De 16 a 30 de junho de 2022
Na segunda quinzena de junho, de 16 a 30, dentre os candidatos à Presidência da República, a liderança foi de Jair Bolsonaro (PL), que publicou 112 postagens no período, uma média de 7,4 posts por dia. Bolsonaro é seguido por Lula (PT), com 107 postagens e Ciro Gomes (PDT) com 87.
Entre os deputados e deputadas federais, a liderança é de Nereu Crispim (UNIÃO/RS) com 256 publicações nos 15 dias analisados. Em segundo aparece Gleisi Hoffmann (PT-PR), também é da região sul, com 198 postagens no período analisado.
Nesta quinzena, as 1.366 páginas monitoradas publicaram um pouco mais de 100.375 mil posts, que resultaram em quase 80 milhões de reações, quase 13 milhões de compartilhamentos e 13 milhões de comentários.
Sobre os tipos de recursos utilizados não tivemos mudanças. O uso de links segue como a principal ferramenta, representando 52,75% das publicações, seguido por fotos com 24,47% e vídeos, com 18,73%.
Dentre os vídeos, destacaram – se os vídeos próprios das páginas, representando 17,69% do total de publicações das páginas analisadas.
Instituição Estadual: No ranking de interações, o TRE-RJ continuou na liderança com mais de 1 mil interações no final de junho.
Mídia alternativa: A página Quebrando o Tabu se manteve na liderança do ranking com 1.793.939 interações, quase 400.000 a mais que na última quinzena.
Candidatos à Presidência: Entre os candidatos a presidência, Jair Bolsonaro se mantém novamente na liderança com ampla vantagem para o segundo colocado. O atual presidente fechou a quinzena com 9.406.440 interações. Quase 2.000.000 interações a mais do que no início do mês. Esses números foram impulsionados pelas visitas do atual presidente as diversas capitais do Brasil. Em segundo lugar se mantém Lula, do PT. Na terceira posição vem André Janones com 2.129.724 interações, um grande salto em relação ao início de junho.
Governo do Estado: Enquanto que na primeira quinzena o Governo de São Paulo estava na liderança com quase 60 mil de interações, na segunda o Governo da Bahia atinge a marca de 387 mil. O segundo lugar é do Governo de São Paulo que mantém os quase 60 mil de engajamento nas redes.
Deputados/as: Entre os deputados e deputadas federais não tivemos alterações nos gráficos de interações e seguidores, com liderança de Carla Zambelli (PL/SP). Entre as visualizações de posts de perfil na quinzena a liderança foi de Eduardo Bolsonaro (PL/SP), enquanto no número de postagens a liderança foi de Nereu Crispim (UNIÃO/RS).
Partidos: O PT segue na liderança do gráfico de interações de partidos políticos.
Movimentos Sociais: A página que continua a liderar o ranking de interações é Somos todos Bolsonaro com 1.920.059 interações.
Senadores: No que se refere ao gráfico de interações de senadores, os líderes no ranking permanecem os mesmos em relação à quinzena anterior. Humberto Costa (PT/PE) segue ativo na rede social e mantém/se em primeiro lugar com ampla margem de diferença, alcançando mais de 2,2 milhões de interações, seguido por Flavio Bolsonaro (PL/RJ), com mais de 1,1 milhão de interações.
Governador: O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB/PA), segue ocupando a liderança no ranking de total de interações e de visualizações, e assumiu o 1º lugar no número total de posts que era de Antonio Denarium (PP/RR) na última quinzena. Não houve alteração no ranking com relação ao número de seguidores e Ronaldo Caiado (UNIÃO/GO) segue na liderança.
Prefeituras: No gráfico de interações de prefeituras, a Prefeitura do Rio de Janeiro consegue alcançar o primeiro lugar, ultrapassando a Prefeitura de Curitiba, que passou a ocupar a terceira posição. Em segundo colocado aparece a Prefeitura de Macapá, com mais de 35 mil interações.
Instituição Federal: O Exército Brasileiro se mantém na liderança entre as páginas de Instituições federais nas interações nesta quinzena.
O primeiro vídeo da página Diário do Sertão relata as dificuldades encontradas pelo prefeito de João Pessoa em discursar diante da plateia bolsonarista. Cícero Lucena foi recebido com vaias em evento de Bolsonaro na Paraíba.
Em seguida temos um vídeo da TV Cultura com o advogado Roberto Delmanto Jr denunciando a confusa política de preços da Petrobras como possível potenciadora da crise de combustíveis encarada pelo atual governo.
Na terceira posição aparece Luiz Caetano, ex-deputado federal pelo estado da Bahia, discursando contra o governo de Jair Bolsonaro em ato em apoio a Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à presidência pelo Partido dos Trabalhadores.
Em quarto lugar temos um vídeo da também deputada federal Perpétua Almeida do PC do B do Acre discursando na câmara dos deputados contra Jair Bolsonaro e o aumento do preço dos combustíveis.
Por último, em quinto lugar no ranking, temos uma matéria do SBT News a respeito da retomada econômica do setor comercial. Sinalizando uma recuperação e gerando otimismo entre os investidores do setor.
Na primeira posição do ranking aparece a postagem da página de Jair Bolsonaro (PL). Trata-se de uma imagem de um bebê recém-nascido. Na legenda, Bolsonaro faz referência ao caso da menina de 11 anos que estava grávida e teve o direito ao aborto negado pela juíza. O post faz uma crítica ao aborto e aos grupos que apoiam esta causa, alegando que tanto a criança quanto o bebê seriam vítimas em tal situação.
Em segundo lugar, aparece a página de Ciro Gomes (PDT-CE). A publicação é um vídeo da cantora Roberta Miranda falando sobre sua indignação em relação ao preço alto da cesta básica. No vídeo, a cantora declara que os artistas precisam usar sua voz e imagem em benefício das pessoas que estão passando necessidade. Na legenda, Ciro elogia Roberta e diz “Me emocionei com seu depoimento”.
Em terceiro colocado, aparece novamente a página de Jair Bolsonaro. A publicação é uma imagem de Bolsonaro segurando um bebê no colo, com a seguinte legenda: “Que Deus continue dando força e sabedoria para aqueles que protegem a inocência e o futuro de nossas crianças, no Brasil e no mundo. Boa noite a todos!”
Na quarta posição, consta mais um post da página de Jair Bolsonaro (PL). Na legenda da foto Bolsonaro relembra os tempos em que era militar e afirma que continuará firme em sua missão de proteger o Brasil.
Em quinto lugar no ranking, aparece um vídeo postado pela página de Bolsonaro. No discurso, Bolsonaro reafirma seus valores referente à liberdade, economia, religião, família, armamento e combate à esquerda.
Para baixar nosso relatório, clique aqui.
Para acessar nossa amostra, clique aqui.