De 16 a 31 de agosto de 2021
No período de 16 a 31 de agosto de 2021, das 852 páginas da nossa amostra, 789 tiveram publicações na rede, as quais alcançaram quase 15,5 milhões de compartilhamentos e mais de 87 milhões de engajamento (soma das interações).
O período foi marcado por embates políticos na rede, alavancados, em parte, pelo chamamento de manifestações, marcadas para o dia 7 de setembro, em prol do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
No tocante a quantidade de posts publicados, observa-se uma maior atividade na rede nos dias 25 e 26, sendo ‘Brasil’ e o ‘Bolsonaro’ os termos mais citados. Durante os fins de semana o fluxo de conteúdo é menor.
Em relação aos recursos, destaca-se a predominância do uso de imagens – fotos e álbuns. Este formato foi utilizado em mais da metade dos posts, seguido, respectivamente, por vídeos, links e status (somente texto). Acerca das imagens, nota-se que, além do uso de fotos originais, utilizam-se também de conteúdo da imprensa, geralmente destacando o título e/ou uma personagem de uma notícia, mas editadas com ‘frases de efeito’.
Neste sentido, percebe-se ainda que a opção por estes recursos imagéticos, nas redes digitais, se mostra cada vez mais atrativa aos usuários. Trata-se, pois, de uma forma mais simples e objetiva de comunicação, ao passo que, por exemplo, links e vídeos exigem maior tempo de dedicação do seguidor.
Ainda que haja uma predominância de fotos e álbuns no total das publicações, os dez posts mais compartilhados, nesta quinzena, utilizaram-se de vídeos e lives. Trata-se, no caso da nossa amostra, também do recurso que promove maior repercussão na rede, ainda que não seja o mais utilizado.
A partir da nuvem de palavras é possível perceber os assuntos que mais se destacaram no período. Por exemplo, a mobilização para as manifestações de apoio ao presidente Jair Bolsonaro, marcadas para 7 de setembro, que tiveram como mote a liberdade, a defesa do voto impresso e críticas ao STF. Além disso, vê-se também uma difusão de questões em torno da CPI da Covid-19, do inquérito das Fake News pelo Ministro Alexandre de Moraes e do ex-presidente Lula, que citado tanto por sua própria página (em torno de 11% das publicações com o termo ‘LULA’), quanto por outras de apoiadores e de opositores.
Entre as dez publicações mais compartilhadas, André Janones (AVANTE /MG) emplaca o 1ª e o 9ª lugares, com ambas publicações acerca do Auxílio Emergencial (pauta já conhecida do Deputado) e dos programa Bolsa família e o Auxílio Brasil, novo projeto do Governo Federal em substituição ao Bolsa Família. Nelas, o deputado ainda faz criticas ao Presidente Bolsonaro e ao Ministro da Economia, Paulo Guedes.
Neste mesmo ranking, a página do Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) obteve quatro posições – 2ª, 3ª, 5ª e 8ª. No seu post mais compartilhado, ele reproduz um vídeo, no qual culpa e critica os governadores pelo alto preço da gasolina, associando o problema ao ICMS – Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação; no outro, Bolsonaro fala, também em um vídeo, na sua crença em Deus e no valor da família, diz respeitar as leis e a Constituição, ataca o STF por “atrapalhar seu governo” e comenta a sua indicação para vaga no tribunal, um evangelico, seu ex-Ministro da Justiça, André Mendonça; em outra postagem, uma live, ele traz memórias pessoais e mostra a casa em que morou na juventude, em Eldorado/SP e por último, na publicação de nono lugar, destaca a apresentação de um grupo evangélico, no qual ele próprio aparece divulgando ações de seu governo.
Na 4ª posição encontra-se a Deputada Aline Sleutjes (PSL/PR), presença inédita no ranking. Em vídeo, ela relata a história de um imigrante venezuelano, pede ajudar em nome dele e aproveita para atacar a esquerda brasileira associando-a à atual crise na Venezuela. Além disso, Aline, diz que o agronegócio manteve a economia nos governos petistas, os quais os acusa de dividir o país, e critica as recentes “prisões arbitrárias”, se referindo ao caso do Deputado Daniel Silveira (PSL/RJ) e do cantor Sérgio Reis.
