Eleições 2022: De 19 a 25 de setembro de 2022
Presidenciáveis
Nessa semana, destacaram-se os aumentos de interações e visualizações para os primeiros colocados, Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT). Ciro Gomes (PDT), na 3ª posição em ambos os rankings, teve uma melhora mais expressiva em suas métricas em comparação à semana anterior. Cabe destacar que após o debate presidencial do SBT, no dia 24 de setembro, o candidato Padre Kelmon (PTB) passou os concorrentes e assumiu a 4ª posição em ambas as categorias. Essa semana, pela primeira vez, Ciro não foi o candidato que mais publicou, sendo ultrapassado por Eymael (DC), com 130 posts. Além disso, Lula foi quem mais ganhou seguidores, seguido por Bolsonaro.
Entre os/as candidatos/as à vice-presidência, Geraldo Alckmin (PSB) registrou queda acentuada no seu engajamento, com quase 6 vezes menos visualizações. A segunda colocada, Mara Gabrilli (PSDB), conseguiu melhorar seu desempenho, aumentando 1,7 vezes suas interações e 3,5 vezes suas visualizações,
Publicação com maior número de Interações dos candidatos
O post com o maior número de interações foi de Jair Bolsonaro (PL), com sua entrevista após o debate do SBT, na qual afirma que é mentira qualquer acusação de corrupção contra ele, que atendeu aos mais humildades durante a pandemia, defendendo diversas ações de seu governo.
O segundo foi de Lula (PT), com transmissão ao vivo de sua entrevista completa ao programa do Ratinho, no dia 22.
O terceiro foi de Ciro Gomes (PDT), com uma imagem divulgando seu “manifesto à nação” a ser transmitido ao vivo no dia 26.
Seguindo a mesma tendência observada no ranking dos presidenciáveis, Padre Kelmon (PTB) conquistou a 4ª posição, com um vídeo em que afirma haver perseguição à igreja, utilizando-se do caso da Nicarágua e o associando ao candidato Lula e à esquerda brasileira.
O quinto post ficou com Simonte Tebet (MDB), com uma foto em que aparece se preparando e estudando, afirmando que é o que faz para apresentar propostas para o Brasil.
REGIÃO NORTE
Amapá (AP) – Não há variação em comparação à semana anterior.
Acre (AC) – David Hall (AGIR) apareceu pela primeira vez na liderança do ranking de variação de seguidores. Nas demais classificações não tivemos alterações.
Amazonas (AM) – Ricardo Nicolau (SOLIDARIEDADE) alcançou o primeiro lugar do ranking de visualizações e também do crescimento de seguidores. Nos outros quesitos não houve alteração.
Pará (PA) – Helder Barbalho (MDB) segue líder absoluto em todos os rankings analisados.
Rondônia (RO) – Marcos Rogério (PL) continua em primeiro lugar em todos os quesitos avaliados, exceto pelo número de seguidores no qual Leo Moraes (PODEMOS) aparece em 1º lugar.
Roraima (RR) – Antonio Denarium (PP) é líder em praticamente todos os quesitos. Denarium só perde para Teresa Surita (MDB) no número de seguidores e nas visualizações.
Tocantins (TO) Ronaldo Dimas (PL) lidera nas interações e também foi quem mais ganhou seguidores. Já Paulo Mourão (PT) assume a liderança nas visualizações. Irajá (PSD) foi quem mais publicou.
REGIÃO NORDESTE
Alagoas (AL) – Não há variação em comparação à semana anterior.
Bahia (BA) – Jerônimo Rodrigues (PT) lidera em quase todas as categorias, exceto no total de seguidores, na qual o primeiro lugar fica com ACM Neto (UNIÃO).
Ceará (CE) – Não há variação em comparação à semana anterior.
Maranhão (MA) – Carlos Brandão (PSB) aparece em primeiro lugar nas categorias de total de visualizações e de variação de seguidores. Edivaldo Holanda Júnior (PSD) é o primeiro em total de posts, de interações e de seguidores.
Paraíba (PB) – Adjany Simplicio (PSOL domina as categorias de variação de seguidores, posts e visualizações. Veneziano Vital (MDB) lidera no total de interações e Pedro Cunha (PSDB) é o quem mais possui seguidores.
Pernambuco (PE) – Não há variação em comparação à semana anterior.
Piauí (PI) – A única mudança nesta semana foi Silvio Mendes (UNIÃO) retomar a liderança em total de posts.
Rio Grande do Norte (RN) – Não há variação em comparação à semana anterior.
Sergipe (SE) – Rogério Carvalho (PT) lidera em quase todas as categorias, menos no total de seguidores, no qual Alessandro Vieira (PSDB) é o líder.
REGIÃO SUDESTE
Espírito Santo (ES) – Renato Casagrande (PSB) continua em primeiro lugar em todos os quesitos avaliados.
Minas Gerais (MG) Romeu Zema (NOVO) alcançou o topo no total de visualizações. Nos outros quesitos não houve alteração.
Rio de Janeiro (RJ) – No Rio de Janeiro, Marcelo Freixo (PSB) aparece em primeiro em interações e visualizações, enquanto Rodrigo Neves (PDT) foi quem mais publicou. Cláudio Castro (PL) continua como o candidato que mais ganhou seguidores.
São Paulo (SP) – Não há variação em comparação à semana anterior.
REGIÃO SUL
Rio Grande do Sul (RS) – Com uma pequena vantagem em relação a Eduardo Leite (PSDB), Edegar Pretto (PT) permanece na liderança de interações e visualizações.
Paraná (PR) – Roberto Requião (PT) é líder absoluto em todas as categorias analisadas
Santa Catarina (SC) – Décio Lima (PT) mantém a o primeiro lugar em interações. Já nas visualizações, Jorginho Mello (PL) é quem aparece à frente.
REGIÃO CENTRO-OESTE
Distrito Federal (DF) – Leandro Grass (PV) permanece no topo dos rankings em interações e visualizações, sendo também quem mais ganhou seguidores. Leila do Vôlei (PDT) foi quem mais publicou e Ibaneis Rocha (MDB) quem possui maior quantidade de seguidores.
Goiás (GO) – Major Vitor Hugo (PL) retomou a liderança nos ranking de interações e de publicações. Gustavo Mendanha (PATRIOTA) mantém o primeiro lugar nas visualizações, sendo também quem mais ganhou seguidores.
Mato Grosso (MT) – Mauro Mendes (UNIÃO) assume o primeiro lugar no total de crescimento do número de seguidores e segue liderando o ranking de seguidores. Marcia Pinheiro (PV) é quem aparece a frente nas demais categorias.
Mato Grosso do Sul (MS) – Não há variação em comparação à semana anterior.
Você pode baixar o relatório, clicando aqui.