O Manchetômetro é um site de acompanhamento da cobertura da grande mídia sobre temas de economia e política produzido pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP). O LEMEP tem registro no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e é sediado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O Manchetômetro não tem filiação com partidos ou grupos econômicos.

Parceria

De 16 a 22 de novembro de 2020

Entre os dias 16 e 22 de novembro de 2020, das 719 páginas analisadas, 625 publicaram algum conteúdo. No total da amostra da semanal, foram verificadas 16.005 publicações. Dentre elas, 7.406 (46%) fotos, 5.459 (34%) links, 2.942 (18%) vídeos e 198 (1%) status – ferramenta de compartilhamento de humor, sentimentos, pensamento ou atividade.

Nesta semana, o destaque ficou novamente com a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) que emplacou doze posts em nosso ranking. A postagem com mais compartilhamentos desta semana foi da própria deputada do PSL, que postou um vídeo do presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) criticando a imprensa brasileira por não noticiar que há uma agência da Organização Mundial do Turismo com excelentes notícias sobre o país. O presidente da Embratur ironiza que como não é a OMS falando sobre COVID-19, a grande mídia não divulga.

Zambelli também publicou sobre a reunião do BRICS. Em um vídeo, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) comenta sobre a sub­tração de madeira do Brasil e da soberania do país em reservas da floresta Ama­zô­nica. Segundo Bolsonaro, o Brasil de­senvolveu um método usando isótopo estável para a localização de madeira apreendida e exportável e que revelaria os países que importavam as madeiras de forma ilegal. Segundo ele, países que são críticos da a­tuação do governo na proteção da floresta.

Em outro vídeo do presidente, ele comenta sobre o mesmo assunto: países que acusam o Brasil de desmatamento, mas compram madeira de retirada ilegal da floresta. Bolsonaro afirma que a descoberta é um trabalho da Polícia Federal e que servirá para acabar com a farsa de que seu governo tem promovido queimadas e desmatamento e ainda disse que “licenças ambientais fraudulentas foram concedidas anos atrás”.

O meio ambiente também foi tema de postagem do deputado federal Luiz Phillippe de Orleans e Bragança (PSL-SP), que comen­tou sobre o desmatamento. Primeiro, a foto do presidente da França Emmanuel Ma­­cron com o texto “Por desmatamento, Franç­a se opõe ao acordo UE-Mercosul”. Em seguida, vemos a foto de madeiras sen­do carregadas em um caminhão, acom­panha­da pelo texto: “Alemanha e Fran­ça com­pra­­ram madeira ilegal do Brasil, in­dicam ações da PF”. O filho do presidente, Eduardo Bolsonaro (PSL-RJ) também publicou imagem sobre a investigação da PF sobre a extração ile­gal da madeira na Amazônia. A publicação tem as mesmas informações e ataques in­diretos a países da Europa que os vídeos de Jair Bolsonaro.

O grande assunto da semana foram as urnas eletrônicas e a possibilidade de elas serem hackeadas. Carla Zambelli publicou uma imagem do presidente do TSE, Luiz Ro­ber­to Barroso com a manchete “TSE contratou sem licitação o “supercomputador” que atra­sou a apuração no domingo”. A ima­gem ainda afirma que o contrato feito com a empre­sa Oracle do Brasil sistemas teve dis­pen­sa de licitação, com o valor do contra­to de 26,2 milhões de reais segundo o Diá­rio Oficial da União. A deputada continuou fa­­lando sobre o assunto, afirmando que o TSE precisa implantar o comprovante de vo­to em papel pois, a todo momento se vê notí­cias de computadores mais seguros do mundo sendo hackeados.

Jair Bolsonaro também comentou sobre o sistema eleitoral brasileiro. No vídeo postado, o próprio presidente pergunta se as pes­soas querem o voto impresso ou a urna ele­trônica. Em uma resposta, ouvimos alguém repetindo “voto impresso, esse é o nos­so objetivo”, “Estados Unidos é o ideal”, “estamos orando por isso.”. Bolsonaro então diz que vai resolver isso junto ao parlamento, pois ninguém acredita no voto eletrô­nico e que a vontade popular precisa ser a­tendida. Ainda diz ter a certeza de tratar do assunto no início de 2021 e que “isso” vai mu­dar pois não podemos ter eleições em 2022 com urnas eletrônicas.

Jair Bolsonaro também publicou sobre o caso da morte de João Alberto na rede de supermercados Carrefour. Em sua postagem, o presidente elogia a miscigenação do povo brasileiro que, segundo ele, fez com que o Brasil conquistasse a “simpatia do mundo” e que existem pessoas que querem destruir essa harmonia dividindo a população, colocando ódio no coração e mentes mascaradas da “luta por igualdade” e “justiça social”. Ele diz que o país possui muitos problemas que vão além das questões raciais como a corrupção, que não é somente política, mas moral e econômica. Ainda reafirmou que existem interesses que desejam a divisão do povo brasileiro para que se torne mais fraco e pede para que não se deixem manipular. Bolsonaro finaliza afirmando que é “daltônico” pois para ele, todos os brasileiros têm a mesma cor.

Conclusões

Em resumo, podemos analisar que nesta semana o meio ambiente e as eleições municipais foram os principais temas da semana. Os apoiadores de Bolsonaro aproveitaram os temas para fortalecer sua tese de voto imprenso e aproveitar o momento para atacar líderes mundiais europeus, comentando sobre a operação da PF que descobriu para onde as madeiras extraditadas ilegalmente estavam indo.

Você pode baixar nosso relatório, clicando aqui.

Por Natasha Bachini, Eduardo Barbabela, Douglas Moura, Keila Rosa, Andressa Liegi Costa, Lucas Loureiro, Mariana Soares, Bruna Medina, Ana Beatriz Getirana, Matheus Ribeiro, Robson Nunes, Victor Nobre e João Feres Jr

Apoie o Manchetômetro

Criado em 2014, o Manchetômetro (IESP-UERJ) é o único site de monitoramento contínuo da grande mídia brasileira. As pesquisas do Manchetômetro são realizadas por uma equipe com alto grau de treinamento acadêmico e profissional.

Para cumprirmos nossa missão, é fundamental que continuemos funcionando com autonomia e independência. Daí procurarmos fontes coletivas de financiamento.

Conheça mais o projeto e colabore: https://benfeitoria.com/manchetometro

Compartilhe nossas postagens e o link da campanha nas suas redes sociais.

Seu apoio conta muito!