O Manchetômetro é um site de acompanhamento da cobertura da grande mídia sobre temas de economia e política produzido pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP). O LEMEP tem registro no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e é sediado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O Manchetômetro não tem filiação com partidos ou grupos econômicos.

Parceria

Eleições 2022: De 12 a 18 de setembro de 2022

Presidenciáveis

Nos rankings dessa semana, se destaca a perda de interações de quase todos os candidatos. Lula (PT) e Felipe D’Avila (NOVO) foram os únicos candidatos/as a ganhar interações em comparação à semana anterior. Nas visualizações, houve uma diminuição para todos os/as candidatos/as. Ciro Gomes continua como o que mais publicou. Esta semana, Lula foi quem ganhou mais seguidores, seguido por Bolsonaro e Simone Tebet (MDB).

Entre os/as candidatos/as à vice-presidência, Geraldo Alckmin (PSB) registrou queda acentuada no seu engajamento, com 3,4 vezes menos interações e quase 6 vezes menos visualizações. A segunda colocada, Mara Gabrilli (PSDB), conseguiu melhorar seu desempenho, aumentando 1,7 vezes suas interações e 3,5 vezes suas visualizações, ainda com certa distância do primeiro colocado. Os candidatos/as publicam menos em comparação aos presidenciáveis. Alckmin e Gabrilli ganharam quase a mesma quantidade de seguidores, porém a última liderou, enquanto Tiago Mitraud (NOVO) foi o único a perder seguidores.

Publicação com maior número de Interações dos candidatos

O post com o maior número de interações foi novamente de Jair Bolsonaro (PL), com uma transmissão ao vivo do presidente de seu discurso a apoiadores em Londres, no qual se opõe à esquerda, diz que o país resistiu à pandemia e é um exemplo na economia, além de defender valores morais. Esta postagem, posteriormente, seria excluída por decisão do TSE.

O segundo foi de Lula (PT), com a transmissão ao vivo de coletiva de imprensa que contou com a participação do candidato, de seu candidato a vice, Geraldo Alckmin (PSB), de Marina Silva (Rede), de Gleisi Hoffmann (PT) e de Aloizio Mercadante.

O terceiro foi de Ciro Gomes (PDT), com vídeo de sua propaganda política oficial, no qual se opõe ao “Brasil de Lula e Bolsonaro”.

O quarto foi de Simone Tebet (MDB), com uma foto se maquiando, junto do comentário “Na correria do dia a dia, um tempinho pra cuidar de mim!”.

Por fim, o quinto foi de Felipe D’Avila (NOVO), com imagem que comemora a vitória em ação contra Lula, por ter feito campanha antecipada na cidade de Teresina.

REGIÃO NORTE

Amapá (AP) –  Clécio Luis (SOLIDARIEDADE) é aparece em primeiro lugar em Total de interações, de visualizações e de seguidores. Jaime Nunes (PSD) é o primeiro em Total de posts e no crescimento de seguidores.

Acre (AC) – Jorge Viana (PT) lidera no total de interações e visualizações. Os demais quesitos não tiveram alteração.

Amazonas (AM) – Mesmo cenário da semana anterior, com uma mudança: Carol Braz (PDT) conquistou a frente em variação no número de seguidores.

Pará (PA) – Helder Barbalho (MDB) segue líder absoluto em todos os rankings analisados.

Rondônia (RO) – Marcos Rogério (PL) continua em primeiro lugar  em todos os quesitos avaliados.

Roraima (RR) – Antonio Denarium (PP) é líder em praticamente todos os quesitos. Denarium só perde para Teresa Surita (MDB) no número de seguidores.

Tocantins (TO) – Ronaldo Dimas (PL) continua na liderança nos rankings de interações e visualizações.

REGIÃO NORDESTE

Alagoas (AL) – Não há variação em comparação à semana anterior.

Bahia (BA) – Mesmo cenário da semana anterior, no qual Jerônimo Rodrigues (PT) está em 1º lugar nas categorias de interações, quantidade de posts e variação de seguidores. ACM Neto (UNIÃO), mantém-se a frente em total de seguidores e passou a liderar também na categoria de visualizações.

