De 16 a 31 de maio de 2022
Na segunda quinzena de maio, entre os dias 16 e 31, os dias que registraram as maiores médias de postagens analisada foram os dias 18, 25 e 26, com média de postagens, respectivamente, de 6,51, 6,29 e 6,19 postagens por dia, por página.
No dia 18 de maio, o principal assunto que mobilizou publicações e postagens foi a possibilidade de privatização da Eletrobras. Outro assunto que também rendeu postagens no dia foi o convite a mais de cem representantes de entidades estrangeiras, feito pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Edson Fachin, para acompanharem as eleições de outubro.
Em seguida, no dia 25, o principal assunto foi o debate na Câmara dos Deputados sobre a proposta de cobrar mensalidade em universidades públicas, que causou polêmica na comunidade acadêmica e pesquisadores, ainda mais com os frequentes cortes nos orçamentos das universidades públicas.
Por fim, dia 26, o risco da falta de diesel devido a constante interferência na gestão da Petrobras assim como o aumento de doenças respiratórias foram assuntos que dominaram as postagens.
Nesta quinzena, as 1.473 páginas monitoradas publicaram 116.973 mil posts, que resultaram em mais de 87 milhões de reações, 12 milhões de compartilhamentos e 18 milhões de comentários.
Sobre os tipos de recursos utilizados, destacaram – se novamente o uso de links que representam 53,3% das publicações, seguido por fotos com 26,6% e vídeos, com 19,2%.
Dentre os vídeos, destacaram – se os vídeos próprios das páginas, representando 18,4%.
Deputado Federal: Carla Zambelli (PL/SP) se mantém na liderança com mais um salto de 3M de interações comparada a quinzena anterior. Dessa vez é Carlos Jordy (PL/RJ) quem ocupa o segundo lugar com 2.2M de interações. Gleisi Hoffmann (PT/PR), Bia Kicis (PL/DF) e Felipe Barros (PL/PR) fecham o top 5. O deputado Tiririca (PL/SP) se mantém na liderança na variação de seguidores com +48.036 nesta quinzena, enquanto que na anterior ganhou +36.738.
Figura Política: Lula (PT/SP) continua em primeiro lugar com mais de 2,3M de interação. Lula também é líder no que se refere à variação de seguidores com +11.902 nesta quinzena, enquanto que obteve +27.047 na anterior. Ciro Gomes (PDT/CE) sobe do 9° para 6°. Alguns aliados do governo se mantêm entre o top 10 como Janaína Paschoal (PRTB/SP) em 9°, Carlos Bolsonaro (REPUBLICANOS/RJ) em 10° e o ministro Tarcísio Gomes de Freitas (SP) em 3°. Tarcísio ainda aparece em 2° na variação de seguidores com +9.044, seguido do ministro Marcos Pontes com +4.236.
Governador: Quem está na liderança nesta quinzena no total de interações é Fátima Bezerra (PT/RN), mesmo possuindo uma queda no número de seguidores (-705). Quem se destaca na variação de seguidores é Cláudio Castro (PL/RJ) com +2.050.
Governo do Estado: Dentre as páginas dos governos dos estados, a página do Estado de São Paulo lidera a segunda quinzena do mês de maio com o total de 53.828 interações. Já no gráfico de crescimento de seguidores, a página do Estado do Maranhão mostra um crescimento de 1.352 seguidores.
Instituição Estadual: Liderando mais uma vez o gráfico de total de interações, a página do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo teve um total de 907 interações.
Instituição Federal: Liderando o gráfico de total de interações, a página do Exército Brasileiro continua mostrando um crescimento no gráfico de total de interações, desta vez com o total de 166,755 mil interações.
Jornalistas: Os jornalistas Patrícia Kogut e Lauro Jardim lideraram a segunda quinzena. Kogut dobrou as interações em comparação com a última quinzena, conseguindo 128.5566 interações.
Membros do Governo: Jair Bolsonaro (PL) lidera novamente a quinzena com 4 milhões a mais de interações e 7 mil de seguidores.
Mídia tradicional: Na segunda quinzena de maio, quem liderou o gráfico de interações totais foi o g1 – Portal de Notícias da Globo com 4.957.570 interações e logo em seguida veio a ex-líder a Jovem Pan News com 4.632.859 interações totais. Entre as mídias tradicionais foi a RedeTV! quem mais ganhou seguidores nesta quinzena com 84.373 novos acompanhantes.
Mídia alternativa: O jornal Metrópoles assumiu a liderança do ranking com 1.565.222 interações totais nesta quinzena.
Candidatos à presidência: Entre os candidatos à presidência, Jair Bolsonaro se mantém na liderança com 9.378.904 interações totais, quase 4.000.000 a mais do que no último relatório. Esse número foi impulsionado pelas visitas do atual presidente as áreas atingidas pelas fortes chuvas em Recife e as múltiplas passeatas bolsonaristas realizadas no último mês. Logo em sequência vem Lula, com 2.370.378 interações, 800.000 a menos do que na última quinzena. Fechando os 5 primeiros temos André Janones com 608.805 interações, Ciro Gomes com 311.333 interações e Simone Tebet com 38.621.
