De 1° a 15 de setembro de 2021
Esta quinzena foi marcada por alguns acontecimentos políticos relevantes, como as manifestações pró e contra Bolsonaro. A primeira ocorreu no dia da Independência do Brasil (7/9), e a segunda, em oposição ao Governo, organizada pelo MBL, realizada no domingo seguinte (12/9). Na ocasião da manifestação pró-Bolsonaro, declarações do Presidente causou, mais uma vez, instabilidade entre os poderes, ao atacarem publicamente o Ministro Alexandre de Moraes (STF). O fato foi amenizado, porém, contrariando seus apoiadores, com a divulgação de uma ‘Carta à Nação’, escrita pelo ex-presidente Michel Temer e lida por Jair Bolsonaro, no dia 9/9.
Com relação a quantidade de posts, nota-se um grande volume na data que antecede os eventos do dia 7/9 e depois nos dias 14 e 15. Apesar da Mídia representar somente 5% das páginas da nossa amostra, esta categoria foi responsável pela produção de 30% dos posts do dia 6 e 46% dos posts publicados entre os dias 14 e 15/9.
Sobre a preferência do tipo de recursos utilizados para dar visibilidade ao conteúdo, destaca-se o uso de foto/álbum (imagens) que juntos representam 44% do total de posts produzidos, seguido por link (33%), vídeos (22%) e status(1%), respectivamente. Estes dados reforçam a tese da imagem como um elemento importante na comunicação virtual. Do mesmo modo, a quantidade de links, que leva o usuário para outra plataforma, indica uma retroalimentação e circulação das informações em vários canais digitais que servem para a formação da opinião pública.
A respeito da média de posts produzidos por página no período, a categoria Mídia se mantém com a maior média; as Instituições e Organizações fica em segundo lugar, e, por último, Personagens Políticos.
Na nuvem de palavras, vê-se em destaque termos relacionados à temática das manifestações, como ‘Bolsonaro’, ‘Brasil, ‘Presidente’, ‘setembro’, ‘liberdade’, ‘Governo’, ‘Alexandre de Moraes’ e ‘STF’, estes últimos alvos de ataques da base bolsonarista e de seus apoiadores. Moraes tem sido considerado, por estes, opositor de Jair Bolsonaro por ser responsável pelo inquérito que investiga o financiamento de campanha do Presidente e a organização de atos públicos contra instituições e a democracia no país. E outros nomes, como por exemplo, ‘Lula’, tem ganhado espaço nas redes.
Ao avaliar as publicações do Ranking dos posts mais compartilhados, o primeiro lugar é ocupado pela página de Jair Bolsonaro (SEM PARTIDO). O post, publicado em 7/9, reproduz um vídeo no qual o presidente discursa para uma multidão em Brasília, com críticas ao ministro Alexandre de Moraes, ao STF. Num tom populista, diz, entre outras coisas, que não quer ruptura e que, junto com sua equipe, dará a sua vida pela pátria, assim como o público (ali presente) deve dar a vida pela sua liberdade.
O segundo post mais compartilhado foi do Deputado André Janones (AVANTE/MG). Trata-se de uma live de 5 minutos em que ele se posiciona como ‘fiscal do povo’ e os enfoques são: o reajuste do salário-mínimo de R$ 69,00 proposto pelo Governo Federal; o cancelamento do aumento do Bolsa Família e sobre o fim do Auxílio Emergencial. O deputado se dirige ao ‘povo’ e gesticula de maneira quase performática para afirmar que fará oposição a todas essas medidas. Além disso, pede ajuda aos seguidores compartilhar a publicação e faz críticas à imprensa por não colocar o assunto na pauta.
A terceira, quarta e quinta posições são também do presidente Bolsonaro. Um dos posts, do dia 7/9, foi uma transmissão ao vivo de um passeio de Bolsonaro com dez crianças e mais dois adultos, no carro oficial da presidência, um Rolls-Royce, dirigido por Nelson Piquet. A outra publicação, repercute um vídeo de 50 segundos que mostra um trecho da manifestação de seus apoiadores na Av. Paulista. A quinta posição foi alcançada com o link de um vídeo publicado no TikTok, pelo perfil @military_brazilian, em que Jair Bolsonaro fala em defender a liberdade acima de tudo.
