De 1 a 15 de fevereiro de 2022
Esta quinzena, com o Congresso em recesso e a definição das candidaturas para as eleições de outubro ainda distante, o debate político não foi tão forte e relevante. As principais postagens foram voltadas a personagens específicos como, elogios ao ex-presidente Lula pelo senador Paulo Paim (PT-RS), críticas do procurador geral da República Augusto Aras aos parlamentares da CPI da Pandemia e vídeos publicitários de Jair Bolsonaro (PL) e também a alguns fatos pontuais na política municipal brasileira, como o silenciamento da vereadora de Aparecida de Goiânia, Camila Rosa (PSD-GO), em sessão da Câmara da mesma cidade.
Entre os dias 1 e 15 de fevereiro, somente 690 páginas do total da amostra realizaram 46.295 postagens. O conteúdo publicado pelo conjunto de páginas monitoradas incitou mais de 70 de milhões de interações, com mais de 52 milhões de reações, 9 milhões de comentários e 8 milhões de compartilhamentos.
No gráfico de média de posts por dia, percebem-se três dias de maiores médias: 9 de fevereiro, 10 de fevereiro e 15 de fevereiro. Este último dia marcado pela chegada de Bolsonaro à Rússia em viagem oficial e pela circulação da fake News de que o presidente teria prevenido a eclosão da guerra entre Rússia e Ucrânia.
Sobre a preferência do tipo de recursos utilizados para dar visibilidade ao conteúdo, destaca-se o uso de links, que representa quase 47% dos posts, seguido por fotos, com quase 32%, e vídeos, com 20,40%, com destaque para vídeos próprios das páginas que representaram 19,24% desse total. Estes dados reforçam a tendência verificada pelo Mfacebook no ano passado de as páginas insistirem no uso massivo de links para outras plataformas, tornando possível a mesma informação circular por diversos canais digitais distintos.
Nas páginas de governadores e governadoras, no período analisado, notamos algumas diferenças nos dois gráficos plotados. Quando avaliamos a taxa de interação das páginas, o governador de São Paulo e pré-candidato à Presidência João Doria (PSDB) lidera com 140.196 interações, seguido por Helder Barbalho (MDB), governador do Pará e Rui Costa (PT), governador da Bahia.
Por sua vez, quando avaliamos o gráfico de variação no número de seguidores, isto é, aqueles que mais conquistaram seguidores no período, é o governador fluminense Cláudio Castro (PL) quem lidera a lista com 576 novos seguidores, seguido pelo governador do Paraná, Ratinho Junior, e por Helder Barbalho do Pará.
Os gráficos apresentam seis nomes que se repetem: Ratinho Junior (PSD), Helder Barbalho (MDB), Rui Costa (PT), Romeu Zema (NOVO), Antonio Denarium (PP) e Wilson Lima (PSC). Destes, apenas Rui Costa está em seu segundo mandato, por isso não é pré candidato à reeleição, e também é o único governador de um partido de esquerda que aparece nas duas listas, sempre acompanhado de um governador do PSB, seja Flávio Dino ou Renato Casagrande.
Por fim, ambos os gráficos possuem a mesma composição quando o assunto é primeiro ou segundo mandato: são oito governadores em primeiro mandato e dois em segundo mandato em cada um dos gráficos.
Com as futuras confirmações de candidaturas à reeleição poderemos avaliar melhor os movimentos e tendências de crescimento de cada um dos personagens envolvidos. Entretanto, percebemos que existe um quadro de maior interação e crescimento de seguidores de governadores em primeiro mandato e que, neste momento, possuem a perspectiva de disputar um segundo mandato em outubro.
Entre os congressistas, a deputada federal Carla Zambelli foi a líder no quesito taxa de interação e no ganho de novos seguidores. Zambelli lidera com mais de 5 milhões de interações em suas postagens, mais que o dobro do segundo lugar, Filipe Barros (PSL-PR). Apenas dois parlamentares de esquerda alcançam este top 10, o senador Humberto Costa e a deputada federal Jandira Feghali. Além deles, os dois filhos de Bolsonaro que são congressistas possuem volume de interações importantes: Eduardo Bolsonaro é o terceiro em interações com mais de 1,7 milhões de interações, enquanto Flávio é o oitavo com quase 900 mil.
