De 16 a 31 de julho de 2021
Esta quinzena foi marcada por alguns acontecimentos relevantes, como a aprovação no Congresso Nacional do Fundo Especial de Financiamento de Campanhas eleitorais (15), a alta médica do presidente Jair Bolsonaro (18), internado para tratar uma obstrução intestinal, a publicação de dados da situação das desigualdades e da fome que se agrava no Brasil, discussões sobre a vacina contra à Covid-19, a CPI da pandemia, a reforma eleitoral, o voto impresso entre outros.
Entre os dias 16 e 31 de julho, somente 790 páginas do total da amostra realizaram postagens. Assim como na primeira quinzena de julho, o conteúdo publicado pelo conjunto de páginas monitoradas incitaram mais de 15 de milhões de compartilhamentos. Mesmo sendo período de recesso parlamentar (18 a 31/7), estes números são maiores que os apresentados no mês de junho, que rondaram em torno dos 10 milhões de compartilhamentos em cada quinzena.
Sobre a preferência do tipo de recursos utilizado para dar visibilidade ao conteúdo, destaca-se o uso de foto/álbum (imagens) que juntos representam quase 45% dos posts, seguido por link, vídeos e status. Estes dados reforçam a tese da imagem como um elemento importante na comunicação virtual. Do mesmo modo, a quantidade de links (33.8%), que leva o usuário para outra plataforma, indica uma retroalimentação e circulação das informações em vários canais digitais que servem para a formação da opinião pública.
Já no gráfico da quantidade de posts por dia, percebe-se um movimento usual, onde tem-se maior atividade durante os dias da semana em relação aos posts publicados aos fins de semana.
Na nuvem de palavras deste período destacam-se alguns termos sobre a temática voto impresso e auditável, processo eleitoral, fundo partidário (fundão), a CPI (da pandemia) e, em menor proporção, as Olimpíadas. Verifica-se que o Governo Federal consegue mobilizar tanto pelos assuntos mais debatidos e compartilhados, quanto entre as páginas que possuem melhor desempenho na rede: 6/10 são do governo ou aliados.
Ao avaliar as publicações do Ranking dos posts mais compartilhados, observa-se que a página do Deputado Federal André Janones (AVANTE/MG) volta a ocupar o primeiro lugar tratando sobre o auxílio emergencial, pauta levantada constantemente por ele desde o início da pandemia no país. Janones argumenta sobre a possibilidade de extensão do prazo e aumento do valor do auxílio, assim como do desbloqueio de mães solos no sistema. O deputado tem ganhado bastante visibilidade na rede ao abordar estas questões.
Todas as próximas (nove) posições no ranking foram ocupadas pelos posts da página Jair Messias Bolsonaro. Estes trazem, de modo geral, a agenda do presidente e suas pautas, além de criticas aos seus opositores.
O segundo post mais compartilhado consiste no testemunho de um caminhoneiro, que agradece ao Ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes e a Bolsonaro pela reforma de uma rodovia, comparando-os com governos anteriores que “deixavam os trabalhadores ilhados”. O post em terceiro lugar é um vídeo no qual Bolsonaro sugere proximidade entre Lula e Fidel, criticando o regime cubano.
A quarta e sétima posições tratam sobre a recuperação da saúde do Presidente. No quinto lugar uma publicação de Bolsonaro que apresenta o depoimento de um argentino lamentando a situação do seu país. Nela, o presidente ainda comenta sobre a volta da esquerda na Argentina e aproveita para falar de proposta de voto impresso, além de dizer que apresentaria provas de que ouve fraude nas eleições de 2018 no Brasil. A sexta posição é ocupada pela postagem de Bolsonaro criticando o Governo do PT, ministros do STF, as restrições por causa da pandemia e a emenda do Senador Omar Aziz (PSD/AM) para facilitar a aquisição de imunizantes contra a Covid-19. A oitava posição é de uma live de 2h49m em que o presidente denuncia uma suposta fraude nas urnas eletrônicas. O nono lugar trata de obras na República Dominicana realizadas pela ODEBRECHT, financiada pelo BNDES e em décimo fala de argentinos fugindo para o Brasil por causa do Governo de esquerda
Com relação à média de produção de posts por categoria, os canais de mídia (tradicional e alternativa) continuam sendo os mais ativos na rede, publicando sete vezes mais que a média da amostra total. Este dado reafirma o papel desta instituições como principal fonte de produção da informação na esfera pública.
Entre as Instituições e Organizações, destaca-se no quesito taxa de interação (TxI) a página Somos todos Bolsonaro, que apresenta uma taxa seis vezes maior que a da categoria. O Exército Brasileiro e outras instituições ligadas diretamente ao Governo Federal apresentam expressivo desempenho, o que pode ser lido como um alinhamento ao modo do Presidente de falar pelas e com as redes digitais.
