M Facebook – Especial Eleições n°4
De 19 a 25 de outubro, a quarta semana de campanha eleitoral, as 319 páginas monitoradas pelo Manchetômetro dos candidatos e candidatas às prefeituras das 26 capitais brasileiras publicaram 8.125 posts, que provocaram 595.019 compartilhamentos, 503.648 comentários e 4.452.718 reações (somatório das ações dos botões: curtir, adoro, coragem, riso, surpresa, tristeza e ira). Os recursos utilizados nos posts foram fotos (55%), vídeos (40%), links (4%) e somente texto (2%). Além do ranking geral, apresentaremos em destaque os dados de seis capitais: 1) São Paulo, 2) Rio de Janeiro, 3) Rio Branco, 4) Maceió, 5) Campo Grande e 6) Florianópolis.
No ranking das 20 postagens mais compartilhadas da semana, a página Guilherme Boulos 50 (PSOL-SP) foi responsável por 50% das entradas. Marcelo Crivella (REPUBLICANOS-RJ) obteve três posições, Manuela d’Ávila (PCdoB-RS) apareceu em duas e Breno Mendes (AVANTE-RO), Fernanda Melchionna (PSOL-RS), Bruno Engler (PRTB-MG), Arthur do Val (PATRIOTAS-SP) e Gustavo Gayer (DC-GO) dividiram as demais posições com um post cada.
Gustavo Gayer (DC-GO) foi autor do post que conquistou o primeiro lugar no ranking, com 6.975 compartilhamentos. O candidato do partido Democracia Cristã à prefeitura de Goiânia fez repercurtir, com algumas montagens, um vídeo do debate promovido pelo canal TV Brasil Central, filiada à TV Cultura. No material, Gayer responde às questões criticando os adversários de partidos de esquerda, caracterizando-os como “resultado de uma doutrinação promovida pela educação no Brasil” e fruto de “uma ideologia que fuzila pessoas no paredão”. O candidato se apóia na imagem de Jair Bolsonaro e se diz liberal, defendendo a ideia de um Estado mínimo. Além disso, Gayer faz referência à hidroxocloroquina como remédio eficaz no combate à Covid-1 e alia-se à postura de presidente ao atacar também o STF, governadores e prefeitos pelas ações de combate à pandemia.
Guilherme Boulos, candidato à prefeitura de São Paulo, segue muito ativo na rede e tem se concentrado em divulgar suas propostas e suas atividades de campanha, além de difundir conteúdo da imprensa tradicional, como: uma entrevista ao Datena (TV Bandeirantes); matérias da revista Carta Capital, do portal G1 com o resultado da pesquisa do DataFolha; do site 247, que traz a notícia de que ele é o lider de compartilhamentos no Facebook; e do jornal Folha de SP, em que o candidato não teria declarado à justiça eleitoral o saldo de sua conta, segundo ele, R$579 como parte de seu patrimônio. Já Marcelo Crivella (REPUBLICANOS-RJ), que tenta a reeleição no Rio, destacou-se em um post no qual ataca seu concorrente, Eduardo Paes, após a justiça bloquear seus bens.
Outras páginas que tiverma alta repercurssão no período foram as de Manuela d´Ávila (PCdoB-RS), que se aproveitou do espaço para enaltecer a Bolívia pelo resultado das eleições no país; Breno Mendes (AVANTE-RO), que fez uma live esclarecendo as fakenews sobre sua campanha eleitoral; Arthur do Val (PATRIOTA-SP), que publicou uma imagem produzida do candidato com outras figuras públicas caracterizadas como integrantes do game Among Us (multiplayer online), convidando os usuários para assistir o jogo; Fernanda Melchionna (PSOL-RS), que postou uma imagem editada contendo duas notícias sobre compra de vacina e fez críticas ao presidente Jair Bolsonaro com relação à gestão da pandemia; e, por último, Bruno Engler (PRTB-BH), que reproduziu um gráfico no qual encontra-se em 2º lugar em um ranking de “citações na internet”, mas sem informar a fonte de dados. Na peça ele ainda aparece em foto ao lado do presidente Bolsonaro.
SÃO PAULO
Na disputa pela capital paulista foram observados 771 posts produzidos pelas páginas de 14 candidatos[1]. Em média, foram produzidos 110 posts por dia, que no total geraram 182.343 compartilhamentos, 180.908 comentários e 1.739.763 reações. Os principais recursos utilizados nos posts foram fotos (46%), vídeos (43%), links (8%) e somente texto (3%).
