De 16 a 31 de outubro de 2021
Na quinzena de 16 a 31 de outubro, destacam-se alguns acontecimentos centrais, como a aprovação do relatório final da CPI da Covid, em 26 de outubro, o pagamento da última parcela do Bolsa Família – a partir de então espera-se o novo programa do governo, Auxílio Brasil, e a diminuição nas mortes por Covid-19.
De acordo com o gráfico da quantidade de posts por dia, notamos que, além da queda no volume de publicações durantes os fins de semana, ambas semanas registraram uma quantidade similar de publicações.
Ademais, o período registrou cerca de 7 mil publicações e 1,3 milhões de compartilhamentos a mais do que a quinzena anterior. Entretanto, as publicações geraram uma quantidade similar de comentários e reações.
Em relação aos recursos utilizados, as imagens representam mais da metade (somadas fotos e álbuns) das publicações, seguidas por vídeos e links respectivamente.
A maior utilização de imagens é uma tendência observada em nossos relatórios. É possível notar que tal recurso é usado como modo de chamar maior atenção para o conteúdo da publicação sem que seja necessário que o usuário leia ou assista maiores informações.
Assim, percebemos que muitas das imagens utilizadas correspondem reprodução de prints de tweets, seja do/a autor/a da publicação ou de terceiros, títulos de notícias, que sem o link podem carecer de contextualização, além de fotos, anúncios, montagens e mesmo charges, conforme veremos neste relatório.
A nuvem de palavras da aponta para os temas e personagens que mais repercutiram na rede neste período. Conforme já mencionado, destacam-se, especialmente, o relatório da CPI da Covid e o Auxílio Brasil, assim como a prisão preventiva do blogueiro Allan dos Santos, foragido nos EUA. Como personagens, sobressaem o presidente Bolsonaro, Lula, o ministro Paulo Guedes, o senador Renan Calheiros.
Ao avaliar as 10 publicações do ranking dos posts mais compartilhados, observamos que todas utilizaram-se do recurso de vídeo. As cinco primeiras posições ficaram com o deputado André Janones (AVANTE/MG). Na 1ª posição, Janones divulga o novo valor de R$400 do Auxílio Brasil. Na 2ª, informa sobre a prorrogação do Auxílio Emergencial, apesar de ainda não ter valor definido pelo Governo Federal, e se compromete a negociar o valor de, no mínimo, R$500. Na 3ª posição, o post diz respeito à live do deputado criticando o aumento dos preços dos combustíveis, alimentos e gás de cozinha. No post na 4ª posição, o Deputado fala que o Auxílio Emergencial foi extinto e desaprova a atitude do presidente que teria prometido sua prorrogação e não o fez. A 5ª posição consiste em pronunciamento do deputado criticando o que foi feito em relação aos dois auxílios, afirmando que houve divulgação de informações errôneas e fake news sobre o cancelamento do Auxílio Emergencial.
Jair Bolsonaro (SEM PARTIDO) emplacou a 6ª e 10ª posição no ranking. Um dos posts é um vídeo, feito em Pernambuco, no qual o presidente culpa o MTST de destruir casas feitas pelo projeto da Caixa Econômica Federal, acusando de ter sido uma ação terrorista orquestrada pelos partidos de esquerda. O outro posts se trata de um vídeo da passagem de Bolsonaro por Roma, no qual conversa com um músico negro que o reconhece e pede para tirar uma foto.
As 7ª e 8ª posições foram do deputado José Medeiros (PODE/MT). Uma consiste em um vídeo no qual um indivíduo se defende do que parece ser uma execução por arma de fogo, sendo a ação exaltada pelo deputado. A outra é um vídeo com trechos de diversas entrevistas de Ciro Gomes (PDT/CE) com críticas aos governos de Lula, alegando que beneficiaram os mais ricos e não os mais pobres conforme argumentos dos apoiadores do ex-presidente.
Por fim, a 9ª posição diz respeito a um vídeo da deputada Alê Silva (PSL/MG), com uma animação do canal no YouTube, ‘Bastidores do Brasil’, que mostra políticos reclamando que com Bolsonaro no poder eles deixavam de receber dinheiro público, afirma que os crimes atribuídos ao presidente são forjados e acusa governadores de roubarem dinheiro. Ademais, fala que se Lula voltar ao poder, políticos, mídias e estatais irão voltar a tirar dinheiro do povo.
Entre as Instituições e Organizações, destaca-se no quesito taxa de interação (TxI) a página Somos todos Bolsonaro, que apresenta uma taxa quase oito vezes maior que a média da categoria. O PT continua como o único partido a constar neste ranking, como já de costume em nossos relatórios. Já diferente dos demais, aparece o Ministério do Desenvolvimento, onde suas publicações, de maior interação, consta informações sobre obras e recursos hídricos.
