16 de 31 de julho 2022
Por Ana Paula Lima, Andressa Liegi Costa, Bruna Medina, Carina Souza, Elisa Nascimento, Igor Farias, Isadora Abdu Nogueira, João Pedro Fevereiro, João Roberto Souza, Juliana Leitão, Lucas Loureiro, Manuela Guedes, Maria Clara Cardoso, Mariana Soares, Robson Nunes, Rodrigo Ananias, Vitor Davi, Eduardo Barbabela, João Feres Jr
Na segunda quinzena de julho, entre os dias 16 e 31, o M Facebook traz algumas novidades significativas. Nota-se um aumento expressivo nos números de postagens e por consequência, de visualizações das páginas analisadas.
Dentre os candidatos à Presidência da República, a liderança foi de Ciro Gomes (PDT), que publicou 314 postagens no período, uma média de 20,9 posts por dia. Ciro Gomes é seguido por Lula (PT), com 311 postagens e Jair Bolsonaro (PL) com 300. Entre os deputados e deputadas federais, a liderança é de José Guimarães (PT/CE) com 584 publicações, uma média de 38,9 publicações por dia. A vice liderança é de Gleisi Hoffmann (PT/PR) com 540 publicações, seguida por Carla Zambelli (PL/SP), com 515 postagens.
Nesta quinzena, as 1.330 páginas monitoradas publicaram um pouco mais de 292.718 mil posts, que resultaram em quase 237 milhões de reações, quase 38 milhões de compartilhamentos e 55 milhões de comentários.
Sobre os tipos de recursos utilizados não tivemos mudanças. O uso de links segue como a principal ferramenta, representando 53,72% das publicações, seguido por fotos com 25,92% e vídeos, com 19,13%. Dentre os vídeos, destacaram – se os vídeos próprios das páginas, representando 18,49% do total de publicações das páginas analisadas.
Mídia tradicional: O G1 segue no topo do ranking na segunda quinzena do mês.
Mídia alternativa: As cinco primeiras posições seguem inalteradas. A página Quebrando o Tabu liderou a segunda quinzena de total de interações seguida pelo Jornal Metrópoles.
Candidatos a presidência: O presidente Jair Bolsonaro segue na liderança de interações totais. Número impulsionado pelo encontro do presidente com embaixadores de mais de 40 países e pelo aquecimento da corrida eleitoral. Lula vem em segundo lugar.
Governador: As alterações entre os governadores nessa quinzena se deram na categoria de total de posts, agora liderada por Antonio Denarium (PP-RR) e na variação do número de seguidores, na qual Rodrigo Garcia (PSDB-SP) alcançou o primeiro lugar.
Partidos: O Partido dos Trabalhos (PT) se mantém na liderança do gráfico de interações de partidos políticos. É interessante notar o aumento considerável das interações. Enquanto na quinzena passada, o PT obteve mais de 628 mil interações, nesta quinzena, o PT atingiu mais de 2,2 milhões de interações, mais que o quádruplo do segundo colocado, o PCdoB.
Membros do governo: Entre os membros do governo, Bolsonaro mantém a liderança.
Deputados Federais: O top 3 do ranking de interações apresenta uma diferença: Carlos Jordy (PL-RJ) substitui Eduardo Bolsonaro (PL-SP) na terceira posição. Carla Zambelli (PL-SP) mantém a liderança seguida por André Janones (AVANTE-MG).
Membros do governo: Entre os membros do governo, Bolsonaro mantém a liderança com 26.296.856 interações totais. Seguido por Ciro Nogueira, Hamilton Mourão, Anderson Torres e Marcelo Queiroga.
Figura Política Nesta quinzena, Lula surpreendeu e conquistou a liderança nas visualizações e conquistou mais de 45mil novos seguidores na quinzena.
Movimentos Sociais: Não tivemos alteração na liderança dos rankings de movimentos sociais.
Prefeitos: Entre os prefeitos, a única alteração foi no ranking de total de posts que Rafael Greca (PSD-PR) superou Dr. Furlan (Cidadania-AP) e conquistou a liderança.
Senadores: Não tivemos alterações no topo do ranking de senadores.
O primeiro vídeo desta semana é do deputado Evair Vieira de Melo( PP-ES). No vídeo, o presidente Bolsonaro saúda e é saudado por eleitores em evento realizado em Goiânia, Goiás.
Em seguida temos um vídeo do deputado Daniel Freitas. (PL-SC) No vídeo, o engenheiro e especialista em segurança pública Roberto Motta defende a operação policial realizada no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro.
Na terceira posição aparece o Jornal do Commercio. A postagem é a live de cobertura do evento de Lula (PT) que aconteceu no dia 20 de julho em Garanhuns, Pernambuco. .
Em quarto lugar temos um vídeo da BandNews TV. A publicação reproduz a reportagem do grupo sobre o encontro de Jair Bolsonaro com 40 embaixadores. Neste encontro, o presidente questionou o resultado de eleições passadas e a integridade das eleições que estão por vir.
Por último, em quinto lugar no ranking, temos um post de Airton Faleiro (PT-PA). O deputado federal no texto que acompanha sua foto relaciona a queda no preço dos combustíveis no país ao crescimento de Lula nas pesquisas eleitorais para a Presidência.
O primeiro lugar do ranking dos 5 posts com as maiores taxas de interação é do Presidente Jair Bolsonaro (PL). No post, Bolsonaro discute o preço da gasolina de “forma simples e objetiva’ e realiza uma projeção de que ‘‘Brasil terá a gasolina mais barata do mundo’’.
O segundo post do ranking é um vídeo do Poder 360 compartilhado na página da deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP). A publicação trata sobre a convenção Nacional do Partido Liberal, com o objetivo de anunciar a candidatura de Jair Bolsonaro à Presidência da República. No vídeo, Michele Bolsonaro discursa tocando em pautas da acessibilidade, apoio ao marido e sobretudo trata da religiosidade. A fala de Michele é carregada de populismo e fé. Em alguns momentos, a primeira dama chega a destacar os feitos do marido em relação às mulheres e proteção das mesmas, afirmando que o atual Governo foi o que mais trabalhou em prol das mulheres. Posteriormente, Jair Bolsonaro (PL) faz uma fala patriótica. O atual presidente ressalta suas motivações e resgata sua trajetória da campanha eleitoral de 2018, enfatizando suas conquistas.
O terceiro post é da página de Alencar Santana (PT-SP). Na publicação, o deputado comemora o feito do atleta Alison dos Santos, que quebrou o recorde mundial de atletismo. A mensagem é transmitida é de reconhecimento e valorização dos atletas brasileiros.
O quarto e o quinto posts também seguem a linha nacionalista. No quarto post, publicado por Zambelli, a publicação relata as dificuldades que uma mãe teria para a cirurgia de sua filha e as dificuldades enfrentadas. No vídeo a mãe chora e explica que suplicava a Deus um auxílio e, ao fim, um anjo a veio visitar e olhar sua filha. A mensagem de Zambelli na publicação é carregada de imagens de religiosidade.
O último post do ranking é do presidente Jair Bolsonaro e trata do patriotismo. O vídeo mostra uma criança que, ao som do hino nacional, corre para marchar e cantar.