Engajamento aqui representa a soma de todas as interações na página (comentários, compartilhamentos e reações)
No ranking dos 10 posts mais compartilhados dos candidatos à prefeitura de São Paulo, a página de Guilherme Boulos (PSOL) aparece em nove posições. Seus adversários políticos, que lideram as pesquisas de intenção de voto, Bruno Covas (PSDB) e Celso Russomanno (REPUBLICANOS), em primeiro e segundo lugar respectivamente, promovem pouca interação na rede se comparados a seus oponentes.
RIO DE JANEIRO
No pleito do Rio de Janeiro foram observados 478 posts produzidos pelas páginas de 13 candidatos. Em média, foram produzidos 68 posts por dia que no total geraram 67.364 compartilhamentos, 51.864 comentários e 349.802 reações. Os principais recursos utilizados nos posts foram fotos (52%), vídeos (39%), links (7%) e somente texto (2%).
Nesta capital, o candidato Marcelo Crivella (REPUBLICANOS), segundo colocado nas pesquisas de intenção de voto, ocupou sozinho as 10 posições do nosso ranking dos posts mais compartilhados. O conteúdo produzido se concentra em críticas à gestão de Eduardo Paes (DEM), seu principal concorrente, e em alguns feitos de sua gestão, marcadamente no que diz respeito ao pedágio na linha amarela. Além disso, em uma live, Crivella discute sobre estas questões com alguns deputados estaduais que apóiam sua campanha, vincula sua imagem da o atual Presidente da República, Jair Bolsonaro, e a fé da comunidade cristã. Apesar de Eduardo Paes, líder nas pesquisas de intenção de voto, postar mais do que Crivella, suas publicações engajam menos interações que as do seu adversário. Enquanto os posts de Crivella rendem cerca de 8 mil interações, os de Paes chegam somente a 1.419.
Na capital do Acre foram produzidos 188 posts pelas páginas de seis candidatos à prefeitura. Em média, observamos 26,86 posts por dia, que geraram 4.711 compartilhamentos, 3.728 comentários e 27.527 reações. Os principais recursos utilizados nos posts foram fotos (68%), vídeos (29%), links (2%) e somente texto (2%).
Quatro candidatos ocuparam as 10 posições do ranking dos posts mais compartilhados. A página Minoru Kinpara 45 (PSDB) foi quem produziu o post com mais compartilhamentos. Este reproduziu o resultado da pequisa que mostra o candidato como preferido da maioria dos eleitores até o momento. Nos demais posts, o candidato propagou a ideia de ser o “novo” nome para a política e centra sua narrativa em seus percurso e experiência, que em sua visão, o capacitam para a gestão da cidade, com foco principalmente nas questões da educação.
A candidata à reeleição Socorro Neri (PSB) aparece em duas posições do nosso ranking com vídeos do seu programa eleitoral nos quais mostra as realizações de sua gestão, como os investimentos na pavimentação de ruas e na iluminação pública em avenidas, praças e quadras esportivas. Outro candidato que conquistou um lugar no ranking da semana foi Daniel Zen (PT) a partir de uma live em que era entrevistado por jornalistas de várias cidades e discutia questões que abrangiam a gestão de Jorge Viana (PT), as posições de espectro político dos demais candidatos, projetos culturais, políticas de alianças, saúde/pandemia, desigualdade social, discurso de ódio, papel dos meios de comunicação, entre outros temas de interesse público. Roberto Duarte (MDB) também alcançou o ranking ao postar vídeo em que desmoraliza seus adversários políticos, Neri e Minoru, relacionando-os ao PT, e afirmando que eles são opositores do presidente Jair Bolsonaro.
MACEIÓ
Em relação aos candidatos da capital de Alagoas, foram observados 132 posts produzidos pelas páginas de nove candidatos. Em média foram produzidos 18,86 posts por dia que no total geraram 1.354 compartilhamentos, 1.375 comentários e 12.227 reações. Os principais recursos utilizados nos posts foram fotos (55%), vídeos (42%) e links (2%).