Já a 6ª colocação é ocupada por Carla Zambelli (PSL/SP). A deputada postou um vídeo no qual ela defende a liberdade individual, o direito de expressar opiniões contrárias, e divide a fala com um pastor que defende a participação de membros da igreja na política, aproveitando para fazer um chamamento para as manifestações de 7 de setembro.
Por fim, Bia Kicis (PSL/DF) leva a 7ª e a 10ª posição. Primeiro, com um vídeo de Eduardo Bolsonaro falando também sobre a liberdade de expressão e censura, com críticas às ações do Ministro Alexandre de Moraes (STF), além de comparar a corrupção dos governos passados com a gestão atual. Em segundo, a deputada reproduz um vídeo antigo do ex-presidente Lula em entrevista falando sobre a regulação da imprensa, e cobra atitude da imprensa.
Entre as Instituições e Organizações, que destacaram-se no quesito taxa de interação (TxI), em primeiro lugar, a página da Polícia Federal, que produziu apenas duas publicações no período – uma sobre a Operação Kryptos, relativa a fraudes com criptomoedas e, outra, em que a página alterou a foto de perfil, que lhe rendeu cerca de 11 mil engajamentos. As demais páginas seguem as tendências dos últimos relatórios, com alternancia entre as posições, exceto pela saída do ranking do Ministério da Defesa, que deu lugar ao Ministério da Saúde.
Na categoria Mídias, a página Quebrando o Tabu conseguiu o maior êxito, na primeira posição, tem taxa de interação 7,5 vezes maior que a da categoria. Na sequência, as páginas do Grupo Globo mantém relevância ao ocupar novamente três posições no ranking – 2ª G1, 3ª TV Globo e 6ª Jornal Nacional. Espaço é ainda composto por páginas, tanto da mídia tradicional, quanto da alternativa, que mantém-se em destaque, apenas intercalando as posições entre elas.
Em relação aos personagens políticos, a TxI da página do presidente Jair Bolsonaro distingue-se das demais, com um número quase 42 vezes maior que o da categoria. Mantem-se, na 2ª posição, André Janones, personagem que, desde 2020, apresenta bom desempenho na plataforma. Já parte da rede bolsonarista também permanecem no ranking, trocando posições, porém, deixa de aparecer neste período, Flávio Bolsonaro e o Deputado Boca Aberta, que tinha conquistado posto neste ranking na quinzena anterior. Volta porém a ocupar posição, o ex-presidente Lula, e estreia o deputado Ricardo Silva (PSB/SP), que obteve grande repercussão com uma live de pouco mais de 18 minutos com discurso em defesa dos direitos do idoso.
No gráfico das páginas com mais compartilhamentos, percebe-se a predominância de paginas da rede bolsonarista, com o presidente em 1º lugar, seguido por seis parlamentares do PSL. O Deputado André Janones, o ex-presidente Lula e o Senador Humberto Costa (PT/CE) também ocupam lugar neste ranking, ainda que com muito menos compartilhamentos que os primeiros colocados. Neste caso, Costa é titular na CPI da Covid-19, o que parece ajudar na sua visibilidade. Suas publicações faz críticas ao presidente por um lado e demonstra apoio ao ex-presidente Lula, de outro.
No ranking de maior engajamento entre os partidos políticos, o PT mantem-se em primeiro lugar. Na sequência, aparece outro partido de esquerda, o PSOL, com metade de engajamento do primeiro colocado. Nota-se aqui, a nível partidário, que a esquerda obtém melhor desempenho na rede, em comparação aos demais partidos.
