De 1 a 15 de maio de 2022
Na primeira quinzena de maio, entre os dias 01 e 15, os dois dias que registraram as maiores médias de postagens diárias analisadas foram os dia 04 e 12 de maio, com média de postagens, respectivamente, de 6,5 e 6,32 postagens por dia, por página.
O dia 04 de abril foi o dia mais movimentado da quinzena. Um dos motivos está no fato de o dia 04 ter sido o último dia para retirar ou regularizar o título de eleitor para poder votar nas eleições de 2022. Com a campanha para jovens tirarem os títulos de eleitor para votarem nas eleições, notamos o crescimento nas publicações das páginas. Outro tema importante do dia foi a divulgação da nova taxa Selic pelo BC.
Em seguida, no dia 12, o principal tema foi a declaração do novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, pedindo um estudo sobre a possibilidade de Privatizar a Petrobras. Dado que a troca de ministros havia sido recente, o tema repercutiu bastante nas redes sociais. Outro tema que repercutiu durante o dia foi a divulgação pelo IBGE da maior inflação dos últimos 26 anos.
Nesta quinzena, as 1.474 páginas monitoradas publicaram um pouco mais de 86 mil posts, que resultaram em mais de 65 milhões de reações, quase 10 milhões de compartilhamentos e 15 milhões de comentários. Os dados dessa semana representam uma queda significativa nos indicadores, de interação. Apenas com o acompanhamento desses indicadores ao longo do tempo, poderemos avaliar se tal fato tornar-se-á uma tendência, ou se trata de apenas um caso isolado.
Sobre os tipos de recursos utilizados não tivemos mudanças. O uso de links segue como a principal ferramenta, representando 55,94% das publicações, seguido por fotos com 24,47% e vídeos, com 18,73%. Dentre os vídeos, destacaram – se os vídeos próprios das páginas, representando 17,69% do total de publicações.
Movimentos Sociais: Nessa categoria não tivemos mudanças na liderança, com a página “SomostodosBolsonaro” mantendo seu domínio. As postagens do “SomostodosBolsonaro” se voltam a críticas e deboches a todas as mídias, personalidades e movimentos que são, para eles, contrários ao presidente. A página ainda lidera o ranking de crescimento do número de seguidores, ganhando mais de 5 mil novos seguidores. O segundo lugar também é de uma página ideologicamente alinhada ao presidente, o Brasil Paralelo. Além disso, a página do MBL continua seu processo de desidratação, perdendo quase 7 mil seguidores nesta quinzena.
Partidos Políticos: Na categoria de partidos políticos a esquerda continuou a dominar o ranking de interações. As três primeiras posições estão com PT, PSOL e PC do B, respectivamente. O PT também continuou a liderar o ranking de crescimento de seguidores, conquistando mais de 4 mil novos seguidores. O PL, partido de Bolsonaro, é o segundo no ranking, conquistando apenas 235 novos seguidores. Por sua vez, o partido NOVO, líder no ranking de seguidores, com mais de 2,1 milhões de seguidores, continua o processo de perder seguidores, perdendo quase 1,6 mil nesta quinzena
Prefeito: Entre os prefeitos, a liderança continuou com João Rodrigues (PSD-SC), prefeito de Chapecó. Nesta quinzena, o prefeito surpreendeu com mais de 360 mil interações, número sete vezes maior do que o número de interações que o mesmo tivera na quinzena anterior. Uma das possíveis explicações está na proximidade de João Rodrigues ao movimento bolsonarista. Além de receber o presidente da República na cidade, o prefeito publicou inúmeras críticas ao ex-presidente Lula, principal adversário de Bolsonaro na corrida presidencial e as publicações foram bastante difundidas nas redes de apoio do presidente.
Prefeitura: Nessa categoria a prefeitura de Curitiba conquistou a primeira posição. As publicações da página são, a maioria, comunicados importantes da prefeitura aos moradores, como questões de saúde, educação, evento, dentre outros. Porém, há também algumas publicações de cunho religioso/cristão. A página da Prefeitura do Rio de Janeiro, líder no ranking passado, alcançou apenas o terceiro lugar nesta quinzena, sendo superada pelas páginas das prefeituras de Curitiba e Macapá.