Entre as páginas de Mídias, a Quebrando o Tabu apresenta mais de 9 vezes a interação da categoria. Ressalta-se, neste caso, a página Canal da Direita, em 5º lugar, que obteve sucesso com apenas duas publicações no período. Uma delas foi a divulgação da notícia de que o jogador de vôlei, Mauricio Souza, processaria a Globo e os jornalistas Felipe Andreoli e Walter Casagrande pelas acusações de homofobia.
Entre os Personagens Políticos, a página do presidente Jair Bolsonaro apresenta uma taxa de interação quase 70 vezes maior que a média da categoria. Entretanto, diferente das outras quinzenas, em que a distância do segundo colocado costuma ser significativa, nesta, André Janones foi capaz de alcançar uma interação muito próxima à do presidente. Tal fato evidencia a dimensão do debate sobre o Auxílio Brasil nesta quinzena, sendo esta uma pauta já corriqueira do parlamentar desde o Auxílio Emergencial, iniciada com a pandemia. Ademais, o ranking conta com páginas da tradicional base bolsonarista na rede, assim como a do ex-presidente Lula.
No gráfico das páginas com maior compartilhamento, salientamos, novamente, que o deputado André Janones (AVANTE/MG) ultrapassou tanto a página do presidente, como a de sua base de deputados do PSL, os quais costumam liderar o ranking de compartilhamentos. Além disso, destaca-se que quase todas as páginas do ranking são de parlamentares, com exceção do presidente e da mídia alternativa Quebrando o Tabu.
Em relação às páginas com maior engajamento, na subcategoria de Partidos Políticos, o PT desponta como líder do ranking, assim como nos relatório anteriores. Grande parte de suas publicações giram em torno da figura do ex-presidente Lula, e as com maior engajamento envolvem também fortes críticas ao atual Governo, como em relação ao preço da gasolina e à inflação, assim como sobre o fim do programa Bolsa Família.
Entre os dois posts com maior engajamento entre partidos políticos, o primeiro foi do PT e o segundo do Democratas, partido em 6º lugar no ranking de engajamento. A publicação do PT diz respeito a um vídeo de homenagem do partido à Lula, relativa ao seu aniversário de 76 anos, com imagens do ex-presidente e uma música que remete às eleições de 2022, a partir do slogan “Imagina Lula lá”. O post do Democratas é uma foto da Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, referenciando que ela foi listada pela Revista Forbes entre as 100 mulheres mais poderosas do agro devido ao seu trabalho no ministério, em especial pela abertura de novos mercados para produtos brasileiros e pela integração da agricultura familiar.
Entre as páginas com maior engajamento entre parlamentares (Deputados e Senadores), segue a tendência da liderança de André Janones. Entretanto, Bia Kicis, na segunda posição, aparece com um engajamento próximo, o que pode ser justificado pela quantidade de reações obtidas pela deputada. Mais de metade do ranking é composto por parlamentares do PSL, que correspondem à base bolsonarista, em contraponto aos dois do PT.
Conforme já mencionado anteriormente, os dois posts com maior engajamento por parlamentares foram do deputado André Janones. Ambas as publicações falam sobre o Auxílio Emergencial e dizem respeito à possibilidade que havia de uma nova prorrogação do auxílio, que esteve em análise e discussão pelo governo e o Ministério da Economia em relação ao novo Auxílio Brasil, mas que acabou por não ocorrer, sendo o Auxílio Emergencial encerrado após outubro.
O gráfico das páginas com maior engajamento, na subcategoria dos Prefeitos/as, traz David Almeida (AVANTE/AM) e Edmilson Rodrigues (PSOL/PA) com engajamento similar, seguidos por Rafael Greca (DEM/PR), com cerca de 30% a menos que os dois primeiros colocados.
Em relação aos dois posts com maior engajamento da subcategoria Prefeitos/as, o líder foi Edmilson Rodrigues (PSOL/PA), com a foto de um tweet feito pela sua equipe, no qual pedem doação de sangue para o prefeito, que se encontrava internado com Covid-19. A segunda publicação foi de Eduardo Paes (PSD/RJ), na qual, em tom cômico, o prefeito compartilha uma reportagem do jornal O Globo sobre uma briga envolvendo dois homens, em uma praia da cidade do Rio de Janeiro, em que um ameaça o outro com um jacaré.
Entre as páginas com maior engajamento entre Governadores/as, diferentemente dos últimos relatório, João Doria ficou em terceiro lugar, seguido pelo líder, Romeu Zema, que obteve mais que o dobro de engajamento do governador paulista, e Camilo Santana.
