De 1° a 15 de junho de 2021
Entre os dias 1 e 15 de junho de 2021, as 786 páginas monitoradas alcançaram mais de 9 milhões de compartilhamentos, quantidade inferior às registradas nas últimas quinzenas.
No gráfico de posts por dia destaca-se o dia 15 com a maior número de publicações. Motivaram especialmente a atuação de partidos e instituições na rede a CPI da Covid, a vacinação contra coronavírus e outros projetos que tramitam no Congresso.
Em relação aos recursos utilizados, as imagens prevaleceram (com 36,6% de uso de fotos e 8,2% de álbuns), seguido por links e vídeos.
No que concerne às publicações por categoria, manteve-se a tendência de maior atividade por parte das páginas de mídia, seguidas por instituições e personagens políticos, respectivamente. Em contraponto, conforme podemos observar no gráfico de páginas com maior engajamento, 60% do ranking é ocupado por personagens políticos – com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), três deputados federais do PSL e um do PT – e 40% por páginas de mídia, sendo duas de mídia tradicional e duas de mídia alternativa. Cabe ressaltar que, juntas, as duas primeiras páginas do gráfico– Jair Bolsonaro (sem partido) e Carla Zambelli (PSL/SP) – equivalem a 90% do engajamento das outras oito páginas somadas.
De acordo com a nuvem de palavras, notamos que a CPI da Covid, a temática da pandemia e o presidente Jair Bolsonaro estão entre os assuntos e personagens mais abordados nas publicações.
Ao contrastar o gráfico dos engajamentos com o ranking dos posts mais compartilhados, verificamos que nem sempre as páginas que respondem por esses últimos acumulam maior número de interações no total. Por exemplo, André Janones (AVANTE/MG) lidera a lista com um vídeo sobre a prorrogação do auxílio emergencial e a discussão da ampliação de seu valor em Brasília. O deputado também levou a última posição, com uma live falando sobre os riscos da Copa América no Brasil, mostrando-se veemente contrário à sua realização.
O segundo lugar fica com Lula, que em entrevista à TV Jornal do Piauí, critica Bolsonaro pela gestão da pandemia e enfatiza o papel da CPI da Covid, além de falar sobre seus ex mandatos e a eleição de 2022. Lula emplaca ainda mais dois posts (5ª e 8ª posição) com conteúdos críticos semelhantes no rol, uma live de encontro com artistas e lideranças políticas do Rio de Janeiro, e outra de visita a um estaleiro no mesmo local.
Em 3º, 4º, 6º e 9º lugar, temos o presidente Jair Bolsonaro, promovendo a compra de vacinas, utilizando-se de números totais para dizer que o Brasil é o quarto país que mais vacina no mundo, divulgando a motociata de seus apoiadores em São Paulo, criticando Doria e defendendo a Copa América.
A deputada Carla Zambelli (PSL/SP), na 7ª posição, transmite ao vivo o depoimento da médica Nise Yamaguchi na CPI da Covid, na tentativa de endossar o tratamento precoce.
Entre as páginas de instituições e organizações, lidera a ‘Somos todos Bolsonaro’, com mais que o dobro de interações da segunda colocada. Suas publicações com mais compartilhamentos afirmam que o presidente está sob constante ataque, fazem apelos religiosos, e divulgam links do Portal BR7, que se autodetermina como um canal independente de notícias. Nesta quinzena, o único partido integrar a lista foi o Novo, com posts críticos ao país sobre corrupção, funcionalismo público e economia.
Em relação às páginas de mídia, ‘Quebrando o Tabu’ se destaca com publicações envolvendo diversas temáticas, como a luta contra a homofobia e críticas ao presidente Bolsonaro. Marcam presença novamente no gráfico as páginas da TV Globo e seu portal de notícias online, G1, o que ocorre igualmente com a Record TV e o portal R7. Entre as publicações que mais repercutiram, encontram-se debates sobre a realização da Copa América no Brasil, e a multa aplicada pelo governo de SP ao presidente, alguns ministros e deputados por violarem decreto estadual de obrigatoriedade de uso de máscara, ao participarem de motociata.
O gráfico de personagens políticos apresenta tendências já recorrentes em nossos relatórios. Como de costume, o ranking é liderado pelo presidente Bolsonaro, com uma taxa de interação mais de três vezes maior que o segundo colocado. Este, André Janones é igualmente personagem assíduo, com suas publicações focadas na temática do Auxílio Emergencial. Além disso, salienta-se a presença dos deputados do PSL e do ex-presidente Lula.
Entre as páginas de mídia tradicional, a campeã de engajamento foi o G1, seguido pela TV Globo. A publicação mais compartilhada foi do UOL com um vídeo de entrevista do técnico da seleção brasileira de futebol, Tite, afirmando que seu papel é trabalhar da melhor maneira possível no futebol, independente de seu posicionamento em relação à realização da Copa América no Brasil. Tite ainda despistou sobre o afastamento do presidente da CBF, Rogério Caboclo, dizendo que há uma hierarquia na CBF com cargos específicos que tratam sobre o assunto. O segundo post mais compartilhado foi do G1, sobre um casal flagrado tendo relações sexuais na praia. O G1 também denunciou um caso de racismo sofrido por uma modelo negra , criticada sobre seu cabelo ao negociar uma vaga de trabalho, que teve ampla repercussão nas redes sociais.
