De 1 a 15 de outubro de 2021
Entre os dias 1 e 15 de outubro de 2021, o debate político na rede girou fortemente em torno de questões como o preço dos combustíveis e a aprovação do projeto de lei que incide sobre o valor do ICMS, e ainda sobre a notícia do Ministro da Economia, Paulo Guedes, manter milhões de dólares em um paraíso fiscal.
Nesta quinzena, os dias em que se produziram mais postagens foram quando ocorreram os eventos citados acima, como a denúncia contra o Ministro Paulo Guedes, no início do mês, que repercutiu entre os dias 4 e 7, e nos dias em que se debateram e foi aprovado, na Câmara, o projeto de lei que estabelece um valor fixo para o ICMS sobre combustíveis, dias 13, 14 e 15.
Sobre os recursos utilizados, a maioria das páginas fizeram suas publicações por meio de imagens (fotos e álbuns), representando 48% do total. Esse recurso tem se mantido na dianteira, sendo, novamente, o recurso mais empregado, assim como na quinzena passada. Em seguida, o recurso link, com 29%, acompanhado por vídeos, com 22% da amostra.
A respeito do volume de posts produzidos por cada categoria, destaca-se as Mídias, que se mantêm com a maior média de posts produzidos por página no período. Isso significa que cada página dos meios de comunicação publicou, em média, 22 posts por dia, considerando o período de 1 a 15 de outubro.
Ao observar a nuvem de palavras, os termos ‘Bolsonaro’, ‘Brasil’, ‘Ministro’, ‘CPI’, ‘Guedes’ entre os que mais se destacam apontam para o protagonismo do atual Governo. Outros termos ainda aparecem relacionados à temáticas em torno da crise política, da economia e da pandemia. Por exemplo, as palavras ‘economia’ e ‘fome’ aparecem atreladas à alta de preço dos alimentos e ao aumento da fome no país. O nome de Lula aparece em relevo, tanto devido a ataques direcionado a ele, realizados pela base do Governo e por outros opositores, quanto por sua agenda de trabalho com encontros em várias cidades do país, que tem sido fortemente divulgada nas redes por parte do PT e aliados.
O ranking dos dez posts mais compartilhados desta quinzena apresentou um quadro mais plural que o de costume, com a presença de nove páginas distintas. O primeiro lugar ficou a cargo do post de André Janones (AVANTE- MG). Numa live, o deputado discorre exaltado sobre o custo dos combustíveis [40% maior que no ano anterior], o auxílio emergencial e o bolsa família, todos relacionados com os gastos do Governo e fala que irá continuar lutando para que a povo não seja enganado. Já a deputada Carol de Toni (PSL-SC), com o segundo post mais compartilhado, saiu em defesa do Ministro Paulo Guedes, que foi exposto no caso ‘Pandora Papers’ (3/10/21), sobre contas em paraísos fiscais. Ela ainda usa o caso para acusar o PT de corrupção, fazendo relação com a Lava a Jato.
Bia Kicis (PSL-DF), também da base governista, ocupou dois lugares, 3º e 8º. Em um, a deputada faz repercutir um vídeo com cortes de falas de jornalistas da TV Globo nos bastidores das gravações e, em contra posição, parte do depoimento do Luciano Hang – convocado para depor na CPI da Covid, de modo à desacreditar a imprensa sobre as ações do empresário. Em outro, reproduz um vídeo com uma denuncia sobre um suposto envolvimento da esquerda com o narcotráfico. Na quarta posição, Bolsonaro (SEM PARTIDO), posta uma foto sua segurando uma pedra, com o mapa do Brasil ao fundo, e a frase “Nióbio riqueza nacional”. O Presidente informa que o “Brasil apresenta a primeira bateria de nióbio do mundo que permitirá carros elétricos recarregarem em 6 minutos” e que a “Volkswagen e a Toshiba já fecharam parceria para comercializarem a tecnologia”. Em 5º lugar, Carla Zambelli (PSL-SP), posta o mesmo vídeo de Bia Kicis com reportagem que denuncia o narcotráfico como financiadores de partidos de esquerda dando destaque ao PT. O ex-deputado Boca Aberta (PROS – PR), em 6º lugar, defendeu a Reforma da Previdência e atacou os que aderiram a chamada aposentadoria especial. O MBL, conseguiu posição (7ª) com um vídeo acusando o PT nas relações BNDES e as empresas beneficiadas com recursos. Na 9ª posição, Quebrando o Tabu, reproduziu um caso de um marido que compartilha as atividades de casa com a esposa. Por fim, Ricardo Silva (PSB – SP), em 10º lugar, fez críticas à Paulo Guedes, alegando má conduta ao manter dinheiro em offshore.
