De 23 a 29 de novembro de 2020
Entre os dias 23 a 29 de novembro de 2020, das 719 páginas analisadas, 620 publicaram algum conteúdo. No total da amostra da semanal, foram verificadas 17.137 mil publicações. Dentre elas, 7.745 (45%) fotos, 5.715 (33%) links, 3.494 (20%) vídeos e 183 (1%) status – ferramenta de compartilhamento de humor, sentimentos, pensamento ou atividade.
Nesta semana, o destaque ficou novamente com a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) que emplacou onze posts em nosso ranking. A postagem com mais compartilhamentos desta semana foi da própria deputada do PSL, que postou um vídeo da resposta que o apresentador de TV Sikêra Jr. deu em seu programa a respeito de ter sido processado pelo PSOL. Segundo Sikêra, ele alertou a população a respeito de uma votação sobre “Ideologia de gênero” no STF dia 11/11 e por isso estaria sendo silenciado.
Continuando os ataques à esquerda, Zambelli postou uma foto em que relaciona o PSOL ao Foro de São Paulo. Os ataques continuaram nos posts sobre as eleições municipais, nos quais Zambelli pede atenção aos eleitores para que não elejam os novos quadros da esquerda, como Marilia Arraes no PT e Manuel D’Ávila no PCdoB. Para ela, esses partidos têm buscado pessoas novas, porém não mudaram. Ela também postou uma foto onde o símbolo do PT estava quebrando evidenciando que o partido pela primeira vez desde a redemocratização ficou sem nenhuma capital.
Zambelli postou uma foto denunciando a grave situação dos aposentados na Venezuela que recebem somente o equivalente a sete reais por mês para seu sustento e que essa situação é causada pela crise econômica no país derivada das políticas de Chavez-Maduro.
Ainda relacionado ao auxílio emergencial, Zambelli postou os gastos que o governo federal teve com o auxílio. Os valores eram todos na casa dos bilhões de reais. Ela também fez outra postagem sobre a relação pandemia – economia. A foto publicada expõe a porcentagem do PIB gasto com a pandemia. Segundo a imagem, o Brasil gastou mais do que a média dos países emergentes com a pandemia.
O presidente Jair Bolsonaro também fez uma postagem a respeito da relação entre economia e pandemia. O presidente afirmou que é essencial ter responsabilidade não somente com a questão do vírus, mas também com a questão econômica que pode desencadear problemas sociais graves.
Bolsonaro também respondeu sobre não apoiar o isolamento social, dizendo que a OMS dava aval para a reabertura comercial e que a pandemia, segundo a mesma OMS, irá causar fome e problemas psicológicos, o que pode resultar em suicídios. Ele reafirmou que não se pode deixar que empregos continuem a ser destruídos, que a economia e a vida não são situações distintas e que a OMS teria dito também que o isolamento não é solução de longo prazo.
O presidente Jair Bolsonaro fez também postagens relacionadas à transposição do rio São Francisco. O presidente afirma que levar água ao Nordeste é prioridade de seu governo e que os estados de Pernambuco, Paraíba e Ceará já recebem água e que ano que vem será a vez do Rio Grande do Norte. Ainda segundo a postagem, ao contrário do acordado em 2005 essa operação não teve custos aos estados e que o governo federal não cobra a água que chega nesses estados.
O Deputado Otoni de Paula (PSL/RJ) postou um vídeo no qual o candidato à reeleição a prefeitura do Rio Marcelo Crivella (REPUBLICANOS/RJ) fala sobre os gastos da Prefeitura com o carnaval e como a sua gestão agiu contrária da antiga gestão de Eduardo Paes (DEM/RJ) buscando parcerias público privadas para financiar o evento.
A deputada Jandira Feghali (PCdoB/RJ) também discutiu sobre eleições municipais. Jandira postou um trecho da entrevista do candidato à Prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos na qual rebate críticas feitas pelo prefeito e também candidato Bruno Covas (PSDB/SP) a respeito do posicionamento dele sobre a qualidade da democracia na Venezuela e em Cuba. Boulos respondeu dizendo que ele se candidatou a prefeitura de São Paulo e que se esses regimes são democráticos ou não, não cabe a ele afirmar e acusou Covas de usar os extremismos do bolsonarismo por desespero.
Conclusões
Nessa semana, as eleições municipais foram o grande assunto. As deputadas federais bolsonaristas Carla Zambelli e Bia Kicis alertaram seus eleitores sobre os possíveis perigos de elegerem pessoas “novas” em partidos tradicionais de esquerda e após as eleições, debocharam dos candidatos a esquerda que perderam as eleições como Manuela D’Àvila e Guilherme Boulos.
A questão da crise econômica dentro e fora do país também foi um assunto que obteve muito compartilhamento. A defesa do valor do auxílio e também a associação de economia e vida buscaram fortalecer a proposta do presidente de que é essencial garantir a economia sem isolamento social para também garantir a vida.
Você pode baixar nosso relatório clicando aqui.