M Facebook – Especial Eleições 8
A partir da primeira semana de propaganda eleitoral voltada para o segundo turno das eleições municipais trabalharemos com alguns dados distintos do que foi publicado nos relatórios anteriores – de 1 a 7. Neste relatório, além de um panorama geral envolvendo 18 capitais, também apresentaremos uma análise quantitativa das interações totais dos concorrentes à prefeitura de dez capitais e o ranking dos cinco posts mais compartilhados, entre outras informações pertinentes a atuação dos candidatos na rede. Logo, neste caso, trabalharemos com informações extraídas da rede de candidatos à prefeitura das seguintes capitais: 1) São Paulo, 2) Rio de Janeiro, 3) Rio Branco, 4) Maceió, 5) Manaus, 6) Fortaleza, 7) Vitória, 8) Goiânia, 9) São Luís e 10) Belém.
Na semana de 16 a 22 de novembro, foram monitoradas 36 páginas responsáveis pela produção, neste período, de 1.471 posts que provocaram 545.233 compartilhamentos, 439.833 comentários e 3.392.264 reações (somatório das ações dos botões: curtir, adoro, coragem, riso, surpresa, tristeza e ira). Os recursos aplicados foram fotos (55%), vídeos/lives (41%), links (2%) e status/somente texto (2%).
Nesta semana, o foco das mensagens dos candidatos estava no agradecimento aos eleitores e apoiadores por votarem no primeiro turno e nas estratégias narrativas para conquistar a maior número de votos possíveis para a segunda rodada eleitoral. No ranking geral observamos os 20 posts mais compartilhados que foram produzidos pelas páginas: Guilherme Boulos 50 (PSOL-SP) com 11 posts; Marcelo Crivella (REPUBLICANOS-RJ) com 4; Capitão Wagner (PROS-CE) com 2; Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) com 2 e Marília Arraes (PT- PE) com 1 post. Os partidos de esquerda, neste caso, apresentam-se como maiores produtores de conteúdo de melhor impacto, ou seja, dos 20 lugares no ranking, destacaram-se em 14 deles.
O post de maior compartilhamento (60.483) da semana foi de autoria do candidato à prefeitura do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, posição que ganhou ao postar um vídeo (sem identificar a autoria), publicado em comemoração ao dia da bandeira (19/11), de uma criança, ainda bebê, dançando e cantando em frente à TV que reproduzia a imagem da bandeira nacional e o hino da bandeira. Neste post Crivella expressa “o Brasil já mudou, minha gente”.
Em outra publicação, desta vez em nono lugar no ranking, Crivella, divulgou outro vídeo em que ele aparece ao lado do deputado do PSL-RJ, Otoni de Paula, com um discurso apelativo, até ameaçador, onde, entre várias críticas direcionadas ao seu opositor, chega a dizer “não suje seu voto com sangue”. Isso para que os eleitores não escolham o seu adversário na hora do voto, pois Eduardo Paes (DEM) não teria a experiência que ele tem para combater o vírus da Covid-19.
Já o candidato de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL) obteve o segundo lugar no ranking, com um vídeo em que reproduz o seu programa de internet “café com Boulos” numa edição em que respondeu algumas postagem que seriam fake news e ou desinformação. Além deste post ele obteve outras dez posições, na maior parte, com vídeos com propaganda eleitoral sobre seu programa de governo, histórias sobre sua trajetória de vida pessoal, profissional e como militante. E também reproduziu os debates ao vivo em que participou com seu adversário, Bruno Covas, promovidos pelos canais de TV CNN e BAND. De Fortaleza, Capitão Wagner (PROS), também ganhou posições com duas lives, ambas fazendo propaganda de desmoralização de adversários políticos, como o atual governador, os ‘Ferreira Gomes’ e o concorrente Sarto. Além disso agradeceu os votos obtidos no primeiro turno e comemora o novo tempo de TV em que ambos os candidatos terão o mesmo espaço para expor suas propostas. Manuela d’Ávila candidata à prefeitura de Porto Alegre se destacou com uma foto dela ao lado do candidato de São Paulo, Guilherme Boulos, a quem ela anuncia apoio. Em outra publicação reproduz uma matéria da revista Carta Capital, denunciando o descaso do governo de Jair Bolsonaro, ao expor que milhares de teste para detectar o coronavírus estão com o prazo de validade próximo a expirar. Outra candidata que apareceu no ranking da semana foi Marília Arraes (PT) de Recife. Em sua publicação comemora o resultado da pesquisa de intenção de voto em que ela aparece como favorita.
