De 2 a 8 de novembro de 2020
Entre os dias 2 e 8 de novembro de 2020, das 719 páginas analisadas, 625 publicaram algum conteúdo. No total da amostra da semanal, foram verificadas 17.971 publicações. Dentre elas, 8.260 (46%) fotos, 5.167 (29%) links, 4.307 (24%) vídeos e 237 (1%) status – ferramenta de compartilhamento de humor, sentimentos, pensamento ou atividade.
Nesta semana, o destaque ficou novamente com a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) que emplacou sete posts em nosso ranking. A postagem com mais compartilhamentos desta semana, contudo, foi do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Na postagem, Bolsonaro está em Piranhas/AL para inaugurar o sistema de abastecimento de água e se encontra rodeado de crianças e moradores, todos sem máscara.
A deputada Carla Zambelli publicou sobre diversos assuntos nesta semana. Primeiro Zambelli comentou sobre as eleições norte-americanas em um vídeo. Na gravação, um jornal americano insinua que a votação por meio do correio é fraudulenta e que por essa característica, levanta a questão de que seria fácil corromper as postagens.
Em outro ponto do vídeo, a repórter comenta sobre a tecnologia que poderia ser usada em prol do sistema eleitoral para torná-lo mais decente. Segundo a repórter, existem diversos casos de advogados republicanos que foram barrados, casos de cédulas fechadas, escondidas ou duplicadas em Estados. A repórter comenta tudo sem mostrar provas.
Ainda sobre as eleições norte-americanas, Zambelli publicou um vídeo do ex-prefeito de Nova York e advogado de Donald Trump, Rudolph Giuliani. O advogado diz que Trump venceu as eleições, que o resultado informado pela mídia foi fraudado e que o Partido Democrata estaria armando para impedir que Trump seja eleito presidente. Giuliani ainda afirma que a China está influenciando para eleger Joe Biden.
A deputada também postou sobre as eleições municipais brasileiras. No vídeo publicado por Zambelli, o apresentador Sikêra Jr. afirma que o relaxamento do lockdown foi feito em várias cidades pelo país por questão eleitoral e que quando a eleição acabar, os prefeitos vão propor um novo lockdown.
Zambelli ainda aproveitou sua página no Facebook para atacar seus adversários políticos da esquerda. Dessa vez, o vídeo era de Luciano Hang que propõe um desafio para quem acredita nesses partidos e nos dias das eleições, carimbar a frase “eu sou burro” na testa e sair andando pela cidade.
A deputada também defendeu o presidente com uma imagem de Jair Bolsonaro e embaixo a frase “ELE AVISOU!”. A imagem também mostra duas reportagens sobre o uso de vitamina D no combate a Covid-19. Desta forma, Bolsonaro teria acertado na redução dos impostos sobre a vitamina D que, segundo a deputada, a imprensa teria criticado.
Por fim, o assunto mais comentado da semana foi o caso do julgamento da influencer digital Mariana Ferrer. O fato foi comentado tanto pela esquerda, quanto pela direita durante essa semana. A candidata a prefeita de Porto Alegre/RS, Manuela D’ávila (PCdoB-RS), o candidato a prefeito de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL-SP) e a Deputada Federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) publicaram sobre a decisão de Estupro Culposo e o julgamento da influencer, os três repudiando a decisão do juiz e a forma como Mariana foi tratada na audiência.
Sâmia foi mais incisiva em sua postagem, além do repúdio, ela diz que o caso apesar de ter público a anos, apenas após a decisão repercutiu nas mídias.
A direita também comentou o fato. O deputado federal Otoni de Paula (PSL-RJ) publicou uma charge feita em protesto pela forma que a influenciadora Mariana Ferrer foi tratada. A charge mostra o acusado de estupro guardando dinheiro nos bolsos de dois homens de paletó falando o seguinte: ” Estupro Culposo” é quando não há a intenção de culpar o estuprador”.
O senador Marcos do Val (PODEMOS) também publicou a respeito do caso da influenciadora. Postou uma foto de Mariana com os olhos vermelhos de choro e escrito “Revolta, estrupo culposo? Julgamento de Mariana Ferrer termina com aberração jurídica e advogado humilhando a jovem.”. Ele também faz um extenso texto na legenda, citando nome de todos os envolvidos no processo – juiz, promotor, advogado – e do estuprador de Mariana, o empresário André Aranha.
Os jornais O Estadão e a VEJA também noticiaram o fato da influenciadora e a humilhação sofrida por ela durante o julgamento.
Conclusões
Durante a semana, os assuntos foram o caso da influencer Mariana Ferrer e a condenação e novamente as diversas postagens da deputada federal Carla Zambelli atacando adversários.
O caso de Mariana “uniu” a direita e a esquerda em notas de repúdio e compartilhamento da situação da influencer. Além disso, tivemos comentários sobre as eleições dos Estados Unidos da América e a possível fraude defendida por apoiadores do presidente, que é aliado de Trump.
A falta de luz no Estado do Amapá também foi comentada, mas foram as últimas postagens mais compartilhadas, mostrando que esse assunto perde força, provavelmente por ser no Norte do país acabou por não ter tanta evidência.
Você pode baixar nosso relatório, clicando aqui.