De 1 a 15 de julho de 2022
Na primeira quinzena de julho, entre os dias 1 e 15, os dados da amostra demonstram poucas mudanças em nossos rankings. A medida que as eleições começam a se aproximar, notamos que os perfis de Instituições Federais e Estaduais têm reduzido suas postagens para se adaptar a lei eleitoral. Dentre os candidatos à Presidência da República, a liderança do ranking de postagens novamente foi de Jair Bolsonaro (PL), que manteve suas 112 postagens no período, uma média de 7,4 posts por dia.
Nesta quinzena, as 1.333 páginas monitoradas publicaram um pouco mais de 98 mil posts, que resultaram em quase 84 milhões de reações, mais de 13 milhões de compartilhamentos e 18 milhões de comentários.
Sobre os tipos de recursos utilizados não tivemos mudanças. O uso de links segue como a principal ferramenta, representando 53,72% das publicações, seguido por fotos com 25,92% e vídeos, com 19,30%. Dentre os vídeos, destacaram – se os vídeos próprios das páginas, representando 18,49% do total de publicações das páginas analisadas.
Figura Política: A liderança se mantém com Lula nesta quinzena no gráfico de Total de Interações. Na última semana, o candidato à presidência Lula (PT) reafirmou sua polêmica candidatura em conjunto com Geraldo Alckmin através de uma publicação contendo um vídeo ilustrando uma receita de lula com chuchu. Tal reafirmação e, postagem, viralizou.
Governador/a– Nesta categoria a liderança se mantém com o atual governador do Pará, Helder Barbalho (MDB). Não há indicativos de alguma postagem em particular que tenha feito o atual governador do Pará despontar no primeiro lugar. Todas as postagens são caracterizadas por serem demonstrativos de ações do governo estadual do Pará e do trabalho feito nas instituições públicas do Estado.
Governo do Estado– Na categoria Governo de Estado também não há alteração na liderança. O Governo Estadual de São Paulo mante-se em primeiro lugar, aparentemente não há indicativos pontuais para tal manutenção, apenas o fato da página do Governo ser repleta postagens, algo que não acontece tanto com outras páginas.
Instituição Federal – Nesta quinzena houve alteração na liderança, com a página da Força Aérea Brasileira superando a página do Exército Brasileiro. As publicações feitas na página da FAB são voltadas para o Pan-Americano que está ocorrendo agora, eventos e encontros, datas memoriais e homenagens.
Membro do Governo – A página de Bolsonaro se manteve líder nesta quinzena no total de interações. Ciro Nogueira se manteve como a página que mais cresceu no período.
Partidos: O Partidos do Trabalhadores (PT) manteve a liderança por mais uma quinzena.
Movimentos Sociais: Na totalidade de interações, “SomostodosBolsonaro” se manteve na liderança. A página “Movimento Avança Brasil” lidera a modalidade de visualizações de postagens, e a página “Jornalistas Livres” soma a maior quantidade de postagens.
Prefeitos(as) – A liderança no ranking de interações permanece com João Rodrigues (PSD-SC). Por sua vez, Dr. Furlan (Cidadania) ocupa o primeiro lugar no total de visualizações (1.038.860) e de postagens (82).
Prefeituras: Nos ranking total de interações a liderança se mantém com a página da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Senadores/as – Humberto Costa (PT) manteve a liderança no ranking desta quinzena de Total de Interações.
Mídia Tradicional – Entre as mídias tradicionais, a página do G1 manteve a liderança no ranking de Total de Interações.
Mídia Alternativa – A página do Quebrando o Tabu continua liderando o ranking de interações entre as mídias alternativas.
Deputados/as federais – A liderança da deputada federal Carla Zambelli (PL) se mantém, porém é importante demonstrar que há uma alteração no segundo lugar: André Janones (AVANTE) assume a posição que antes era de Carlos Jordy (PL). As publicações da página de Zambelli são voltadas para campanha de eleição ao candidato a reeleição Jair Bolsonaro.
Na primeira posição desta quinzena, temos a publicação da página do Valor Econômico. O post noticia o evento Glocal Experience, que ocorreu de 9 a 17 de julho na Marina da Glória, Rio de Janeiro (RJ). Na ocasião, se reuniram empresários, A Glocal Experience foi um evento para abordar os chamados 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Na segunda posição, temos um post do PCdoB. A postagem reproduz um vídeo do programa televisivo “Encontro”, em que os apresentadores comparam, o poder de compra do ano de 2022 com o do ano de 2012, demonstrando o impacto da inflação no Brasil em uma década, com base em um cálculo feito por uma economista do Insper.
Na terceira posição, temos um post do Portal R7, que divulga uma fotografia tirada pela campanha de Lula (PT), em ato político ocorrido em Salvador (BA). A campanha foi acusada de tentar inflar o público presente no evento, mas o fotógrafo Ricardo Stuckert, autor da fotografia, afirmou que se trata de uma distorção da imagem por ser uma foto panorâmica.
Na quarta posição está o vídeo publicado por Sibá Machado Oliveira (PT/AC), em que defende que Jair Bolsonaro (PL) pretendia impedir a realização das eleições no Brasil por temer sua derrota nas urnas.
Aparecendo na quinta posição, o post do portal SóNotícias. O post traz uma reportagem indicando que a produção industrial em Mato Grosso teve 2º maior crescimento no país, crescendo 4,6% em produção e atividade no mês de maio de 2022, acima da média nacional.
Na primeira posição desta quinzena, temos um vídeo publicado pelo deputado federal e candidato a Presidente, André Janones (Avante/MG). Em seu gabinete na Câmara dos Deputados, Janones comemora o aumento do valor do Auxilio Brasil para 600 reais, porém critica o presidente Jair Bolsonaro (PL) por sua atuação no processo.
Na segunda posição está a página do presidente da República Jair Bolsonaro (PL). Em sua postagem, Bolsonaro critica a decisão que passou a considerar o uso da bandeira nacional como propaganda eleitoral. Bolsonaro afirmou que, ele usa a bandeira para resgatar os valores e símbolos nacionais e não a usa para fins eleitoreiros.
Na terceira posição, novamente temos Jair Bolsonaro. O presidente se manifesta acerca do caso de estupro de vulnerável cometido por um médico anestesiologista contra uma parturiente no Rio de Janeiro. Bolsonaro lamentou o fato de a Constituição brasileira não permitir pena perpétua para esse tipo de crime.
Na quarta posição, temos novamente uma publicação de Jair Bolsonaro (PL), replicando uma manchete que acusa o PT de manter relações com o PCC. Bolsonaro anexa a postagem um print de uma publicação em seu perfil do Twitter acusando Lula (PT) de ser aliado de criminosos.
Na quinta posição, está outra publicação de Jair Bolsonaro (PL). A postagem é um print de uma publicação em seu perfil do Twitter, na qual responde ao roteirista e humorista Antonio Tabet, que o ironizou insinuando que concederia graça a condenados por crime hediondo, afirmando que, em verdade, seus opositores quem fariam isso.