Senadores: Nesta categoria, o ranking de interações se mantém inalterado nas duas primeiras posições, com a liderança de Humberto Costa (PT-PE), seguido por Flávio Bolsonaro (PL-RJ). A principal mudança notada nesta quinzena está no crescimento no número de seguidores, com a liderança de Davi Alcolumbre (UB-AP), seguido por Costa e Bolsonaro. Alcolumbre conquistou mais de 10 mil novos seguidores nesta quinzena, um aumento superior a 10% do total de seguidores que ele tinha em relação a quinzena passada.
Jornalistas: A página da jornalista Fabíola Reipert lidera o gráfico do Total de Interações, superando a jornalista Patrícia Kogut, cuja página oficial liderou o mesmo gráfico na primeira quinzena de abril, mas que desta vez apareceu em segundo lugar. Suas publicações nesse período são relativas a notícias sobre famosos e fotos da jornalista em suas participações em quadro do programa Balanço Geral, da Record TV.
Membro do Governo: Jair Bolsonaro lidera os gráficos de Total de Interações e Crescimento do Total de seguidores, assim como na primeira quinzena de abril. O teor das suas publicações na primeira quinzena de maio é de divulgação de políticas promovidas pelo governo no referido período, além de publicar suas passagens por diversas cidades do Brasil, encontrando apoiadores.
Mídia Alternativa: A página Quebrando o Tabu manteve a liderança do gráfico do Total de Interações na primeira quinzena de maio, superando a página da Metrópoles, que novamente se manteve com a segunda posição do ranking. A maior parte das publicações que tiveram mais interações nesse período são “memes” ou relatos pessoais de cidadãos problematizando e criticando situações de preconceito, tal como racismo, misoginia e LGBTQIAfobia no cotidiano, visando à conscientização do público da página.
Mídia Tradicional: Em relação aos últimos meses, a página da Jovem Pan News permaneceu na liderança no gráfico do Total de Interações, ampliando sua vantagem para o segundo lugar, que permanece sendo do G1 – O Portal de Notícias da Globo. As publicações da referida página no período analisado são, principalmente, notícias sobre política e economia brasileiras, especialmente a respeito de políticas promovidas pelo governo de Jair Bolsonaro e sua equipe. Neste mesmo período, a página da TV Globo manteve sua liderança no ranking de crescimento de seguidores, impulsionada principalmente pelas publicações sobre suas novelas.
Deputados: Entre os deputados, os dois primeiros lugares não se alteraram do último relatório para o atual, com dois deputados bolsonaristas. Carla Zambelli (PL-SP) se manteve como a parlamentar com a página com o maior número de interações durante o período estudado, inclusive se compararmos seus números com os números dos senadores. Na segunda posição se manteve Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Já no crescimento de seguidores, a liderança se manteve também com um deputado do Partido Liberal de São Paulo, Tiririca, que conquistou mais de 36 mil novos seguidores.
Figura Política: Nos gráficos de Figuras Políticas, Lula, pré-candidato do PT ao Planalto, continua a liderar os gráficos de Interação e de Crescimento no número de seguidores. Marco Maia (PT-RS) se manteve na segunda colocação no ranking de interações. Já no ranking de crescimento de seguidores, o pré-candidato ao Governo de São Paulo e ex-ministro de Bolsonaro, Tarcísio Freitas (Republicanos-SP), alcançou a segunda posição.
Instituição Federal: Nesta semana não tivemos mudanças na liderança de Ranking de Total de Interações, com a manutenção do Exército Brasileiro na primeira posição. O ranking de crescimento de seguidores, no entanto se alterou. Se na última quinzena a liderança esteve com o Tribunal Superior Eleitoral, nesta quinzena a liderança esteve com a página do Banco Central.
Governador: Entre os governadores, a liderança do ranking do total de Interações continuou com Helder Barbalho (MDB-PA), governador do Pará. Por sua vez, no ranking de crescimento de seguidores tivemos alterações. Rodrigo Garcia, governador de São Paulo, conquistou a liderança nesta quinzena, com quase 1500 novos seguidores.