Entre as Instituições e Organizações, destaca-se no quesito taxa de interação (TxI) a página Somos todos Bolsonaro, que apresenta uma taxa seis vezes maior que a da categoria. O Exército Brasileiro e outras instituições ligadas diretamente ao Governo Federal apresentam expressivo desempenho, o que pode ser lido como um alinhamento ao modo do Presidente de falar pelas e com as redes digitais.
Em relação aos personagens políticos, a página do presidente Jair Bolsonaro apresenta uma taxa de interação quase 78 vezes maior a da categoria e duas vezes maior do que a do segundo colocado, Deputado André Janones. As páginas de parlamentares do PSL, aliados do presidente, obtiveram as maiores taxas de interação. Insere-se nesta lista também a página do Ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, personagem quase sempre presente nas ações e publicações do presidente. O único personagem da oposição que alcança boa taxa de interação nesta categoria é a página do ex-Presidente Lula da Silva (PT).
Na gráfico das páginas com mais compartilhamentos, as páginas de direita/extrema-direita são maioria. A página de Jair Bolsonaro (sem partido) aparece em primeiro lugar, e cinco políticos do PSL chegam em 2º, 3º, 4º, 5º e o 8º lugar. O ranking é contrabalanceado por membros do PT que ocupam a 6ª, 9ª e 10ª posição e pela página Quebrando o Tabu, sendo a única da categoria mídia a alcançar a média dos parlamentares.
No Ranking por subcategoria dos posts mais compartilhados, o PT surge em primeiro lugar entre os Partidos Políticos. O post que mais se destacou foi uma foto do Lula com os dizeres “Ficou provado que aqueles que me chamaram de corrupto são os que praticam a corrupção”. Em segundo lugar, uma postagem do PTB com um imagem da bandeira do Brasil e uma chamada à população para ir às ruas a favor do voto impresso e destaca na legenda a hashtag: #Dia01VaiSerGIGANTE.
Com relação às Páginas com maior engajamento na subcategoria dos Partidos Políticos temos o PT com maior soma de números de interações, posição que se mantém nos últimos relatórios e reflexo de um esforço do partido de implementar a comunicação via instrumentos digitais, ação anunciada por Jilmar Tatto, secretário Nacional de Comunicação do PT (17/7).
O gráfico ainda demonstra que o PT lidera com mais que o dobro de engajamento do segundo colocado, o partido NOVO, repetindo o desempenho do relatório anterior. Nesta quinzena, alguns partidos ganharam lugar no ranking, como PROGRESSISTA e PTB, e os demais se mantiveram entre os dez colocados, apenas alternando posições se comparadas à quinzena anterior.
Entre as Páginas com maior engajamento na subcategoria dos Parlamentares (Deputados e Senadores), a maioria é de membros do PSL, seis de dez. Este desempenho não é acompanhado pela página do partido, que não consegue o mesmo engajamento, como observado no ranking dos Partidos Políticos. Os demais parlamentares que vêm se destacando são Humberto Costa e Gleisi Hoffmann do PT, Paulo Eduardo Martins PSC/PR e Flávio Bolsonaro do REPUBLICANOS/RJ. Todos eles revezaram nas posições com relação ao relatório da primeira quinzena de julho, com exceção de Carla Zambelli e Paulo Eduardo, que se mantiveram em primeiro e último lugar respectivamente. Entretanto, todos aparecem com menor número de engajamentos se comparado ao período anterior.
O Ranking por subcategoria dos posts mais compartilhados mostra que os dois posts ranqueados entre os Deputados/as Federais foram respectivamente de André Janones (AVANTE/MG) e Sâmia Bomfim (PSOL/SP). O primeiro trata do auxilio emergencial e o segundo da apresentação da atleta olímpica Rebeca Andrade, medalhista em Tóquio.
O gráfico das Páginas com maior engajamento na subcategoria dos Prefeitos traz os três primeiros colocados com números muito próximos, como no relatório anterior: David Almeida (AVANTE/AM), Rafael Greca (DEM/PR) e Eduardo Paes (DEM/RJ). Contudo, nesta quinzena, os três tiveram mais de 100 mil de engajamentos. Entre o 4° e 10° variam entre 65 mil e 20 mil. Com relação ao relatório anterior, a novidade fica a cargo de Eduardo Braide (PODE/MA) que entra no ranking em 8º lugar, e sai Dr. Furlan, que estava em 6º lugar com 31.699 engajamentos na quinzena passada.
Porém, quando nos voltamos aos posts mais compartilhados na subcategoria Prefeitos/as, Eduardo Paes é autor do post número um, com 1.833 compartilhamentos. Por meio de uma série de imagens de calendários (o recurso de álbum), ele anuncia que irá adiantar a vacinação dos mais jovens. O prefeito Gean Loureiro (DEM/SC) fica em segundo lugar, com um post sobre a ação de apoio a moradores de rua e seus pets diante da frente fria.
