De 16 a 30 de setembro de 2022
Nesta quinzena, as 1.333 páginas monitoradas publicaram um pouco mais de 121 mil posts, que resultaram em 76 milhões de reações, 15 milhões de compartilhamentos e mais de 23 milhões de comentários. Os dados demonstram um crescimento em relação a quinzena anterior.
Sobre os tipos de recursos utilizados não tivemos mudanças. O uso de links segue como a principal ferramenta, representando 45% das publicações, 28% das publicações são Fotos e 25% vídeos.
Dentre os vídeos, destacaram – se os vídeos próprios das páginas, representando 24% do total de publicações das páginas analisadas.
Figura Política: A liderança se mantém com Lula nesta quinzena nos gráficos de Total de Interações, e Variação no número de seguidores. Em Total de Visualizações a liderança é de Ezequiel Teixeira (PODEMOS-RJ).
Governador/a– Nesta categoria, os resultados da quinzena passada se mantem: Helder Barbalho (MDB) mantém a frente em Interações e Visualizações. Ratinho Junior (PSD) lidera o ranking de publicações, enquanto Rodrigo Garcia (PSDB) é o 1º em variação no número de seguidores.
Governo do Estado– Na categoria Governo de Estado tivemos poucos números nas páginas oficiais. Com o período eleitoral, as páginas reduziram publicações para evitar problemas com a lei eleitoral. A página do Governo do Rio de Janeiro lidera em Interações e Visualizações.
Instituição Federal – Nesta quinzena, o a Força Aérea manteve a primeira posição nas Interações. Nas Visualizações e na Variação de Seguidores a liderança ficou com o TSE.
Membro do Governo – Entre os membros do governo, Bolsonaro mantém a liderança.
Partidos: O Partidos do Trabalhadores (PT) manteve em Interações, Visualizações e Variação de Seguidores. O PC do B foi o partido que mais publicou no período
Movimentos Sociais: Entre os Movimentos Sociais, a página do SomosTodosBolsonaro continua na primeira colocação no Total de Interações. Nas Visualizações, a página Jornalistas livres também manteve a frente.
Senadores/as – Flávio Bolsonaro (PL-RJ) manteve o primeiro lugar em Interações, Visualizações e Variação do número de Seguidores. Humberto Costa (PT-PE) continua como o senador que mais posta no período.
Prefeitos(as) –João Rodrigues (PSD-SC) segue a frente em Interações e conquista também o primeiro lugar em Visualizações e em Variação de Seguidores. Rafael Greca (PSD-PR) é o prefeito que produz mais posts no período.
Prefeituras: Nesta quinzena, a Prefeitura do Rio de Janeiro aparece a frente no Total de Interações, Visualizações e variação do número de seguidores. A prefeitura de Palmas é a página com maior número de publicações.
Mídia Tradicional – Nesta quinzena, a Jovem Pan manteve a liderança no total de Interações, com mais de 3,3 milhões de interações. A Globonews aparece a frente em visualizações e a TV Globo em variação de seguidores.
Mídia Alternativa – Os dados desta semana possuem uma diferença em relação à quinzena passada: a página do Catraca Livre alcança o primeiro lugar nas Visualizações.
Deputados/as federais – A liderança da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) se mantém no Total de Interações. André Janones (AVANTE-MG) é o novo líder em Visualizações e Gleisi Hoffmann (PT-PR) é a líder em aumento no número de Seguidores.
Partidos: O Partidos do Trabalhadores (PT) manteve em todas as categorias.
Na primeira posição do ranking temos Gleisi Hoffmann. A presidente do PT obteve 723.804 interações totais em seu vídeo compartilhado da participação do candidato a presidência Luís Inácio Lula da Silva no programa do Ratinho.
Em seguida temos uma publicação de Jair Bolsonaro. O candidato a reeleição pelo PL compartilhou o vídeo de sua entrevista pós-debate dos presidenciáveis no SBT.
Na terceira colocação aparece Filipe Barros. O deputado federal do PL transmitiu o debate dos presidenciáveis pelo SBT através de sua página no Facebook
Na quarta posição temos Lula. O candidato à presidência, assim como Gleisi, também transmitiu sua entrevista no programa do Ratinho.
Fechando o Top 5 desta quinzena, temos novamente Jair Bolsonaro. Bolsonaro viralizou ao postar uma foto satirizando Lula, dando a entender que o candidato do PT estaria pedindo votos para Bolsonaro.
Na primeira posição, aparece o vídeo compartilhado pela página da Revista Veja que mostra a pergunta feita pela jornalista Clarissa Oliveira ao então candidato à presidência da república Padre Kelmon durante o debate.. Clarissa questiona sobre o impedimento da disputa por Roberto Jefferson, que foi barrado pela lei da ficha limpa. Padre Kelmon fala que a lei deveria valer para todos que estavam na disputa e cita o candidato Lula, que segundo ele, também deveria ser impedido de concorrer à presidência. Padre Kelmon também discursa sobre a questão da fake news e que alguns candidatos estariam enganando o público.
Na segunda colocação encontra-se o vídeo postado pelo senador Paulo Rocha (PT-PA) com a legenda “sextar no nordeste é desse jeito”. O vídeo apresenta um comício do PT com uma multidão de pessoas passando pela rua pulando e cantando músicas de cunho político.
Em terceira posição consta o vídeo publicado pela deputada federal Alê Silva (Republicanos-MG). O vídeo é uma crítica ao fato do ministro Alexandre de Moraes ter feito o sinal com as mãos cortando seu próprio pescoço. A deputada fala que “isso é inaceitável” e na tarja do vídeo aparece escrito: “Urgente! Alexandre de Moraes comete grande crime!”.
Na quarta posição, aparece outra publicação da Revista Veja sobre o mesmo debate do SBT. No vídeo, a jornalista Clarissa Oliveira questiona se Bolsonaro se arrepende de ter falado “vamos fuzilar a petralhada”, que motivou diversos casos de violência política contra a esquerda. Bolsonaro, primeiramente, ironiza falando que é palmeirense e que sua torcida não deveria brigar, pois a culpa recairia sobre ele. Posteriormente, responde dizendo que os casos de violência também ocorrem por parte do outro lado e que não é responsável pelas ações do seu eleitorado.
Garantindo a quinta posição do ranking de overperfoming, aparece novamente uma postagem do senador Paulo Rocha, que postou uma foto com os dizeres “faltam 13 dias pro Brasil ser feliz de novo”.