O Manchetômetro é um site de acompanhamento da cobertura da grande mídia sobre temas de economia e política produzido pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP). O LEMEP tem registro no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e é sediado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O Manchetômetro não tem filiação com partidos ou grupos econômicos.

Parceria

De 26 de outubro a 1 de novembro de 2020

Entre os dias 26 de outubro e 1 de novembro de 2020, das 719 páginas analisadas, 624 publicaram algum conteúdo. No total da amostra da semanal, foram verificadas 10.365 publicações. Dentre elas, 267 (03%) fotos, 5.398 (52%) links, 4.397 (42%) vídeos e 303 (03%) status – ferramenta de compartilhamento de humor, sentimentos, pensamento ou atividade.

Nesta semana, o destaque ficou novamente com a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) que emplacou seis posts em nosso ranking. André Janones (AVANTE-MG) voltou a figurar em nosso ranking semanal comquatro postagens, seguido por Jair Bolsonaro (sem partido) com três postagens.

A postagem com mais compartilhamentos desta semana foi de Janones que retomou suas tentativas de pautar a MP1000 que caso derrubada, retornará o valor do auxílio-emergencial para R$ 600. Segundo deputado mineiro, o presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM/RJ) teria prometido por a MP em votação e que caso ele venha a cumprir o que disse o auxílio será pago de forma retroativa, isto é, o beneficiado que já re­cebeu o auxílio no valor de 300 reais passará a receber mais trezentos, caso a MP 1000 seja derrubada. Todavia, em outro vídeo o deputado relatou que a sessão terminou sem quea MP fosse pautada, pois os deputados preferiram dar atenção a questões sobre a CNJ do que debater sobre o auxílio.

Tendo esse panorama, o deputado mais uma vez se revoltou com a demora em pautar a MP deixando assim o povo brasileiro refém dos 300 reais do auxílio residual já que ele não acredita mais que a MP possa vir a ser pautada. Mesmo assim, ele garantiu que continuaria sua luta pelo auxílio emergencial de 600 reais e que provou que existe a possibilidade de o auxílio ser permanente.

Essa semana também foi marcada por posts a respeito da vacina para o Covid-19 e sobre a polêmica a respeito de uma possível privatização do SUS. A respeito da vacina as deputadas federais Carla Zambelli (PSL/DF) e Bia Kicis (PSL/DF) postaram o mes­mo vídeo a respeito da nova direção da ANVISA. No vídeo, o Almirante Antônio Barra Torres presidente da agência rebateu um questionamento feito por uma repórter da Globo News no programa Em Pauta a respeito da politização do órgão e da nova diretoria da agência que também era ex-diretora do Hospital de Bonsucesso no Rio de Janeiro que pegou fogo nessa semana e teria sido investigada por usar dinheiro público para pagar uma festa. Segundo o Almirante, as acusações contra ela eram infundadas, pois foi a gestão anterior a responsável pela dita festa. O Almirante ainda negou a politização da ANVISA.

A deputada Carla Zambelli também outras duas postagens relacionadas à questão de segurança pública. No primeiro post, ela criticou o voto do ministro do STF Edson Fachin em anular provas que teriam sido obtidas por meio das visitas intimas em presídios. Para ela isso seria um desserviço à segurança pública.

Em outra postagem, Zambelli mostra um vídeo no qual o governador do Estado de São Paulo João Dória afirmava que a Polícia Civil do estado não estava sucateada. A deputada então, rebateu a afirmação do governador com outro vídeo com a presidente do Sindicato de Delegados de Polícia do Estado de São Paulo afirmando que que sim haveria sim sucateamento da polícia no Estado. Segundo ela, as polícias além de sofrer com deterioração da estrutura física das delegacias e com falta de equipamentos adequados para trabalhar.

Em sua live semanal Bolsonaro criticou mais uma vez o lockdown usando a crise econômica na Argentina como exemplo, pois o país seguiu as ordens vindas da OMS a risca e por isso estaria agora em crise econômica. Bolsonaro ainda criticou Dória por defender a obrigatoriedade da vacina.

Em outro momento de sua live, Bolsonaro teceu algumas falas sobre a economia juntamente com a Ministra da Agricultura Teresa Cristina. A ministra defendeu que o aumento da renda das famílias pelo auxílio emergencial durante a pandemia elevou o consumo de arroz e, assim, o preço subiu. Bolsonaro aproveitou o momento para elogiar a agricultura brasileira e criticar o PT, dizendo que a demarcação de terras indígenas em Roraima prejudicou agricultores locais.

Essa semana ainda tivemos a presença da deputada federal Sâmia Bonfim (PSOL/SP) em nosso ranking, com a postagem de uma imagem com uma defesa do Sistema Único de Saúde e contra a possível privatização do sistema pelo governo Bolsonaro.

Conclusões

Conforme verificamos nas últimas semanas, o núcleo bolsonarista continuou a dominar a narrativa no Facebook. Nesta semana, as empresas de comunicação dominaram o número de publicações enquanto as páginas pessoais de políticos dominaram nosso ranking de posts mais compartilhados e de engajamentos. Se a extrema direita continuou a defender seu governo em seus posts, nesta semana tivemos a presença de uma deputada de esquerda criticando o governo Bolsonaro e defendendo o SUS. Será que veremos uma mudança no comportamento das páginas com a aproximação do primeiro turno eleitoral?

Você pode baixar nosso relatório semanal, clicando aqui.

Por Natasha Bachini, Eduardo Barbabela, Douglas Moura, Keila Rosa, Andressa Liegi Costa, Lucas Loureiro, Mariana Soares, Bruna Medina, Ana Beatriz Getirana, Matheus Ribeiro, Robson Nunes, Victor Nobre e João Feres Jr

Apoie o Manchetômetro

Criado em 2014, o Manchetômetro (IESP-UERJ) é o único site de monitoramento contínuo da grande mídia brasileira. As pesquisas do Manchetômetro são realizadas por uma equipe com alto grau de treinamento acadêmico e profissional.

Para cumprirmos nossa missão, é fundamental que continuemos funcionando com autonomia e independência. Daí procurarmos fontes coletivas de financiamento.

Conheça mais o projeto e colabore: https://benfeitoria.com/manchetometro

Compartilhe nossas postagens e o link da campanha nas suas redes sociais.

Seu apoio conta muito!