De 16 a 31 de agosto de 2022
Nesta quinzena, as 1.327 páginas monitoradas publicaram um pouco mais de 91 mil posts, que resultaram em 63 milhões de reações, quase 11 milhões de compartilhamentos e mais de 16 milhões de comentários.
Sobre os tipos de recursos utilizados não tivemos mudanças. O uso de links segue como a principal ferramenta, representando 43% das publicações, 24%.
Dentre os vídeos, destacaram – se os vídeos próprios das páginas, representando 23% do total de publicações das páginas analisadas.
Figura Política: A liderança se mantém com Lula nesta quinzena nos gráficos de Total de Interações e Variação no número de seguidores.
Governador/a– Nesta categoria Helder Barbalho (MDB) mantém a frente em Interações e Visualizações. Ratinho Junior (PSD) lidera o ranking de publicações, enquanto Rodrigo Garcia (PSDB) é o 1º em variação no número de seguidores.
Governo do Estado– Na categoria Governo de Estado tivemos poucos números nas páginas oficiais. Com o período eleitoral, as páginas reduziram publicações para evitar problemas com a lei eleitoral.
Instituição Federal – Nesta quinzena, o Exército Brasileiro manteve a primeira posição nas Interações e Visualizações e retomou a frente também na Variação de Seguidores.
Membro do Governo – Entre os membros do governo, Bolsonaro mantém a liderança.
Partidos: O Partidos do Trabalhadores (PT) manteve a liderança em Interações, Visualizações e retomou a frente também em Variação do número de seguidores.
Movimentos Sociais: Entre os Movimentos Sociais, a página do SomosTodosBolsonaro continua na primeira colocação no Total de Interações, nas Visualizações, a liderança está com a página do Movimento Avança Brasil. Finalmente a página do Brasil Paralelo é a que mais ganhou seguidores no período.
Prefeitos(as) – A liderança nos ranking de interações, de Visualizações e de Variação de número de seguidores é de João Rodrigues (PSD-SC)
Prefeituras: Não há alteração nos rankings das Prefeituras nesta quinzena.
Senadores/as – Flávio Bolsonaro (PL-RJ) Manteve o primeiro lugar em Interações e Visualizações nesta quinzena. Contudo, Simone Tebet foi a senadora que obteve o maior crescimento no número de seguidores no período.
Mídia Tradicional – Nesta quinzena, o UOL Notícias alcançou o topo entre as mídias tradicionais nas Interações. A página TV Globo surgiu em primeiro nas visualizações e a página do JN foi a que mais conquistou seguidores na quinzena.
Mídia Alternativa – A página do Metrópoles surge na frente em Visualizações e Variação no número de seguidores. Em Interações, a liderança é da Quebrando Tabu.
Deputados/as federais – A liderança da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) se mantém no Total de Interações e Visualizações. Tiririca (PL-SP) é o deputado que mais conquistou seguidores no período.
Na primeira posição do ranking de Overperforming desta quinzena temos uma live da página de Alexandre Padilha (PT-SP) cobrindo a participação de Lula na sabatina do Jornal Nacional.
Em seguida, na segunda colocação, temos uma música postada em provocação a oposição pelo candidato a deputado federal Coronel Tadeu. Vídeo faz parte da campanha digital do candidato.
Na terceira posição, temos um vídeo da UOL Notícias repercutindo a primeira pergunta feita pelo presidente Jair Bolsonaro a Lula no primeiro debate presidencial com tema corrupção.
Na quarta colocação está um vídeo do senador Eduardo Girão se manifestando em coletiva contra o ministro Alexandre de Moraes e a censura na qual o senador acredita estar sofrendo pelo STF.
Fechando o Top 5, temos a Rádio Bandeirantes compartilhando um vídeo da pergunta feita pela jornalista da Folha, Patrícia Campos de Mello, a Lula a respeito da união da esquerda no Brasil na qual o também candidato Ciro Gomes comentou.
Na primeira posição do ranking de interações aparece a postagem da página de Jair Messias Bolsonaro (PL). Trata-se da live feita no Projac logo após a saída de sua entrevista ao Jornal Nacional
Em segundo lugar aparece a postagem da página de André Janones (AVANTE-MG). A publicação é um vídeo ao vivo do deputado federal falando sobre o fim do auxílio emergencial e fim do auxílio em dobro para as mães solo.
Na terceira posição consta o vídeo do debate da Band entre os presidenciáveis postado pela página Uol Notícias. O vídeo mostra a pergunta feita por Jair Bolsonaro a Lula, na qual questionou sobre a corrupção no governo do PT.
Em quarto lugar no ranking aparece a postagem feita pela página de Jair Bolsonaro (PL). No post, Bolsonaro ironiza a conduta de William Bonner na entrevista no Jornal e agradece a audiência de todos os seus apoiadores.
Na quinta posição do ranking, aparece a postagem da página de Lula (PT). Trata-se de uma transmissão ao vivo do primeiro comício de campanha feito em Belo Horizonte.