Engajamento aqui representa a soma de todas as interações na página (comentários, compartilhamentos e reações)
SÃO PAULO
Na capital paulista, nesta semana, foram observados 211 posts produzidos pelas páginas de Guilherme Boulos (PSOL) e Bruno Covas (PSDB). Suas publicações geraram 146.690 compartilhamentos, 130.471 comentários e 843.303 reações. Os principais recursos utilizados pelos candidatos foram vídeos (51%), fotos (42%), links (7%) e somente texto (0%). Esta foi a primeira vez que o uso de vídeo ultrapassou o emprego de foto/imagem para divulgar conteúdos entre os candidatos desta capital. Esta tendência já tinha sido apontada em nossos relatórios.
Além destes dados, esta semana também fizemos um levantamento para verificar quais candidatos fizeram uso do ‘impulsionamento’ de conteúdo, ferramenta paga do Facebook, para aumentar o impacto da propaganda – ação autorizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com as informações disponíveis na rede, entre os dias 17 e 23 de novembro, Bruno Covas (PSDB-SP), que está em primeiro lugar nas pesquisas[i] com uma diferença curta e decrescente em relação ao seu opositor, aplicou R$ 63.914,00 com impulsionamentos, enquanto Guilherme Boulos 50 (PSOL-SP) empregou R$ 15.378,00 para impulsionar conteúdos[ii]. O resultado destes investimentos, no entanto, nem sempre seguem a proporção do valor investido, como podemos verificar nos dados de interações dos candidatos, pois envolvem outras variáveis, como por exemplo, o número de seguidores de cada um. A página de Boulos, neste período, tinha mais de 903 mil curtidas e conseguiu maior engajamento do que a página de seu oponente, Covas, com 112.915 mil curtidas.
Ademais, dos 211 posts produzidos no período de 16 a 22 de novembro, Boulou foi responsável por 82% do total, ocupando assim as cinco primeiras posições dos posts mais compartilhados no período. Neste caso, o candidato do PSOL vem preenchendo seu canal no Facebook com uma propaganda eleitoral voltada para modificar opiniões e atitudes, segundo ele, que foram construídas ao londo do tempo no imaginário dos eleitores paulistas a seu respeito com por desinformação e também por meio de fake news. Em seus vídeos ele se concentra em demonstrar sua trajetória de vida e porque entrou na política. Boulou também alcançou considerável repercurssão com a divulgação de debates em que participou, promovidos por canais de TV (CNN e BAND). Por outro lado, Covas, tem alcançado bem menos interação na rede. Seu conteúdo de maior compartilhamento (467) apareceu em 70º lugar no nosso ranking. Trata-se de uma imagem do candidato do PSDB comemorando a sua passagem para o segundo turno. No post ele agradeçe e comenta “A experiência e a esperança venceram os radicais no primeiro turno. A experiência e a esperança também vencerão no segundo turno”.
RIO DE JANEIRO
Na capital carioca, foram observados 60 posts gerados pelas páginas dos candidatos à prefeitura, Eduardo Paes (DEM) e Marcelo Crivella (REPUBLICANOS). No período analisado as duas páginas geraram 108.344 compartilhamentos, 60.928 comentários e 299.296 reações. Os principais recursos utilizados nos posts foram vídeos (57%), fotos (42%), links (2%) e somente texto (0%). Com relação ao impulsionamento de conteúdo, Eduardo Paes, que tem até o momento mais de 50% das intenções de voto, tem registrado o investimento de R$ 28.080,00 para ampliar o alcance de suas publicações na rede, enquanto seu adversário, Marcelo Crivella, aplicou ≤ R$ 100,00 em impulsionamentos, dados do perído de 17 a 23 de novembro.
Ao analisar a página do candidato Marcelo Crivella (REPUBLICANOS) temos que ela foi responsável pelos cinco posts mais compartilhados, apesar de ter produzido apenas 35% do conteúdo da semana. O post de maior destaque, com 60.483 compartilhamentos, foi o vídeo do dia da bandeira, supracitado no ranking geral. As demais publicações com maior interação tiveram como foco, a partir do tema da pandemia, tirar votos do seu adversário. Em suas publicações, o candidato Crivella, acusa Paes de corrupção e da falta de experiência na saúde pública para gerir problemas como a atual pandemia; faz ameaças aos eleitores para não trocarem ‘o certo pelo duvidoso’ e para ‘não sujarem as mãos de sangue’ (em referência aos mortos pela Covid-19), dizendo que ele tem boa experiência como atual prefeito para tratar da questão. Além disso, também agradeceu os votos do primeiro turno, continou a usar a imagem do presidente Jair Bolsonaro e fez repercurtir um dos slogans de sua campanha “Aleluia, porque a guerra continua”. Em contraposição, o post com mais compartilhamentos (1.409) de Eduardo Paes, trata-se de um vídeo em que ele responde à conteudos de fake news e mentiras, promovidos contra ele pela campanha de seu adversário, Crivella.