No ranking por subcategoria dos dois posts com maior engajamento, o PSOL preenche as duas posições, no tocante aos partidos políticos. A primeira publicação consiste em um vídeo em que a Deputada Talíria Petrone (PSOL/RJ) faz duras crítica à ‘família Bolsonaro’, defende o impeachment do presidente e fala da crise agravada pelo Governo Federal. A segunda, também em vídeo, repercute um discurso de Fernanda Melchionna (PSOL/RS) em uma audiência pública da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, em que esta condena as ameaças das Forças Armadas à democracia, critica o deputado Daniel Silveira, preso por ameaçar o STF e defender o AI5, e a Roberto Jefferson. Além disso, entre outros comentários, a deputada elogia funcionários do Exército que estão contra o governo.
Entre as páginas com maior engajamento na subcategoria parlamentares, observa-se, novamente, o domínio de atores bolsonaristas, especialmente do PSL, que ocupa seis das dez posições. Para além destes, destaca-se apenas dois parlamentares da oposição, Humberto Costa e Gleisi Hoffman, ambos do PT.
Em relação aos dois posts com maior engajamento entre parlamentares, estes correspondem aos mesmos já vistos no ranking dos 10 posts mais compartilhados, Sendo eles, publicados por André Janones (AVANTE/MG) e pela Deputada Aline Sleutjes (PSL/PR). Porém, cabe ressaltar que, além do Auxílio Emergencial, o deputado toca em pautas que afetam diretamente a população, como o aumento da tarifa de energia elétrica e do preço dos alimentos da cesta básica, e convoca seus seguidores a cobrar respostas do Governo Federal. Já na publicação de Sleutjes (live), a parlamentar discorre sobre seu encontro com um imigrante venezuelano, conforme mencionado anteriormente
Das páginas com maior engajamento entre prefeitos, destacaram-se os prefeitos de Curitiba, Rafael Greca (DEM/PR), de Manaus, David Almeida (AVANTE/AM) e de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD/MS).Os três apresentam pouca diferença na quantidade de engajamento entre si, mas significativa em relação aos demais prefeitos. Em relação aos primeiros colocados no gráfico, Greca apresenta publicações com conteúdo relacionado à Curitiba, incluindo questões como vacinação, cultura e obras de infraestrutura. Almeida segue a mesma linha, porém, apresenta também publicações de cunho pessoal, ao postar fotos com a família, além de demostra apoio à Bolsonaro.
Dos posts com maior engajamento entre os prefeitos das capitais, o de Marquinhos Trad (PSD/MS) conquistou a liderança com um vídeo em que comemora a medalha de ouro do atleta da cidade, Yeltsin Jacques, nas Paraolimpíadas. A segunda publicação foi de João Campos (PSB/PE). O post reproduz um momento privado, uma foto sua abraçado com a mãe, a quem deseja feliz aniversário.
No que se refere às páginas com maior engajamento entre governadores/as, o líder foi, mais uma vez, João Doria (PSDB/SP) com quase 2 vezes mais engajamentos que o segundo colocado e quase 3,5 a mais que o terceiro. O ranking manteve-se similar à quinzena anterior, com exceção de Rui Costa (PT/BA) que ultrapassou Romeu Zema (NOVO/MG) e alcançou a terceira posição.
Das duas publicações com maior engajamento da categoria governador(a), a primeira foi de Doria (PSDB/SP), com uma foto sua apontando para uma frase pintada em um muro: “Deus vê tudo”, registrada durante uma visita à Feira de Caruaru. Na ocasião, ele agradece a receptividade pernambucana. A segunda publicação foi de Camilo Santana (PT/CE), com uma foto sua abraçando o ex-presidente Lula, desejando-lhe boas-vindas ao Ceará.
Em relação às páginas com maior engajamento entre os movimentos sociais e sindicatos, a do Somos todos Bolsonaro continua como líder no ranking, com quase 5 vezes mais engajamentos que a segunda colocada, MBL. Destaca-se nesta classificação, a conquista de um lugar pela página do Passe Livre São Paulo, e a saída da página da Fiesp, em relação à quinzena anterior.
