M Facebook – Especial Eleições n° 3
Chegamos à terceira semana das campanhas eleitorais para as eleições municipais de 2020. A equipe do Manchetômetro tem monitorado as campanhas no Facebook dos candidatos às prefeituras das capitais brasileiras. Nessa semana verificamos, mais uma vez, a influência da pandemia da Covid-19 no cenário eleitoral.
Além do tópico estar presente em muitas das publicações, observamos que nas campanhas de rua a maioria dos candidatos se preocupa em utilizar máscara, manter o distanciamento em conversas com os eleitores, e que as passeatas apresentam um número reduzido de apoiadores. Até mêsmo nas lives alguns candidatos optam por utilizar máscaras e dispor álcool em gel.
O relatório dessa semana compreende o período de 12 a 18 de outubro de 2020. Além de nossa amostra geral, com os candidatos das 26 capitais brasileiras, esta semana também iremos observar a disputa eleitoral em seis cidades específicas: Rio de Janeiro, São Paulo, Cuiabá, Fortaleza, Porto Velho e Vitória.
Nessa semana foram observadas 7.871 publicações nas 319 páginas da amostra geral, que geraram 533.982 compartilhamentos, 414.006 comentários e 4.165.682 reações. Os principais recursos utilizados nos posts foram fotos (56%), vídeos (40%), links (3%) e somente texto (2%).
Dentre os 20 posts mais compartilhados durante o período, a liderança ficou com Manuela d’Ávila (PCdoB/RS), que reproduziu um vídeo de Walter Casagrande criticando a contratação de Robinho pelo Santos após o jogador ter sido condenado por estupro na Itália. Em seguida, temos um post de Arthur do Val (Patriota/SP) desaprovando a soltura de um homem preso por agredir uma mulher devido à falta de flagrante.
Em terceiro, aparece Guilherme Boulos (PSOL/SP) utilizando-se de uma sátira ao governo do PSDB para desejar feliz dia dos professores. O candidato consta ainda em mais dez posições do ranking, divulgando sua campanha, as ações de sua vice Luiza Erundina – quando foi prefeita da cidade -, criticando Celso Russomanno (Republicanos/SP) e ressaltando que não deve haver rivalidade entre as forças de esquerda. Também se destaca no ranking Marcelo Crivella (Republicanos/RJ) com três posts.
Em um deles Crivella celebra a suspensão da decisão do TRE que o tornou elegível e divulga sua campanha. Joice Hasselmann (PSL/SP) emplacou dois posts no ranking, ambos criticando o Ministro Marco Aurélio pela soltura de diversos presos, com foco no caso de André do Rap.
O candidato Amazonino Mendes (PODE/AM) compõe o ranking com um vídeo de divulgação de sua campanha, de tom informal e que faz referência ao famoso jogo online Free Fire. Por fim, Fernanda Melchionna (PSOL/RS) aparece com uma publicação criticando o governo Bolsonaro a partir do caso do senador e vice-líder do governo, Chico Rodrigues (DEM/RR), que foi pego pela Polícia Federal com dinheiro na cueca.
SÃO PAULO
No pleito da capital paulista foram observadas 684 publicações nas 14 páginas da amostra, que geraram 188.715 compartilhamentos, 125.555 comentários e 1.774.103 reações. Os principais recursos utilizados nos posts foram fotos (52%), vídeos (41%), links (5%) e somente texto (1%).
Entre os 10 posts mais compartilhados dessa semana, Arthur do Val (Patriotas/SP), também conhecido como Mamãe Falei por seu Canal no Youtube, lidera com o post mencionado anteriormente, no qual critica a soltura de um homem agressor por falta de flagrante. Em seguida vem Guilherme Boulos (PSOL/SP), com oito das dez postagens mais compartilhadas. O candidato denuncia através do humor o governo do PSDB por usar a polícia para reprimir protestos passados dos professores e homenageia estes profissionais pelo seu dia.
Boulos também indica como fazer doação para sua campanha; critica Bolsonaro, Celso Russomanno (Republicanos/SP) e o cancelamento dos debates na televisão; apresenta suas propostas para superação da crise pandêmica; e destaca o aumento de três pontos percentuais de sua candidatura (de 9 para 12%) na última pesquisa Datafolha[1]. O candidato do PSOL ainda ressalta o envolvimento de Russomanno na investigação da Máfia da Merenda, em 2016, e critica a fala do concorrente sobre a situação das pessoas de rua com a Covid-19.
Na 9ª e 10ª posição temos um post em que famosos manifestam seu apoio a Boulos e sua entrevista ao Estadão, na qual após ser perguntado por Eliane Castanhêde sobre a necessidade de o PSOL tomar uma posição dianteira em relação ao PT, o candidato responde que o adversário não é o PT e nem a esquerda. Por fim, temos Joice Hasselmann (PSL) na quinta colocação no ranking, em post crítico ao Ministro Marco Aurélio, por ter concedido habeas corpus a diversos presos, especialmente André do Rap, enfatizando o prejuízo financeiro de São Paulo na busca do mesmo.