RIO BRANCO
Na capital do Acre, Rio Branco, foram observados 30 posts produzidos pelas páginas dos candidatos, Tião Bocalom (PP) e Socorro Neri (PSB). As respectivas páginas promoveram 1.541 compartilhamentos, 2.058 comentários e 9.060 reações. Os principais recursos utilizados nos posts foram fotos (60%), vídeos (33%), status/somente texto (7%) e links (0%).
No tocante ao impulsionamento das publicações, somente a candidata Socorro Neri, com 4.127 curtidas na página, fez uso deste recurso. No perído de 17 a 23 de novembro ela gastou R$ 3.163 com impulsionamentos. O seu concorrente Bocalom, que contabiliza 9.190 curtidas na página, não se beneficia desta ferramenta de marketing.
Com pouca interação na rede e autor de 23% do conteúdo publicado no período, Bocalon aparece com preferido nas pesquisas de intenção de voto[iii]. O post mais compartilhado (71) do candidato foi uma mensagem dele voltada para a população cristã em defesa de sua atuação e se posicionando contra fake news criadas sobre a respeito de sua pessoa. Já Socorro Neri, mais ativa na plataforma, ocupou as cinco primeiras posições no ranking dos posts mais compartilhados. A publicação da candidata, neste quesito, com maior repercurssão (323 compartilhamentos) foi um video em que Neri agradece o resultado positivo alcançado no primeiro turno do pleito; mostra o depoimento de apoiadores; foca no voto feminino e aposta na virada das intenções de voto à seu favor. Nas demais publicações a candidata se pauta nas ações realizadas em sua atual gestão para denfender a sua continuidade no cargo.
MACEIÓ
Em Maceió, capital alagoana, seus dois candidatos à prefeitura, JHC (PSB) e Alfredo Gaspar (MDB)[iv], foram responsáveis pela produção de 51 posts que provocaram 2.457 compartilhamentos, 4.995 comentários e 22.910 reações. Os principais recursos utilizados nos posts foram vídeos (53%), fotos (47%), links (0%) e somente texto (0%).
A competição entre os candidato em Maceió está acirrada. De acordo com as pesquisas de intenções de voto, JHC (João Henrique Holanda Caldas) aparece pouco à frente de seu oponente Alfredo Gaspar. Já a presença digital dos candidatos conta com variações mais amplas nas formas de interação. No quesito curtidas, em suas respectivas páginas no Facebook, FHC sai na frente, com 69.693 contra 13.159 da página de Gaspar. E com relação aos valores investidos na rede, entre os dias 17 e 23 de novembro, Alfredo Gaspar pagou R$ 35.000,00 para alavancar suas publicações, enquanto JHC gastou R$ 25.000,00.
A quantidade de conteúdo produzido na rede por ambos candidatos demonstram também a competitividade entre eles na platarforma. No entanto, FHC, produtor de 45% do conteúdo, ocupou todas as cinco posições do ranking dos posts mais compartilhados. Neste caso, o conteúdo mais relevante do candidato foi um video em que ele explica o porquê de não comparecer a um debate provomido por uma TV local, dizendo que se tratava de uma armação de seus adversários políticos para manipular o debate público. Os demais conteúdos apresentou como mote da propaganda eleitoral a ideia de ‘mudança’. Em video e imagen o candidato falou brevemente da trajetória profissional e política, publicou ato em que assinou carta de compromisso com servidores públicos e também agradeceu os votos recebidos no primeiro turno.
MANAUS
Com relação às páginas dos candidatos de Manaus, Amazonino Mendes (PODEMOS) e David Almeida (AVANTE), foram observados 58 posts produzidos que no total geraram 23.298 compartilhamentos, 28.133 comentários e 139.832 reações. Os principais recursos utilizados nos posts foram fotos (52%), vídeos (43%), status/somente texto (3%) e links (2%).