No quesito Páginas com maior taxa de interação (Txl), na categoria Instituições e Organizações, a página do Movimento Brasil Livre (MBL) obteve a primeira posição pela segunda vez consecutiva. O MBL tem produzido discursos contrários ao Governo e contrapropaganda à Lula, numa tentativa de abrir espaço para figuras políticas da ‘terceira via’. Isso tem acirrando a disputa de engajamentos com a página Somos todos Bolsonaro, que ocupa o segundo lugar. Ambas cresceram em desempenho em 7% e 5% respectivamente em relação ao período anterior, enquanto a TxI da categoria caiu 18%. Houve ainda uma queda de 62% na taxa do Ministério da Saúde, dando espaço no ranking para o Ministério da Infraestrutura.
Na categoria Mídias, se destaca a página Quebrando o Tabu, com crescimento de 10% na TxI comparada a da quinzena passada, se manteve na dianteira do conjunto. Por outro lado, a taxa da categoria diminuiu em 15% e o SBT, que no período anterior estava entre os dez melhores, perdeu 82% da TxI, liberando lugar para, nesta quinzena, a página da Record TV.
Já na categoria Personagens Políticos, a página com maior taxa de interação foi a do presidente Jair Bolsonaro, que permanece à frente do grupo, mesmo com uma queda de 18% na taxa. Todos os parlamentares da base bolsonarista que compõem o ranking também apresentaram diminuição na taxa em comparação ao período anterior. A TxI da categoria encolheu apenas 1%, mas Onyx Lorenzoni e Adilson Barrosa, perderam, respectivamente, 34% e 35% de suas interações. Em contrapartida, conquistaram posições neste ranking, Marlon Santos (PDT/RS) e Ricardo Silva (PSB/SP).
Ao observar o gráfico das Páginas com mais compartilhamentos, temos que a maior parte das páginas são da base bolsonarista, assim como apresentado na edição anterior. Neste quesito, novamente, os apoiadores do Governo Bolsonaro que se mantiveram no ranking perderam compartilhamentos. A página de maior destaque, da deputada Bia Kicis, permanece na primeira posição, mas o número de compartilhamentos caiu 42% em relação à quinzena anterior. Já o deputado Paulo Martins ganhou relevância com crescimento de 34% no compartilhamento de suas postagem e passa a ocupar lugar no ranking. E ainda, deixou de estar presente neste quadro a página do G1. O senador Humberto Costa e Quebrando Tabu foram os únicos que cresceram em comparação aos números de compartilhamento do período anterior, com 24% e 34%, respectivamente, a mais.
Já no gráfico das dez Páginas com maior engajamento, na subcategoria Partidos Políticos, 60% são de partidos de esquerda. O PT, por sua vez, segue na liderança, com número de engajamento quase cinco vezes maior que o segundo lugar, o PSOL. Nesta quinzena, deixou de aparecer no ranking o PSB, dando lugar ao PCO.
Com relação aos posts com maior engajamento da categoria Partidos Políticos, o PT obteve as duas melhores colocações. Primeiro, com uma live que transmitiu a visita de Lula e outros membros do partido ao Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (7/10/21) em que discutiram políticas públicas destinadas à categoria. Segundo, com a transmissão ao vivo de uma coletiva (8/10/21) do partido em Brasília para falar sobre como foi a agenda do ex-Presidente Lula na cidade.
