De 16 a 31 de março de 2021
Entre os dias 16 e 31 de março de 2021, as 779 páginas monitoradas produziram 49.936 publicações. Nos gráficos acima, podemos notar, primeiramente, que as páginas apresentam maior atividade em dias úteis, com diminuição significativa na quantidade de posts durante os fins de semana (dias 20, 21, 27 e 28 de março). Além disso, fotos (43%), links (36%) e vídeos (21%) foram os recursos mais explorados no período.
Na tabela abaixo, é possível perceber que as páginas de mídia (tradicional e alternativa) são as que mais produzem publicações no Facebook. Na sequência, com grande diferença na média de posts, estão as instituições e os atores políticos.
Já entre as páginas que incitaram com mais engajamentos, ganham destaque os personagens políticos, principalmente parlamentares do PSL, que ocupam metade das posições desse ranking. Além deles, temos o G1 enquanto representante do grupo de mídia tradicional, bem como a página “Somos todos Bolsonaro” que lidera o engajamento quinzenal entre as páginas de movimentos sociais.
A pandemia da Covid-19 foi o tema mais debatido pelos posts no período. A vacinação, o tratamento precoce, as medidas de isolamento social e o lockdown foram assuntos recorrentes em todos os grupos de fanpages analisados.
A deputada federal Carla Zambelli (PSL/SP) liderou os engajamentos, emplacando seis dos dez posts mais compartilhados no período. Usualmente, a deputada usa sua página no Facebook para divulgar vídeos de terceiros e alimentar o circuito de desinformação na rede. Em sua publicação mais compartilhada, Zambelli defende o tratamento precoce para Covid-19 por meio de um vídeo do apresentador Sikêra Jr., no qual ele conta que, quando contraiu a doença, fez uso de hidroxicloroquina, ivermectina e azitromicina. Também critica o SUS e os governadores – pela falta de leitos e por não adotarem o tratamento precoce – e a grande mídia por, segundo ele, veicular apenas notícias negativas sobre a pandemia.
A defesa pelo tratamento precoce também é feita por Zambelli com vídeos do programa Jovem Pan. A deputada procura também isentar o presidente Jair Bolsonaro, bem como seus ministros, de serem responsáveis pelas mortes por Covid-19, critica a implementação de lockdown e demais medidas restritivas nas cidades. Em uma das publicações, ela chega a alegar que o número de mortes por Covid-19 registrado no país seria forjado e exagerado.
Em outro post muito compartilhado, Zambelli divulga um vídeo de Caio Coppolla. Nele, o comentarista responde à matéria da Folha de S. Paulo que o acusa de disseminar notícias falsas, promover atos antidemocráticos, agressões, intimidação e constrangimento contra o ministro Alexandre de Moraes. No vídeo, Coppolla afirma que estaria sob ameaça de censura e prisão, e que há um abaixo-assinado pela abertura de processo de impeachment do ministro.
Na terceira posição do ranking está André Janones (Avante/MG) que, mais uma vez, realizou uma live sobre a MP que regulamenta o novo auxílio emergencial, com críticas ao valor de R$ 150,00. Em sexto lugar, há um post de Marco Feliciano (PSC/SP), no qual o deputado critica o fechamento de igrejas na pandemia, acusando a medida de manobra opressiva de retaliação à base de apoio de Jair Bolsonaro
Além dos deputados federais, o presidente está no ranking com dois posts. No primeiro, critica o lockdown afirmando que a medida expande a pobreza. Para embasar seu argumento, utiliza uma passagem do emissário da OMS, David Nabarro, retirada de seu contexto de fala. No segundo post, divulga uma transmissão ao vivo em que registra seu encontro com uma multidão de apoiadores no seu aniversário.
Nessa seção, observamos a taxa de interação de cada página, que equivale à média de engajamento por post. Dentre as instituições, destacam-se alguns movimentos sociais de direita e instituições políticas, como o Ministério da Saúde, Planalto, Governo de SP e Exército Brasileiro. O principal tema pandemia abordado por essas páginas no período também é a pandemia de Covid-19.
No topo, está a fanpage “Somos todos Bolsonaro”, com média de 8.456 por post. Os movimentos que mantêm as maiores taxas são o Vem Pra Rua Brasil e o MBL, que são de direita, mas, atualmente, têm publicado posts em oposição ao presidente. Entre os partidos políticos, o único que alcançou o ranking foi o PT, com publicações críticas ao presidente Jair Bolsonaro e ao ex-Ministro da Justiça Sergio Moro, e de apoio ao ex-presidente Lula.
Em relação às páginas de mídia, os veículos de comunicação do Grupo Globo são os que têm maiores taxas de interação por post, conquistando as três primeiras posições do ranking. Entretanto, é interessante salientar que mídias alternativas como a Mídia Ninja e o Ranking dos Políticos também ganham destaque no quesito engajamento por post.
