O Manchetômetro é um site de acompanhamento da cobertura da grande mídia sobre temas de economia e política produzido pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP). O LEMEP tem registro no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e é sediado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O Manchetômetro não tem filiação com partidos ou grupos econômicos.

Parceria

De 1 a 15 de setembro de 2022

Nesta quinzena, as 1.326 páginas monitoradas publicaram um pouco mais de 113 mil posts, que resultaram em 77 milhões de reações, 15 milhões de compartilhamentos e mais de 19 milhões de comentários. Os dados demonstram um crescimento em relação a quinzena anterior.

Sobre os tipos de recursos utilizados não tivemos mudanças. O uso de links segue como a principal ferramenta, representando 49% das publicações, 27% das publicações são Fotos e 23% vídeos. Dentre os vídeos, destacaram – se os vídeos próprios das páginas, representando 22% do total de publicações das páginas analisadas.

Figura Política: A liderança se mantém com Lula nesta quinzena nos gráficos de Total de Interações, Visualizações e Variação no número de seguidores.

Governador/a– Nesta categoria, os resultados da quinzena passada se mantem:  Helder Barbalho (MDB) mantém a frente em Interações e Visualizações. Ratinho Junior (PSD) lidera o ranking de publicações, enquanto Rodrigo Garcia (PSDB) é o 1º em variação no número de seguidores.

Governo do Estado– Na categoria Governo de Estado tivemos poucos números nas páginas oficiais. Com o período eleitoral, as páginas reduziram publicações para evitar problemas com a lei eleitoral. A página do Governo do Rio de Janeiro lidera em Interações e Visualizações.

Instituição Federal – Nesta quinzena, o a Força Aérea retomou a primeira posição nas Interações e Visualizações e na Variação de Seguidores.

Membro do Governo –   Entre os membros do governo, Bolsonaro mantém a liderança.

Partidos: O Partidos do Trabalhadores (PT) manteve em todas as categorias.

Movimentos Sociais: Entre os Movimentos Sociais, a página do SomosTodosBolsonaro continua na primeira colocação no Total de Interações.  Nas Visualizações, a página Jornalistas livres aparece na frente.

Senadores/as – Flávio Bolsonaro (PL-RJ) lidera em Interações, Visualizações e Variação do número de Seguidores. Humberto Costa (PT-PE) é o senador que mais posta no período.

Prefeitos(as) –João Rodrigues (PSD-SC) segue a frente em Interações. Em Visualizações e em Variação de Seguidores, Eduardo Braide (PODE-MA) aparece em primeiro lugar. Rafael Greca (PSD-PR) é o prefeito que produz mais posts no período.

Prefeituras: Nesta quinzena, a Prefeitura de Manaus aparece a frente no Total de Interações, postagens e variação do número de seguidores. A prefeitura de São Luís é a página com maior número de visualizações.

Mídia Tradicional – Nesta quinzena, a Jovem Pan retomou a liderança no total de Interações, com mais de 4,4 milhões. A página da TV Globo aparece a frente em variação de seguidores e em visualizações.

Mídia Alternativa –  Os dados desta semana são iguais os da quinzena passada: a página do Metrópoles surge na frente em Visualizações, Posts e Variação no número de seguidores. Em Interações, a liderança é da Quebrando Tabu.

Deputados/as federais – A liderança da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) se mantém no Total de Interações. Marco Feliciano (PL-SP) é o novo líder em Visualizações, Total de Posts e aumento no número de Seguidores.

Partidos: O Partidos do Trabalhadores (PT) manteve a liderança em todas as categorias.

Na primeira posição do ranking de Overperforming desta quinzena temos um vídeo da página do deputado Paulo Guedes (PT-MG). O vídeo reproduz um breve momento do show dos Gilsons no Rock In Rio tocando o jingle de Lula e a plateia cantando ao fundo.

Na segunda colocação, temos mais um deputado federal do PT de Minas, Padre João. No vídeo, o deputado reproduz dados da pesquisa Datafolha que aponta Lula a frente de Bolsonaro na disputa pela presidência.

Na terceira posição, temos vídeo da Bandnews com sua cobertura dos atos do 7 de setembro. A matéria conta ainda com comentários do jurista Ives Gandra.

Na quarta colocação temos outra matéria sobre o 7 de setembro. Desta vez do SBT News cobrindo a participação de turistas nos atos e desfiles pelo Brasil, principalmente no Rio de Janeiro e em Brasília.

Fechando o Top 5, temos um post do Jornal da Gazeta. A matéria publicada aponta para a deflação na economia brasileira, motivada principalmente pela redução no preço dos combustíveis.

Esta semana o Bolsonarismo dominou o ranking de interações. Na primeira posição do ranking  de interações é da página de Carlos Jordy (PL-RJ). O vídeo publicado reproduz os discursos de Jair Bolsonaro (PL) e Michelle Bolsonaro, durante ato político no Dia da Independência.

Em segundo lugar aparece uma postagem da página do próprio Bolsonaro. No vídeo, Bolsonaro discursa na Praia de Copacabana, em discurso muito parecido com o de Brasília.

Na terceira posição consta o vídeo postado na página de Bolsonaro com seu discurso na Esplanada dos Ministérios no Sete de Setembro.

Em quarto lugar temos novamente uma postagem de Jair Bolsonaro, desta vez com uma imagem. Na legenda, o atual presidente confirma a realização dos Jogos Escolares 2022 no Rio de Janeiro e confirma que a competição valerá para a Bolsa Atleta e o Auxílio Esporte Escolar.

Na quinta posição temos outro vídeo da página de Bolsonaro. Desta vez, o mandatário aparece desfilando junto a apoiadores em um carro em direção à Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Por Ana Paula Lima, Andressa Liegi Costa, Carina Souza, Elisa Nascimento, Isadora Abdu Nogueira, João Pedro Fevereiro, Juliana Leitão, Rodrigo Ananias, Eduardo Barbabela, João Feres Jr

Apoie o Manchetômetro

Criado em 2014, o Manchetômetro (IESP-UERJ) é o único site de monitoramento contínuo da grande mídia brasileira. As pesquisas do Manchetômetro são realizadas por uma equipe com alto grau de treinamento acadêmico e profissional.

Para cumprirmos nossa missão, é fundamental que continuemos funcionando com autonomia e independência. Daí procurarmos fontes coletivas de financiamento.

Conheça mais o projeto e colabore: https://benfeitoria.com/manchetometro

Compartilhe nossas postagens e o link da campanha nas suas redes sociais.

Seu apoio conta muito!