Ao observar o ranking dos 2 posts com maior engajamento da categoria Governadores/as, temos o líder de engajamento, Romeu Zema, também com a publicação número um. Nela, o governador de Minas Gerais divulga um vídeo informando que desativou os elevadores privativos do edifício sede do Governo, utilizando apenas os comuns de modo a economizar energia e recursos públicos. A segunda posição ficou com Flávio Dino, com a imagem de um tweet contra a privatização da Petrobrás, justificando que seria danoso à população, pois esta passaria a defender apenas interesses privados.
O gráfico das páginas com maior engajamento entre Movimentos Sociais e Sindicatos, mostra que a página Somos todos Bolsonaro segue como líder absoluta, com engajamento mais de seis vezes maior que o da segunda colocada, MBL. Ademais, as outras posições do ranking têm se mantido estáveis nos últimos relatórios.
Em relação às duas publicações com maior engajamento da subcategoria Movimentos Sociais e Sindicatos, a primeira foi do MBL, com um vídeo satírico, do programa Pânico, em que o comentarista André Marinha ataca o PT e outros partidos de esquerda e também provoca Jair Bolsonaro sobre o escândalo das ‘rachadinhas’. A segunda postagem é do Vem Pra Rua, com um vídeo em que Sérgio Moro fala sobre a importância do Ministério Público e critica a proposta que permitiria que políticos interferissem no trabalho do órgão.
No gráfico das páginas com maior engajamento na subcategoria das Mídias Tradicionais, destaca-se a página do portal G1, com mais de 2,5 vezes mais engajamento que a segunda colocada, TV Globo, do mesmo grupo. Ademais, o ranking conta com a Exame em 8º lugar, página que não aparece nos últimos relatórios.
De acordo com o ranking dos dois posts com maior engajamento, a publicação com melhor desempenho, em Mídias Tradicionais, foi do jornal Correio Braziliense. Ainda que a página não conste no ranking de maior engajamento, o post constitui uma charge, do cartunista Quinho, em que um ladrão rouba um botijão de gás, representando uma sátira sobre o preço do gás de cozinha. A segunda publicação com maior engajamento, sem cunho político, é do G1, sobre a notícia de uma rara mutação bovina.
De acordo com o ranking das páginas com maior engajamento das Mídias alternativas, os primeiros colocados corriqueiros seguem na liderança, com a página Quebrando o Tabu em 1º lugar, com engajamento mais de quatro vezes maior que a segunda colocada, Mídia Ninja. Além disso, destaca-se a página do Jornal GGN, liderado pelo jornalista Luis Nassif, que obteve grande crescimento na rede em relação aos relatórios anteriores.
Em relação aos dois posts com maior engajamento da subcategoria Mídias alternativas, o primeiro foi da página Quebrando o Tabu, com um vídeo no qual o rapper Mano Brown fala sobre intolerância religiosa em relação às religiões de matriz africana, o que não ocorre, segundo ele, com o cristianismo. O segundo post é da página Ranking dos Políticos com vídeo em que um comunicador critica o que ele chama de “jornalismo militante”, alegando que grandes veículos de comunicação fariam militância ao invés de publicar notícias de forma isenta.
As diferentes reações ao conteúdo dos posts com maior engajamento por categoria nos fornecem informações importantes sobre como o público percebe e interage com os temas das publicações.
A reação ‘Curtir’ é a mais corriqueira e tradicional do Facebook, de modo que é igualmente a mais utilizada na maioria das publicações. Já a reação de riso (‘Haha’), nesta quinzena, aparece em algumas publicações de forma mais expressiva. Por exemplo, no post do prefeito Eduardo Paes, este tipo de reação foi bastante expressiva, que se explica por se tratar de conteúdo de teor cômico. Entretanto, no vídeo do PT de homenagem a Lula, e do MBL de provocação à Bolsonaro, esta mesma reação pode ser interpretada de forma contrária às figuras políticas em questão e que envolve ironia. Na charge publicada pelo veículo Correio Braziliense, a reação se dá através da sátira sobre o aumento de preços, post que provocou diversas reações do tipo triste.
Entretanto, é curioso observar a presença da reação na publicação sem cunho político do canal de notícias G1, sobre uma espécie bovina rara proveniente de mutação, uso que se relaciona com a expressão ”gado” comumente utilizada por opositores do presidente para referir-se a seus apoiadores.
Por fim, destaca-se que ambas as publicações do deputado André Janones sobre o Auxílio Emergencial receberam apenas reações positivas (‘Curtir’ e ‘Amei’), o que reforçam a o quão relevante é o tema para seus seguidores, dada a importância desse auxílio para muitos brasileiros.
Você pode baixar nosso relatório, clicando aqui.