O investimento para aumentar o alcance dos posts foi feito por ambos candidatos. Amazonino Mendes, atualmente com 32% das intenções de voto[v], investiu R$42.934,00 para impulsionar seus posts e David Almeida, com 47% da intenções de voto, aplicou R$19.008,00, no período de 17 a 23 de novembro.
As publicações de maior repercussão no quesito compartilhamento ficaram por conta do candidato do AVANTE. Com pouco mais de 93 mil curtidas em sua página, David Almeida se destacou com mensagens de diferentes temas. A publicação mais compatilhada (1.374) foi um ‘Happy Deus’ – evento online promovido pelo candidato, caracterizado por uma apresentação musical/culto religioso com a participação de uma banda gospel e mais dois convidados. Na ocasião não foram tratadas questões políticas diretamente. Em outros momentos, o candidato divulgou conteúdos com críticas ao seu adversário, Amazonino; em um comício, ele fez promessa de garantir uma renda de R$300 à população, aparentemente, em decorrência da crise causada pela pandemia; agradeceu e reproduziu (foto) a sua comemoração pelos votos alcançados no primeiro turno e apresentou esclarecimentos sobre uma ação, em sua palavras, orquestrada pelos seus adversários contra ele, com tática nazista, referindo-se a prática de contar uma mentira mil vezes até que esta vire uma verdade.
FORTALEZA
Os candidatos Capitão Wagner (PROS) e Sarto (PDT), este preferido da maioria dos eleitores[vi] da capital do Ceará, produziram nesta semana 93 posts que motivaram 39.887 compartilhamentos, 46.684 comentários e 167.806 reações. Os recursos aplicados foram fotos (51%), vídeos (49%), links (0%) e somente texto (0%).
Como instrumento de propaganda eleitoral, os dois candidato investiram no impulsionamento para pontecializar o efeito de suas publicações. No intervalo de 17 a 23 de novembro, Sarto, com 29.726 curtidas na página, desembolsou R$ 126.229,00 e seu opositor, Wagner, 303.322 curtidas na página, gastou R$ 15.098,00 para impulsionar publicações no mesmo período.
Com relação ao engajamento, das cinco publicações mais compartilhadas, as quatro primeiras foram de autoria do capitão Wagner e a quinta colocada do candidato Sarto. O capitão, que está atrás nas intenções de voto, produziu 52% do conteúdo desta semana. As publicações dele de maior destaque foram lives de aproximadamente 30 minutos cada. Nelas o candidato trata de diversos assuntos, sendo a maioria reclamações, denúncias e críticas aos adversários políticos, dando um tom mais negativo que positivo à narrativa. Os esforços comunicacionais deste candidato estão concentrados em desacreditar seu oponente para ser a escolha do eleitor. Por outro lado, a publicação de maior compartilhamento (1.821) de Sarto referia-se a uma fala do atual governador, Camilo Santana, elogiando e declarando apoio ao candidato, além de convidar os demais partidos a somarem forças à candidatura de Sarto. O tom da narrativa era polida e falou em ‘campanha de paz’ em detrimento da exploração da violência na capital.
VITÓRIA
A capital capixaba tem como candidatos à prefeitura João Coser (PT) e Lorenzo Pazolini (REPUBLICANOS), este pouco à frente nas pesquisas de intenção de voto[vii]. Suas respectivas páginas produziram nesta semana 40 posts responsáveis por 3.877 compartilhamentos, 3.099 comentários e 17.043 reações. Os recursos utilizados nos posts foram fotos (68%), vídeos (33%), links (0%) e somente texto (0%).
Com relação os impulsionamentos pagos, temos que João Coser, com 4.437 curtidas na sua página, já gastou R$ 35.362,00, ao passo que Lorenzo Pazolini, com 12.820 curtidas na sua página, desembolsou R$ 1.909,00 para propagar suas publicações na plataforma, no período de 17 a 23 de novembro.
Os dois candidatos obtiveram posições no ranking dos cinco posts mais compartilhados na semana. Pazolini, autor de 35% destas publicações, ocupou as duas primeiras posições, ambas utilizando imagem/foto. A publicação mais compartilhada (540) do candidato reproduziu seu agradecimento aos eleitores pelo resultado vitorioso que o levou ao segundo turno e renovou a mensagem de desejo de ‘paz e igualdade’ para a capital como mote de campanha. Na segunda publicação de destaque traz a foto do candidato republicano e o seu pedido de voto. Seu concorrente, João Coser, com três publicações em relevo, falou de suas propostas para a saúde e de sua trajetória profissional e política como forma de angariar votos, todas com o uso de imagem como recurso visual para reforçar a comunicação.