Na disputa eleitoral do Rio de Janeiro foram observadas 445 publicações nas 13 páginas da amostra, que geraram 52.638 compartilhamentos, 47.786 comentários e 451.136 reações. Os principais recursos utilizados nos posts foram fotos (54%), vídeos (39%), links (5%) e somente texto (2%).
Os 10 posts mais compartilhados do período pertencem a Marcelo Crivella (Republicanos), candidato à reeleição na cidade, que na pesquisa do Datafolha de 22 de outubro de 2020 apresentava 13% das intenções de voto. Em suas postagens, o candidato divulga os feitos de seu governo; comemora a suspensão da decisão do TRE pelo TSE que torna possível sua reeleição; faz propaganda dos investimentos em saúde de seu governo e da implementação de aulas aos sábados (antes da pandemia) em escolas de bairros com maior vulnerabilidade social; critica uma possível volta do pedágio na linha amarela; e faz uma live com os vereadores Dr. Jairinho (Solidariedade/RJ) e Felipe Michel (PP/RJ) para falar sobre perspectivas para a cidade, como em relação à crise causada pela pandemia da Covid-19.
É interessante ressaltar que, além do fenômeno observado nas últimas semanas de tentativa por parte do candidato de associar sua imagem à de Bolsonaro, as postagens de Crivella frequentemente apresentam um apelo religioso, seja com hashtags como #ComDeusPelaFamíliaPeloRio, ou com o uso de passagens bíblicas. Nomeadamente, a passagem de João 8:32 (“Conheceis a verdade, e a verdade vos libertará”) é utilizada em grande parte dos posts, em um estilo bolsonarista de se opor às informações trazidas pela mídia tradicional. Também é curioso o fato de apesar de ser o líder em engajamento na rede entre os candidatos da cidade, Crivella, nessa semana, publicou menos do que onze de seus concorrentes, com o total de 22 posts.
Na disputa pela capital matogrossense foram observadas 107 publicações nas 6 páginas da amostra, que geraram 2.166 compartilhamentos, 3.922 comentários e 14.143 reações. Os principais recursos utilizados nos posts foram fotos (63%), vídeos (26%) e links (11%).
Entre os 10 posts mais compartilhados, Gisela Simona (PROS) aparece na liderança com uma publicação em resposta ao comentário de seu adversário, Abílio Júnior (PODE), em um debate da Record, em que diz que Simona é uma excelente candidata “mesmo sendo mulher”. No vídeo de resposta, diversas mulheres aparecem falando o que fazem, ironizando a sentença proferida pelo adversário. A candidata também aparece na terceira posição, divulgando novamente o acontecido, defendendo as mulheres e divulgando seu plano de políticas públicas para esse grupo. As outras oito posições do ranking ficam com Emanuel Pinheiro (MDB). O candidato ressalta a sua liderança, com 38,7%, na pesquisa de intenção de votos do Instituto Olhar Dados (10 a 12 de outubro), se compromete com a educação e a valorização dos professores, divulga seus canais de comunicação, especialmente o WhatsApp, suas ações para as crianças e idosos (com os Centros de Convivência de Idosos – CCI) e sua vida pessoal, e apoia a participação das mulheres na política e o movimento de mulheres de seu partido com a hashtag #MovimentoMulher15. Embora seja o candidato com a menor quantidade de publicações (11), Emanuel Pinheiro consegue o maior número de compartilhamentos com essas, totalizando 926. Contudo, a pesquisa Datafolha[2] divulgada pelo candidato, de 16 de outubro, indica Abílio Júnior na liderança, com 26% das intenções de voto, Pinheiro em segundo lugar, com 20%, e Simona em terceiro lugar, com 11%.
FORTALEZA
No pleito da cidade de Fortaleza foram observadas 338 publicações nas 10 páginas da amostra, que geraram 20.011 compartilhamentos, 21.752 comentários e 170.971 reações. Os principais recursos utilizados nos posts foram fotos (61%), vídeos (37%), links (1%) e somente texto (1%).