Dentre as páginas de mídia alternativa, a página Quebrando o Tabu foi a campeã de engajamento, com quase três vezes mais que o segundo colocado. Nesse período, nota-se o destaque de páginas com debates mais progressistas ou à esquerda, como Mídia Ninja, Carta Capital e Brasil 247.
A publicação mais compartilhada foi da Revista Fórum, que trouxe as críticas do comentarista Walter Casagrande Júnior em relação à realização da Copa América no Brasil, à falta de posicionamento dos jogadores a respeito, à falta de vacinas, e às motociatas do presidente. A segunda é da página Mídia Ninja, com a transmissão completa do depoimento da médica Nise Yamaguchi na CPI da Covid.
Entre as páginas de movimentos sociais, ‘Somos todos Bolsonaro’ foi a líder de engajamento do período, com oito vezes mais interações do que a segunda colocada. A página também emplacou os dois posts mais compartilhados, ambos com uso de fotos.
O bom desempenho da página deveu-se a posts que incitavam a participação dos seguidores. No primeiro post, utilizando-se da imagem do presidente, a página pede que os seguidores avaliem Bolsonaro nos comentários de ótimo a péssimo. A segunda diz respeito a uma imagem do ex-presidente Lula, em que aparece com um ar sério, com o escrito “me defina em uma palavra”, acompanhado da legenda “Deixa o coração falar!”, incentivando comentários negativos.
Dentre as páginas de partidos políticos, destacaram-se a do PT e do Partido Novo. A publicação mais compartilhada do período foi do Novo, com uma imagem dizendo que querem um Brasil sem Covid, sem Lula e sem Bolsonaro. Já a segunda mais compartilhada foi do PT, com um vídeo de trechos do depoimento da infectologista Luana Araújo na CPI da Covid. O vídeo faz um resumo e comenta pontos importantes da sessão, ressaltando as falas da depoente e dos senadores do partido, como Humberto Costa (PT/SP).
Desse modo, percebemos que embora estejamos há mais de um ano das eleições presidenciais, a temática já começa a tomar forma na rede, estando centrada, por enquanto, na polarização entre as figuras de Jair Bolsonaro e Lula.
Os dois posts mais compartilhados por governadores no período, foram de João Doria (PSDB/SP). O primeiro diz respeito a um tweet do governador em resposta à manchete em que o presidente se referia a Doria como “sunguinha apertadinha”. A colocação de Bolsonaro fez parte de críticas ao governador, em que o chama também de hipócrita por ter sido visto tomando sol, sem máscara, em um hotel no Rio de Janeiro. Doria, por sua vez, ironiza o presidente dizendo que ele passou de raivoso para apaixonado, por pensar no governador de sunga apertada. Além da demonstração de rivalidade com o presidente, na outra publicação, o governador de São Paulo divulga foto com sua esposa, Bia Doria, para celebrar o dia dos namorados. A imagem mostra o casal, ambos de máscara, dando um beijo.
Entre as publicações mais compartilhadas por prefeitos, nenhuma teve cunho político. A primeira, de Rafael Greca, de Curitiba (PR), foi uma imagem da primeira-dama, Margarita Sansone, em uma homenagem ao seu aniversário. A segunda foi de David Almeida, de Manaus (AM), com uma foto desejando feliz sábado a todos.
Destacaram-se no período também uma live de David Almeida com informações úteis, como a situação da volta às aulas, do transporte coletivo e da vacinação na cidade. Além disso, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), publicou uma imagem divulgando a lei sancionada que obriga agressores de animais a pagarem pelo seu tratamento.
Entre as duas publicações mais compartilhadas por parlamentares, encontram-se posts já vistos no ranking geral. O mais compartilhado, não apenas entre parlamentares, mas também de toda amostra, foi de André Janones (AVANTE/MG), que informa sobre a prorrogação do auxílio emergencial e a possibilidade de ampliação do valor de 250 para 500 reais, cuja discussão ocorre em Brasília. Na segunda posição, a publicação de Carla Zambelli (PSL/SP) transmite a sessão da CPI da Covid com a médica Nise Yamaguchi, a qual gera reações de apoio à depoente e críticas aos parlamentares da CPI por parte de seus seguidores.
Ao analisar as reações às publicações mais compartilhadas por categorias, verifica-se que o post que mais gerou reações de raiva foi o da página UOL sobre a Copa América. De acordo com a observação dos comentários, esta dirige-se ao técnico Tite e à discussão política em torno do futebol. Tal reação também pode ser percebida no post da página ‘Somos todos Bolsonaro’, referente à Lula, assim como nas publicações de Carla Zambelli e da Mídia Ninja sobre a CPI da Covid. Enquanto no da deputada a reação tem caráter contrário à CPI, no outro, esta reação diz respeito ao depoimento e a postura da depoente Nise Yamaguchi.
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