GOIÂNIA
Em Goiânia os candidatos à prefeitura Vanderlan Cardoso (PSD) e Maguito Vilela (MDB)[viii] [internado em São Paulo com Covid-19 desde outubro] produziram em suas páginas na rede, nesta semana, 48 posts que somados foram responsáveis por 2.903 compartilhamentos, 4.074 comentários e 20.571 reações. Os recursos utilizados nos posts foram fotos (58%), vídeos (42%), links (0%) e somente texto (0%).
De acordo com as informações disponíveis na biblioteca de anúncios do Facebook, somente Cardoso investiu em impulsionamentos na semana de 17 a 23 de novembro. O candidato, que tem 76.898 curtidas em sua página, despendeu a quantia de R$8.576,00 para ampliar o alcance de suas publicações. Enquanto seu adversário, Vilela, com 21.755 curtidas na página, nada investiu financeiramento na rede durante este período.
O candidato do MDB, Maguito Vilela, apesar não ter investido em impulsionamento neste período se despontou nas quatro primeiras posições do ranking dos posts mais compartilhados. Como o Vilela está internado com a Covid-19 a linguagem utilizada nas publicações aparecem em terceira pessoa. O conteúdo vem de apoioadores políticos, como o atual prefeito Iris Rezende, desejando votos de recuperação e em outros momentos com referência ao “jogo baixo do adversário na campanha” sobre o estado de saúdo do candidato. O quinto lugar do ranking, trata-se de uma publicação de Vanderlan Cardoso, em vídeo faz um discurso direcionado aos eleitores cristãos e reafirma seus valores voltados para a família, a ética e a moral como algo acima da política.
SÃO LUÍS
Em São Luís, os candidatos Duarte Jr. (REPUBLICANOS) com 42% e Eduardo Braide (PODEMOS)[ix] 49% das intenções de voto foram responsáveis, nesta semana, por 98 posts que somados promoveram 6.376 compartilhamentos, 15.658 comentários e 83.404 reações. Os recursos utilizados nos posts foram fotos (55%), vídeos (42%), somente texto (3%) e links (0%).
Na capital maranhese, ambos os candidatos apostam no impulsionamento como forma de potencializar seus discursos. Duarte Jr. investiu a quantia de R$ 11.613,00 e Eduardo Braide R$ 10.371,00 no intervalo de 17 a 23 de novembro. As páginas dos candidatos na rede apresentam 60.077 e 57.637 curtidas respectivamente.
Com relação as cinco publicações mais compartilhadas, Eduardo Braide, autor de 46% dos posts da semana e favorito da maioria dos eleitores no segundo turno, surge com maior destaque e obteve as quatro primeiras posições no ranking. A mensagem mais compartilhada (457) foi uma imagem em que Neto Evangelista (DEM), candidato no primeiro turno, declara seu apoio à Braide. Nos demais conteúdos o candidato fala em vídeo de suas propostas de governo, se defente de fake news e agradece o primeiro lugar nas intenções de voto. Já o outro postulante ao cargo de prefeito de São Luís, Duarte Jr., conseguiu destaque ao difundir uma foto sua em meio à várias pessoas comemorando os votos que o levaram ao segundo turno e agradece à população.
BELÉM
Em Belém, Eguchi (PATRIOTA) e Edmilson Rodrigues (PSOL) disputam à prefeitura e estão empatados tecnicamentes nas pesquisas de intenção de votos neste segundo turno[x]. Juntos, nesta semana, eles produziram 142 posts que geraram 58.405 compartilhamentos, 23.542 comentários e 243.679 reações. Os recursos utilizados nos posts foram fotos (56%), vídeos (39%), links (4%) e status/somente texto (1%).
Os valores gastos pelos candidatos, entre os dias 17 e 23 de novembro, com impulsionamentos teve uma larga margem entre eles, enquanto Edmilson Rodrigues, que conta com 101.851 curtidas em sua página, gastou R$ 7.633,00, e seu oponente, Eguchi Delegado da Polícia Federal, com 20.158 curtidas, despendeu R$ 934,00 com a ação de propagação de conteúdos na rede.