Já na variação no número de seguidores, novamente Zambelli lidera com folga, conquistando mais 3 mil seguidores no período analisado. O segundo lugar fica com o senador Eduardo Braga com mais de 2,1 mil novos seguidores. Neste gráfico, nem Eduardo nem Flávio Bolsonaro estão presentes. Mas além de Zambelli, Humberto Costa, Bibo Nunes, Carlos Jordy e Filipe Barros também conseguem alcançar os dois top 10. Neste gráfico três parlamentares de esquerda alcançam nosso top 10: o senador Humberto Costa e os deputados federais Rui Falcão e Rosana Valle.
Cabe destacar que nos dois gráficos vemos a mesma composição de gênero: com três mulheres e sete homens no nosso top 10. Além da desigualdade na representação das mulheres, também temos na representação das regiões do país e dos partidos. O novo partido União Brasil domina o gráfico de interações com 6 parlamentares e emplaca mais cinco no ranking do crescimento de seguidores. Também é importante notar que há representantes de todas as regiões do Brasil, mas dominância de parlamentares do Sudeste, principalmente no quesito taxa de interação. .
Com a possibilidade de a base bolsonarista trocar de partido nos próximos meses, é possível que este gráfico altere a composição partidária dele muito em breve.
As páginas das Instituições Brasileiras apresentaram números inferiores às dos Congressistas. A página com maior taxa de interação foi a do Exército Brasileiro, com 157 mil interações, seguida pelo Senado Federal com 144 mil. É preciso destacar também a presença das páginas das cidade de São Paulo e do Governo de São Paulo neste top 10 e também da Marinha do Brasil, a segunda representante das Forças Armadas na lista.
Por sua vez, o Ministério da Cidadania é o que detém o recorde de crescimento de seguidores no período, conquistando 2,4 mil novos. Aqui novamente aparecem as páginas da cidade e do Estado de São Paulo, que desta vez estão acompanhadas pelas páginas da prefeitura e do Governo do Rio de Janeiro.
Cabe destacar a presença em ambos os gráficos das páginas dos ministérios do Desenvolvimento Regional e da Infraestrutura, Os titulares das pastas, Rogério Marinho e Tarcísio Freitas, são pré-candidatos apoiados por Bolsonaro em seus Estados: enquanto Marinho é pré-candidato ao Senado pelo Rio Grande do Norte, Tarcísio é pré-candidato ao governo de São Paulo.
Quando olhamos para as páginas de movimentos sociais notamos que o gráfico de Interações é dominado pela página Somos todos Bolsonaro que alcança a marca de mais de 1,8 milhão de interações no período avaliado, número mais de dez vezes maior do que o segundo lugar, o movimento “Fora”, que alcançou a marca de 163 mil interações.
No ranking de variações, a página da FIESP foi a primeira no ranking de conquista de seguidores, ganhando 675, seguida pela página Somos Todos Bolsonaro que ganhou 529. É interessante perceber que somente cinco páginas daquelas que analisamos no conjunto de movimentos sociais aumentaram seus números de seguidores, sendo quatro delas de movimentos de Direita e apenas o MST de esquerda, e mesmo assim com parcos 5 novos adeptos.
O gráfico de interações demonstra uma ampla liderança da página do G1 no Facebook, com mais de 4,9 milhões de interações, mais do que o dobro da soma do segundo e terceiro lugares, ambos do grupo Record: Record TV 2,1 milhões e Portal R7, com 2 milhões, respectivamente.
Por sua vez, no gráfico de variação do número de seguidores percebemos o mesmo caso do gráfico de Movimentos sociais: apenas cinco mídias possuem variação positivas. A CNN Brasil conquistou a liderança neste gráfico com 2 mil novos seguidores, seguida de perto pelas páginas da Band Jornalismo e da Record TV, com 1.994 e 1918, respectivamente.
Apesar das taxas de interação significativas, é interessante perceber que as páginas de mídia, em sua maioria, perderam seguidores na última quinzena, movimento que precisa ser continuamente acompanhado para entendermos se é uma tendência geral, ou um produto da aproximação das eleilções.
No ranking de interação das páginas de mídias alternativas, a página do Quebrando o Tabu foi o destaque com mais de 1,7 milhões de interações no período. Completam o pódio as páginas do Catraca Livre e do Brasil 247 com 884 mil e 675 mil interações, respectivamente. É interessante notar que as quatro primeiras páginas do ranking têm números superiores às três últimas posições do ranking da mídia tradicional.
