[1] https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/eleicoes/2020/noticia/2020/10/08/pesquisa-datafolha-em-sao-paulo-russomanno-27percent-covas-21percent-boulos-12percent-franca-8percent.ghtml

[2] https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/eleicoes/2020/noticia/2020/10/16/pesquisa-ibope-em-cuiaba-abilio-26percent-emanuel-20percent-franca-19percent.ghtml

Por Keila Rosa, Andressa Liegi, Robson Nunes, Natasha Bachini, Eduardo Barbabela e João Feres Júnior

Apoie o Manchetômetro

Criado em 2014, o Manchetômetro (IESP-UERJ) é o único site de monitoramento contínuo da grande mídia brasileira. As pesquisas do Manchetômetro são realizadas por uma equipe com alto grau de treinamento acadêmico e profissional.

Para cumprirmos nossa missão, é fundamental que continuemos funcionando com autonomia e independência. Daí procurarmos fontes coletivas de financiamento.

Conheça mais o projeto e colabore: https://benfeitoria.com/manchetometro

Compartilhe nossas postagens e o link da campanha nas suas redes sociais.

Seu apoio conta muito!