Já entre os personagens políticos, o presidente Jair Bolsonaro gerou uma média de interação em seus posts quase três vezes maior que o segundo colocado, o deputado federal André Janones. Cabe salientar que esse ranking é composto, principalmente, por aliados do presidente, incluindo três de seus filhos. Isso ressalta a capacidade que a comunidade bolsonarista tem em mobilizar e pautar a conversação na rede digital, sempre apresentando altas taxas de interação. A exceção no grupo de atores políticos é o ex-presidente Lula, que ocupa o 5º lugar e é o único da esquerda nesse ranking. Ainda que não tenha entrado no ranking de maior engajamento desse grupo, entre as mídias tradicionais, a página da Rede TV foi a que emplacou os dois posts mais compartilhados do período. No primeiro, apresenta um vídeo de crítica às ações de isolamento social estabelecidas pelo Estado de São Paulo aos municípios pequenos. Isso se dá com a participação do prefeito de Aparecida – SP, que afirma que a cidade está vivendo uma tragédia socioeconômica e clama por soluções, alegando não ter autonomia para isso. No outro post, a emissora discute o uso do termo genocídio em relação à pandemia, seguindo uma linha geral de defesa às ações do presidente Bolsonaro. Mais uma vez, evidencia-se a capacidade de perspectivas favoráveis ao Governo Federal serem propagadas na rede, mesmo a partir de fanpages de empresas da mídia convencional.
Já entre as mídias alternativas, a publicação mais compartilhada foi da página Ranking dos Políticos. Nesta, apresenta-se um vídeo sobre a demissão de cem funcionários de uma churrascaria, a qual, posteriormente, teria sido obrigada pela Justiça do Trabalho a recontratá-los, além de receber uma multa de R$ 17 milhões. Alega-se que “as ideias de esquerda” “demonizam as empresas” (sic), e que a decisão infringiria os direitos da propriedade privada. Em contrapartida, a segunda publicação mais compartilhada desse grupo foi um post da Mídia Ninja, que continha a imagem de um tweet da cantora Zélia Duncan, no qual ela afirma que as mesmas pessoas que são contra o lockdown e a favor do tratamento precoce são as que furam a fila da vacina.
Entre os movimentos sociais, como já observado no ranking de taxa de interação, a página “Somos todos Bolsonaro” apresenta o maior volume de engajamentos, emplacando também os dois posts no ranking dos posts mais compartilhados. No primeiro, é divulgada uma foto de Bolsonaro com um parafuso, seguida de texto sobre “a lição do parafuso”. Nesse post, compara-se a mecânica do objeto aos posicionamentos políticos, sugerindo que o movimento de girar para a direita serviria para construir solidez e estabilidade, enquanto o girar para a esquerda serviria para desmontar algo. No segundo, utiliza-se de uma imagem para questionar como Carmen Lúcia e Luiz Fux poderiam declarar Sérgio Moro parcial, satirizando a imparcialidade do STF.
Já entre os partidos políticos, o post mais compartilhado foi do PT, no qual há um um compilado de falas de Jair Bolsonaro contrárias à vacina da Covid-19, o que vai confronta a fala recente dele, de que nunca teria sido contra. Segundo o Partido dos Trabalhadores, Bolsonaro mudou de ideia ao ver sua popularidade cair. O segundo post mais circulado é do PTB, com um vídeo que contém a discussão entre um vereador do partido na cidade de Juiz de Fora – MG, Sargento Mello Casal, e agentes de segurança pública municipal que estariam, segundo o político do PTB, realizando uma manifestação ao invés de exercerem sua função.
Quando analisados os posts de páginas de governadores na rede, os dois que mais se destacaram em volume de compartilhamento foram de João Doria (PSDB/SP) e trataram sobre a vacina do Butantan. No primeiro, o governador compartilha uma foto com a informação de que a vacina é eficaz para crianças e adolescentes entre 3 e 17 anos, de acordo com estudos preliminares conduzidos pelo laboratório Sinovac Biotech na China. No segundo, compartilha um vídeo de apresentação da ButanVac, desenvolvida com produção 100% nacional. Ao lado do diretor do Instituto Butantan, celebra a vacina nacional, ressalta a notícia como a de maior esperança para Brasil e diz que, até o final do ano, mais de 40 milhões de doses estarão disponíveis para “salvar o país”.
Já em relação aos posts mais compartilhados por páginas de prefeitos, ganham destaque os de Eduardo Paes (DEM/RJ). Nas duas publicações principais do ranking de maior compartilhamento, é divulgada uma imagem com a programação de vacinação. Um calendário com todo o mês de abril, para o público de 71 a 60 anos, e o outro específico da semana de 29 de março a 3 de abril, para pessoas entre 71 e 67 anos. O prefeito celebra o cronograma e aconselha o público a se informar por meio da comunicação oficial da prefeitura e não acreditar em fake news sobre o assunto. Salienta ainda que o calendário segue a remessa de doses informada pelo Ministério da Saúde e incentiva a população a ir se vacinar.
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