A sexta posição no ranking ficou com Bia Kicis (98.699) com a publicação de um trecho de um vídeo de uma entrevista feita pela Jovem Pan à Zoe Martinez, que se declara uma “jovem cubana-brasileira lutando contra o comunismo”. De forma exaltada, ela diz que a esquerda, assim como a imprensa, é antidemocrática, e sua luta é pela liberdade e não em defesa de Bolsonaro.
A sétima e a oitava posição são novamente de Jair Bolsonaro. Os dois posts reproduzem vídeos do presidente discursando nas manifestações do dia 07. Neles, Bolsonaro critica o STF, fala em liberdade para presos políticos, fim da censura e o fim da perseguição aos conservadores, que seriam os que pensam no Brasil.
O nono lugar, ocupado por Carla Zambelli (PSL/SP), repercute um vídeo do comentarista Augusto Nunes, da Jovem Pan, sobre as manifestações do dia 7/9. A fala reforça a narrativa do Bolsonaro que diz estar sendo impedido de governar pelo STF, e defende que o presidente quer cumprir a constituição e que não existe crise ou falta de popularidade.
O décimo post é de Jair Bolsonaro com uma foto aérea da manifestação em Brasília, avisando que logo estará na Av. Paulista, em 7/9.
No quesito taxa de interação (TxI), apresentamos as dez páginas com as melhores taxas das principais categorias da nossa amostra. No que tange as Instituições e Organizações, destaca-se em primeiro lugar, a página Somos todos Bolsonaro, que apresenta uma taxa seis vezes maior que a da categoria. Quatro páginas de instituições do Governo Federal, como Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Planalto e Ministério da Saúde, estão entre as melhores taxas. Os movimentos MBL e Vem Pra Rua Brasil também têm bom desempenho com publicações feitas acerca das manifestações contra o Presidente. O PT também ganhou visibilidade com suas publicações, sendo o único partido a se destacar neste critério.
Entre as páginas de Mídias, Quebrando o Tabu mantém-se no topo com um taxa dez vezes maior que a da categoria. Três páginas do Grupo Globo – G1, TV Globo e Jornal Nacional – também continuam entre os melhores desempenhos. Compartilham ainda deste espaço, páginas da imprensa internacional que atuam no país, como BBC Brasil e El País Brasil. Canais de mídia alternativa, aparecem com a atuação das páginas Ranking dos Políticos, Mídia Ninja e Canal da Direita.
Com relação aos Personagens Políticos, a página de Jair Bolsonaro apresenta uma taxa de interação 86,5 vezes maior a da categoria e três vezes superior a do segundo colocado, Deputado André Janones. As páginas de parlamentares do PSL, aliados do presidente, também estão entre as maiores taxas de interação. Insere-se nesta lista ainda a página do Ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, a do Deputado Boca Aberta, que com apenas 16 publicações conseguiu se destacar neste ranking, suas publicações são de apoio à manifestação do dia 07 do presidente. A única figura política de oposição que alcança boa taxa de interação, nesta categoria, é o ex-Presidente Lula da Silva (PT).
No gráfico das páginas com mais compartilhamentos, as personagens de direita/extrema-direita são a maioria, ocupando seis dos dez lugares em destaque. Em primeiro lugar aparece o Presidente da República e outras cinco posições também são do grupo de mesmo perfil ideológico e aliados de Bolsonaro. Este espaço é compartilhado por poucos membros de oposição, como o Senador Humberto Costa e a Deputada Gleise Hoffmann, ambos do PT, e de André Janones, do Avante (MG). Diferente dos demais, com relação à categoria, a página ‘Quebrando o Tabu’, aparece como a única mídia a se aproximar dos parlamentares no que tange ao número de compartilhamentos alcançado.
Com relação ao Ranking, por subcategoria, dos posts com maior engajamentos entre os Partidos Políticos, o PT ocupa as duas posições. O conteúdo do post que mais se destacou traz a hashtag #7SForaBolsonaro seguida de um vídeo com falas de Fernando Haddad e da Deputada Gleisi Hoffmann durante a manifestação denominada “Grito dos Excluídos”, que aconteceu no Vale do Anhangabaú, na capital paulista, no dia 7/9, em contraposição aos movimentos pró-Bolsonaro. A segunda posição foi de um vídeo com o pronunciamento do ex-presidente Lula, transmito nas redes sociais na véspera do 7 de setembro, ocupando o lugar de estadista, passou uma mensagem de esperança na ‘construção de um país soberano e mais justo’, em contraposição aos discursos do atual Presidente da República, Jair Bolsonaro, que foram vistos, pelo STF e por outros membros da esfera política, como uma ameaça à democracia.