Ceará (CE) – Roberto Claudio (PDT) segue a frente em total de seguidores. Elmano Freitas (PT) continua liderando em publicações, variação de seguidores, visualizações e interações.

Maranhão (MA) – Não há variação em comparação à semana anterior.

Paraíba (PB) – Veneziado Vital (MDB) continua em primeiro lugar em interações e total de publicações. Essa semana, Pedro Cunha Lima (PSDB) lidera em visualizações, enquanto Adjany Simplicio (PSOL) é quem ganha mais seguidores.

Pernambuco (PE) – Marília Arraes (Solidariedade) se mantém na liderança de quase todas categorias, exceto no total de visualizações, cuja liderança agora pertence a Miguel Coelho (UNIÃO).

Piauí (PI) – Silvio Mendes (UNIÃO) permanece na liderança em interações e visualizações. Rafael Fonteles (PT) surge em primeiro em total de posts e na variação de seguidores. Coronel Diego Melo (PL) continua com o maior número de seguidores.

Rio Grande do Norte (RN) – Fátima Bezerra (PT) segue na frente no total de interações, no total de posts e na variação de seguidores. Senador Styvenson (PODE) continua com o maior número de seguidores, mas agora também ocupa o primeiro lugar em visualizações.

Sergipe (SE) – Rogério Carvalho (PT) segue liderando em todas as categorias.

REGIÃO SUDESTE

Espírito Santo (ES) – Renato Casagrande (PSB) continua em primeiro lugar em todos os quesitos avaliados.

Minas Gerais (MG) Alexandre Kalil (PSD) é aparece na frente nos rankings de interações, visualizações e total de posts. Com relação ao número de seguidores e à variação de crescimento, Romeu Zema (NOVO) segue em 1º lugar.

Rio de Janeiro (RJ) –  No Rio de Janeiro, Marcelo Freixo (PSB) reassume a liderança em interações. Os demais quesitos não tiveram alteração.

São Paulo (SP) – Não há variação em comparação à semana anterior.

REGIÃO SUL

Paraná (PR) – Roberto Requião (PT) segue à frente em quase todos os rankings analisados, com exceção do total de posts, ranking liderado por Ratinho Junior (PSD).

Rio Grande do Sul (RS) – Edegar Pretto (PT) permanece na liderança em interações e visualizações.

Santa Catarina (SC) – Décio Lima (PT) alcança o primeiro lugar em interações. Já nas visualizações, Esperidião Amin (PP) é quem está na frente.

REGIÃO CENTRO-OESTE

Distrito Federal (DF) – Leandro Grass (PV) assume a liderança em interações. Já no total de visualizações, é Izalci Lucas (PSDB) quem aparece a frente.

Goiás (GO) – Gustavo Mendanha (PATRIOTA) assumiu o primeiro lugar em todos os rankings esta semana.

Mato Grosso (MT) – Mauro Mendes (UNIÃO) assume o primeiro lugar no total de visualizações e segue liderando o ranking de seguidores. No entanto, Marcia Pinheiro (PV) é quem aparece a frente nas demais categorias.

Mato Grosso do Sul (MS) – Capitão Contar (PRTB) é o líder no total de interações, de visualizações e no crescimento de seguidores, mas perde para Marquinhos Trad (PSD) no número de posts e no total de seguidores.

Você pode baixar nosso relatório, clicando aqui.

Por Ana Paula Lima, Andressa Liegi Costa, Carina Souza, Elisa Nascimento, Isadora Abdu Nogueira, João Pedro Fevereiro, Juliana Leitão, Rodrigo Ananias, Eduardo Barbabela, João Feres Jr

Apoie o Manchetômetro

Criado em 2014, o Manchetômetro (IESP-UERJ) é o único site de monitoramento contínuo da grande mídia brasileira. As pesquisas do Manchetômetro são realizadas por uma equipe com alto grau de treinamento acadêmico e profissional.

Para cumprirmos nossa missão, é fundamental que continuemos funcionando com autonomia e independência. Daí procurarmos fontes coletivas de financiamento.

Conheça mais o projeto e colabore: https://benfeitoria.com/manchetometro

Compartilhe nossas postagens e o link da campanha nas suas redes sociais.

Seu apoio conta muito!