Com relação à subcategoria Parlamentares, nas página com maior engajamento, há o predomínio de membros do PSL, partido com segundo maior número de parlamentares (54 deputados/as e 2 senadores/as) no Congresso Nacional. O PT, com maior número de congressistas (53 deputados/as e 6 senadores/as), teve dois membros, Humberto Costa e Gleisi Hoffmann, neste ranking. Estes, foram os únicos de partido de oposição que conseguiram ocupar posições de destaque que se aproximam dos apoiadores do atual Presidente da República.
No ranking, por subcategoria Parlamentares, dos dois posts com maior engajamento, quem mais angariou interações foi o deputado do AVANTE-MG, André Janones, seguido por Rui Falcão, deputado pelo PT-SP. O conteúdo postado por Janones já foi comentado logo acima, na seção dos posts mais compartilhados. O post de Rui Falcão foi uma transmissão ao vivo de uma coletiva de imprensa do PT sobre os compromissos de Lula em Brasília.
No caso das páginas com maior engajamento na subcategoria Prefeitos, Rafael Greca, prefeito de Curitiba, continuou com a maior taxa de engajamento em relação ao período anterior, mesmo crescendo apenas 1% em número de interações. Os demais colegas se alternaram nas posições, com exceção de Gean Loureiro e de Sarto, que anteriormente ocuparam os últimas lugares, deixaram de aparecer no ranking desta quinzena. Despontaram então os prefeitos Eduardo Braide e Dr. Hildon.
No que diz respeito aos dois posts com maior engajamento na subcategoria Prefeitos, nesta quinzena, quem ganhou mais destaque foi a publicação de Eduardo Paes. O prefeito postou uma foto sua abraçando o pai, que veio a falecer de Covid-19 em junho deste ano, e escreveu “600 mil pessoas! Muita saudade desse abraço!”. O segundo post com melhor desempenho foi do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, com informações sobre seu estado de saúde, após ser internado com Covid-19.
Quanto ao gráfico das Páginas com maior engajamento, na subcategoria Governadores/as, nos quatro primeiros lugares permaneceram os mesmos atores da quinzena passada. João Dória, governador de São Paulo, líder do ranking, entre os quatro, foi o que mais perdeu engajamento, 21%, em comparação ao período anterior. Mas não somente, seu companheiro de partido, Eduardo Leite, também perdeu 62% e caiu para nona posição. Antonio Denarium, que estava em último lugar, caiu no ranking e quem surge desta vez é Fátima Bezerra.
Romeu Zema e João Dória conquistaram as duas posições dos posts com maior engajamento, na subcategoria Governadores/as. Desta vez, Zema, na frente, divulgou uma foto da professora Helley de Abreu, que perdeu a vida para salvar os alunos de um incêndio, relembrando o caso ocorrido em Janaúba, em 2017. Já Doria conquistou muitas interações ao publicar uma foto sua aos 11 anos dizendo, em tom descontraído, que já usava ‘calça apertada’.
Observa-se na subcategoria Movimentos Sociais e Sindicatos, entre as Páginas com maior engajamento, que permanece o mesmo quadro da quinzena anterior, apenas alternando algumas posições. Destaca-se, neste caso, a página Somos todos Bolsonaro que teve uma queda de 44% na quantidade de engajamentos, mas manteve-se no topo da lista. Em seguida, o Movimento Brasil Livre (MBL), que obteve 12% a mais de engajamento comparado a quinzena passada, porém permaneceu na segunda posição, com desempenho ainda bem abaixo do primeiro colocado.
O MBL foi autor dos dois posts com maior engajamento, na subcategoria Movimentos Sociais/Sindicatos, nesta na quinzena. A primeira postagem reproduz ao vivo uma cena de discussão durante um protesto de rua, mas não informam local e nem contexto. A outra publicação, se trata uma crítica direcionada aos governos do PT, feita por meio de um vídeo do canal da @adeoliveirabr, membro do movimento e ex-candidata a vice-prefeita de SP.