Edmilson Rodrigues, prefeito de Belém entre 1997 e 2000 e de 2001 a 2004, foi o que mais produziu conteúdo (56%) e também o que alcançou as cinco posições do ranking de compartilhamentos. O conteúdo mais compartilhado (2.813) falava da visita do candidato à várias igrejas e pedia para os eleitores não acreditarem em fake news. As demais publicações eram divulgações de suas propostas de governo, um pouco do que executou em suas gestões passadas e reforçou o cuidado com as fake news. Eguchi só aparece na 33ª posição (482 compartilhamentos), com uma peça de campanha “Belém responde nas urnas, estamos no 2º turno” estampada a sua foto e a do seu vice, sargento Quemer e como slogam do partido “Brasil acima de tudo”.
CONCLUSÕES
A primeira semana do segundo turno eleitoral nos trouxe o agradecimento dos candidatos pelos votos no primeiro turno e uma tentativa ainda mais forte de diferenciação entre os candidatos. As candidaturas de esquerda se demonstraram bastante ativas no Facebook e ocuparam os três primeiros lugares de nosso ranking – Guilherme Boulos, Manuela D’Ávila e Edmilson Rodrigues – e, excetuando no caso paulistano no qual o adversário de Boulos é o candidato à reeleição, Sebastião Melo e Delegado Eguchi, adversários de Manuela e Edmilson, respectivamente, aumentam suas participações nas redes e surgem como alto número de postagens e engajamentos para conseguirem competir com seus adversários pelo espaço nas redes. As defesas e desconstruções de fake News continuam como uma das grandes temáticas durante o período, agora dividindo o posto com ataques diretos aos adversários. A primeira semana nos apresenta uma campanha focada apenas em ataques pessoais e desconstrução de mentiras. Na segunda semana veremos se as propostas terão mais espaço, ou se o segundo turno será apenas a radicalização de todo o processo que vimos no primeiro.
Você pode baixar nosso relatório, clicando aqui.
[i] Pesquisa de intenção de voto para São Paulo, Rio de Janeiro e Recife disponível em http://datafolha.folha.uol.com.br/eleicoes/2020/indice-1.shtml Acesso em 24.11.20.
[ii] Todas as informações sobre o gasto com impulsionamentos dos candidatos estão disponíveis em https://www.facebook.com/ads/library/report . Sobre a quantidade de posts em suas bibliotecas é importante ressaltar que uma publicação pode ser impulsionado várias vezes com target diferentes ou em datas distintas, etc, neste caso, a contabilidade é feita por inserção.
[iii] Pesquisa de intenção de voto disponível em https://g1.globo.com/ac/acre/eleicoes/2020/noticia/2020/11/20/pesquisa-ibope-para-2o-turno-em-rio-branco-tiao-bocalom-65percent-socorro-neri-28percent.ghtml Acesso em 24.11.20.
[iv] Pesquisa de intenção de voto disponível em https://g1.globo.com/al/alagoas/eleicoes/2020/noticia/2020/11/23/pesquisa-ibope-para-2o-turno-em-maceio-jhc-42percent-alfredo-gaspar-38percent.ghtml Acesso em 24.11.20.
[v] Pesquisa de intenção de voto disponível em https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2020/11/21/pesquisa-ibope-para-2o-turno-em-manaus-david-almeida-47percent-amazonino-mendes-32percent.ghtml Acesso em 24.11.20.
[vi] Pesquisa de intenção de voto disponível em: https://g1.globo.com/ce/ceara/eleicoes/2020/noticia/2020/11/23/pesquisa-ibope-para-2o-turno-em-fortaleza-sarto-53percent-capitao-wagner-35percent.ghtml 24.11.20.
[vii] Pesquisa de intenção de voto disponível em: https://g1.globo.com/es/espirito-santo/eleicoes/2020/noticia/2020/11/23/pesquisa-ibope-para-2o-turno-em-vitoria-delegado-pazolini-48percent-joao-coser-43percent.ghtml Acesso em 24.11.20.
[viii] Pesquisa de intenção de voto disponível em: https://www.opopular.com.br/noticias/politica/maguito-lidera-com-43-9-vanderlan-tem-29-3-aponta-pesquisa-1.2155138 Acesso em 24.11.20.
[ix] Pesquisa de intenção de voto disponível em: https://g1.globo.com/ma/maranhao/eleicoes/2020/noticia/2020/11/20/pesquisa-ibope-para-o-2o-turno-em-sao-luis-eduardo-braide-49percent-duarte-jr-42percent.ghtml Acesso em 24.11.20.
[x] Pesquisa de intenção de voto disponível em: https://noticias.uol.com.br/eleicoes/2020/11/21/belem-edmilson-e-eguchi-surgem-empatados-no-2-turno-em-pesquisa-do-ibope.htm Acesso em 24.11.20.