Eleições 2022: de 15 a 21 de agosto de 2022
Essa semana, apresentamos um novo projeto dentro do M Facebook com foco nas eleições de 2022. O M Eleições apresenta as métricas do Facebook para candidatos/as à presidência, à vice presidência e aos governos de todos os estados brasileiros. Os relatórios terão frequência semanal, visando observar o desenvolvimento das campanhas eleitorais na rede.
A amostra foi elaborada com base na plataforma de divulgação de candidaturas e contas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a partir da qual foram localizadas as páginas de Facebook dos/as candidatos/as. Assim, foram identificados na rede as páginas de 11 candidatos à presidência, 7 à vice presidência e 181 a governadores, totalizando 199 páginas monitoradas, que serão atualizadas semanalmente se for necessário.
Presidenciáveis
O atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), está na liderança no número total de interações e no número total de visualizações, com pouco mais de um milhão de interações à frente de Lula (PT). Em relação à quantidade total de posts, a liderança ficou com Ciro Gomes (PDT) com um total de 84 publicações. Jair Bolsonaro lidera o ranking do número de seguidores com uma notável vantagem de mais de 6 milhões de usuários de diferença em relação ao segundo colocado, Lula. O petista, todavia é o líder no número de variação de crescimento de seguidores, ganhando mais que o dobro de novos seguidores do que o 2º colocado, o atual presidente.
Entre os vice-presidentes, o candidato à vice-presidente pela chapa PT-PSB, Geraldo Alckmin, está na liderança no número total de interações, total de visualizações e total de seguidores, acumulando pouco mais de 800.000 seguidores frente à 2ª colocada, Mara Gabrilli (PSDB). Gabrilli foi a que mais publicou no período, com um total de 16 posts. Apesar da grande diferença no número de seguidores, Gabrilli teve apenas cerca de 3 mil interações a menos do que Alckmin, apontando que seus seguidores engajam mais com o seu conteúdo do que os de Alckmin. Os/as candidatos/as à vice-presidência, de forma geral, tiveram pouca variação no número de seguidores, com Mara Gabrilli em 1º lugar com apenas 13 novos seguidores. Entretanto, Geraldo Alckmin sofreu um decréscimo de mais de 1.500 seguidores, sendo o único com expressiva variação.
Overperforming
Em relação às publicações dos/as candidatos/as à presidência, o maior número de postagens com performances melhores do que a média foram de Ciro Gomes (79 publicações ou 94% do seu total de publicações), seguido por Lula (60 publicações ou 95% do seu total) e Jair Bolsonaro (46 ou 98% do seu total).
Total de Interações
A partir da observação da publicação com maior número de interações de cada candidato à presidência, serão analisadas as 5 primeiras em total de interações. O post com o maior número de interações foi de Jair Bolsonaro (PL) e informa sobre nova redução no preço da gasolina, junto com a promessa de que o Brasil deverá, em breve, ter uma das gasolinas mais baratas do mundo. O segundo post foi de Lula (PT), com uma transmissão ao vivo do primeiro comício de campanha em Belo Horizonte (MG), com a presença de Lula (PT), Geraldo Alckmin (PSB), do candidato ao governo de MG, Alexandre Kalil (PSD), e do candidato ao Senado por MG, Alexandre Silveira (PSD).
O terceiro post foi de Ciro Gomes (PDT), apresentando um vídeo curto, intitulado “Se gritar pega Centrão…”, no qual critica os principais adversários, Bolsonaro e Lula, por suas ligações com o Centrão. Em ambos casos, fala sobre aparições públicas de Bolsonaro com figuras como Eduardo Cunha, Valdemar Costa Neto e Fernando Collor, ironizando também que o presidente prometia romper com a “velha política”. O quarto post foi de Simone Tebet (PSDB), com uma foto de campanha dela junto de sua vice, Mara Gabrilli, com seu número e slogan “Simone, elas sim”. Finalmente, o quinto post foi de Pablo Marçal (PROS), com duas fotos suas, uma com o ministro Alexandre de Moraes e outra com Ricardo Lewandowski, na sua cerimônia de posse da presidência do TSE, no qual agradece o convite e celebra a democracia.
REGIÃO NORTE
Acre (AC) – As categorias de total de interações, total de visualizações e crescimento de seguidores foram lideradas por Jorge Viana (PT). No número total de posts e de seguidores, o 1º lugar é ocupado por Gladson Cameli (PP), atual governador e candidato à reeleição.
Amapá (AP) – Nos rankings de número total de interações, número total de visualizações, número total de posts e número de seguidores quem assume a liderança é o candidato Clécio Luis (SOLIDARIEDADE). Por sua vez, na variação no número de crescimento de seguidores a liderança é de Jaime Nunes (PSD).
Amazonas (AM) – Nas categorias total de interações, total de visualizações e variação no número de seguidores quem ocupa o 1º lugar é Wilson Lima (UNIÃO), atual governador e candidato à reeleição. No número total de posts e de seguidores a liderança é de Eduardo Braga (MDB).
Pará (PA) – É hegemônica a presença de Helder Barbalho (MDB), líder com esmagadora vantagem em todos os rankings.
Rondônia (RO) – Nos quesitos de total de interações, total de visualizações, número de seguidores e crescimento de seguidores a liderança é de Marcos Rogério (PL). Já no total de posts toma o 1º lugar o atual governador e candidato à reeleição, Coronel Marcos Rocha (UNIÃO).
Tocantins (TO) – É absoluto o candidato Ronaldo Dimas (PL), em quase todos os rankings, exceto no ranking de seguidores. O candidato Irajá (PSD) lidera no ranking de seguidores.