Entre as Páginas com maior engajamento na subcategoria dos Governadores/as, o líder foi mais uma vez João Doria (PSDB/SP), com quase o triplo da soma de interações alcançadas pelo segundo lugar, Helder Barbalho (MDP/PA). Nesta quinzena, saem do ranking Reinaldo Azambuja (PSDB/RS) e Carlos Moisés (PSL/SC), e alcançam posições na lista Fátima Bezerra (PT/RN) e Wilson Lima (AM).
O Ranking por subcategoria dos posts mais compartilhados, na subcategoria Governadores/as, aponta Dória também como responsável pela publicação mais compartilhada que trata do calendário de vacinação contra Covid-19. Em sequência, o governador com a segunda postagem mais compartilhada foi Romeu Zema (NOVO/MG) em ação que demonstra o cumprimento de uma promessa de campanha, isto é, doar seu salário até que os servidores públicos possam receber os seus regularmente.
No gráfico das Páginas com maior engajamento dos Movimentos Sociais e Sindicatos, se observa que a página Somos todos Bolsonaro segue isolada na primeira posição, tendo em segundo lugar o Movimento Brasil Livre – MBL, seguido pela página do movimento Vem Pra Rua Brasil, na terceira colocação. A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) ganhou a última posição no ranking desta quinzena, lugar ocupado anteriormente pela página Marcha Mundial das Mulheres.
Com relação às duas mensagens dos Movimentos Sociais/Sindicatos no Ranking dos posts mais compartilhados, ambas pertencem à página Somos todos Bolsonaro. A primeira reproduz uma imagem de Trump e Bolsonaro e com tom provocativo fala em como ser ‘extremista’. A segunda traz a foto de um homem com a camiseta do Bolsonaro e uma placa escrita “Bolsonaro reeleito”, enquanto recebe a vacina contra a Covid-19.
No gráfico das Páginas com maior engajamento na subcategoria das Mídias Tradicionais, destaca-se a página do porta de notícias G1, que acumulou duas vez mais engajamento que a segunda posição, a TV Globo. Ambas páginas se mantêm nestas colocações há alguns relatórios. Os demais veículos se alternam nas posições, ganhando espaço nesta quinzena o Estadão e a UOL, enquanto que O Globo e Carta Capital, que estavam em 7º e 10º no ranking na quinzena anterior (1 a 15/6), perderam posições.
A publicação número um no Ranking por subcategoria dos posts mais compartilhados, nesta subcategoria Mídias Tradicionais, foi do G1. O conteúdo do post leva para uma reportagem sobre o filho de faxineira e aluno de escola pública que foi aprovado em nove universidades no EUA. O segundo post mais compartilhado foi da TV Globo, que divulgou um trecho do vídeo do brasileiro Ítalo Ferreira como o primeiro campeão olímpico no surfe.
Dentre as Páginas com maior engajamento das Mídias alternativas, a página Quebrando o Tabu sobressaiu, com engajamento quatro vezes maior que o segunda colocada, Mídia NINJA. Com relação ao ranking anterior, perde lugar a página Pragmatismo Político (7º) e entra Falando Verdades. As demais páginas apenas alternaram suas posições dentro do rol.
Os dois posts que se destacaram no Ranking por subcategoria dos posts mais compartilhados na subcategoria Mídias Alternativas tiveram como autoria a página, Quebrando o Tabu. O primeiro foi sobre a brasileira Rayssa Leal, mais jovem medalhista do skate nas Olímpiadas de Tóquio. E o segundo post traz a crítica de um pastor sobre discursos religiosos e o envolvimento político dos pastores com o debate político que, em sua opinião, muitas vezes é usado para justificar o injustificável, se referindo às ações de apoio ao atual presidente.
As diferentes reações ao conteúdo dos posts mais compartilhados por categoria são relevantes para identificar como o seguidor se sente em relação à publicação. Eles se manifestam por meio dos botões: Curtir, Amei, Força, Uau, Haha, Triste ou Raiva. No período avaliado, dentre os posts destacados, o da parlamentar Sâmia Bomfim, com o vídeo da apresentação no solo da atleta Rebeca Andrade na Olímpiada, despertou o maior sentimento de amor (Y), superando a sua quantidade de likes (curtir). Tal comportamento demonstra o envolvimento de seu público com o esporte e a com a representação do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que contou com grande audiência por meio da TV e das plataformas digitais.
Em suma, nesta quinzena as publicações com mais compartilhamentos como apresentado, foram produzidas pela página do Presidente da República, e versaram sobre atos do seu governo. Estas abordagens aparecem em desalinho com os demais conteúdos que se destacaram em outras categorias que, por sua vez, ressaltaram os atletas brasileiros que conquistaram medalhas olímpicas e questões relacionadas às crises sanitária, social e econômica, e ao combate à Covid-19.
No que se refere à presença na rede, permanece a alta interação e movimentação de conteúdo entre personagens políticos da extrema-direita (parlamentares) e da direita (governadores e prefeitos). A esquerda se destaca marcadamente na figura do PT, majoritariamente somente na categoria dos partidos políticos, com a maioria das interações e junto com outros partidos menores representaram 56% do engajamento do período nesta categoria.
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