Partidos: O PT mantém a liderança no gráfico de interações, com mais de 400 mil interações. Em seguida aparece o PSOL, com mais de 60 mil interações. Nesta quinzena, o NOVO obteve mais de 42 mil interações, ultrapassando o PCdoB e passa a ocupar o terceiro lugar. Dessa forma, os líderes do ranking de interações deixam de ser somente da esquerda.
Prefeitos: No ranking de interações dos prefeitos, Eduardo Braide (PODE-MA) aparece em primeiro lugar, com mais de 800 mil interações.
Prefeitura: A prefeitura de Curitiba continua a liderar o gráfico de interações de prefeitura, e desta vez obtendo o dobro de interações em relação à quinzena passada, alcançando mais de 60 mil interações.
Senadores: No gráfico de interações de senadores, o ranking continua o mesmo nas duas primeiras posições em relação à quinzena passada. Em primeiro colocado aparece Humberto Costa (PT-PE), com mais de 2,8 milhões de interações, seguido por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), com mais de 1,3 milhões de interações.
Movimentos Sociais: A página que novamente lidera o ranking foi a “Somos todos Bolsonaro” com 1.687.300 interações.
O gráfico de Overperforming trata sobre as postagens que, durante o período analisado, apresentam resultados melhores do que a média das postagens das referidas páginas, ou seja, mais reações, compartilhamentos, comentários e visualizações.
Na primeira posição desta quinzena, temos a publicação do veículo de mídia tradicional, Valor Econômico. No post, o jornal traz a matéria da vinda do bilionário estadunidense Elon Musk, CEO do Twitter e da Tesla, ao Brasil e de seu encontro com o presidente Jair Bolsonaro, empresários e o ministro Paulo Guedes.
O segundo lugar do ranking vai para o Jornal da Band com uma reportagem em vídeo sobre a segurança pública referente às ações de expansão do Comando Vermelho nas favelas do Rio de Janeiro.
Em seguida, temos o veículo jornalístico Metrópoles, com links para matérias sobre o impacto que os shows de Gusttavo Lima, envolvido em polêmica pelo alto custo de seus shows para Prefeituras, traz para a economia local.
Na quarta posição aparece novamente o Jornal da Band, relatando as políticas de ampliação da vigilância do território brasileiro feita pela Força Aérea Brasileira – FAB para atender as necessidades das Forças Armadas e do Centro de Proteção da Amazônia. Os satélites irão servir para para analisar o nível do desmatamento nos biomas brasileiros do território e das fronteiras brasileiras.
Por fim, tem-se um vídeo na página do Estadão discutindo sobre a atuação dos políticos do Centrão ocupando o governo Bolsonaro juntamente com a ‘explosão’ da compra de caminhões de lixo nos dois últimos anos com preços inflados, segundo as análises das licitações feitas pelo jornal. o Post traz o vídeo com título: “FARRA DO CAMINHÃO DE LIXO”.
O gráfico de Total de Interações utiliza o somatório de comentários, reações e compartilhamentos dos posts naquele período e destaca aqueles com maiores números.
Nessa o top cinco de interações foi dominado por Jair Bolsonaro. O primeiro post, com 542.438 de taxa de interações, se trata de um vídeo no qual a dupla sertaneja Mateus e Cristiano cantam, juntamente com o presidente e o Luciano Hang, uma música com referências às boas características de Bolsonaro. O vídeo é carregado de elementos patrióticos, colocando o Jair Bolsonaro como o grande mito a ser reeleito presidente, bem como a religiosidade se mostrou ser um elemento quase central do vídeo.
O segundo post tem 400.930 de taxa de interação e traz a mensagem de Bolsonaro, carregada de elementos patrióticos, lamentando a morte do influencer Jesse Koz e seu cachorro Shurastey, que morreram em um acidente de carro nos Estados Unidos.
O terceiro post do ranking é um compartilhamento de uma montagem que fizeram de Jair Bolsonaro com o empresário Musk e o rapper americano Kanye West. Com base no meme, Bolsonaro comemorou e divulgou a parceria do governo brasileiro com a empresa Starlink, de Elon Musk.
O quarto post se refere primeiramente à caricatura do artista alemão Frank Hoppmann sobre o presidente do Executivo. A obra premiada, retrata o presidente de forma bastante enfurecida. Na legenda Bolsonaro diz que o Brasil está entre as maiores economias do mundo.
O último post do ranking contém a foto do presidente. No post Jair Bolsonaro afirma que a esquerda relativiza o certo, o errado e não obedece às leis. Bolsonaro afirma que há uma tentativa da esquerda de promover a subversão da ordem nacional.
Para baixar nosso relatório, clique aqui.
Para acessar nossa nova amostra, clique aqui.