Entre os 10 posts mais compartilhados, Capitão Wagner (PROS) assume a liderança com a divulgação pelo Jornal da Band de pesquisa de em que seu nome aparece em primeiro lugar, com 35% das intenções de voto, de acordo com a Paraná Pesquisas. O candidato emplacou mais cinco posts no ranking. Divulgou a pesquisa do Datafolha, em que apresentava 33% das intenções de voto. Além disso, fez uma live, em tom de conversa mais informal, com Kaio Cardoso, filho de 13 anos da sua candidata à vice-prefeita, Karla Cardoso (PODE), que possui deficiência física e participou de uma campanha para receber uma doação de medula óssea. Wagner manifestou também apoio ao Senador Eduardo Girão (PODE/CE), em sua publicação a favor da operação da Polícia Federal no Ceará de cumprimento de mandados da Lava Jato. A candidata Luizianne Lins (PT) responde por três posts no ranking. Nestes divulga o segundo lugar na pesquisa Ibope, com 23% das intenções de voto, promove o jingle de sua campanha e pede apoio nas redes sociais. Por fim, o candidato José Sarto (PDT) aparece com uma publicação também divulgando a pesquisa Ibope, com 16% das intenções de voto, e seu crescimento nas pesquisas desde o dia 25 de setembro, quando tinha 5,1%, de acordo com o Instituto Zaytec. Apesar de pequenas divergências entre as pesquisas mencionadas, em todas Capitão Wagner aparece em primeiro (entre 28% e 35%), Luizianne Lins em segundo (entre 15% e 24%) e Sarto em terceiro (entre 15% e 16%).
PORTO VELHO
Na disputa eleitoral de Porto Velho foram observadas 15 páginas, que geraram 15.155 compartilhamentos, 12.842 comentários e 45.909 reações. Os principais recursos utilizados nos posts foram fotos (58%), vídeos (35%), links (3%) e somente texto (3%).
Entre os 10 posts mais compartilhados da semana, Breno Mendes (AVANTE) leva a liderança e metade das publicações do ranking. O primeiro colocado é um vídeo do candidato juntamente com seu vice, Pastor Josinelio (Patriotas), visitando um bairro na Zona Leste da capital e mostrando sua precariedade, enquanto todas as outras são de passeatas ou eventos com apoiadores. O candidato é conhecido como o Fiscal do Povo e utiliza-se desse termo em todas as suas publicações, que refletem exatamente essa imagem, de uma figura próxima à população. Já o candidato e atual prefeito, Dr. Hildon (PSDB), tem quatro publicações no ranking. Duas delas mostram as obras realizadas em sua gestão para revitalizar a Estrada de Ferro Madeira Mamoré, um patrimônio da cidade. O candidato também aposta nas lives, realizando-as bissemanalmente (às terças e quintas-feiras) pra debater sobre assuntos de interesse público. As dessa semana trataram das obras de iluminação realizadas, com a presença do Diretor da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (EMDUR), e sobre educação, na qual o candidato recebe junto com sua esposa, a Primeira-Dama Ieda Chaves, o Secretário de Educação e a Secretária Adjunta de Educação da cidade.
Por fim, o candidato Lindomar Garçon (Republicanos) aparece com um post na 10ª posição, com uma live, junto a sua vice, a policial militar Milene Barreto (Republicanos), na qual discutem o resumo da agenda da semana, ações de campanha e suas propostas.
VITÓRIA
A disputa pela prefeitura de Vitória rendeu 191 publicações nas 8 páginas da amostra, que geraram 3.037 compartilhamentos, 1.869 comentários e 16.589 reações. Os principais recursos utilizados nos posts foram fotos (59%), vídeos (40%), links (1%) e somente texto (1%).
Entre os 10 posts mais compartilhados, oito pertencem ao Delegado Lorenzo Pazolini (Republicanos), que adota como slogan de campanha o lema “Paz e Igualdade” (#PazeIgualdade), utilizado em quase todas as postagens. Em suas publicações, Pazolini divulga sua campanha, defende a volta do restaurante popular de Vitória, trata de políticas para as crianças e jovens e, especialmente, a questão da violência, trazendo vídeos com casos que ocorreram na cidade. O candidato, que era delegado da Polícia Militar, faz um forte apelo à segurança pública em sua campanha, inclusive com um post sobre sua carreira na PM.
As outras duas posições do ranking ficaram com Fabrício Gandini (Cidadania), com posts em que divulga sua campanha e seu plano de governo, ambos com um foco no diálogo com a população.
CONCLUSÕES
Observamos esta semana que os posts mais compartilhados se afastaram dos temas nacionais e começaram a discutir os resultados de pesquisas de opinião. Contudo, ainda se notar a presença de diversos temas que não são de competência municipal: discussões sobre a atuação da Polícia Militar, a Operação Lava Jato e as decisões do STF. Embora seja cedo para realizarmos inferências e dadas as peculiaridades locais das disputas municipais, continua a se confirmar o descolamento relativo do engajamento obtido nas mídias sociais pelas campanhas dos candidatos e seu desempenho nas pesquisas de intenção de voto. Vejamos se até o primeiro turno essa hipótese se confirma.
Você pode baixar o relatório completo, clicando aqui.
[1] https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/eleicoes/2020/noticia/2020/10/08/pesquisa-datafolha-em-sao-paulo-russomanno-27percent-covas-21percent-boulos-12percent-franca-8percent.ghtml
[2] https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/eleicoes/2020/noticia/2020/10/16/pesquisa-ibope-em-cuiaba-abilio-26percent-emanuel-20percent-franca-19percent.ghtml