Por outro lado, ao observar as Páginas com maior engajamento na subcategoria Partidos Políticos, o PT aparece na liderança com larga diferença entre os demais. Esta posição é vista desde o início do ano, quando passamos a monitorar os partidos políticos neste quesito, no Facebook. Nesta quinzena, dois partidos ganharam lugar no ranking, o PCB e o PSTU, enquanto PCO e Progressista perderam posição. Os demais partidos alternaram-se entre as colocações, se comparadas à quinzena anterior de 16 a 31 de agosto de 2021.
Entre as Páginas com maior engajamento na subcategoria dos Parlamentares, novamente predomina a figura de membros do PSL, seis de dez. Este desempenho, porém, não é acompanhado pela página do partido, que não consegue o mesmo engajamento, como observado no ranking dos Partidos Políticos. Os demais parlamentares que se destacam são Humberto Costa, em 6°, e Gleisi Hoffmann, em 9°, ambos do PT; André Janones (AVANTE/MG), em 5°, e Flávio Bolsonaro (PATRIOTA/RJ), que subiu do 10° para 7° lugar. Bia Kicis e Carla Zambelli se mantiveram em 1º e 2º lugar respectivamente. Já Eduardo Bolsonaro (PSL/SP) caiu de 3° para 8° posição.
O Ranking por subcategoria dos posts com maior engajamento mostra que os dois posts ranqueados entre os Parlamentares foram respectivamente de André Janones e Bia Kicis. Os dois conteúdos já expostos aqui, no Ranking dos posts mais compartilhados.
No gráfico das Páginas com maior engajamento na subcategoria dos Prefeitos, Rafael Greca (DEM/PR), que obteve 101.800 no relatório anterior, neste atinge 77.224. Eduardo Paes (PSD/RJ) subiu para 2° lugar e David Almeida (AVANTE/MT) caiu para o 3° ao perder engajamento, de 80 mil para quase 50 mil. Ainda em relação ao relatório anterior, Dr. Furlan (CIDADANIA/AP) revela-se entre os melhores e Dr. Hildon (PSDB/RO) deixa de aparecer no ranking desta quinzena.
Ao observar o ranking dos posts com maior engajamento na subcategoria Prefeitos/as, Eduardo Paes é autor do post de maior sucesso. O conteúdo é de cunho particular e apresenta uma foto do prefeito servindo-se de uma cerveja em um bar, desejando um ‘bom sábado a todos!’. O segundo post melhor colocado é de Gean Loureiro (DEM/SC). Nele, o prefeito destaca o resultado da Pesquisa nacional do Instituto Votorantin, divulgado pela página na internet do Grupo ND, que ‘apontou Florianópolis como Capital mais eficaz contra o COVID-19 no Brasil’.
Verifica-se entre as Páginas com maior engajamento, na subcategoria Governadores/as, que João Doria (PSDB/SP) é novamente quem mais se sobressai com duas vezes mais que a soma das interações alcançadas pelo segundo lugar, Camilo Santana (PT/CE), ambos mantiveram suas colocações em comparação a quinzena anterior. Os demais transitaram entre as posições, exceto Carlos Moisés (PSL/SC) que deu lugar a Antônio Denarium (PP/RR), entre as dez páginas com maior engajamento na rede.
Por outro lado, o Ranking por subcategoria dos posts com maior engajamento, ainda na subcategoria Governadores/as, aponta Eduardo Leite (PSDB/SC) como responsável pela publicação de melhor desempenho. Trata-se de uma foto do governador ao lado de um cão de estimação desejando aos seguidores ‘bom domingo’. A segunda postagem que obteve êxito em interação foi de autoria de João Dória (PSDB/SP), que reproduz um tuíte seu com os dizeres: “Independência só é plena quando há respeito às Leis, à Constituição e à Democracia. #ForaBolsonaro”.
No gráfico das Páginas com maior engajamento dos Movimentos Sociais e Sindicatos, observa-se que a página Somos todos Bolsonaro segue isolada na primeira posição com cinco vezes mais interações que o segundo lugar, do Movimento Brasil Livre (MBL). As outras páginas mantiveram-se nas mesmas colocações em relação ao período anterior, com exceção da do ‘Passe Livre SP’ (MPL-SP), que deu lugar à Marcha Mundial das Mulheres.