No caso das mídias alternativas o caso da variação de seguidores é ainda pior, com apenas o Jornal GGN conquistando uma variação positiva no período estudado. Além disso, todas as mídias alternativas tiveram números de perdas superiores às quatro últimos posições do ranking de mídias tradicionais.
Na análise dos dados da atuação das páginas dos partidos políticos brasileiros, o Partido dos Trabalhadores lidera com 204 mil interações. A quantidade de interações na página do PT é superior a soma dos outros nove partidos do ranking.
Por sua vez, quando avaliamos o ranking de seguidores, o domínio é do Podemos, partido de Sérgio Moro. O partido conquistou quase 5 mil novos seguidores nos últimos quinze dias, número mais que cinco vezes maior que a soma dos outros nove partidos presentes no ranking.
Estes dados demonstram que os partidos de esquerda têm sim atuado para melhor participar nas redes sociais e que têm conseguido êxito nessa atuação, emplacando cinco partidos entre os 10 com maior interação nas redes. Por sua vez, a pré candidatura de Sérgio Moro à Presidência têm potencializado as redes do Podemos, aumentando seus números de seguidores de forma meteórica.
No ranking de interações, a página do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, liderou com 68 mil. Neste gráfico tivemos prefeitos de todas as regiões do país e apenas um prefeito de partido de esquerda, Edmilson Rodrigues (PSOL) de Belém, que também figura no gráfico de variação de seguidores.
É interessante notar que sete prefeitos alcançam os dois top 10 nesta quinzena, com destaque para o fato de dois serem da região norte, Dr Furlan (CIDADANIA-AM) e Arthur Henrique (MDB-RR), e dois da região Centro Oeste, Marquinhos Trad (PSD-MS) e Emanuel Pinheiro (MDB-MT).
O gráfico de Overperforming representa as postagens que, durante o período estudado, conseguiram números melhores do que a média das postagens das referidas páginas, isto é, mais reações, compartilhamentos, comentários e visualizações.
A postagem com maior sucesso no período analisado foi um vídeo publicado pela página do senador Paulo Paim (PT/RS), contendo uma entrevista do ex-presidente Lula, na qual ele defende o poder de consumo do cidadão e o acesso a itens básicos, o que geraria desenvolvimento por contribuir com o comércio, a indústria e a geração de emprego.
A segunda posição ficou com um vídeo publicado pela página da vice-governadora de Pernambuco Luciana Santos (PCdoB-PE), em tom de protesto. No vídeo, a vereadora de Aparecida de Goiânia Camila Rosa (PSD-GO), a única legisladora mulher naquele município, defende a política de cotas destinadas a mulheres na política, quando o presidente da Câmara Municipal André Fortaleza (MDB-GO), manda cortar seu microfone, silenciando-a.
As terceira e quarta posições são publicações do Ministério do Desenvolvimento Regional destacando a conclusão das obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco e sua importância para a região.
Finalmente, a quinta publicação que teve a melhor performance foi da CNN Brasil, uma entrevista com o procurador-geral da República Augusto Aras, que comentou os desdobramentos da CPI da Covid. Segundo Aras, o relatório da CPI foi analisado pela Procuradoria-Geral da República, que concluiu não terem sido apresentadas provas pelos senadores, impossibilitando, assim, a responsabilização criminal de membros do governo e gerando nulidade do processo.
O gráfico de Total de Interações representa as publicações que tiveram o maior número de interações do usuários das redes sociais. No período analisado, Jair Bolsonaro dominou o top 5, com as cinco publicações sobre política com maior número de interações.
O primeiro lugar do ranking foi uma publicação de Bolsonaro sobre sua visita à capital de Rondônia, Porto Velho. No vídeo o presidente é recebido e cumprimenta apoiadores.
Na segunda posição temos mais um vídeo de Bolsonaro, no qual o mesmo defende a sua atuação durante a pandemia de Covid 19.
Na terceira posição, Bolsonaro divulga a abertura das válvulas da Barragem de São Gonçalo, situada no município de Sousa (PB), obra pertencente ao Projeto de Integração do Rio São Francisco, que, nesta etapa, abastecerá o estado do Rio Grande do Norte.
A quarta publicação com maior número de interações foi o post com a chegada de Bolsonaro à Rússia.
Finalmente, a quinta publicação do ranking é uma denúncia de Bolsonaro de que, supostamente, certos postos de combustível ao redor do Brasil estariam exigindo que os caminhoneiros abasteçam ou paguem um valor para ter a permissão de pernoitar no posto.
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