De 1 a 15 de agosto de 2022
Na primeira quinzena agosto, entre os dias 1 e 15, os dados da amostra indicam poucas mudanças em nossos rankings. Com a iminência do início do período eleitoral, notamos que os perfis de Instituições Federais e Estaduais continuaram reduzindo suas postagens para se adaptar a lei eleitoral.
Nesta quinzena, as 1.327 páginas monitoradas publicaram um pouco mais de 101 mil posts, que resultaram em quase 63 milhões de reações, quase 10 milhões de compartilhamentos e mais de 13 milhões de comentários.
Sobre os tipos de recursos utilizados não tivemos mudanças. O uso de links segue como a principal ferramenta, representando 54,77% das publicações, seguido por fotos com 24,85% e vídeos, com 19,43%.
Dentre os vídeos, destacaram – se os vídeos próprios das páginas, representando 18,63% do total de publicações das páginas analisadas.
Figura Política: A liderança se mantém com Lula nesta quinzena no gráfico de Total de Interações. O petista também lidera em Visualizações e Variação de número de seguidores.
Governador/a– Nesta categoria a liderança se mantém com o atual governador do Pará, Helder Barbalho (MDB). Barbalho lidera em Visualizações e Variação no número de seguidores também. Ratinho Junior (PSD) lidera o ranking de publicações.
Governo do Estado– Na categoria Governo de Estado tivemos poucos números nas páginas oficiais. Com o início do período eleitoral é possível que as páginas estejam reduzindo publicações para evitar problemas com a lei eleitoral.
Instituição Federal – Nesta o Exército Brasileiro retomou a liderança nas Interações e Visualizações. Na Variação de Seguidores a página da FAB conquistou a liderança seguido pela página da CNJ.
Membro do Governo – Entre os membros do governo, Bolsonaro mantém a liderança. Porém, é notável a queda do número de interações totais que passaram de 26.296.856 para 7.894.196 nessa primeira quinzena.
Partidos: O Partidos do Trabalhadores (PT) manteve a liderança por mais uma quinzena. O PTB aparece na liderança do ranking de Variação do número de seguidores.
Movimentos Sociais: Não tivemos alterações nos rankings dos Movimentos Sociais.
Prefeitos(as) – A liderança nos ranking de interações, de Visualizações e de Variação de número de seguidores é de Dr. Furlan (CIDADANIA-AP).
Prefeituras: Nos ranking total de interações a liderança se mantém com a página da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Senadores/as – Humberto Costa (PT) perdeu a liderança no ranking de interações para Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Flávio Bolsonaro também ocupa o primeiro lugar de postagens mais visualizadas e é o senador com maior crescimento no número de seguidores.
Mídia Tradicional – Não tivemos alterações nos rankings da Mídia Tradicional
Mídia Alternativa – Não tivemos alteração na liderança dos rankings da Mídia Alternativa.
Deputados/as federais – A liderança da deputada federal Carla Zambelli (PL) se mantém no Total de Interações. Zambelli também lidera em Visualizações e Total de Posts.
Na primeira posição desta quinzena, temos a publicação da página do PTB Nacional, anunciando a candidatura de Roberto Jefferson à Presidência da Republica.
Na segunda posição, temos um trecho do debate da Rede Bandeirantes com os candidatos ao Governo de São Paulo. No vídeo, o candidato do partido NOVO, Vinicius Poit, pergunta ao candidato do Republicanos e ex-ministro Tarcísio de Freitas sobre suas alianças com políticos com Eduardo Cunha e Valdemar da Costa Neto. Tarcísio se esquiva e não responde às perguntas de Poit.
A terceira publicação no ranking é do jornal Tribuna do Norte. O vídeo reproduzido é de uma manifestação que bloqueou o fluxo de carros em uma avenida em Natal, no Rio Grande do Norte, gritando que Bolsonaro era “Genocida” e mesmo rasgando uma bandeira com a cara do presidente.
Na quarta colocação temos uma publicação da página do deputado Daniel Freitas (PL-SC). No vídeo de campanha o deputado aparece no evento de lançamento de sua campanha, com diversos apoiadores.
Finalmente, a quinta posição do ranking é outra publicação do debate de candidatos a governador de São Paulo da Band. Neste trecho, temos novamente Tarcísio de Freitas, que agora questiona o atual governador Rodrigo Garcia (PSDB) sobre as promessas do antigo governador João Doria para São Paulo. Garcia se defende e ataca Tarcísio como candidato de Bolsonaro.
Nesta quinzena, o agora ex-candidato ao Planalto André Janones (AVANTE-MG) é quem lidera nosso top 5 de interações, com três postagens no ranking, todas sobre o auxílio emergencial.
Já na primeira posição, no dia 10 de agosto Janones divulga um vídeo após a promulgação da lei eu instaura o Auxílio Brasil de 600 reais, denunciando que o mesmo terminaria em dezembro de 2022, diferente do afirmado pelo governo Bolsonaro.
A segunda posição no ranking também é do deputado mineiro. Nesta live, realizada no dia 4 de agosto, Janones é acompanhado de Lula (PT) que se compromete em lutar pela manutenção do Auxílio Brasil de 600 a partir de 600. Janones também anuncia sua desistência da candidatura ao Planalto e seu apoio ao petista.
A terceira posição do ranking é da deputada bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP). No vídeo uma republicação de um vídeo de Gustavo Gayer publicado na rede social GETTR, o comentarista afirma que Lula quer instaurar uma ditadura no Brasil, que ele teria afirmado isso em uma entrevista gravada a um canal chinês. O vídeo reproduz vídeo de Lula que é comentado pelo comentarista que vai “traduzindo” para quem assiste o vídeo o que Lula está realmente falando.
Na quarta posição reaparece a dupla Janones e Lula, em live do dia 13 de agosto. Janones reforça que o Auxílio Emergencial terminará em dezembro de 2022. Lula garante seu compromisso com o povo e que manterá o auxílio emergencial até que a fome no país acabe.
Finalmente, na quinta posição temos uma publicação do atual presidente Bolsonaro (PL). No vídeo, Bolsonaro encontra com André Almeida, responsável pelo meme “Eita Gota Serena!” declarando voto no atual presidente.