As duas publicações com maior engajamento da subcategoria movimentos sociais e sindicatos foram da página Somos todos Bolsonaro. A primeira consiste em uma foto de Bolsonaro editada com a frase “posso contar com seu voto em 2022”, seguida da legenda “Pode?”. A segunda, foi uma “pesquisa rápida”, utilizando uma imagem de Bolsonaro de um lado e Lula de outro, a página incentivava reações do tipo ‘like’ para o Bolsonaro e ‘amei’ para o Lula. Até o momento da coleta destes dados, a grande maioria das reações eram favoráveis à Jair Bolsonaro.
Ao observar o gráfico das páginas com maior engajamento das mídias tradicionais, salienta-se, primeiramente, a diferença de engajamento das páginas do Grupo Globo, G1 e TV Globo, que se apresentam com engajamento de 2 a 3,5 vezes a mais em relação as demais páginas da categoria. Além destas, destaca-se ainda presença das páginas El País Brasil e, especialmente, Carta Capital, que não estavam presentes na quinzena anterior. A título de ilustração, o post de maior engajamento da página do G1 tratava-se de uma notícia sobre o pedido de impeachment do Ministro Alexandre de Moraes (STF), feito ao Senado, pelo presidente Bolsonaro.
A respeito das duas publicações com maior engajamento, neste categoria, foram da TV Globo, com conteúdo sobre o quadro ‘dança dos famosos’.
Em relação às páginas das mídias alternativas, observou-se uma quantidade de engajamento menor que a da quinzena anterior. Com exceção das páginas Ranking dos Políticos e Pragmatismo Político, que galgaram posições nesta quinzena, todas as demais caíram significativamente em número de engajamento. Embora tenha se mantido à frente das demais, a página do Quebrando Tabu, por exemplo, saiu de 2,4 para 1,8 milhões de interações.
Os posts de maior engajamento na categoria Mídia Alternativa também foram do Quebrando o Tabu. O post número um, reproduziu um tweet de uma modelo que celebrava a atitude do pai de tirar foto todos os dias em frente à uma loja que continha um cartaz publicitário com a imagem dela. A segunda postagem, divulgava uma matéria do canal Universa (UOL), com o relato de uma infectologista falando da importância da educação sexual para evitar a transmissão do vírus do HIV, especialmente entre mulheres, público alvo da página.
As reações dos usuários da rede, obtidas a partir das publicações, expressam as percepções e sentimentos em relação ao conteúdo divulgado. Neste sentido, nota-se, por exemplo, as reações ‘curtir’ e ‘amei’ nas duas publicações de maior engajamento do PSOL, que podem, a priori, serem vistas como apoio dos seguidores da página à oposição do partido frente às ações do presidente, tema presente em ambos os posts.
Já as reações de ‘triste’ e ‘raiva’ na publicação de maior repercussão do parlamentar, André Janones (AVANTE/MG), podem ser indicativos de algum descontentamento em relação ao fim do Auxílio Emergencial, ainda que a maioria das reações sejam ‘curtir’.
Seguindo nesta linha, o post de João Doria, tem um percentual considerável da reação de risos (‘haha’), podendo ser entendido como chacota ou gozação com relação ao conteúdo.
Na segunda publicação da página Quebrando o Tabu, as reações de ‘triste’ revela uma certa comoção, por parte dos seguidores, com as histórias, trazidas pela médica infectologista, de casos frequentes de mulheres que contraíram o HIV por meio dos maridos que tiveram relações extraconjugais sem proteção e de meninas que a contraíram o vírus ao serem estupradas.
Por fim, pode-se ressaltar ainda as reações majoritariamente dos tipos ‘curtir’ e ‘amei’ nas publicações da página Somos todos Bolsonaro, que faz circular posts com imagens editadas, com linguagem simples e mais popular, de apoio ao presidente Jair Bolsonaro.
O botão ‘curtir’ ou ‘like’ (na versão em inglês) provoca uma das reações mais comuns na plataforma. Ela foi criada para que os usuários possam expressar um sentimento positivo e é considerada a mais intuitiva, como forma de mostrar atividade e opinião na rede para amigos ou páginas as quais se está conectado/a.
Você pode baixar o relatório, clicando aqui.
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