As duas postagens na subcategoria dos Movimentos Sociais/Sindicatos no Ranking com maior engajamento, pertencem também à página Somos todos Bolsonaro. A primeira é uma pesquisa de “popularidade”, realizada a partir das reações “Curtir” e “Amei”, referente à Bolsonaro e à Lula respectivamente. Até o momento da escrita deste relatório, Bolsonaro aparecia com 63 mil “curtir”, contra 596 “amei” de Lula. A segunda postagem traz uma self de Flávio Bolsonaro ao lado de seu pai na manifestação do dia 07 seguida da descrição “Brasília neste momento!”.
No gráfico das Páginas com maior engajamento, na subcategoria Mídias Tradicionais, aparece em relevo a página do portal G1, com mais de três vezes o número de interações da TV Globo, segunda colocada. O jornal O Globo ganhou espaço nesta quinzena entre os melhores desempenhos, deixando de fora o Jornal Nacional, todas as páginas fazem parte do Grupo Globo. A Folha de SP, que retornou à pouco tempo a alimentar a página na rede, e o EL PAÍS saíram do ranking, enquanto a VEJA aparece como novidade, ao comparar com o período de 16 a 31 de agosto de 2021.
A publicação número um no Ranking dos posts com maior engajamento, na subcategoria Mídias Tradicionais, foi também do G1, com a reprodução da notícia de um empresário que foi morador de rua e que hoje emprega mais de 50 pessoas. O segundo post foi da TV Globo, que mostra um vídeo de enaltecimento do apresentador Marcos Mion que estreou em um dos programas da emissora.
Entre as Páginas com maior engajamento das Mídias alternativas, a do Quebrando o Tabu se sobressaiu com engajamento duas vezes maior que a segunda colocada, a Mídia NINJA. Com relação ao ranking anterior, perde lugar a página Falando Verdades (9°) e entra a do Jornal GGN (10°). As demais apenas alternaram posições dentro do rol.
Os dois posts que se destacaram no Ranking por subcategoria de maior engajamento de Mídias Alternativas foi de autoria da página Quebrando o Tabu. O primeiro faz circular o trecho de um vídeo de uma entrevista com a cantora evangélica Priscila Alcântara, que fala a respeito dos valores da sociedade hoje em comparação aos da igreja nos dias de hoje. Ela faz uma crítica aos cristãos que focam em ‘questões medíocres’ quando deveriam se preocupar, por exemplo, com a pobreza e as guerras . O segundo post é uma foto da cantora Anitta com um trecho de uma fala sua pedindo que os jovens, no Brasil, ‘se vacinem’, e ressalta: “Anitta é a única instituição que segue funcionando no Brasil”.
As diferentes reações ao conteúdo dos posts com maior engajamento por categoria são relevantes para identificar como os/as seguidores/as de uma página se sentem em relação ao conteúdo publicado. Eles se manifestam por meio dos botões: Curtir, Amei, Força, Uau, Haha, Triste ou Raiva.
Nesta quinzena, algumas reações ficaram em evidência. Por exemplo, nos posts destacados, os dois da página Quebrando o Tabu despertaram o sentimento de amor (Y) de uma parcela significativa de seus seguidores. Enquanto a publicação de João Dória (PSDB/SP), que diz respeito a democracia e a Constituição, e a do PT, em que o partido declara: “Nós vamos acabar com esse pesadelo chamado Bolsonaro”, foram os conteúdos que mais despertaram a reação “Haha”, ou seja, os seus seguidores acharam engraçado ou pode ser entendido ainda como uma reação irônica.
Em suma, nesta quinzena as publicações com mais compartilhamentos, como apresentado, foram produzidas em grande parte pela página do Presidente da República e de seus aliados, e versaram sobre as pautas trabalhadas por eles nas manifestações que ocorrem, em várias cidades do país, no 7 de setembro, em prol do Governo. Estas abordagens apareceram ainda como tema comum em algumas postagens nas categorias de Partidos Políticos, Parlamentares e Movimentos Sociais/Sindicatos. Outros temas, no entanto, como vacinação, saudações, relatos de vida pessoal e programas de tv, entre outros, despontaram, mas sem o envolvimento direto com a esfera política.
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