Eleições 2022: De 5 a 11 de setembro de 2022
Presidenciáveis
Os rankings de total de interações e visualizações continuam com Jair Bolsonaro (PL), Lula (PT) e Ciro Gomes (PDT) na liderança, respectivamente. Bolsonaro conseguiu conquistar quase 2 milhões de interações, Lula cerca de 240 mil e Ciro cerca de 30 mil. Em relação às visualizações, Bolsonaro ganhou cerca de 4 milhões e Lula cerca de 800 mil, enquanto Ciro perdeu 3,6 milhões. De forma geral, os outros/as candidatos/as reduziram seu engajamento em ambos os quesitos, porém sem registrar perdas acentuadas. Ciro continua como o que mais publicou. Bolsonaro foi o que mais ganhou seguidores durante a semana, conseguindo mais do que o dobro de novos seguidores do que na semana anterior.
Entre os candidatos à vice-presidência, Geraldo Alckmin (PSB) segue crescendo sua campanha na rede, mantendo a liderança em interações e visualizações. Já Mara Gabrilli (PSDB), que continua na segunda posição em ambos os rankings, perdeu quase 4 mil interações, porém conquistou cerca de 5 mil visualizações. Marcos Cintra (UNIÃO) continua com a maior quantidade de publicações e Alckmin continua como o que mais ganhou seguidores (591), seguido por Gabrilli (142).
Publicação com maior número de Interações dos candidatos
O post com o maior número de interações foi de Jair Bolsonaro (PL), com vídeo de seu discurso no 7 de setembro em Copacabana (RJ).
O segundo foi de Lula (PT), com vídeo gravado, também no 7 de setembro, falando que Bolsonaro utilizou-se da comemoração de 200 anos da independência do Brasil para fazer propaganda política e atacar Lula, ao invés de tratar de assuntos importantes para população (como economia, desemprego e educação) ou explicar as acusações de corrupção envolvendo o presidente, citando diversas.
O terceiro foi de Ciro Gomes (PDT), com vídeo cobrando atitude do Judiciário sobre a postura de Jair Bolsonaro no 7 de setembro, no qual ele teria desmoralizado a Constituição, as leis e o poder Judiciário, utilizando-se de um ato oficial da presidência para fazer propaganda eleitoral.
O quarto foi de Simone Tebet (MDB), com vídeo em que observa e comenta os gritos de “imbrochável” do discurso de Bolsonaro, considerando triste o presidente preocupar-se com sua masculinidade e não em propor soluções para o país, enquanto milhões de brasileiros passam fome.
Finalmente, o quinto foi de Felipe D’Avila (NOVO), com fotos de sua visita ao Instituto Singularidades, em São Paulo, que oferece cursos focados na área da educação e na formação de professores, em um post divulgando suas propostas para “revolucionar” a educação brasileira.
REGIÃO NORTE
Amapá (AP) – Jaime Nunes (PSD) assumiu o 1º lugar no total de interações com uma expressiva vantagem frente ao segundo colocado, Clécio Luis (SOLIDARIEDADE). Clécio, por sua vez, foi quem obteve o maior crescimento no número de seguidores na semana.
Acre (AC) – Gladson Camelli (PP) assumiu a liderança no total de interações e no crescimento de seguidores. Os demais quesitos não tiveram alteração.
Amazonas (AM) – Amazonino Mendes (CIDADANIA) é o líder no total de visualizações e Wilson Lima (UNIÃO) foi quem apresentou maior variação de crescimento de seguidores. As demais categorias não sofreram alteração.
Pará (PA) – Não há variação em comparação à semana anterior.
Rondônia (RO) – Marcos Rogério (PL) nesta semana aparece em primeiro lugar em todos os quesitos avaliados.
Roraima (RR) – Não há variação em comparação à semana anterior.
Tocantins (TO) – Não há variação em comparação à semana anterior.
REGIÃO NORDESTE
Bahia (BA) – Não há variação em comparação à semana anterior.
Alagoas (AL) – Não há variação em comparação à semana anterior.
Ceará (CE) – Não há variação em comparação à semana anterior.
Maranhão (MA) – Carlos Brandão (PSB) lidera em quase todas as categorias, menos no total de seguidores, liderada por Edivaldo Holanda Júnior (PSD).
Paraíba (PB) – Veneziado Vital (MDB) lidera nas categorias de total de interações, visualizações, posts e variação de seguidores, enquanto Pedro Cunha Lima (PSDB) continua a ter maior número de seguidores.
Pernambuco (PE) – Marília Arraes (Solidariedade) segue a frente nas categorias de maior interação e seguidores, passando à 1ª posição também no total de visualizações e posts, enquanto Anderson Ferreira (PL) foi quem ganhou mais seguidores na semana.
Piauí (PI) – Silvio Mendes (UNIÃO) mantém o 1º lugar no total de interações, visualizações, posts e passa também a liderar em variação de seguidores. Coronel Diego Melo (PL) continua com o maior número de seguidores.
Rio Grande do Norte (RN) – Não há variação em comparação à semana anterior.
Sergipe (SE) – Rogério Carvalho (PT) segue liderando em todas as categorias.
REGIÃO SUDESTE
Espírito Santo (ES) – Renato Casagrande (PSB) permanece a frente em interações. Já Audifax Barcelos (NOVO) é o novo líder em visualizações.
Minas Gerais (MG) Só houve uma alteração esta semana: no total de posts, em que Alexandre Kalil (PSD) ultrapassou Marcos Pestana (PSDB) e assumiu a ponta. Nos outros quesitos não há variação.
Rio de Janeiro (RJ) – Cláudio Castro (PL) passa Marcelo Freixo (PSB) e assume a liderança no ranking de total de interações. Já no total de visualizações, Marcelo Freixo (PSB) permanece na primeira colocação.
São Paulo (SP) – Rodrigo Garcia (PSDB) foi quem mais publicou esta semana, totalizando 41 posts. Os demais quesitos seguem sem variação.
REGIÃO SUL
Paraná (PR) – Roberto Requião (PT) é líder absoluto em interações e visualizações e ganhou mais seguidores, enquanto Ratinho Junior (PSD) foi quem mais publicou.
Rio Grande do Sul (RS) – Edegar Pretto (PT) assume o primeiro lugar em interações e visualizações. Pretto também foi o candidato que mais postou. Eduardo Leite (PSDB) foi o que mais ganhou seguidores.
Santa Catarina (SC) – Carlos Moisés (REPUBLICANOS) torna-se líder no ranking de interações. Já nas visualizações, Esperidião Amin (PP) aparece a frente dos demais candidatos.
REGIÃO CENTRO-OESTE
Distrito Federal (DF) – Não há variação em comparação à semana anterior.
Goiás (GO) – Major Vitor Hugo (PL) recupera a liderança no ranking de interações. Já Ronaldo Caiado (UNIÃO) aparece a frente em visualizações.
Mato Grosso (MT) – Marcia Pinheiro (PV) assume o 1º lugar no total de interações e de visualizações. Os demais quesitos seguem sem variação.
Mato Grosso do Sul (MS) – Eduardo Riedel (PSDB) é o líder no total de visualizações e Marquinhos Trad (PSD) no total de posts. Mas quem ganhou mais seguidores nesta semana foi Capitão Contar (PRTB).
Você pode baixar nosso relatório, clicando aqui.