Roraima (RR) – Quem aparece em 1º lugar no total de interações, total de visualizações, total de posts e crescimento de seguidores é Antonio Denarium (PP), atual governador e candidato à reeleição. No número de seguidores, a liderança é de Teresa Surita (MDB).
REGIÃO NORDESTE
Alagoas (AL) – O candidato Fernando Collor (PTB) lidera com grande vantagem no total de interações, em total de posts e total de seguidores, além de ser quem também mais ganhou seguidores. No entanto, Paulo Dantas (MDB) foi quem mais recebeu visualizações no período analisado.
Bahia (BA) – Jerônimo Rodrigues (PT) é líder no ranking de taxa de interações, apresentando também maior quantidade de posts e variação de seguidores. ACM Neto (UNIÃO) possui número total de seguidores maior, enquanto o total de visualizações é liderado por João Roma (PL).
Ceará (CE) – O candidato Capitão Wagner (UNIÃO) lidera o ranking de interações. Já Roberto Claudio (PDT) lidera em total de seguidores, variação de seguidores e visualizações, enquanto o maior número de posts foi feito por Elmano Freitas (PT).
Maranhão (MA) – Carlos Brandão (PSB) lidera o ranking de interações, e também no total de posts e no ranking de quem ganhou mais seguidores. Quem possui o maior número de seguidores é Edivaldo Holanda Júnior (PSD) enquanto quem lidera em total de visualizações é Weverton (PDT).
Sergipe (SE) – Rogério Carvalho (PT) lidera em todas as categorias.
Paraíba (PB) – João Azevêdo (PSB) lidera no total de interações e no total de visualizações. A liderança no total de posts ficou com Veneziado Vital (MDB). O topo do ranking de seguidores é de Pedro Cunha Lima (PSDB), enquanto Nilvan Ferreira (PL) foi quem mais ganhou seguidores no período.
Pernambuco (PE) – Marília Arraes (SOLIDARIEDADE) obteve o maior número de interações. Ela também lidera os rankings de taxa de visualizações e maior variação na quantidade de seguidores. Raquel Lyra (PSDB) apresenta o maior número de seguidores, enquanto Miguel Coelho (UNIÃO) tem maior número de posts.
Piauí (PI) – Coronel Diego Melo (PL) lidera em interações com enorme vantagem, assim como total de visualizações, seguidores e variação positiva de seguidores. Já quem teve o maior número de posts é Rafael Fonteles (PT).
Rio Grande do Norte (RN) – Fátima Bezerra (PT) lidera no total de interações, de visualizações e de posts. Senador Styvenson (PODE) tem o maior número de seguidores e registrou variação positiva no número de seguidores.
REGIÃO SUL
Paraná (PR) – Os candidatos do PSD e do PT revezam a liderança entre os rankings. Nessa semana, o líder do ranking de total de Interações é Ratinho Junior (PSD), enquanto o total de visualizações é liderado por Roberto Requião (PT).
Santa Catarina (SC) – A disputa na rede ocorre entre os candidatos do PL e do Republicanos. Quem lidera o ranking de total de interações é Carlos Moisés da Silva (Republicanos). O líder de visualizações é Jorginho Mello (PL).
Rio Grande do Sul (RS) – O líder de visualizações é o candidato Eduardo Leite (PSDB). Em interações, a liderança é de Onyx Lorenzoni (PL).
REGIÃO SUDESTE
Espírito Santo (ES) – O líder do ranking de total de interações é o candidato Renato Casagrande (PSB. No ranking de total de visualizações, a liderança é de Guerino Zanon (PSD).
Minas Gerais (MG) – O atual governador e candidato à reeleição, Romeu Zema (NOVO), é o líder no total de interações, total de visualizações, número de seguidores e variação de crescimento de seguidores. No entanto, no número total de posts, perde a liderança para Alexandre Kalil (PSD).
Rio de Janeiro (RJ) – O candidato Marcelo Freixo (PSB) alcançou a liderança com notável vantagem nos total de interações, visualizações e o maior número de seguidores. Quem mais postou foi Rodrigo Neves (PDT) e quem mais ganhou seguidores foi Cláudio Castro (PL).
São Paulo (SP) – Tarcísio Gomes de Freitas (REPUBLICANOS) lidera nos quesitos total de interações, total de visualizações e variação de crescimento de seguidores. Fernando Haddad (PT) lidera em total de posts e número de seguidores.
REGIÃO CENTRO-OESTE
Distrito Federal (DF) – A liderança do ranking de total de interações é de Leandro Grass (PV), que ainda lidera no número de publicações. Já no ranking de total de visualizações a liderança é de Ibaneis Rocha (MDB). Quem possui o maior número de seguidores é Rafael Parente (PSB).
Goiás (GO) – Quem predomina é Gustavo Mendanha (PATRIOTA), líder nos rankings de interações, visualizações e total de publicações. Ronaldo Caiado (UNIÃO) lidera no total de seguidores.
Mato Grosso (MT) – Os rankings de total de interações e número de seguidores são liderados pelo atual governador e candidato à reeleição, Mauro Mendes (UNIÃO). No total de posts e no número de variação de crescimento de seguidores temos em 1º lugar a candidata Marcia Pinheiro (PV) e no total de visualizações o Pastor Marcos Ritela (PTB).
Mato Grosso do Sul (MS) – Nos rankings de total de visualizações e de crescimento do número de seguidores, a liderança é de Eduardo Riedel (PSDB). Já para o total de posts e o número de seguidores, a liderança é de Marquinhos Trad (PSD), enquanto para o total de interações aparece em 1º lugar o Capitão Contar (PRTB).
Você pode baixar nosso relatório, clicando aqui.