16 de 31 de julho 2022
Na segunda quinzena de julho, entre os dias 16 e 31, o M Facebook traz algumas novidades significativas. Nota-se um aumento expressivo nos números de postagens e por consequência, de visualizações das páginas analisadas.
Dentre os candidatos à Presidência da República, a liderança foi de Ciro Gomes (PDT), que publicou 314 postagens no período, uma média de 20,9 posts por dia. Ciro Gomes é seguido por Lula (PT), com 311 postagens e Jair Bolsonaro (PL) com 300. Entre os deputados e deputadas federais, a liderança é de José Guimarães (PT/CE) com 584 publicações, uma média de 38,9 publicações por dia. A vice liderança é de Gleisi Hoffmann (PT/PR) com 540 publicações, seguida por Carla Zambelli (PL/SP), com 515 postagens.
Nesta quinzena, as 1.330 páginas monitoradas publicaram um pouco mais de 292.718 mil posts, que resultaram em quase 237 milhões de reações, quase 38 milhões de compartilhamentos e 55 milhões de comentários.
Sobre os tipos de recursos utilizados não tivemos mudanças. O uso de links segue como a principal ferramenta, representando 53,72% das publicações, seguido por fotos com 25,92% e vídeos, com 19,13%. Dentre os vídeos, destacaram – se os vídeos próprios das páginas, representando 18,49% do total de publicações das páginas analisadas.
Mídia tradicional: O G1 segue no topo do ranking na segunda quinzena do mês.
Mídia alternativa: As cinco primeiras posições seguem inalteradas. A página Quebrando o Tabu liderou a segunda quinzena de total de interações seguida pelo Jornal Metrópoles.
Candidatos a presidência: O presidente Jair Bolsonaro segue na liderança de interações totais. Número impulsionado pelo encontro do presidente com embaixadores de mais de 40 países e pelo aquecimento da corrida eleitoral. Lula vem em segundo lugar.
Governador: As alterações entre os governadores nessa quinzena se deram na categoria de total de posts, agora liderada por Antonio Denarium (PP-RR) e na variação do número de seguidores, na qual Rodrigo Garcia (PSDB-SP) alcançou o primeiro lugar.
Partidos: O Partido dos Trabalhos (PT) se mantém na liderança do gráfico de interações de partidos políticos. É interessante notar o aumento considerável das interações. Enquanto na quinzena passada, o PT obteve mais de 628 mil interações, nesta quinzena, o PT atingiu mais de 2,2 milhões de interações, mais que o quádruplo do segundo colocado, o PCdoB.
Membros do governo: Entre os membros do governo, Bolsonaro mantém a liderança.
Deputados Federais: O top 3 do ranking de interações apresenta uma diferença: Carlos Jordy (PL-RJ) substitui Eduardo Bolsonaro (PL-SP) na terceira posição. Carla Zambelli (PL-SP) mantém a liderança seguida por André Janones (AVANTE-MG).
Membros do governo: Entre os membros do governo, Bolsonaro mantém a liderança com 26.296.856 interações totais. Seguido por Ciro Nogueira, Hamilton Mourão, Anderson Torres e Marcelo Queiroga.
Figura Política Nesta quinzena, Lula surpreendeu e conquistou a liderança nas visualizações e conquistou mais de 45mil novos seguidores na quinzena.
Movimentos Sociais: Não tivemos alteração na liderança dos rankings de movimentos sociais.
Prefeitos: Entre os prefeitos, a única alteração foi no ranking de total de posts que Rafael Greca (PSD-PR) superou Dr. Furlan (Cidadania-AP) e conquistou a liderança.
Senadores: Não tivemos alterações no topo do ranking de senadores.
O primeiro vídeo desta semana é do deputado Evair Vieira de Melo( PP-ES). No vídeo, o presidente Bolsonaro saúda e é saudado por eleitores em evento realizado em Goiânia, Goiás.
Em seguida temos um vídeo do deputado Daniel Freitas. (PL-SC) No vídeo, o engenheiro e especialista em segurança pública Roberto Motta defende a operação policial realizada no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro.
Na terceira posição aparece o Jornal do Commercio. A postagem é a live de cobertura do evento de Lula (PT) que aconteceu no dia 20 de julho em Garanhuns, Pernambuco. .
Em quarto lugar temos um vídeo da BandNews TV. A publicação reproduz a reportagem do grupo sobre o encontro de Jair Bolsonaro com 40 embaixadores. Neste encontro, o presidente questionou o resultado de eleições passadas e a integridade das eleições que estão por vir.
Por último, em quinto lugar no ranking, temos um post de Airton Faleiro (PT-PA). O deputado federal no texto que acompanha sua foto relaciona a queda no preço dos combustíveis no país ao crescimento de Lula nas pesquisas eleitorais para a Presidência.
O primeiro lugar do ranking dos 5 posts com as maiores taxas de interação é do Presidente Jair Bolsonaro (PL). No post, Bolsonaro discute o preço da gasolina de “forma simples e objetiva’ e realiza uma projeção de que ‘‘Brasil terá a gasolina mais barata do mundo’’.
O segundo post do ranking é um vídeo do Poder 360 compartilhado na página da deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP). A publicação trata sobre a convenção Nacional do Partido Liberal, com o objetivo de anunciar a candidatura de Jair Bolsonaro à Presidência da República. No vídeo, Michele Bolsonaro discursa tocando em pautas da acessibilidade, apoio ao marido e sobretudo trata da religiosidade. A fala de Michele é carregada de populismo e fé. Em alguns momentos, a primeira dama chega a destacar os feitos do marido em relação às mulheres e proteção das mesmas, afirmando que o atual Governo foi o que mais trabalhou em prol das mulheres. Posteriormente, Jair Bolsonaro (PL) faz uma fala patriótica. O atual presidente ressalta suas motivações e resgata sua trajetória da campanha eleitoral de 2018, enfatizando suas conquistas.
O terceiro post é da página de Alencar Santana (PT-SP). Na publicação, o deputado comemora o feito do atleta Alison dos Santos, que quebrou o recorde mundial de atletismo. A mensagem é transmitida é de reconhecimento e valorização dos atletas brasileiros.
O quarto e o quinto posts também seguem a linha nacionalista. No quarto post, publicado por Zambelli, a publicação relata as dificuldades que uma mãe teria para a cirurgia de sua filha e as dificuldades enfrentadas. No vídeo a mãe chora e explica que suplicava a Deus um auxílio e, ao fim, um anjo a veio visitar e olhar sua filha. A mensagem de Zambelli na publicação é carregada de imagens de religiosidade.
O último post do ranking é do presidente Jair Bolsonaro e trata do patriotismo. O vídeo mostra uma criança que, ao som do hino nacional, corre para marchar e cantar.