Governo do Estado: Dentre as páginas de governos de Estado, a liderança desta quinzena ficou com a página do governo do Estado da Bahia, que superou o governo do Estado de São Paulo, conquistando mais de 44 mil interações no período. Já no gráfico de crescimento de seguidores, nada se alterou: a página do governo de Roraima, continuou na liderança da categoria, com 247 novos seguidores, seguida de perto pela página do governo do Estado do Rio de Janeiro que conquistou 231 novos seguidores.
Na primeira posição do ranking desta quinzena de Overperforming temos uma publicação do deputado federal Pompeo de Mattos (PDT-RS). No vídeo, o pré-candidato do PDT a Presidência, Ciro Gomes, participa do programa Canal Livre da Band News. Ciro no programa crítica o governo Bolsonaro e sua política de preços da Petrobras, aproveitando também para criticar Lula e o PT. Ciro defende que o governo é o principal responsável pelos custos dos derivados de petróleo, criticando os jornalistas que discordam dessa perspectivas.
Logo em seguida aparece uma postagem do Jornal da Record. Segundo a matéria, a Prefeitura de São Paulo abrirá uma sindicância para apurar o uso de dinheiro público no evento promovido por centrais sindicais no Dia do Trabalho. Segundo a repórter, a festa teria se tornado um comício de campanha do pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva, do PT e gastado mais de 1 milhão de reais em cachês para os artistas convidados.
O terceiro post deste ranking é do Deputado Sanderson (PL-RS) reproduzindo uma reportagem da CNN. No vídeo, o deputado é entrevistado pelo âncora da CNN sobre seu pedido para o Ministério da Justiça investigar o segurança de Lula que estaria portando ilegalmente uma submetralhadora durante o trabalho.
A quarta postagem do ranking é uma matéria do jornal Meia Hora comentando tweets trocados entre Anitta e Leonardo De Caprio. Nos tweets, o ator estadunidense elogia a cantora brasileira e seu compromisso com a democracia brasileira, além de relembrar aos jovens brasileiros que o prazo para retirar o título de eleitor venceria à meia noite.
Finalmente, a quinta e última postagem do ranking é do deputado federal Nilto Tatto (PT-SP). No vídeo, o pré-candidato ao Planalto pelo PT, Lula, defende políticas públicas para pessoas com deficiência em seu próximo governo.
Nesta quinzena, o top 5 das publicações com maior taxa de interação foi dominada por bolsonaristas. Foram três publicações de Jair Bolsonaro e uma publicação de João Rodrigues, prefeito de Chapecó e apoiador do atual presidente. O ex-presidente e atual candidato do PT a Presidência Lula foi o único fora dessa bolha que conseguiu superar esta barreira e emplacar uma publicação no top 5.
A postagem com maior número de interações desta quinzena foi de Bolsonaro. Na publicação, o presidente reproduz seu tweet em resposta a outro tweet de Anitta sobre a importância de jovens tirarem o título de eleitor. Na publicação, Bolsonaro afirma que seu governo defende a Amazônia e afirma que pensa nos jovens na hora de decidir sobre os futuros do País.
O segundo lugar do ranking pertence a Lula, com um vídeo com seu discurso do dia do Trabalho no qual afirma que era “tempo de lutar e recuperar os direitos da classe trabalhadora”. Ele critica o governo Bolsonaro e dizer ser necessário esforço para encontrar consenso em torno das políticas consideradas temas de urgência.
A terceira posição novamente é uma publicação de Jair Bolsonaro. Na postagem, o presidente defende sua política de redução de impostos do governo federal e critica aqueles que defendiam o “fique em casa que a economia a gente vê depois”, afirmando que a inflação global atual seria reflexo dessa atitude.
O quarto lugar do ranking é de João Rodrigues, prefeito de Chapecó. João Rodrigues em seu vídeo critica a imprensa que teria afirmado que milhões de brasileiros foram a atos antidemocráticos. Segundo o prefeito de Chapecó, os atos foram patrióticos, com o apoio das famílias brasileiras e em defesa de um governo que defende o cidadão. Ele ainda comenta sobre os atos da esquerda que, na visão dele foram esvaziados e fracassaram.
O quinto post do ranking é mais uma vez de Bolsonaro. No vídeo, ele anda entre apoiadores que foram a evento em Brasília. Ao final, o presidente elogia e agradece a presença dos manifestantes.
Para baixar nosso relatório, clique aqui.
Para acessar nossa nova amostra, clique aqui.