Nesta capital, das nove páginas monitoradas, somente três apareceram nas 10 posições do ranking dos posts mais compartilhados: Davi Davino Filho (PP), Josan Leite (PATRIOTA) e Alfredo Gaspar (MDB). Nas pesquisas de intenção de voto Gastar e João Henrique (PSB), ou JHC, como é conhecido, disputam o primeiro lugar, seguidos de Davi Filho. JHC, porém, não obteve nenhuma posição entre os mais compartilhados.
Davi Filho, por sua vez, produziu o post mais compartilhado e obteve ainda mais um post no ranking. Suas postagens, todas com vídeo, usaram como estratégia de comunicação o ataque aos adversários e também apresentar promessas de investimentos no serviço público.
Josan, por sua vez, apostou na “mudança” como mote da sua propaganda. O candidato fez promessas de investimento em mobilidade urbana e defender o “povo”. Alfredo Gaspar (MDB) conquistou 50% das posições no ranking. Alternando entre vídeos e fotos, o candidato faz uma campanha mais popular, se apresentando sempre entre as pessoas da comunidade e debatendo com elas sobre as necessidades do bairro em que moram.
CAMPO GRANDE
Ao longo desta semana, foram observados 374 posts nas páginas dos 14 candidatos à prefeitura de Campo Grande. Em média, foram produzidos 53,43 posts por dia que, no total, geraram 13.390 compartilhamentos, 11.551 comentários e 68.912 reações. Os principais recursos utilizados nos posts foram fotos (57%), vídeos (38%), links (3%) e somente texto (2%).
Nesta capital, apenas um candidato ocupa as dez primeiras posições do ranking dos posts mais compartilhados. Marquinhos Trad (PSD), o atual prefeito, é o líder nas pesquisas de intenção de voto e no Facebook. O candidato usa a rede para fazer propaganda eleitoral num clima amistoso, com um mote de comunicação focado em “vamos continuar, avançar, fazer mais pela cidade” pautado na sua atual gestão.
O post mais compartilhado foi uma peça de campanha anunciando que Trad tem “55 metas para uma Campo Grande cada dia melhor”, sendo 55 também o número do candidato na urna. Em outro post, Marquinhos Trad ressalta a participação da mulher em posições de destaque em seu governo, apesar de utilizar na postagem uma foto de várias mulheres vestidas com um avental. Em outro post, o candidato aparece com um certificado de TREE CITIES, recebido em 2019 da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura).
FLORIANÓPOLIS
Na disputa pela capital de Santa Catarina, foram observados 171 posts nas páginas dos seus nove candidatos. Em média, foram produzidos 24,43 posts por dia, que geraram 6.382 compartilhamentos, 7.728 comentários e 63.457 reações.
Em Florianópolis, somente dois candidatos ocuparam as dez posições do ranking de posts mais compartilhados. São eles Gean Loureiro (DEM) e Alex Brasil (PRTB). O post de maior relevância é de autoria do candidato Gean Loureiro, atual prefeito e líder nas pesquisas de intenção de voto, que informa sobre a inclusão de uma emenda da Prefeitura no orçamento para 2021 com a verba necessária para adquirir a vacina para a Covid-19. Em uma das postagens, inclusive, Loureiro afirma que está se recuperando bem da saúde, após ser internado vítima da Covid-19. Nosso demais posts, Loureiro trata de ações da atual gestão.
O outro candidato que destacou no Facebook durante o período foi Alex Brasil (PRTB), que não aparece entre os favoritos na pesquisa de intenção de voto. Com postagens de tom provocador e crítico, Brasil criticou instituições e figuras públicas como a OMS, o governador e o atual prefeito, por serem favoráveis à vacina chinesa e ao chamado “lockdown” para o combate à pandemia, manifestando seu alinhamento à gestão de Jair Bolsonaro.
Nesta semana, os rankings foram dominados por candidatos à reeleição, que utilizaram o Facebook para defender suas gestões. Observamos novamente grande volume de referências a Jair Bolsonaro, com clara tentativa de se associar suas imagens ao do presidente no imaginário popular. Seguimos acompanhando as campanhas digitais e verificando quais estratégias vem se mostrando mais eficientes para conquistar eleitores.
Para baixar nosso relatório, clique aqui.
[1] Filipe Tomazelli Sabará do partido NOVO teve a sua candidatura indeferida pelo TSE, divulgada em 25/10/2020. Situação disponível em: http://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/candidato/2020/2030402020/71072/250000693062