No gráfico da categoria Mídias Tradicionais das Páginas com maior engajamento, G1 e TV Globo, mantiveram-se nas mesmas posições em comparação ao relatório anterior, ainda que apresentando uma queda, nesta ordem, de 7% e 25% na quantidade de engajamentos. O quadro, no entanto, não se manteve para os demais veículos. Atingiram um melhor desempenho as páginas da VEJA, O Globo e Estadão, que não estavam no ranking no período anterior, em detrimento das performances das páginas do SBT, que estava no 3º lugar; da Folha de S. Paulo (9º) e da Carta Capital (10º).
No ranking dos posts com maior engajamento, o G1 produziu o conteúdo com melhor resultado na subcategoria Mídias Tradicionais. As duas publicações são links de matérias que levam ao portal. A primeira, traz a notícia do garoto Mason, de apenas 6 anos, que se recusou a tirar a máscara para um foto na escola e acabou ganhando R$ 180 mil. A segunda, reproduziu a notícia de um músico que toca nas ruas e que foi alvo de ovadas durante apresentação em Santos, no litoral de São Paulo.
Já nas Páginas com maior engajamento, na categoria Mídias Alternativas, por sua vez, apresenta o mesmo cenário do período anterior com variação entre algumas posições. A página Quebrando o Tabu continua com a liderança da categoria e foi a única entre os quatro primeiros colocados que teve um ganho (7%) no desempenho. Neste sentido, a página do Jornal GNN, entre as demais, foi a que obteve melhor resultado se comparado ao número de engajamentos da quinzena passada, cresceu 77%, isso representou uma alteração do 10º para o 8º lugar no ranking.
A página Quebrando o Tabu, obteve também as duas posições nos posts com maior engajamento , na categoria Mídias Alternativas. O post número um, reproduz um vídeo com a fala de uma menina, em sala de aula, em que aponta como se deve respeitar o outro, como uma lição. O segundo post foi um print de um rapaz chamado Cleiton dizendo que compartilha o trabalho de casa com a esposa, e que isso não é ajudar, e sim é uma ‘obrigação’ dele porque também faz parte da casa.
No âmbito das diferentes reações (curtir, amei, uau, haha, triste ou raiva), referentes ao conteúdo dos posts com maior engajamento por categorias, algumas aparecem com certa relevância.
O post do deputado à Rui Falcão (PT-SP), sobre a coletiva do ex-presidente Lula, por exemplo, entre as reações de seus seguidores, gerou 31% de ‘raiva’. Na coletiva o ex-presidente Lula falou sobre a atual situação do país, que passa por crises e dificuldades em diversos setores. As manifestações com relação ao post de João Dória (PSDB), governador de São Paulo, com sua foto com calças justas, foram 47% ‘haha’ (gargalhadas). A notícia do portal G1 a respeito do músico que foi agredido com ovos durante apresentação na rua, causou 45% de tristeza entre as reações. Já 33% das sentimentos provocadas pelo conteúdo de Quebrando Tabu, sobre o marido que compartilha as atividades domésticas com esposa, foram ‘amei’.
Em suma, percebe-se que os conteúdos de maior propagação, considerando a nossa amostra, são em grande parte produzidos pela base governista e seus aliados. Para ilustrar, nesta quinzena, a soma dos engajamentos das páginas de Jair Bolsonaro (SEM PARTIDO), Bia Kicis (PSL/DF), Carla Zambelli (PSL/SP), Filipe Barros (PSL/PR) e Eduardo Bolsonaro (PSL/SP) representam, juntas, 32% de toda a mostra analisada (792 páginas). Três atores políticos de oposição pertencentes ao PT, Humberto Costa, Gleisi Hoffman e Lula, que de forma recorrente aparecem nos rankings de melhor performance, seja em compartilhamento e/ou engajamentos considerando a amostra total, juntos representaram 6% dos engajamentos.
O caminho da política e a ocupação de espaços na rede são verdadeiros desafios para os atores socias que hoje precisam desta arena, que serve como ponte para se aproximarem da população, de possíveis eleitores e também de apoiadores de suas ações e ideais.
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